Os Plágios Do Led Zeppelin

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Isso eram os anos 60...

Quem já leu biografias de rock stars dos 60´s, 70´s, sabem que este povo todo se conhecia.

Viviam se esbarrando, tocando nos mesmos pubs e festivais, trocando de integrantes entre bandas..... e quase sempre fazendo tudo isso chapados.

Se as groupies não sabem quem são os pais de seus filhos, como que as bandas saberiam quem é o compositor de alguma canção?

It´s Only Rock´n´Roll...

(Tá! O Led forçou a barra, aceitemos o fato! Mas, eles têm crédito)

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

Exatamente. É só a intro.

Se contei direito, são 4 compassos. Mas se repetem... então chega nos famigerados oito compassos, que caracterizaria plágio (não sei se isso é uma legislação nacional ou algo aceito mundialmente).

O resto da música não tem picas a ver com isso. E mesmo esse trecho não é exatamente idêntico. Mas temos que convir que é "parecido" demais pra ser coincidência! Até o timbre é semelhante. Até o "roçado" de dedo na corda de aço é igualzinho!!! kkkkkkkk

Mas é como o Lelo disse, esse pessoal vivia doido... talvez não seja nem intencional. Pode ter ficado na cabeça (chapada) do Page e, depois de alguns anos, ele tocou num violão qualquer e achou que estava tendo algum tipo de inspiração divina...

E tem outra coisa: por quê só agora?!?!? Depois que o tal "California" morreu?

Eu chuto que, entre eles, tenha rolado um acordo extra-judicial, tipo "toma uns 10 merréis aqui e deixa quieto". Agora que o cara morreu... outro quer faturar em cima. Não sei se é razoável.

Com tudo isso a considerar, eu não sei que decisão tomaria, se fosse juiz.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
então chega nos famigerados oito compassos, que caracterizaria plágio (não sei se isso é uma legislação nacional ou algo aceito mundialmente).

Não existe isso na legislação brasileira, na americana e até onde sei nem na britânica. Também não existe isso nos tratados internacionais sobre o assunto. É mito.


E tem outra coisa: por quê só agora?!?!? Depois que o tal "California" morreu?

Isso é totalmente irrelevante.

Eu chuto que, entre eles, tenha rolado um acordo extra-judicial, tipo "toma uns 10 merréis aqui e deixa quieto". Agora que o cara morreu... outro quer faturar em cima. Não sei se é razoável.

Se houvesse um acordo extra-judicial o caso não estaria sendo julgado (pois os representantes do Led teriam apresentado tal acordo). Me parece que tal acordo nunca existiu.

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
Não existe isso na legislação brasileira, na americana e até onde sei nem na britânica. Também não existe isso nos tratados internacionais sobre o assunto. É mito.

E de onde saiu essa história??? Eu já ouvi falar nisso várias vezes...

Se houvesse um acordo extra-judicial o caso não estaria sendo julgado (pois os representantes do Led teriam apresentado tal acordo). Me parece que tal acordo nunca existiu.

Apresentar um acordo verbal entre "cavalheiros", no nível 11 de dorgas, selado com sangue no castelo do Page, enquanto sacrificavam dois bodes? Não dá pra apresentar uma coisa dessas em um tribunal! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

renatocaster
Moderador
# jun/16 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

O resto da música não tem picas a ver com isso. E mesmo esse trecho não é exatamente idêntico. Mas temos que convir que é "parecido" demais pra ser coincidência!

Pois é, esse é exatamente o ponto. Logo de cara quando vc ouve a melodia, tende a considerar que realmente seja plágio. Mas logo em seguida, vc já não considera mais tanto assim, kkkkk.

Mas é como o Lelo disse, esse pessoal vivia doido... talvez não seja nem intencional.

Mas aí é que tá...não tem também os outros casos que identificaram como suposto plágio em outras músicas do Led? Então, essa realmente poderia ser uma tendência da banda, de copiar a melodia de outras músicas.

Se eles faziam isso com frequência, então não tem como dizer que não era intencional.

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


E de onde saiu essa história??? Eu já ouvi falar nisso várias vezes...

Sei lá. É daqueles mitos que por mais que se diga que é falso ele sobrevive a tudo! Hahaha!

