Por que a gente odeia quase toda banda nacional?

Autor Mensagem
TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar

roniel goldfeller

E aí meu velho blz???

agora titas, engenheiro do hawai (o rush sulista), capital inicial e paralamas do sucesso conseguem unir pra mim tudo que existe de pior no rock....(timbres horriveis, falta de criatividade, sáo comerciais at[e o talo, letras pessimas etc...),

nossa imagina... vou comentar por partes...

--titas: realmente eu n conheço o bastante para entrar em uma discussão mais profunda (até pq n sou o maior fã deles). Mas posso te dizer que titãs tem várias fases distintas, pegue a fase do cabeça de dinossauro (o nome já é uma crítica aos reacionários de plantão hehe), tem umas letras bem loucas e som é de qualidade.
Depois da saída do Arnaldo Antunes o titas realmente perdeu muito em qualidade, mas revelou um compositor que pra mim é um dos melhores do país atualmente: Nando Reis. As letras dele conseguem trabalhar com uma dinâmica que transcende o verso e tange a prosa, são ricas em símbolos tratados com muita sutileza e de um jeito muito peculiar do nando, infelizmente as pessoas talentosas muitas vezes têm que morrer para serem reconhecidas como devem...

--engenheiros do havaí (o rush sulista com tudo de bom que isso possa significar): Humberto Gessinger (o viking da música brasileira heheheh) trabalha num nível muito parecido com o do nando (citado acima), domina muito bem o nosso idioma e consegue retirar o que há de melhor nele.

em algumas músicas ele prefere trabalhar com símbolos e metáforas (como na infinita high way), em outras brinca com as palavras, lança mão de efeitos estilisticos com muita propriedade e faz críticas comportamentais muito boas (O "Papa é Pop" e "Pose", na última ele trabalha com uma carga de ironia muito ácida e sutil), em outras músicas como "Armas quimicas e poemas" ele faz crítica política direta mesmo (sem perder a classe e o apeal intelectual, lógico! hehehe)

Existem muitas músicas deles para escutar, escute o cd "A revolta dos dândis" inteiro e vai ver que o que não falta em engenheiros é qualidade em termos de letra.

Na minha opinião Humberto Gessinger é dos melhores letristas do país ao lado de grandes como chico buarque (incomparável), por exemplo...

--capital inicial: esse realmente é um lixo!! PELAMORDEDEUS!!! com todo respeito aos que curtem essa banda, mas ela é realmente muito pobre em termos de letra, no aspecto instrumental, timbres etc...

--paralamas do sucesso: tb n conheço o suficiente para entrar em uma discussão mais profunda. Só sei que não gosto nada do Herbert cantando e as músicas que conheço não me agradam muito.

Mas há de se fazer uma ressalva: tanto o joão barone (baterista) quanto o baixista (n lembro o nome) mandam muito bem e são excelentes instrumentistas...

amanda lima
Veterano
# abr/05
· votar

pq as bandas brasileiras elas gostam de imitar as bandas internacionais tipo o charlie brown jr ele quer imitar os rappers dos estados unidos

John Johns
Veterano
# abr/05
· votar

cara, Dr. Sin e Matanza sao da pesada. Bem melhor q mtas desas bandas q vc citou.

Cheers

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar

TrasTTe
engenheiros do hawai amigo pra mim é uma bosta, voc já percebeu que a maioria dos solos deles são melodia de voz transcrita pra guitarra, cara não sei se voc toca mas com uns três meses pegando uma guitarra duas horas por dia voc consegue isso.... em relação ao trabalho com a lingua e as metaforas elas são muito simples, puro cliches que nem dessa musica do acustico (um cliche atrás do outro)
cara nando reis pra mim é uma merda, ele é muito ruim, vem dá uma de George Harrison 30 anos depois do cara ter feito all things must pass, cara ia ser muito mais nobre ele ter feito uma musica de uns 7 minutos (coisa que eu acho que ele nunca fez na vida) se ele queria fazer algo "novo", cara e novamente eu digo: a melhor coisa que aconteceu para o musico brasileiro foi a ditadura: hoje (olha que eu sou de esquerda) o cara não faz uma musica com uma critica social, com um olhar sobre o mundo, com uma analise do homem, cara as musicas dele nunca vão fazer sentido pro um europer, é triste mas por exemplo o Pink Floyd consegui fazer letras que voc consegue aplicar facil na realidade brasileira agora as deste mané...

