Os Plágios Do Led Zeppelin

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


nichendrix

A fonte do plágio de Black Dog não esta tanto no Fletwood mac, que realmente tem algumas partes parecidas.
O Page pegava mais de uma música, ele pegava várias músicas e depois juntava e harmonizava os trechos.
Desta forma numa música pode existir diferentes autores.
Mas Black Dog esta no Blues Americano.

Uns tal de Mcoy, uma família de músico de blues.
No Led Zeppelin 4, foi aproveitada uma música desta família, gravada em 1927, e Led se apropriou , modificou um pouco colocou a bateria mais de rock.
Depois outros músicos da região se revoltaram e fizeram o Led dar o devido crédito, mas isto só aconteceu muitos anos depois, no lançamento do Lp apareceu com obra do Led, e a letra bem dizer foi aproveitada na íntegra.
Era uma música que contava sobre a enchente que ocorreu naquela região na década de 20.
E convenhamos não tinha como o pessoal do Led sabe disto la na Inglaterra, eles se apropriaram mesmo.
Hoje nos relançamentos já consta o nome da banda da família, que tinha uma mulher como vocalista.
E se aproveitaram até o título da música é idêntico:

http://en.wikipedia.org/wiki/When_the_Levee_Breaks

E tempos atrás assisti um vídeo em que tinha um deste Mcoy tocando uma música que era igual a Black Dog, só que usava um instrumento acústico diferente, e cantava :
Hey, hey, mama
Said the way you move
Gonna make you sweat
Gonna make you groove
E era bem parecido, não exatamente igual, mas muito parecido.
Que era um trejeito característico dos negros daquela região de se expressar.
Um jeito próprio e diferente de cantar e de se expressar, e não tem como um branco de outro continente fazer igual.
Tentei localizar novamente e não consegui, parece que apagaram da Internet.
E pelo que percebi naquela região do Delta, existiam também outros Mcoys, muito prolíficos no Blues, acho que compunham umas 10 músicas por dia.
Naquela região existiram muitos Mcoys diferentes dedicados ao blues.
É só pesquisar por Mcoy, que tem diversos músicos de altíssima qualidade.
Mesmo naquelas gravações antigas fica gostoso escutar eles.
E foi numa desta que escutei o Black Dog original. agora não lembro qual Mcoy que era, mas ele era bem franzino e magrinho.
E o Led bebeu desta fonte, e com certeza deve ter mais músicas dos Mcoys que o Led se apropriou.
E hoje Black Dog esta entre as "mais" do rock, mas não é de autoria do Led Zeppelin.
Por isto que afirmei que o Led Zeppelin é uma farsa.

O caso de When The Leeve Breaks, é muito sério, aconteceu uma catástrofe de grandes proporções na região, uma grande inundação.
E os Mcoy compuseram esta música.
E o Led veio décadas depois, como muitos saqueadores no caso destas tragédias, foi lá e pegou a música e a letra, e não deu os devidos créditos, claro a versão moderna teve mais instrumentos, mas escutando de verdade a versão dos Mcoy é mais bonita.
E este caso de apropriação indevida choca mais ainda.
O crédito da música deveria ser somente dos autores originais.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


estou chocado... mas nao faz mal... viva o LED!
Sem o LED não teríamos isso:
http://www.youtube.com/embed/Os4ntgRQm8E?enablejsapi=1

Viva o plágio!

Adler3x3
Veterano
# jul/14
· votar


dibass
A moça mandou muito legal.
Num bom par de ressonância que melhorou o áudio.

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


Adler3x3
Num bom par de ressonância que melhorou o áudio.

São dois abafadores de graves!

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


Cara, pra mim se eles tivessem feito apenas Rain Song, Tea For One, The Battle of Evermore, Ramble On, Tagerine (que o Yardbirds tentou gravar, mas não deu muito certo e mudaram de nome), The Ocean, The Rover e Stairway to Heaven, já seria motivo para considerar uma das maiores bandas de todos os tempos. [2]

Adiciono, ainda, Kashmir, Down By The seaside e All My Love ao rol elencado pelo nichendrix.

