Os Plágios Do Led Zeppelin

Autor Mensagem
Helix
Veterano
# abr/11
· votar


Vou transcrever o que pincei do Wikipédia, embora isso já fosse sabido desde antes do advento da Internet:

abre aspas
De todas as músicas citadas, portanto, a única em que houve plágio comprovado foi Whole Lotta Love, cuja letra foi considerada cópia de "You Need Love", de Willy Dixon. Houve uma ação judicial, vencida pelo Willy Dixon.
fecha aspas

Foi isso que eu disse acima.

Mais:

abre aspas
Outro caso foi o de Bring It On Home. A primeira parte é regravação da música homônima de Willy Dixon - na versão de Sonny Boy Williamson - e a segunda parte é original de Page e Plant. Porém, não foram dados os créditos ao Willy Dixon relativos à primeira parte. Esta questão foi resolvida por meio de um acordo extra-judicial entre as gravadoras.
fecha aspas

sds

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sou fissurado no Zep, mas essa foi casca grossa!



TheOtherside
Veterano
# fev/12 · Editado por: TheOtherside
· votar


Mano....A música não é de ninguém...A música é de quem toca, de quem escuta, de quem gosta..... Porra mas que se foda se copiou ou não...Eles pegaram o som e tocaram, ficou show de bola? Ótimo Então foda-se.

Edit---

Eu sou iniciante em música, então meus ouvidos podem ser ruins, mas eu só consegui identificar DUAS PARTES nessa "Spirit" que "LEMBRA" Stairway do Heaven....
Pra ser plágio tem que ter mais que isso... lol

MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


TheOtherside: les pegaram o som e tocaram, ficou show de bola? Ótimo Então foda-se.

Concordo, mas eu acho bastante curioso.

Abs

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Eles pegaram o som e tocaram, ficou show de bola? Ótimo Então foda-se
claro, isso se chama plágio

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


Alguém já viu ''Viva La Vida'' (ou algo assim) do Coldplay com ''If I Could Fly'' do Satriani. Nesse caso, toda harmonia e melodia foi plagiada, com adaptações para a voz.

Na música Taurus, os acordes são quase os mesmos de Stairway to Heaven. Se é considerado plágio ou não, eu não sei, mas é uma cara de pau e falta de criatividade do Jimy Page.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Vinícius Iron
Nada a ver...
Pode parecer, ele pegou a mesma idéa da cadencia, mas são duas músicas diferentes, além disso, já li que foi uma homenagem ao Spirit...
Abçs

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


Felippe Rosa

Os acordes são BEM similares, porém com algumas modificações feitas pelo Page. A sonoridade cai direta na lembrança de Stairwat to Heaven. Bom, mas se foi uma homenagem...

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


Felippe Rosa
realmente, não tem como não dizer que um não foi tirado do outro

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


Achei essa do Spirit NADA A VER. Existem coisas muito mais parecidas para se chamar de plágio. Whole lotta love sim é um plágio mas essa aí passou longe...Se essa do Spirit for plágio , esses death metal da vida aí são tudo do mesmo autor. Nunca vi tanta coisa igual na minha vida...

MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


Led Zé: Whole lotta love sim é um plágio

De qual?

Abs

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


E eu achando que só eu e Caetando Veloso pegava musicas dos outros e "aproveitava" partes ou se inpirava pra fazer a canção inteira...rs

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


MauricioBahia
A letra de You Need Love de Willy Dixon foi plagiada pelo Led. Já o modo como o Page gravou e o Plant cantou, foi copiado dos Kinks. Eles gravaram essa música. E dizem que o Page gravou guitarras no disco dos Kinks (dizem que ele criou e gravou o riff de you really got me) e foi aí que ele se "inspirou" .

FernandoPgdo
Veterano
# fev/12
· votar


Depois dessa eu aceito qualquer plagio...




Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Led Zé
Já o modo como o Page gravou e o Plant cantou, foi copiado dos Kinks. Eles gravaram essa música. E dizem que o Page gravou guitarras no disco dos Kinks (dizem que ele criou e gravou o riff de you really got me) e foi aí que ele se "inspirou" .
Que músicas do Kinks ?
Não achei nenhuma parecida....

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


Felippe Rosa
Tem uma versão dos Kinks cantando essa música You need love. Tô tentando achar aqui.

Mas bizarro mesmo é essa aqui:


O Page diz que registrou antes desse cara.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Led Zé
Cara, já vi essa aí !!
Essa foi feia, só que com o Led a música muda toda depois, bizzaro...

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


Felippe Rosa
Essa foi feia, só que com o Led a música muda toda depois, bizzaro...


Pra mim, a parte massa da música é quando acelera e o Bonzo dá um show de bateria. Os solos improvisados do Page em The Song Remains the Same dessa músicsa é foda também. Mas que alguém copiou de alguém é fato. O tal do Jake Holmes diz que registrou primeiro mas o Page fala que é dele. Só que esse Jake Holmes abriu shows para os New Yardbirds que depois viraria o Led. Bizarro. Talvez esses plágios sejam a vingança de anos como músico de estúdio , fazendo arranjos para os outros e sem levar crédito de nada. Já vi ele desabafando sobre isso.

