Tropicália x Bossa Nova

    Autor Mensagem
    izack darck
    Veterano
    # jan/05


    Oi

    Eu queria saber qual movimento vcs acham que contribuiu mais pra música brasileira...se quiser comentar sobre outro tipo Jovem Guarda, Brock, fiquem a vontade.
    Ah...eu queria tbm que vcs dessem um nome pra década de noventa, que teve muita banda e estilos novos...como mangue,etc.

    Felipe Oliverr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, eu acho difícil definir o estilo q mais contribuiu, pois eu realmente n sei, mas eu fico com a Bossa Nova e o Choro. Eu pelo menos acho q estes estilos são a cara do Brasil.
    O Choro eu acho q foi o alicerce para a música moderna nacional.
    Isso é apenas o que eu acho, infelizmente eu n sei qual foi o estilo que mais contribuiu para a música brasileira.

    heheh flw!

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    izack darck

    tópico bacana cara, e é difícil responder isso.

    que tal a gente contrapor os dois?

    Bossa nova, trouxe o samba para o asfalto, inovou nas harmonias e utilizou istrumentos mais sofisticados, influenciando gente como Chico Buarque, Caetano, Gil, Milton Nascimento, etc...

    Já a Tropicália foi um movimento que trouxe a guitarra elétrica pra dentro da nossa música, e que usava os elementos nacionais na sua temática, percussão bem afro, enfim, que era bastante despojada, solar, tropical mesmo, e que também era bastante anárquica, com influências hippie, e bastante alheia às lutas políticas.

    os dois movimentos foram bastante importantes, e hoje se confundem, tanto é que os porta vozes de um (tropicália) foram influenciados pelo outro (bossa nova).

    digamos que os dois movimentos se completam.

    não esqueça do Clube de Esquina, que era um movimento musical mineiro encabeçado pelo Milton Nascimento, e que foi muito importante também, trazendo muita influência dos Beatles e do folk rock de Bob Dylan, e até do rock progressivo, usando influências da bossa nova e da própria tropicália (meados da década de 70).

    izack darck
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Uma vez eu citei o clube da esquina aqui num tópico, e eu acho que fui injusto colocando eles no etc. Bom, foi muito importante tbm, pois basta ver como eles trouxeram influência p/ artistas como a Cássia Eller, Joyce e tantos outros ...

    izack darck
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Carlos Natureza

    Obrigado por me lembrar, é sempre bom conversar com pessoas como você e o Akan Ksa que entendem de música e que ela existe pra ser tocada e cantada.
    Valeu

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    izack darck

    com certeza, influenciaram Ana Carolina, Skank, J Quest, uma pá de gente, pop ou não.

    Zedin
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    E vale lembrar que existiu uma rivalidade entre a Tropicália e a Bossa Nova porque a Tropicália procurava protestar contra o regime ditatorial em letras aparentemente "confusas" de difícil entendimento e a Bossa Nova se utilizava de letras "bobas" feitas para a classa média/alta.

    spy2k
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    eu naum conheço muito sobre a tropicália... alguém pode citar alguns nomes aew?

    eu descobri o clube de esquina faz pouco tempo...mas to aki babando...
    e pensar que o lô borges tinha só 15 anos... no início... é ele que canta a segunda parte de "vento de maio"? Parece uma voz de muleque...

    izack darck
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    spy2k

    Tropicália

    Caetano Veloso
    Gilberto Gil
    Maria Bethania
    Gal Costa
    Rita Lee (Os Mutantes)
    Chico Buarque
    Os Novos Baianos ( Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Morais Moreira)

    Marcelo Camelo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Com todo ceteza e sem medo de ser feliz lhe digo que o CLUBE DA ESQUINA,fundado no começo dos anos setenta pelo fabuloso musico brasileiro chamado Lô Borges,que teve em sua companhia Milton Nascimento,Beto Guedes;Toniho Horta,Flavio Venturini e muitos outros
    fizeram uma verdadeira revolução e o som é muito atual ainda,que não conhece não sabe o que está perdendo.

    spy2k
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    izack darck

    e pensar q todo mundo poe essas nomes na MPB... eu inclusive...
    a tropicália era um movimento..então envolvia vários estilos de música certo?

    :)

    Sistema_Feudal
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eh como o Natureza flw.


    sobre quem inovou mais. naum sei. acredito q a bossa nova e o chorinho foram a evolução tecnica e a tropicalia a evolução criativa, experimental, política. A fusão de ritmos e recursos nacionais e estrangeiros para criar uma musica com identidade nacional. (lembra a 1 geração modernista nesse sentido)

    FDG
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ambos são/foram importantes pra musica brasileira,gosto mesmo é de Bossa Nova,a melodia e o jeito que se toca violão nesse estilo me deixam maluco

    izack darck
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    spy2k

    Agora todos são MPB mais antes eles inovaram

    Marcelo Camelo

    era a definição que faltava para o brilhante clube da esquina

    A Tropicália foi tão importante que foi incluida no programa do ensino médio, na literatura.

    Mariana Scarpa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tropicália, Bossa Nova, Clube da Esquina, Chorinho, Samba... Nosso país tem muita coisa boa!

    spy2k
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Realmente o Clube da Esquina é o que há!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tropicália x Bossa Nova