Sei que a discussão é quilométrica e que muita gente com cacife já apresentou suas opiniões, mas gostaria de me manifestar sobre um ponto que considero importante (e isso sem fazer acusações a ninguém que comentou no tópico, é só uma opinião):

Uma coisa é a questão dos plágios, inegável e indesmentível.

Outra coisa é acreditar que o Led Zeppelin não possuía qualquer qualidade criativa.

Mesmo que se riscasse da carreira dos caras as músicas que foram chupadas e não creditadas, ainda assim, sobraria um monte de música classe A, de uma banda que passeou por diversos estilos e gêneros musicais, desde o início da carreira, sem nenhum preconceito e trazendo pro universo das grandes bandas de rock grooves que comumente não se ouvia.

O que eu vou escrever aqui não é novidade nenhuma, mas parece que muita gente esqueceu: o Zeppelin passeou pelo blues, pelo rock, pelo funk/soul, pelo country, pelo folk, pela música celta, pela música oriental...

Só faltou pagode e xaxado.

Eu, pelo menos, enxergo isso como uma abordagem criativa e aberta. Aliás, em poucas bandas se viu isso.

Só falta neguinho reclamar que o Led não inventou o reggae e, mesmo assim, gravou Dyer Maker. Não inventou o funk, mas gravou The Crunge. Não descobriu a Índia, mas gravou Kashmir. É cópia.
Heheheheeheheheh!

o/

makumbator
Moderador
# jul/14 · Editado por: makumbator
· votar


Natanael_DM
Outra coisa é acreditar que o Led Zeppelin não possuía qualquer qualidade criativa.

Ninguém aqui no tópico afirmou isso.

Mesmo que se riscasse da carreira dos caras as músicas que foram chupadas e não creditadas, ainda assim, sobraria um monte de música classe A

Vai saber se essas também não foram chupadas de caras ainda mais obscuros que os plágios já conhecidos? O precedente da banda é suspeito! Heheh!

O que eu vou escrever aqui não é novidade nenhuma, mas parece que muita gente esqueceu: o Zeppelin passeou pelo blues, pelo rock, pelo funk/soul, pelo country, pelo folk, pela música celta, pela música oriental...

É que o leque de opções para plagiar é muito extenso! Há um mundo (literalmente) de oportunidades de músicas a serem rearranjadas e não creditadas!

Rará!

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


Ninguém aqui no tópico afirmou isso.

Eu não disse que alguém disse (hehehehe!).
Só queria fazer uma consideração.

É que o leque de opções para plagiar é muito extenso! Há um mundo (literalmente) de oportunidades de músicas a serem rearranjadas e não creditadas!

Pô, esse é que era o segredo, então! Heheheheheeheh!
o/

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


Natanael_DM
Eu não disse que alguém disse (hehehehe!).

Eu sei que você não disse que alguém aqui disse....

Tá bom, vamos parar com isso senão vai longe...hsahsahsah!

Natanael_DM
Veterano
# jul/14
· votar


makumbator
Combinado!
Sem essa de que eu disse que o outro disse que alguém disse...
Hehauehauehauheuaheuaheuha!
o/

gui7
Veterano
# jul/14
· votar


Eu acho que a conclusao disso tudo é que de Fato o LED fez sim suas versoes/releituras/covers (chamem como quiserem) , o que era muito comum na época, só que não creditou os autores das versões originais , o que caracteriza um plágio, mesmo que nao seja a musica inteira copiada . Esse fato queiram ou não é lamentavel.
Porém isso não abala os meritos do LED como uma das maiores bandas de todos os tempos. O talento deles como instrumentistas e compositores é inegável, eles influenciaram e continuam influenciando centenas de bandas que surgiram depois.
Eu diria que em todas as musicas "plagiadas" 90% dos méritos são do Zepp e 10 dos autores originais, pois eles mudaram muito as musicas, colocaram sua ``pegada`` e é isso que fez o sucesso.
Enfim foi através deles que muitas coisas novas surgiram na musica, tenho certeza que por trás dessa falta de consideracao em não dar os devidos creditos aos autores das versoes originais das musicas , estao envolvidos muitos empresarios e gravadoras , o LED não é o unico vilão da história.