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Led Zé
Sim, no TSRTS ficou animal.
Disso não se tem dúvida, mas: Talvez esses plágios sejam a vingança de anos como músico de estúdio , fazendo arranjos para os outros e sem levar crédito de nada. Já vi ele desabafando sobre isso.
É,bem provavel mesmo...
Abçs

Curly
Veterano
# fev/12
· votar


muita bobagem falada aqui, a maior parte das músicas citadas são tradicionais ou do Blues ou do folk inglês, quer dizer o seguinte, não foram compostas pelo Leadbelly ou pelo Bert Jensch, eles gravaram mas ninguém sabe quem realmente compôs essas canções, aí então é um problema de créditos, o artista correto coloca assim no disco: "trad. arranged by fulano", mas se quiser colocar o nome como autor também não tem problema, já que não existe autor conhecido. O que acontece é que as gravadoras é quem controlavam essas decisões. Mesmo o super Willie Dixon, talvez o maior compositor do blues pegava coisas lá atrás. O caso plausivel ali seria a música do Spirit (banda do grande Randy California), mas muitas vezes vc escuta uma melodia e aquilo fica ,meui que no inconsciente e aparece numa composição sua sem vc perceber

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# fev/12
· votar


mas muitas vezes vc escuta uma melodia e aquilo fica ,meui que no inconsciente e aparece numa composição sua sem vc perceber

foi o que aconteceu com let it grow do clapton... ele mesmo disse que "plagiou" de stairway to heaven, e é outra musica linda

jimmy vandrake
Veterano
# fev/12
· votar


A galera só berra porque o resultado do Zeppelin foi gigante, mesmo tendo feito versões, plágios ou como quer que chamem. No entanto todos esquecem que se dependesse de seus trabalhos originais teriam ficado no anonimato.
Independente do que vem a ser o fator legal ou ético o fato é que não tem como diminuir o Zeppelin por conta disto, ao contrario acho que pode ser um grande toque para qualquer musico pensar bem antes de lançar uma música se ela realmente não poderia ficar melhor.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/12
· votar




guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


jimmy vandrake
não tem como diminuir o Zeppelin por conta disto
eles meio que cairam no meu conceito depois dessa, eu achava que eles eram originais

Johnny Favorite
Veterano
# fev/12
· votar


jimmy vandrake
No entanto todos esquecem que se dependesse de seus trabalhos originais teriam ficado no anonimato.

acho que não, aliás Page e Jones já eram famosos!

Johnny Favorite
Veterano
# fev/12
· votar


O curly falou tudo, todas essas musicas tem inúmeras versões de iúmeros artistas e a maioria são conhecidamente tradicionais de alguma região e de domínio publico. É a mesma coisa que falar que o Metallica plageou o Thin Lizzy com Wiskey in the Jar (música folclórica tradicional Irlandesa).

jimmy vandrake
Veterano
# fev/12
· votar


guizimm

Cara o Zeppelin gravou 98 músicas no total, homenageou muita gente ao vivo, como Elvis etc. . .
Since I've been lonving you - Aburdamente original
Imigrant Song - Absoluta.
Black Dog - Fenomenal
Rock'n Roll - o que dizer, tem as mesmas 3 notas como 80% do blues. E A D.
nem por isto é plágio.
Nem tem como seguir com a lista. O grande sucesso do Zeppelin não depende destes incidentes, mas de toda uma obra que vai muito além da música.
Johnny Favorite
Não, eu quis dizer que os artistas originais iriam ficar no anonimato com sua obra, não o Zeppelin.
A galera esquece também que todos que processaram o Zeppelin receberam propostas que foram acordadas extra judicialmente, sem ter que ir a tiibunal etc. . .

Johnny Favorite
Veterano
# fev/12
· votar


jimmy vandrake
Não, eu quis dizer que os artistas originais iriam ficar no anonimato com sua obra, não o Zeppelin.
A galera esquece também que todos que processaram o Zeppelin receberam propostas que foram acordadas extra judicialmente, sem ter que ir a tiibunal etc. . .


ahh sim, ctz.

Led Zé
Veterano
# fev/12
· votar


Led é foda! Não tem o que comentar . Achilles Last Stand é um obra prima do rock . O solo de The Rover arrepia. Os blues com pegada diferente, moderna, tipo Since I've been Loving You, são uma aula de musicalidade. No Quarter faz frente à qualquer rock progressivo psicodélico que já se tenha inventado. A banda TODA é foda.

guizimm
Veterano
# fev/12
· votar


jimmy vandrake
Rock'n Roll - o que dizer, tem as mesmas 3 notas como 80% do blues. E A D
vc está equivocado...não são só 80%, são muito mais
enfim, mas a musica inteira é muito igual, mesmo sendo a mesma base

sobre o resto vc está certo, realmente o led tem muitas musicas boas que não foram plagiadas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Plágios Do Led Zeppelin