Apresentar um acordo verbal entre "cavalheiros", no nível 11 de dorgas, selado com sangue no castelo do Page, enquanto sacrificavam dois bodes? Não dá pra apresentar uma coisa dessas em um tribunal!

Só no tribunal illuminati. Lá não só é permitido como é obrigatório!

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


esses artistas que acusaram o Led também plagiaram muita coisa, e na verdade, isso acontece até hoje. Mas não tem como tirar os méritos do Led nem da sua originalidade e da qualidade dos músicos, sempre vai ser a melhor banda.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


http://whiplash.net/materias/news_790/245233-ledzeppelin.html

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


lucas 666

Ainda cabe recurso, mas é claro que isso depende da vontade dos requerentes. Pode ser que nem tentem recorrer. O lance é aguardar.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
poisé, tanto tempo de julgamento pra dar nisso, acho que se recorrerem ainda é porque precisam muito de grana hahah mas no minimo um trecho da música deve ter servido de inspiração sim

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


lucas 666

É muita grana na parada. Vi no NY times que desde que o caso entrou na justiça (2011), só o Page teria ganho pouco mais de 615 mil dólares só com essa música, e o Plant cerca de 532 mil dólares. É muito cascalho!

lucas 666
Veterano
# jun/16 · Editado por: lucas 666
· votar


makumbator
não sei quanto eles ganhariam no caso mas deve ser uma pequena parcela disso eu acredito, já que stairway to heaven tem 8 minutos de duração e apenas uma parte é realmente parecida. mas já é muita grana!

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


lucas 666

Não, foi pedido a divisão em 3 dos lucros futuros (ou seja, as duas partes do Plant e Page e entraria uma terceira do cara do Spirit. Obviamente o Page e Plant passariam a ganhar menos do que hoje).

Além disso haveria que ser calculado um pagamento do que foi obtido desde a composição até o momento na mesma proporção (ou seja, Page e Plant teriam que pagar a parte do cara do Spirit desde que a música foi feita). Como é difícil calcular tal montante com precisão (pois não envolve apenas direitos de execução, mas também licenciamento da música para publicidade, filmes, etc...) muitas vezes é arbitrado um valor X para representar o que não foi pago no passado.

É muita, muita grana.

já que stairway to heaven tem 8 minutos de duração e apenas uma parte é realmente parecida.

Isso não é muito relevante, uma vez que não se separada quantidades de contribuição de cada um pra música, é como se cada compositor fosse autor de 100% da obra (mesmo que isso seja matematicamente estranho). Não importa se a contribuição foi pequena ou não.

boblau
Veterano
# jun/16
· votar


Não tem base para plágio.

Linhas harmônicas sem estarem acompanhadas de melodia igual não podem ser considerados como plágio.

O que seria do Blues, do funk, do rockabilly, do samba, da polka, do bolero, do reggae, do sertanejo (o sério), do gospel, se uma simples sequência harmônica sem acompanhamento melódico configurasse um plágio.

Earworms são um sucesso mundial. Estamos expostos a isto o dia inteiro. Vai chamar de plágio? Negativo. É ciência (armas nucleares também fazem parte da ciência....).

Esse processo nada mais é do que um caça níquel.

Se fosse um plágio, essa droga de som do Spirit teria feito sucesso sem Stairway to Heaven. É o caso de Taj Mahal e Do Ya Think Im Sexy. Plágio na cara dura.....

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


boblau
Linhas harmônicas sem estarem acompanhadas de melodia igual não podem ser considerados como plágio.

O pedido não é sobre a base harmônica, e sim sobre a linha arpejada do início (que se constitui por is só em uma melodia). Mas não foi requerido que os acordes em questão sejam protegidos, e sim a melodia formada pelo arpejamento das notas advindas dos acordes feitos daquela maneira especial. Um exemplo disso é o prelúdio n.1 da suíte para cello solo do Bach, que são apenas arpejos em quase toda a peça. Esses arpejos formam uma melodia, e essa melodia está ligada ao autor.


Se fosse um plágio, essa droga de som do Spirit teria feito sucesso sem Stairway to Heaven.

Isso não faz muito sentido, afinal existem vários fatores que contribuem para o sucesso de uma música (e a composição propriamente dita é apenas uma delas).