um grande abraço

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar

se vc observar bem, a formação de "analfa"

AN ALFA:

AN - Ausencia
ALFA - 1ª letra do alfabeto grego

ou seja... sua expressão não foi das melhores... mas eu entendi q vc quis chamar ela de analfabeta

AN ALFA BETA:

AN - Ausencia
ALFA - 1ª letra do alfabeto grego
BETA - 2ª letra do alfabeto grego

Que mudança...

hc_cwb5
Veterano
# abr/05
· votar

SoldierOfFear2

Porra, e não é que ensinaram o alfabeto a um viado! Esses são os progressos da educação! O próximo passo é ensinar urubu a raciocionar! Urubu Rê-ei....

Priscila Pessoa
Veterano
# abr/05
· votar

Aqi é pra falar de musica nacional»????Uma ou duas bandas tem umas musiks dahorinhas....acho q o rock internacional tem mais senso

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar

hc_cwb5

kra tu q expandir a discussao pra tds os topicos??

Stank
Veterano
# abr/05
· votar

Pesquisa um pouco antes de colocar tópicos assim. Tem muita coisa boa no Brasil, se você procurar vai achar algo que goste.

Slipknot comparando com banda nacional da dó? Com o que vc ta comparando? CBJr ? Cpm22? Se é com isso que você está comparando está na hora de vc rever seus conceitos... isso é coisa pra vc comparar com Maroon5 e outras porcarias internacionais...

Compara Slipknot com Krisiun pra vc ver... perdem feio no peso (que pra mim é a unica coisa boa no Slipknot). Krisiun rlz!

Pra quem gosta de metal o cenario nacional tá muito bom. Pra quem gosta de Jazz e Blues tambem tem coisas otimas, como Arthur Maia, Nuno Mindelis e outros... E aposto que deve ter bandas muito boas no seu estilo favorito, procura um pouco mais que você vai aprender a gostar de musica nacional ;)

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

Hahaha topicu de crincas? to doandu meus brinquedus pa vcs, ja q vcs saum criancas e achu ki o pc eh pa genti grandi, q tem sensu!

Alguem ai falo q legiao eh uma merda e q a bateria eh fraca..hahahahaha cara ki humor!!!..rs.....
A musica eh pra ser compreendida, cara...DANICI!!!! se a bateria eh fraca, ela soa muito bem com o estilo deles, coma letra, se foci guitarra/violao e bateria pesada achu ki muitus iriam balancar a cabeca e naum prestar atencaum na letra, eles naum queriam ser os caras da legiao q tocaum bem guitarra e bateria, ter aquela batera de monstro cheiu de pratus e tudu mais.... eles tem um estilo e tudu em volta, comu violao/guitarra e bateria, juntandu letra e voz dorenatu da um ar sentimental e tudu mais....se o dadu fizeci uns riffs foda haha....ia ser chamadu de foda por toca bem,mas naum queriam issu, eles queriam passar mensagens du seu jeitu, e se tiver alguma banda q paci msg do mesmu jeitu soh q com um som mais pesadu, ki legal, eh apenas um jeitu!!! ....

engenheirus e paralamas saum podris? haha outra piada... vcs preferem aquelas musicas internacionais q quandu vc tradus a letra fica uma bosta!!!! haha..normaus..crinaca naum tem sensu!!!!

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

estou indignado com a imaturidade muscial das pessoas q participam desse forum! (ha algumas excecoes )

By Dino Bossa Nova

TrasTTe
Veterano
# abr/05 · Editado por: TrasTTe
· votar

E aí roniel goldfeller, blz???

engenheiros do hawai amigo pra mim é uma bosta...nando reis pra mim é uma merda

nesse caso nossas opiniões são divergentes e acho que nenhum de nós vai conseguir dissuadir o outro da sua maneira de pensar... (o que é muito frequente em qualquer discussão heheheh)

voc já percebeu que a maioria dos solos deles são melodia de voz transcrita pra guitarra, cara não sei se voc toca mas com uns três meses pegando uma guitarra duas horas por dia voc consegue isso....