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


gui7

o LED não é o único vilão da história.

Concordo, acredito que exista muita pressão por parte das gravadoras tradicionais, que em muitos casos, por outras questões já são donas dos direitos das músicas (a original e o plágio)
Assim pode ocorrer um plágio, que tem autores diferentes, mas o dono atual da obra esta dos dois lados, e aí não acontece nada, e tudo se ajusta.
Quantos músicos e compositores perderam os seus direitos por não terem cuidado na papelada, e outros empresários e espertalhões se aproveitaram?
O caso do Black Dog do Led, se viesse a tona de forma clara o plágio, abalaria de forma significativa a credibilidade dos músicos do Led.
Assim em alguns casos as gravadoras tem muito a perder.
O Led Zeppelin continua ser uma mina de ouro.
O caso da tragédia do Badfinger exemplifica muito bem, os casos de contratos mal feitos, onde os empresários exploram a ingenuidade dos músicos na burocracia.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


lsd ou Babilônia?

nichendrix
Veterano
# jul/14 · Editado por: nichendrix
· votar


dibass
makumbator

Aí eu não quero nem saber se é plagio, pra mim tamborilar ali nos amortecedores hidráulicos deve ser uma loucura.... kkkkkk

Adler3x3

Cara, você provavelmente está falando do Kansas Joe McCoy e do Charlie McCoy, não existia uma familia McCoy e nem muito McCoys gravando naquela época, até onde eu lembro esses eram os dois que gravavam Blues. Eles que usavam muitos pseudonimos o Joe McCoy usava os pseudonimos: Kansas Joe McCoy, Bill Wither, Georgia Pine Boy, Hallelujah Joe, Big Joe McCoy and His Washboard Band, The Mississippi Mudder, Hamfoot Ham, Hillbilly Plowboy, Mud Dauber Joe. O Charles McCoy usava os nomes Charlie McCoy e ou Papa Charlie McCoy, o que dava a impressão de serem muitas pessoas, mas eram apenas duas e eram irmãos, e as vezes atuavam juntos, mas em geral atuavam com outras pessoas.

Os caras são esses aqui:
McCoy Brothers

No caso de When The Leaves Breaks sempre teve a letra creditada à Memphis Minie, desde o album original, o que está creditado ao Led ali é justamente a música, já que eles não aproveitaram a música do Kansas Joe McCoy, como que uma música que você credita a letra ao autor e a música original da nova versão à quem fez a nova versão (sem se aproveitar da original) pode ser um plagio?

Isso é um cover ou uma versão e não um plagio.

Aqui estão as duas músicas, como está nos créditos a letra é basicamente a mesma, mas fora o fato de serem um blues, as instrumentações são muito diferentes.




Os McCoys gravaram relativamente pouca coisa, se não me engano juntando os dois, eles gravaram 5 ou 6 discos de 45 rotações (2 músicas de cada lado). Eu tenho isso aqui em MP3 e não lembro de nenhuma parecida com Black Dog.

E essa maneira de se expressar como negões do delta é comum no Rock Inglês, ouça os primeiros discos dos Beatles, dos Rolling Stones, do Yardbirds, do John Mayall, Fleetwood Mac, etc, são bandas que tem uma influência gigantesca do Blues do começo do século, eles pegaram aquela música e modernizaram, em alguns casos nem isso, simplesmente deixaram como o original.

Engraçado que a grande maioria dos negões dessa época agradece muito a esses músicos por tê-los tornado famosos, ninguém fora da comunidade de negros violonistas de blues sabia quem eram Robert Johnson, Charlie Patton, Pinetop Perkins, Son House e mesmo caras mais contemporâneos como B.B. King, Albert King, Muddy Waters, Buddy Guy.

