Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

Mas bah..... tri legal :D

Achei muito massa..... 1º q o show de sexta foi muito legal, ao contrário do que vc me disse, rolou um povo mais velho, mas underground lá no Território, e a qualidade de equipamento que tem lá é bem massa.... deu pra fazer um puta show.. e a galera pirou até o fim.. curti mesmo.

Aí no sabado fui conhecer as "alegorias" hehehe (já tô até me adaptando ao vocabulário) fui no Pico da Redenção.... um lugar muito maneiro né... bem susse.... todo mundo tá com a cuia e a garrafinha termica no braço :D, um povo de bastante estílo, não esconde o que gosta, bem menos hipócrita que aqui em Curitiba. uma galera fazendo som nas ruas, nos parques.... gostei de ter ido ver o por do sol no Rio Guaíba, lindo.. tirei muitas fotos.

E as gauchas, bah!!! não vou nem comentar né, são tri!!

Mas para falarmos de som..... como o povo gaúcho tem uma identidade maior com a cultura musical né..... acho que principalmente o rock, que o rock de vocês é um rock diferente... e nas praças o povo fica fazendo som próprio.. muito bacana.

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê


legal... como agente chama aqui "lagartear" no solzinho da Redenção é um grande programa de Domingo :)

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

tudo bem... sempre vai ter uns engraçadinhos mesmo.

Mas é o cúmulo as pessoas que sabem meter a boca em tudo.... falar mal é muito facil, já é muito mais facil do que fazer um elogio, e acho que para nós podermos criticar alguem, temos que fazer no minimo melhor para nossos gostos....

Tem cara aí que não sabe bosta nenhuma de música, tá aprendendo a essencia do som agora e só fica criticando quem já está anos batalhando para chegar onde está.

E quando criamos um tópico para discutir algo agradavel e útil vêm com ideias mesquinhas e gostos pessoais.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar



E as gauchas, bah!!! não vou nem comentar né, são tri!!

\o\


Mas para falarmos de som..... como o povo gaúcho tem uma identidade maior com a cultura musical né..... acho que principalmente o rock, que o rock de vocês é um rock diferente... e nas praças o povo fica fazendo som próprio.. muito bacana.
A "cena" de Porto Alegre é bem forte, mas a galera anda dialogando com Minas, Paraná, Santa Catarina, Brasília...

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Durval Dellê

eu particularente nunca gostei do Rock feito em Porto Alegre, vide Cachorro Grande, até dentro do que estavamos discutindo aqui no tópico anteriormente, se criou uma falsa idéia de "rock gaúcho", em bandas que usam uma roupagem totalmente copada das bandas inglesas.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


em bandas que usam uma roupagem totalmente copada das bandas inglesas

Discordo... tem essa galera que faz um som que parece que veio de Liverpool, mas tem muita gente boa, como o Pata de Elefante.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Ed_Vedder

Isso é verdade....... bem estílo Beatles, Oasis... hehehe...... mas o legal é que o som tem sua particularidade, com certeza para alguns é bem legal :D

Eu gosto de alguns sons daí, mesmo os mais esculachados..... mas tem Engenheiros do Havaii, tem a Comunidade Nin-Jitsu, Cascaveletes.

E tem os engraçados do Maria do Relento :D

Ed_Vedder
Veterano
# jul/05
· votar


maggie
Discordo... tem essa galera que faz um som que parece que veio de Liverpool, mas tem muita gente boa, como o Pata de Elefante.

me referia ao mainstream mesmo.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Não sabia q tu era gaúcha tb, se não tinha te convidado para assistir minha banda na sexta quando estava aí.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Ah...... mas expliquem quem eh "Diante do Trono" como tem gente que gosta desses caras aí!!!

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Ed_Vedder
me referia ao mainstream mesmo.
Só pra discordar de ti! :)

Durval Dellê
E eu não sabia que tu vinha! :)

Ah...... mas expliquem quem eh "Diante do Trono" como tem gente que gosta desses caras aí!!!
É uma banda gospel de Lagoinha, acho que fica em MG.
Os caras são bem famosos, tocam com uma banda bem completa e às vezes até com orquestra.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

é uma pena, para o Ed_Vedder eu havia falado, pois sabia que ele era daí.... mas vc nem me liguei, me desculpe.