Eu toco contra-baixo (instrumento principal), violão e canto...
Os solos da maioria das bandas punks era só isso, tu não gosta de NENHUMA banda punk? Mesmo que diga que não gosta, não acho que a simplicidade da música seja motivo de demérito para ela...

Como já disse antes sou baixista, por isso também, curto engenheiros, as linhas de baixo do humberto são simples, mas tem excelentes idéias, principalmente na época mais "progressiva"(?) deles. Além do mais, ele consegue colocar influências de milonga (estilo musical castelhano que é muito comum no RS) no meio das linhas de rock (eu particularmente acho dugarai...)

Quanto as letras:

Vamos passear depois do tiroteio
Vamos dançar num cemitério de automóveis
Colher as flores que nascerem no asfalto
Vamos todo mundo... tudo que se possa imaginar

Vamos duvidar de tudo que é certo
Vamos namorar à luz do pólo petroquímico
Voltar pra casa num navio fantasma
Vamos todo mundo... ninguém pode faltar

Se faltar calor, a gente esquenta
Se ficar pequeno, a gente aumenta
E se não for possível, a gente tenta
Vamos velejar no mar de lama
Se faltar o vento, a gente inventa
Vamos remar contra a corrente
Desafinar do coro dos contentes

La, la,la la

Se faltar o vento, a gente inventa

o nome dessa música é Pose (anos 90) e dentro do que parece uma letrinha inocente (e essa é graça), existe um conjunto de críticas ao "progresso" nas vésperas dos anos 2000, fundamentadas em um cenário muito bem construído de pólos petroquimicos e rios de lama. Ele também tem "gritos de protesto" na música:

isso te diz alguma coisa...

tem críticas sutis contra o sistema:

e ainda, no meio disso, brinca com as palavras de uma maneira que não tem nada de clichê, pelo contrário tem um toque muito próprio dele:

Se faltar o vento (substantivo, que na literatura muitas vezes representa metaforicamente o tempo), a gente inventa (verbo, ação:in=dentro de/ ventar= ação do vento)

Vamos remar contra a corrente(correnteza ou elos de metal que servem para prender algo ou alguém)

se o humberto usa clichês, conhecendo a obra dele, afirmo não só que ele sabe, como também que tem motivos claros para fazê-lo em determinada música...

além da ironia na letra e na maneira de cantar (la la la la), bem característica da "pose" das bandas grunge nos anos 90 (contexto da música)...

provavelmente tu continue achando apenas uma letra boba, mas quanto a mim... QUERO COMPOR ASSIM QUANDO CRESCER heheheheheh

quanto ao nando:
cara ia ser muito mais nobre ele ter feito uma musica de uns 7 minutos (coisa que eu acho que ele nunca fez na vida) se ele queria fazer algo "novo",

não podemos esquecer do contexto comercial no qual ele está inserido. Acredito que dentro desse contexto de música comercial ele consegue colocar letras muito boas mesmo com metáforas e simbolismo profundos, como em "segundo sol", "relicário" e "cegos no castelo"...

a melhor coisa que aconteceu para o musico brasileiro foi a ditadura

concordo...

o cara não faz uma musica com uma critica social, com um olhar sobre o mundo, com uma analise do homem

concordo parcialmente

é triste mas por exemplo o Pink Floyd consegui fazer letras que voc consegue aplicar facil na realidade brasileira agora as deste mané...

discordo...

abraço

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

Enviado: 17/mar/05 18:50 · Editado por: joao calo

http://www.89fm.com.br/notas/?13202

Todo mundo fala que o brasileiro não sabe valorizar o que tem, e agora, quem repetiu o chavão foi o diretor da revista Billboard. Richard Rohden contou que foi feita uma pesquisa pra medir a popularidade e a inteligência das músicas, e o primeiro lugar ficou com os Engenheiros do Hawaii! isso, considerando gente do mundo todo – tanto que, depois dos Engenheiros, estão Bob Dylan, Queen e Led Zeppelin. Segundo o diretor da Billboard, as letras das músicas americanas seguem modismo, e no Brasil, os artistas aproveitam pra falar de temas mais profundos. Legião Urbana e Raul Seixas também apareceram foram citados nessa pesquisa