Quando as bandas inglesas começaram a fazer covers desses caras, a vida deles mudou, a maioria não tinha onde cair morto, alguns como o Son House simplesmente tinha parado de tocar. Tem um documentário do B.B. King em que ele é convidado a tocar no Filmore East por indicação do Clapton, ele fala que quando o ônibus velho da banda dele chegou tinha uma fila de brancos dando a volta na vizinhança porque ele achou que tinha ido pro lugar errado, porque eles tocavam em barzinhos e clubes pequenos para negros, nunca para brancos, depois de dar 3 voltas pela vizinhança ele aceitou que ali era o lugar certo, foi a primeira vez que ele tocou pra um grande público, ele foi recebido como uma "estrela", e ao final do show todos aplaudiram de pé, ele fala que ninguém nunca tinha aplaudido ele e a banda de pé e que ele e vários membros começaram a chorar no palco, porque pra ele, naquele momento ele deixou de ser um artista e músico negro para ser apenas um artista e músico.

O Page pegava mais de uma música, ele pegava várias músicas e depois juntava e harmonizava os trechos.
Desta forma numa música pode existir diferentes autores.


Acho que aqui vale você se perguntar, você acha que o B.B. King só faz plagio? Ou que o Robert Johnsons só fez plágio?

Porque se olhar quase tudo que se usar seu critério do que é plágio e falta de criatividade, isso é o que o B.B. King faz, boa parte dos licks dele são licks do Bukka White e do Loonie Johnson com uma lapidada dada com idéias do Charlie Christian e algumas coisas do Django Reinhardt.

O Robert Johnson praticamente só faz uma releitura da forma como o Son House e o Charlie Patton tocavam (os ídolos dele), eventualmente ele bota alguma coisa do Blind Lemmon Jefferson no meio.

Esses caras também são fraudes que só plagiaram os outros??

Acho que você por algum motivo tomou uma raiva muito grande do Led Zeppelin e está atribuiundo plágio até onde eles deram os créditos corretamente, daqui a pouco você vai dizer que I Can't Quit You Baby é plágio, quando na capa do disco original está lá o crédito ao Willie Dixon,

Como disse, o Led Zeppelin teve na carreira deles 6 contestações de autoria de música, você está expandindo isso para a obra inteira, o que é meio maluquice.

Enfim, se você tem essa "dor, raiva e decepção" com a banda, beleza, você já conseguiu provar de tudo que é jeito, mas na boa, isso já cansou, prefiro trabalhar com os fatos, existem músicas que não deram o crédito, mas a maior parte da obra da banda não é plagiada de ninguém, por isso a banda continua sendo uma das bandas mais interessantes daquele período pra mim.

Adler3x3
Veterano
# jul/14
· votar


nichendrix

Não é questão de raiva ou não.
Muitas vezes as pessoas só veem/ou escutam o que querem.
É uma questão de ética.

São dezenas de fortes evidências de fraude, não é uma ou outra.

E é melhor pararmos por aqui.

Mantenho a minha posição, o Led Zeppelin é uma fraude.

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Adler3x3

Não leva a mal não... Mas não dá para concordar com vc.

Abç

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


Adler3x3
Não é questão de raiva ou não.
Muitas vezes as pessoas só veem/ou escutam o que querem.
É uma questão de ética.


Eu não acho que é uma questão de ver/escutar o que quer, e concordo que é uma questão de ética, para você se a pessoa cometeu um ato anti-ético significa que qualquer ato que ela cometer é intrinsecamente anti-ético até que se prove o contrário. Eu defendo a posição oposta a essa, no caso especifico discutido aqui, a de que o fato de existir alguns atos anti-éticos da banda não invalida toda a criação e tudo que ela fez com seus méritos próprios, se invalidar algo é apenas aquilo que ela fez de errado.

Enfim, eu parto da ideia de mesmo um criminoso tem o direito ao princípio da inocência num segundo crime, você parte do pressuposto que a existência de um crime anterior é evidência de que qualquer ato posterior é potencialmente criminoso.

Mantenho a minha posição, o Led Zeppelin é uma fraude.

Posição que é sua por direito e que defenderei até a morte, já que eu nunca tive a intenção de mudá-la, apenas de tentar entendê-la e de entender porque você bota "no bolo" dos plágios até o que não é plágio e questionava os talentos dos caras mesmo fora desse âmbito.