Pq por mais q talvez vc não goste do genero (não sei seus gostos) eu pelo menos sempre gosto de escutar sons diferentes, gente que tá na estrada mostrando algo novo, que quer mudar (bem relacionado ao tópico, pois nosso som, apesar do genero predominante ser reggae, temos um estílo com mais pegada, principalmente do rock e rock progressivo com peso na guitarra e como vcs dizem "alegorias" nos teclados).

Mas vai rolar mais shows nossos por aí.... esse primeiro foi no Novo Território e no Zion Surf Bar em Gravataí.

Mas os próximos acho que já é capaz de conseguirmos algo no Opinião ou no Chalaça.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Mas os próximos acho que já é capaz de conseguirmos algo no Opinião ou no Chalaça.

Legal, se for avise que vejo com a galera daqui se querem ir.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Agora vai demorar um pouquinho né.... mas daqui uns meses acho que já rola de novo sim....

Mas cansa viu.... apesar que fui de avião e voltei de bonde... mas cansa do mesmo jeito.. fiquei praticamente sem dormir desde sexta até ontem a noite. mas é a vida né... quem mandou querer ser músico.

Se quiser curtir o nosso som, não sei se já conhece, temos o site www.bandarudah.com.br e lá tem nosso som.

Mas voltando ao tópico..... que já estava bem perdido

eu disse assim..

A melhor coisa é não termos regras......... q nem alguem pergunta "como eu faço pra fazer uma musica" eu digo "sei la, qd der na telha vc faz ueh, agora como eh vc q tem q saber"

Não devemos ter regras na música, apenas harmonia e bom gosto.


Principalmenter para fazer o tal do sopão :D da vitamina.... tá aí um bom título de cd "liquidificador" hahaha.

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


Ah eu acho meio estranho isso de tentar criar um estilo novo...eu acho que vc tem que começar a tocar e o que sair saiu...pro bem ou pro mal...

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Obrigado aos moderadores por terem deletado as mensagens inúteis.
Soh vim aki pra lembrar o Natureza de ouvir The Police, cujo guitarrista afirmou ter influências de Música Brasileira, porém pouco perceptível... D qquer maneira The Police deveria ser referência obrigatória para quem quer inovar no som... Também recomendo Queen...
E qro lembrar tbém q o album Holy Land, do Angra, apesar de ser uma boa referência, pode ser considerado "certinho" de mais... Ainda assim dê uma ouvida q provavelmente tem algo q se aproveite para sua idéia...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


John Elf

já ouço the police há 20 anos...

e só me resta inventar mesmo, pois pra fazer uma cópia mal feita dos gringos, como a maioria faz por ai, prefiro fazer música brasileira bem feita, com influências gringas.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
The Police eh mto bom.

e só me resta inventar mesmo, pois pra fazer uma cópia mal feita dos gringos, como a maioria faz por ai, prefiro fazer música brasileira bem feita, com influências gringas.

Realmente, ficar copiando não deve ser o objetivo de ninguém. Oq eu acho q vc tah qrendo eh algo tipo:
Estudar a música brasileira de diversas épocas e regiões (um pouco de Chiquinha Gonzaga, um pouco de Tom Jobim, Bossa Nova, Choro, etc) e colocar um pouco de peso, com uma guitarra com riffs (imagina uma guitarra fazendo Riffs pesados baseados em Bossa Nova) e talves uma bateria mais presente e um vocal um pouco mais agressivo...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


John Elf


eu vou postar algumas músicas novas que fiz aqui, assim que gravar, e vou mostrar o que tenho feito.

estou mais próximo do progressivo, pois tenho composto muito na guitarra, e ai já viu, é solo pra todo lado.

mas sempre sai coisa brasileira, de forma natural, e sempre com um pé no rock.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
Legal, posta ae sim. Eu tbém toh com idéias de fazer misturas assim puxando pra esse lado, mas o meu problema até agora tem sido falta de referência na Música Brasileira. Mas toh com umas idéias legais, mais pra frente vou ver se gravo algo e posto aki...