TrasTTe nossa...ate q enfim encontrei alguem maduro MUSICALMENTE

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

Enviado: 17/mar/05 18:50 · Editado por: joao calo

http://www.89fm.com.br/notas/?13202

Todo mundo fala que o brasileiro não sabe valorizar o que tem, e agora, quem repetiu o chavão foi o diretor da revista Billboard. Richard Rohden contou que foi feita uma pesquisa pra medir a popularidade e a inteligência das músicas, e o primeiro lugar ficou com os Engenheiros do Hawaii! isso, considerando gente do mundo todo – tanto que, depois dos Engenheiros, estão Bob Dylan, Queen e Led Zeppelin. Segundo o diretor da Billboard, as letras das músicas americanas seguem modismo, e no Brasil, os artistas aproveitam pra falar de temas mais profundos. Legião Urbana e Raul Seixas também apareceram foram citados nessa pesquisa

TrasTTe nossa...ate q enfim encontrei alguem maduro MUSICALMENTE no forum!!!!!!!

Penso q na musica nao é nescessario somente o conhecimento musical, como tbm a criatividade e o senso critico sao tao importantes quanto, e o Humberto é muito bom no q faz, ele consegue unir os dois.
Meu nome é Dino Bossa Nova ...Tic Tac é meu irmao e as vezes ele me cede o espaço para q eu possa expressar o q penso.
Toco violao a sete anos, mas estou na musica a oito anos, meu primeiro instrumento foi a gaita, hj toco MPB como : Djavan, Caetano, Chico, gosto muito de toca o Samba de Cartola, acho o Dino de sete Cordas maravilhoso e sinceramente vejo hoje os engenheiros como uma das maiores bandas do pais, nào acho que as "melodias de vozes" seja algo ruim... não vejo graça no que as bandas internacionais de Rock e Metal fazem, acho sem sentimentos tanto nas letras quanto nas harmonias...acho q solos que so mostram agilidade e nada mais soa apenas execicios.Roniel goldfeller Voce tem que rever seus conceitos musicais meu querido, não sei o que você toca mas procure um bom lugar pra fazer aula aonde você aprenda um pouco de história da musica. "A musica é a linguagem dos sentimentos, é para ser compreendida"

Abraços

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar

e aí Tic Tac, blz??

poxa valeu!!!

esse fórum de música tem mesmo uma galera com boas idéias...
rende belas discussões... heheh

sweet love
Veterano
# abr/05
· votar

axo ki o maior problema eh a midia, eu vejo por aih um monht d bandinha d garagem ki tok muhsik boa, mas ngm keh investi,
os kras qrem o q dah dinhero i as bandas akbam c vendendo,
faze o q c essas muhsikinha xatas fazem sucesso,
tem banda ki ateh começa bem mas dps akba virando td igual,
mas axo ki ñ saum soh as nacionais ñ a maioria das bandas novas tão assim, c elis xamam ateh LP i Avril d rock,
por isso ki prefiro ouvi o q tah fora d moda a essas muhsikinhas sem conteudo nem graça nenhuma

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

Ah...soh um comentrio..algum aki nu forum coloco q bandas brasileira imitaum qualquer coisa q vem de fora..comu o charli brow..haha..nada a v hein...se eu toca uma guitarra fazndu riff nas costas eu to imitndu Slash? se eu toca solos cru, porem legais e belas comu o Joe prry vo tah emitandu ele? ou a banda toca algu comu hardrock soh q em portugues vo tah imitandu bandas internacionais? haha..cada um com seu estilo,naum ha imitacaum, apenas influencias , mas cada banda eh cada banda !..se eu toca com as pernas cruzadas e canta com belas palavras vo tah imitandu Caetanu Velosu?

