Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Hermeto Pascoal é o cara.
Jackson do Pandeiro é o cara.
Bezerra da Silva é o cara.
Egberto Gismonti é o cara também.

Sem mais.
:)

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Egberto Gismonti é o cara também.

eba, me recomenda umas músicas aí do Egberto Gismonti ?

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Esse Yanni eh foda. Eu jah ouvi o Live At The Acropolis, mas infelizmente não prestei mta atenção... Vou ver se consigo algo do kra...

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


John Elf

Eu tenho todos as músicas em mp3 desse show e do Tribute (que para mim é melhor ainda que o Live At The Acropolis.

Mas se você puder assistir é melhor, o show do cara é uma "aula de expressão", ele realmente toca com sentimento, com a alma e isso contagia muito.

Além de que, o show Tribute, assim como o Live At The Acropolis é mágico, pelos lugares né, esse q viste foi no Acropolis na Grécia. e o Tribute é dividido em duas partes, uma no Taj Mahal na Índia e outra na Cidade Proibida na China.

E os timbres e solos são espetaculares. além das vozes tb das 3 backings.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Pode creh, eu vi pela capa a Acrópolis. Sonho tocar num lugar como aquele. Preciso arranjar essas coisas... Quando eu ouvi eu tava com minha namorada, então a concentração foi meio pelos ares...

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


heathcliff
eba, me recomenda umas músicas aí do Egberto Gismonti ?

Dá uma olhada aqui.
:)

Durval Dellê
Veterano
# jul/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


eu fico escutando no trabalho sons instrumentais, principalmente Yanni, pq aqui não posso abusar dos ouvidos da galera né... e é bom que relaxa, hehehe.

Em casa gosto de ver mesmo as vezes, até com a muié mesmo :D mas ela prefere ver o DVD do Gilberto Gil Kaya nagan'daya que é maravilho.

Para quem gosta do Gil e gosta de reggae o som tá muito bom... só em Rebel Music q eu acho que ele esqueceu a letra :D

E como estamos falando tb de som brasileiro, o DVD do Seu Jorge é muito bom, queria achar o original da musica "Carne Negra" ou algo assim, é irada essa música.. e o Milagreiro do Djavan eu tb adoro ;)

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Vc falou do Bezerra da Silva, nunca me esqueço de uma musica q ele fez com uma caixinha de fósforo... mas não sei o nome e nem achei mais.

hc_cwb
Veterano
# jul/05
· votar


Eu acho que um movimento não ocorre assim "PLANEJADAMENTE". Acho que é algo espontâneo, que surge em decorrência de alguma necessidade, lacuna ou mesmo sentimento da sociedade ou parte dela, que seja. Sei lá, não conheço muito bem, mas acho que o Chico Science não chegou do nada e disse "vamos criar o mangue beat". Acredito que ele queria fazer algo novo, mas é claro, tinha todo o background da região dele. Não acho que antes de um movimento novo, que seja imbutido de grande qualidade musical, ganhar grandes proporções em terras tupiniquins tenha que haver uma mudança cultural muito grande. Sim, é fácil fazer algo como o pagode (Não o samba, por favor) que é comercial ganhar escala. Mas agora faça música erudita ganhar esta mesmas escala...é outra história. Mas, às vezes basta um grande compositor para unir o útil ao agradável para fazer tal feito. Exemplo 1: Tom Jobin> Garota de Ipanema tem uma harmonia muito bem feita, é muito bem composta, Mas ao mesmo tempo é inegavelmente simples de se memorizar, é aquela coisa agradável, que ouvindo na primeira vez até o cara que não sabe nenhuma nota musical já saca a música e já grava na cabeça. O mesmo acontece com (exemplo 2) Jimmi Hendrix. Pô Hey Joe e Little Wing são músicas fáceis de se tocar e ao mesmo tempo grandes canções memoráveis. Ou seja, acho que há vários meios de se criar um movimento musical novo no Brasil, que atinja as massas e tenha "qualidade", mas não é algo que se sente em uma mesa hoje, tire idéias do além e coloque-se na rádio amanhã.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


eu acho que tem que ser natural, mas a partir do momento em que vc já faz esse tipo de som, se vc conseguir juntar gente com os mesmos objetivos e que também faz música brasileira com pegada de rock, dá pra juntar forças.

Thombjork
Veterano
# jul/05
· votar


Não sabia que para censurar a verdade se apagava páginas dos tópicos aqui no fórum... acho que vejo agora que pessoas como o Akan realmente tinham a razão.

Finalmente respondendo a pergunta para que nehum babaca venha me encher o saco, a música brasileira não precisa de enlatados ingleses ou americanos para surpreender e inovar. e foda-se quem achar ruim.

Thombjork
Veterano
# jul/05 · Editado por: Thombjork
· votar


Claudio Natureza


Cláudio, apesar de todo o lixo por aqui, você é um daqueles que realmente sabe do que fala. Queria conversar melhor esse assunto contigo, podes me mandar um email? romulohp@bol.com.br, valeu.

(editada a regência)

urub_u
Veterano
# jul/05
· votar


Thombjork

viado

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


eu acho que tem que ser natural, mas a partir do momento em que vc já faz esse tipo de som, se vc conseguir juntar gente com os mesmos objetivos e que também faz música brasileira com pegada de rock, dá pra juntar forças.