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
meio estranho esse critério mesmo. Eu quis dizer que seria meio injusto, mas pelo jeito o juiz também achou muita grana pra pouco plágio! mesmo que entrem com recurso pode ser que ainda demore muito tempo pra conseguirem algo isso se conseguir. Mas não custa tentar né...

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


lucas 666
meio estranho esse critério mesmo. Eu quis dizer que seria meio injusto,

A ideia por trás desse critério é que muitas vezes uma pequena contribuição de um dos autores modifica o rumo de uma composição (afinal, as ideias se alimentam umas das outras). Provavelmente o advogado do cara do Spirit deve ter dito que o restante da música só surgiu da forma que surgiu por conta da influência daquele início.

O outro ponto é de ordem prática, seria extremamente complexo determinar o quanto cada autor contribuiu para a música e depois separar essas porcentagens de cada lucro obtido. É muito mais simples dividir de maneira igual pra todos, mesmo que a contribuição de cada um tenha sido diferente.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
A ideia por trás desse critério é que muitas vezes uma pequena contribuição de um dos autores modifica o rumo de uma composição (afinal, as ideias se alimentam uma das outras).

pra mim seria um absurdo dizer que isso aconteceu no caso de stairway to heaven, diferente de whole lotta love por exemplo, que willie dixon foi devidamente creditado.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


lucas 666
pra mim seria um absurdo dizer que isso aconteceu no caso de stairway to heaven

Mas como provar isso? Impossível. É importante dizer que o Dixon só foi creditado após um processo semelhante ao desse da Stairway to heaven. Naquele caso o Led entrou em acordo por preverem que perderiam a ação. Nas primeiras edições não havia menção a ele, e nenhum dinheiro era destinado ao cara. O processo consertou a injustiça, mas não foi pela inciativa do Led.

Independente do caso da intro da Stairway to heaven ser ou não fruto de plágio, o Led é reincidente na questão.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
mas porque a banda spirit demorou tanto para reclamar então? o caso de dixon é muito mais antigo, e nesse caso basta ouvir as duas músicas para comprovar. Na minha opinião, a decisão foi justa no caso de stairway.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


lucas 666
mas porque a banda spirit demorou tanto para reclamar então?

Isso não importa. Estando dentro do prazo legal para entrar na justiça não cabe diferenciar entre quem faz imediatamente e quem espera. Inclusive uma pessoa pode achar que não deve entrar com ação em determinado período, e depois mudar de ideia. Não tem nada errado nisso. Pra isso existem os prazos legais.

Outro detalhe é que no caso do Dixon também não foi imediato. A ação ocorreu apenas em 1985 (e a música do Led foi lançada em 1969). Ou seja, quase 20 anos depois é que ocorreu a correção.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
sim mas é no minimo estranho, provavelmente nem eles mesmos perceberam tal semelhança. E isso que tu falou funciona muito bem na teoria, mas tudo depende do que o juiz pode pensar.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


lucas 666

Não é estranho. Sabe o quanto pode custar um caso desses na justiça americana? Se você perder o juiz pode te colocar pra pagar as custas do tribunal e os advogados da outra parte. Tem um casal de youtubers americanos sendo processados por violação de copyright no canal deles (Ethan & Hila), e o custo com advogados e taxas pode chegar a 200 mil dólares e levar pelo menos 2 anos. Não é todo mundo que teria caixa pra fazer isso assim não. Eu pelo menos não teria.

Por isso que muitas vezes essas ações são na verdade pra forçar um acordo (e evitar os custos e a incerteza de um processo).

E isso que tu falou funciona muito bem na teoria, mas tudo depende do que o juiz pode pensar.

Nesses casos é o júri e não juiz que decide. Ainda mais por isso é que o resultado é meio imprevisível. E nem sempre há conexão do resultado com as provas apresentadas.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
hahahaha
pelo jeito tu não curte mesmo o Led, tá certo que muitas de suas inspirações foram escancaradas, mas nesse ultimo caso acho que é bem mais complicado mesmo.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


lucas 666
pelo jeito tu não curte mesmo o Led

Muito pelo contrário. Sou fã da banda desde criança. Toco várias músicas deles e tudo mais. Mas que o passado deles não é favorável isso é verdade! Não tenho problema em admitir que eles são sim plagiadores em algum nível em determinadas músicas.