sweet love
Veterano
# abr/05
· votar

axo ki o maior problema eh a midia, eu vejo por aih um monht d bandinha d garagem ki tok muhsik boa, mas ngm keh investi,
os kras qrem o q dah dinhero i as bandas akbam c vendendo,
faze o q c essas muhsikinha xatas fazem sucesso,
tem banda ki ateh começa bem mas dps akba virando td igual,
mas axo ki ñ saum soh as nacionais ñ a maioria das bandas novas tão assim, c elis xamam ateh LP i Avril d rock,
por isso ki prefiro ouvi o q tah fora d moda a essas muhsikinhas sem conteudo nem graça nenhuma

Carlos_Henrique
Veterano
# abr/05
· votar

Tic Tac
Ah...soh um comentrio..algum aki nu forum coloco q bandas brasileira imitaum qualquer coisa q vem de fora..comu o charli brow..haha..nada a v hein...se eu toca uma guitarra fazndu riff nas costas eu to imitndu Slash? se eu toca solos cru, porem legais e belas comu o Joe prry vo tah emitandu ele? ou a banda toca algu comu hardrock soh q em portugues vo tah imitandu bandas internacionais? haha..cada um com seu estilo,naum ha imitacaum, apenas influencias , mas cada banda eh cada banda !..se eu toca com as pernas cruzadas e canta com belas palavras vo tah imitandu Caetanu Velosu?

Eu num entendo o porquê desse povo chiar tanto com coisas parecidas (que chamam de imitação), deve ser falta de alguma coisa, só pode... Pow.. eu prefiro uma "imitação" de algo que presta a uma novidade que não presta...

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

haha boa Carlos_Henrique !

ah ...normaus..por issu q aparece porcaria pelu brasil, muitos tem banda mas tem opinioes (q eu respeito) mas totalmente ridiculas, cabecas q naum devem intende um contrato com a gravadora, ou naum sabem a diferenca entre a e b...esses precisaum cresce..e ainda pa piora ha aqueles q compram cds, e eh fa de carteirinha da banda ! Ha..depois dizem q o AMOR eh CEGO!!!!!

e engenheiros eh bom sim..muitos aki fala de Golpe de Estado, mas vi algumas letras e achei puro cliche....Ah,mas tem gostu pa tudu neh! Ou tem loucu pa tudu!

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar

Tic Tac
cara toco guitarra, me interesso muito por historia da musica, sabe gosto de conhecer como a musica surgiu, as teorias, desde os gregos até os virtuoses de hoje em dia, passando por todo estilos......
eu ouço todo tipo de musica e unica coisa que me afasta da musica brasileira é o fato delas ser extremamente afastada dos problemas não so brasileiros, mas do resto do mundo, ou simplismente da vida mundana do homem (existe exceções, que eu já citei)
cara acho que voc não conhece muito de musica, sabia que Paulino Nogueira gostava de led zeppelin? ele ficou muito feliz quando o jimmy page usou uma craviola feita por ele para compor stairway to heaven, ou seja ele gostava dos solos e das harmonias "sem sentimento", alias dizer que uma musica não tem sentimento é um criterio muito vago, por isso não vou me extender mais contigo, ja que pra mim as coisas são baseadas em fatos e não em criterios pessoais....

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar

TrasTTe

nunca tinha visto essa letra dos Engenheiros... mto massa

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

roniel goldfeller
afastadas dos problemas brasileiros e do mundo, né?! afffffff como se toda banda internacional fosse critica a esse ponto! quanta ignorancia musical, depois vem dizer conhece a história da musica!? Só se for da musica de marte ou de algum outro lugar fora do mundo! Voce não conhece nada, e quando ouço barbaridades dessas que penso q deveria estar morando em Tatuí com meus amigos, Lá as pessoas conhecem muito de musica e não falam bobagens como essa q vc citou!!!
Vai ESTUDARRRRRRR!!!! Procura saber das bandas do nordeste bandas que retratam os quadros socio-economico do pais e tudo mais... vai estudar!!!