Vc jah pensou em colocar chorinhos nos solos de guitarra? Acho q fica legal, toh pensando em fazer isso. 8)

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


heathcliff

concordo com vc em parte, realmente, na hora de compor a gente não deve ficar se policiando, mas, na hora de adquirir influências, é importante ouvir a boa música brasileira e a boa música de fora, e ai criar o seu som.

quem só ouve samba, vai criar samba, quem só ouve rock, vai criar rock, mas e quem ouve rock, maracatu, blues, baião, bossa nova, etc?

dá pra mandar tudo na panela e sair maisr sonzão, e original.

e quando falo em lançar um movimento, é porque tem alguns músicos que buscam essa mistura, e de repente é legal trocar experiências.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Sim. Se vc não policiar as influências vc vai acabar fazendo um new metal com pagode no lugar do rap...

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


John Elf

ai também é dose...huhauhauhau!

isso só aconteceria se eu tivesse essas influências, o que não é o caso.

vou te dar um exemplo de como trabalho as influências.

as quatro últimas músicas que fiz foram:

Era de Aquarios - rock com influências indígenas nas vocalizações, variações de escala bastante originais, com cerca de 15 acordes, e três riffs bem marcantes, o que a aproximou do rock progressivo, pois também tem trocas de andamentos e alguns riffs a la hard rock. letra conteporânea, falando sobre uma utopia, a tão sonhada era de aquário.

Gestos rituais - Reggae com rock, com toques de progressivos e bastante vocalização com até três vozes. Letra falando sobre várias religiões e inquirindo o porque de não haver união entre elas, se todos buscam a Deus.

Merengue 51 - merengue rock, meio parecido com Paralamas do Sucesso, na música Alagados, com letra falando sobre a história do Boto Côr de Rosa, que se transformava em homem pra arrastar as mulheres para o Rio Amazonas.

Correntes da Detruição - balada heavy com boa pegada, fiz os riffs e os solos, ainda sem letra, a influência brasileira virá na letra, na batera e na percussão.

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


quem só ouve samba, vai criar samba, quem só ouve rock, vai criar rock, mas e quem ouve rock, maracatu, blues, baião, bossa nova, etc?

Entendi o raciocínio agora

Mas tudo tem que surgir naturalmente. Se o cara SÓ gosta de blues ele não vai se forçar a ouvir outros estilos que ele não gosta nem fudendo pra "ser eclético".

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


heathcliff

cada um na sua, mas eu tenho cerca de 30 anos ouvindo vários estilos musicais, sempre preferi o rock, mas também dou valor a outros estilos brasileiros.

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Sim, mas eu acredito que você deve ouvir os estilos porque gosta e não se força a ouvir para "ser eclético".

=]

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


heathcliff

claro que só ouço o que gosto, ultimamente tenho ouvido Deep Purple, BS, disco solo do Gilmour, disco solo do Water, Egberto Gismonti, um doido brasileiro que é muito foda no violão, no teclado, na viola, na cítara e na flauta, Alceu Valença de 1973, com Ivinho, um guitarrista que pancou, e que era muito bom, além de ouvir Jehtro Tull direto, Hendrix, Vai, Satriani.

vc deve notar que eu ouço mais música gringa, mas sempre dá pra botar uma pitada de Brasil no som.

John Elf
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
Bem interessante, gostei muito tanto dos temas das letras como do modo q vc está compondo as músicas. :)
Jehtro Tull eh outra banda q serve como ótima influência e q eu esqci de citar.
Acho q isso tem tudo pra dar certo. Agora toh curioso pra ouvir as músicas. Depois vou tentar trabalhar algo nessa ária também. 8)

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


todas as bandas citadas são muito legais mesmo Claudio, ótimas referencias.
Tb gosto muito desse rock mais antigo e nem tão antigo :D
Além dos citados acima, um outro estílo que adoro escutar, e tem timbres e solos maravilhos são o New Age, principalmente o Yanni, ele tem dois shows muito bons em dvd, são o Tribute e o Live at the Acropolis, além do cd If I Could Tell You. São solos com muito sentimento, muito legal.

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza

Caralho, ja ouvi uma do Egberto Gismonti, me recomenda mais umas músicas aí cara? Por favor, morro de vontade de ouvir esse cabra melhor

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova tropicália? Criar um movimento musical novo?