Continuam geniais e uma influência pra mim. Mas se plagiaram tem que pagar e creditar quem é de direito. Mas realmente esse caso da Spirit é mais fraco que o do Dixon, entretanto pode muito bem ter havido o plágio. Não descarto.

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
mas todos esses casos de plagios se deve também a fama que o led zeppelin ganhou,quem não é ingenuo sabe que isso faz parte. Todo mundo copiou alguém, inclusive a banda spirit deve ter copiado alguem que ouviram e gostaram. Quem disse que só eles merecem crédito pela música taurus então?
E na verdade, no caso de bandas como o Led duvido muito que as composições sejam obras exclusivas dos integrantes da banda. Mas mesmo assim são foda!

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


lucas 666
mas todos esses casos de plagios se deve também a fama que o led zeppelin ganhou

Claro que só se processa alguém nesses casos quando há a possibilidade de receber um bom dinheiro, e isso de certa forma pressupõe que a música "plagiadora" seja um sucesso comercial.

Mas há muitos artistas tão ou mais famosos que o Led e que não tem essa fama de plágios (e muitos menos ações judicais ou acordos extra-judiciais).

Quem disse que só eles merecem crédito pela música taurus então?

Claro, mas cabe aos ofendidos entrar na justiça ou pedir acordo.

Mas mesmo assim são foda!

Claro! Plagiar tão bem não é tão fácil quanto parece! Hahaha!

lucas 666
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
Mas há muitos artistas tão ou mais famosos que o Led e que não tem essa fama de plágios (e muitos menos ações judicais ou acordos extra-judiciais).

ou não se deram tanto trabalho para perceber as semelhanças hahaha existem MUITAS bandas conhecidas também, e que foram acusadas de plagio.
agora, se eu plagiar uma musica que foi composta a 60 anos atrás ou por uma banda desconhecida dificilmente alguem vai perceber isso ou vai demorar muito.
E muitos dos autores "originais" também já não estão mais aqui para processar alguem.

boblau
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator

Sinto não termos a mesma opinião. Mas isso é que faz um fórum existir.

O fato é que o plágio não foi aceito. E nem será.

E na minha opinião é justo. Não faz nenhum sentido comparar uma Música (M maiúsculo mesmo...) com uma musiquinha qualquer que ninguém nunca escutou a não ser por conta do processo. Se na vasta inegável acuidade musical do Sr Page ele em algum momento escutou esta melodia, com certeza ele teria como ter outra idéia mais genial ainda e não plagiar. Isso me soa tão absurdo como dizer que o riff inicial de rock'n'roll poderia ser considerado um plágio, afinal tem as mesmas notas e melodias de vários rockabillys do passado. É infantil e bizarro.

Mas está é apenas a minha humilde opinião é graças a Deus haverá dela quem discorde.

makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


boblau
Sinto não termos a mesma opinião. Mas isso é que faz um fórum existir.

Com certeza!

O fato é que o plágio não foi aceito. E nem será.

Aí já não temos certeza. Eu acho que o Led não vai perder um recurso, mas é só chute mesmo.

Não faz nenhum sentido comparar uma Música (M maiúsculo mesmo...) com uma musiquinha qualquer que ninguém nunca escutou a não ser por conta do processo.

Mas isso não importa para a legislação. O fato de uma ser grande sucesso e a outra não é irrelevante na letra fria da lei. Até pelo fato de que se aceitarmos essas condicionais, um artista grande e de sucesso teria passe livre para plagiar um artista pobre e obscuro, afinal a "musiquinha" do cara desconhecido não pode se comparar a um sucesso das paradas. Eu não levo a fama de uma das partes em questão.

No mais, eu sempre achei essa alegação do Spirit mais fraca que muitas outras que o Led enfrentou (principalmente naquelas em que eles entraram em acordo por perceberem que perderiam uma ação). Inclusive comentei isso lá em 2014. Obviamente que o fato de não conseguirem provar não quer dizer que o plágio não tenha ocorrido.

Mas é isso. cabe aos representantes do Spirit decidirem se vale a pena e querem recorrer. Vamos ver o que eles farão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os Plágios Do Led Zeppelin