"Eles querewr te vender, eles querem te comprar
querem te matar(a sede)...eles querem de sedar
quem sao eles?
quem eles pensam que sao"

By Dino Bossa Nova
(esse foi meu ultimo post sobre isso, nao discuto ignorancia musica)

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar

Que mané qualidade musical
Isso num existe

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar

Eu nem vou entrar muito afundo nessa discussão, porque
já teve milhares parecidas e eu já coloquei minha opinião
a respeito.
Resumindo: não existe qualidade musical, e sim gostos opostos.
É óbvio que este tópico surgiu só porque o autor do tópico quis parecer-se de entendido e colocou algo que a maioria concorda cegamente, só para receber comentários como: "concordo", ou "cara, você falou tudo".

Já encheu o saco

Quando os tópicos úteis são repetidos, aparece um moderador falando "Use a Busca" e fecha o tópico. Agora, quando é pra discussões que já encheram o saco, nenhum aparece.

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

DOGS2:

Af! Naum existi qualidade musical? hahaha..meu vo vai compor uma musica e vc vai dizer! Ah eh minha opiniao, apenas naum gostei! e pq sera? sim plesmenti pq vai ser uma tremenda bosta...isso soh foi um exemplo...e vc vem falandu q naum existi qualidade? quandu vc gosta de algu vc em motivos...pode ser diversos, ate a qualdade neme steja no meio, mas uma hora ou outra vai estar! Vc nunca disse: nossa essa banda eh boa! ou Esse cara toca bem! ou ..nossa o cara tah fazendu mo pose pa faze um riff q tem duas notas. C D , Cd, DDDD CCCCCC.....um dia vc ja deve ter dito alhgu assim ou parecidu..intaum...qualquer coisa dita desse tipo a qualidade esta no meio

roniel goldfellerah...vc fico a tardi inteira tentandu cria seu post? ki piada...vc falo um monti de merda sobre a muica brasileira, falandu maus sobre humberto e tudu mais..depois faix um texto com ar de intelectual..haha...e ah contradicoes ....proprias vindu de vc!
Ki piada..pimeiru vem uns troxas falandu de banda de metal em ingles q saum brasileiras...depois comecaum a fala de banda internacional..e o cara do topicu cria uma frase pro topicu totalmente torta!

Tem uns q comecaraum a fala sobre Analfa.pq o outru ximgo o outru e comu num tinha nada pa fala de musica comecu umas historias da palavra ANALFa..hahaha...ki piada...e o outru xamadu Dogs2 vem falandu q esse topicu eh igual aos outrus inuteis..haha pra vc deve ser mesmu neh!!!!!!! Acha q discuti musica, condicoes dos musicos, estilos...etc...eh inutil...rs...por issu q o Brasil naum vai pra frente...brasileiru eh tudu burro(mas ah sua excecaum) e os espertus haha,saum sacanas e salafrarius comu politicus!

Flw...esse topicu ja tinha nu ki da!

Tic Tac
Veterano
# abr/05
· votar

ah...naum disse q meu vo iria faze uma letra ruim....pq musica qualquer um podi faze..mas com sabedoria achu ki ele nem faria....e se fizeci com sabedoria..qualquer um poderia fala, eh bom, ou eh ruim...e issu te motivus...pq eh ruim? pq eh bom? pq leva ma pessoa gosta de bandas e cantores, compositores? Quimica? hahaha

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar

aFFF

nunca tinha visto essa letra dos Engenheiros... mto massa

legal, né???

curto pra caramba as letras deles...

abraço...

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar

Tic Tac
amigo quem disse que eu falei que são todas as bandas internacionais e nenhuma brasileira, como disse acho que o rap faz isso de forma maravilhosa e quando fiz um trabalho sobre repentistas pra minha facul mostrei que eles sim fazem musica de protesto (a que está no mainstreen brasileiro é totalmente alienada em sua maioria).... o problema cara é que antes de dizer que as outras pessoas não conhecem alguma coisa voc deveria escutar elas e usar criterios com mais argumentos e não no gosto pessoal como voc usa.... voc já ouviu bob dylan, frank zappa epink floyd (bem, não vale só os hits) so pra citar três nomes que caras como tom ze e raul seixas admiravam demais (o melhor letrista da musica para ze ramalho é roger waters) .....

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar

roniel goldfeller

zé ramalho é muito dugarai!!!

as letras dele são muito legais!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Por que a gente odeia quase toda banda nacional?