E é melhor pararmos por aqui.

Disso eu também não discordo.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Músico é raça de charlatão....kkk

Beethoven plagiou Mozart - Misericordias Domini K 222, no final da Nona Sinfônia e ninguém fala p... nenhuma!

Mozart, por sua vez, plagiou Clementi na abertura da Flauta Mágica...

Porque Page & Plant não podem plagiar também?...kkkkk

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


nichendrix
Boa, aprendendo mais uma. Não sabia que o Peter Green, além de fonte de inspiração para o Santana e o Gary Moore, tinha sido para o Led Zeppelin também.

PS: te mandei uma dúvida por MP, se estiver com paciência olha lá.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


O rei Roberto plagiou a valsa n 2 no começo da música quando, mas isso nao tira o mérito dele pois não foi ele, foi um recurso estético do produto.

nichendrix
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
Boa, aprendendo mais uma. Não sabia que o Peter Green, além de fonte de inspiração para o Santana e o Gary Moore, tinha sido para o Led Zeppelin também.

PS: te mandei uma dúvida por MP, se estiver com paciência olha lá.


Fleetwood Mac era a principal banda de Blues-Rock Inglesa depois do fim do Cream. O Cream fez alguns covers de blues famosos como Born Under a Bad Sign e Crossroads, mas basicamente era uma banda de vanguarda que inspirada no Buddy Guy trouxe essa escalada de volume e distorção em uma parada Blues-Psicodélica, que foi por sua vez foi a inspiração do Hendrix para montar um Trio e não uma banda maior. O Fleetwood Mac foi meio que o sucessor deles nesse tipo de som que fica entre o blues com um embrião do que mais tarde daria origem ao Heavy Metal e ao Hard Rock, só que eles pegaram essa coisa maluca do Cream e tomaram outro rumo, como os Rolling Stones eles mergulharam de cara num som mais roots antes de partir pra algo solo. Algo que teve uma influência significativa na banda que o Page e o Jones queria e na banda original do Plant e o Bonzo, o que não podia deixar de influenciar o começo da carreira do Zeppelin quando eles finalmente se juntaram e é algo bem visível no Led I e no Led II.

E não chegou a MP.

Felippe Rosa
Veterano
# jul/14
· votar


Caramba, mais de 2 anos depois e a mesma discussão no mesmo tópico, :O

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Hoje crianças aprendemos que é melhor um bom plágio, ao invés de uma criação ruim.

Julia Hardy
Veterano
# set/15
· votar


Pra quem acha que só o Zepp plagiava.



MauricioBahia
Moderador
# set/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Julia Hardy

Pelo menos o RB é sincero!

E por falar em Smoke...



o.o

ps.:

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


nichendrix
io e falta de criatividade, isso é o que o B.B. King faz, boa parte dos licks dele são licks do Bukka White e do Loonie Johnson com uma lapidada dada com idéias do Charlie Christian e algumas coisas do Django Reinhardt.

música sem substância, com progressão harmônica e ritmo sempre igual, se resumindo a licks e riffs idiomáticos e com alguma sorte uma melodia original... tá na cara que vai dar confusão

nichendrix
Veterano
# set/15
· votar


pianoid
Tu és um perturbado.

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


nichendrix
vós fostes perturbado?

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Estão julgando o caso Taurus-Spirit vs Stairway To Heaven:

http://g1.globo.com/musica/noticia/2016/06/robert-plant-do-led-zeppeli n-nega-plagio-em-stairway-heaven.html

Tirem suas próprias conclusões:



Migs Kriston
Membro Novato
# jun/16
· votar


O que interessa pra mim é que o Led sempre será o Led e graças a grande influência que eu tive deles hoje sou músico e amo o que faço.

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


JJJ

Tirem suas próprias conclusões:

Complicado...de cara, a sensação que fica é de que realmente é plágio. Mas depois, já não mais parece que é. É só aquele pedacinho da intro mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Plágios Do Led Zeppelin