(2)

Thombjork
Não censuraram a verdade, apenas apagaram as discussões estúpidas. E repare q tah todo mundo na boa até agora.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Finalmente respondendo a pergunta para que nehum babaca venha me encher o saco, a música brasileira não precisa de enlatados ingleses ou americanos para surpreender e inovar. e foda-se quem achar ruim.
Será q ele não percebe q o Natureza QUER colocar Rock (enlatado gringo?) nas músicas? Eh difícil perceber q a proposta inicial inclui Rock e Metal?

Thombjork
Veterano
# jul/05
· votar


urub_u


Você me faz rir.

urub_u
Veterano
# jul/05
· votar


Thombjork

e viados como vc me fazem vomitar

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


urub_u
Aproveite seus conhecimentos musicais e coloca aki algumas dicas pra influência de Música Brasileira e bandas q fazem uma boa mistura musical de vários estilos...

urub_u
Veterano
# jul/05
· votar


U.D.R.:

http://www.tramavirtual.com.br/u.d.r.

ótima mistura musical do melhor do funk carioca e do black metal

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


urub_u
¬¬'

MacCa
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Eu tinha que te passar uns snos do meu ex-professor de violão, hehe. É massa, o cara é baiano, esperiente no ramo, manja muito de música brasileira, já tocou com caras muito bons, e seu trabalho é reconhecido pelos mesmos.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Thombjork

o problema é que nacionalismo exagerado não combina com arte.

valorizar a própria cultura, porque se vê qualidade na mesma, é uma coisa, se fechar para o que vem de fora, é outra, é radicalismo.

Tanto é assim que a maioria dos caras feras aqui no Brasil usam influências de fora, e não deixam de fazer um bom trabalho brasileiro por isso.

é claro que a música brasileira pode sobreviver com qualidade sem influências externas, mas, se o músico sofreu influências externas e sente prazer em usar isso em suas criações, nada mais normal e positivo que misturar.

Afinal, a música não tem passaporte, ela é mundial, mas o problema é que o capitalismo, através das gravadoras, impõe ao mundo inteiro as produções anglo-americanas, pois compram os meios de comunicação para impor seus produtos.

E isso hoje não é exclusividade das obras gringas, pois o jabá rola solto na pseudo-música comercial que é imposta ao nosso povo.

A minha idéia é olhar para o Brasil, suas coisas, sua gente, seus ritmos, sem deixar de ser um amante do roquenrol.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Thombjork
Não sabia que para censurar a verdade se apagava páginas dos tópicos aqui no fórum... acho que vejo agora que pessoas como o Akan realmente tinham a razão.

Repare como depois dessa tua mensagem surgiram represálias.
Qual o objetivo de ficar discutindo dessa forma?
As mensagens apagadas não foram só as tuas, e sim toda a discussão.

Carlos_Henrique
Veterano
# jul/05
· votar


Alguém viu a banda de hj no Jornal Hoje, vinda do Pará misturando Metal com o Carimbó ? O q acharam ?

conte
Veterano
# jul/05
· votar


Carlos_Henrique
eu vi..achei legal cantar em portugues , porem naum gostei da voz da mulher

Thombjork
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza


Não foi bem isso o que eu quis propor... só disse que não vejo a necessidade de rock, quanto mais metal para a música brasileira se renovar, que ela por ela mesma poderá fazer isso. Seria no minimo hipócrita eu me fechar, até porque meus artistas favoritos não fazem uma música X ou Y.

maggie

Muitas pessoas aqui não respeitam as opiniões dos outros e fiquei puto com isso... mas deixa, não to afim de confusão.

Thombjork
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza


Devemos valorizar outras coisas que nem estão tanto em evidência, aí sim poderá surgir algo bom e sem demagogia.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Thombjork


também acho, é preciso músicos que não aparecem na mídia, que a cada dia está pior.

e quanto ao rock, ele já influencia a nossa música há trinta anos!

a tropicália foi um movimento que propos uma antropofagia misturada à bossa nova, às guitarras, pois isso não rolava antes no Brasil, e isso foi no início dos anos 70!

o Clube de Esquina, em meados dos anos 70, foi fortemente influenciado pelo rock progresivo e pelos beatles (que eu não curto muito), mas o rock estava ali, basta vc ouvir o Beto Guedes e o Milton Nascimemto naquela época.

a chamada invasão nordestina, no final da década de 70, quando Alceu e Zé Ramalho apareceram, também tinha forte influência do rock, pois os caras também usavam o folk rock de Bob Dylan como influência (Zé Ramalho), sendo que Alceu privilegiou muito as guitarras de Paulo Rafael em suas músicas, no início dos oitenta, surgiu o Rock Brasil, com Paralamas, Legião Barão Vermelho, etc, na década de 90 a coisa começou a descambar, com a invasão do pagode mauricinho, do axé, e do funk, o que bestializou a juventude daquela época, que só ouvia a música pra pegar mulher, sendo a exceção o mivimento manguebeat, que misturou o maracatu, o côco, o baião, o frevo, ao rock e ao eletrônico, mas o rock estava ali, bem presente..

e não se trata de demagogia, quem curte guitarra, baixo, batera, nunca vai se sentir realizado fazendo música banquinho e violão, ainda mais se tiver uma forte influência do rock setentista.

e não há como negar que o rock tem vertentes de alto nível, como o progressivo.

MacCa
Veterano
# jul/05
· votar


O próprio tropicalismo teve influências externas em cero ponto. Não se esqueçam que o Caetano se exilou em Londres (tem a té a música).

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


MacCa

com certeza, e os mutantes eram uma banda de rock, que se juntou ao Caetano e ao Gil para fazer um som roquenrol brasileiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?