Pq se faz tantas versoes de musica no brazil? Falta bons compositores? Pq isso?

Autor Mensagem
Alex_Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Desculpem o tamanho do texto mas, se tiverem um pouquinho de tempo e paciência leiam a minha opnião sobre esta breve discordância de opnião:

Presumo que a discussão que está em andamento neste tópico não venha a ter um fim pois estamos falando diretamente de diferenças pessoais e todo o ser humano tem uma forma peculiar de pensar e uma forma varável de "centralizar" as suas adorações ou os seus gostos, no caso, musical.
Agora, que a mídia auxilia, e muito, àqueles que querem ser elevados ao patamar de bom quando não são, isso é uma inteira verdade.
Acho até que, com o passar do tempo, o acesso fácil às informações, inclusives musicais, tem uma certa parcialidade de culpa no surgimento deste bando de "lixo" descomprometido com a boa música que aparece por aí.
Quando se tem o acesso fácil, pode-se pensar que já é o "dono do mundo" e então vem na cabeça do "recalcitrante" que pode fazer qualquer porcaria que os seus súditos irão engolir, inclusive versões atrás de versões.
Isso para mim tem duas razões, ou o camarada é preguiçoso para compor, ou lhe falta competência para fazer algo que continue mantendo os seus fãs de boca aberta.
Se bem que, estamos em uma época que qualquer coisa que um porcaria deste faz, os fãs acham maravilhoso... É talvez a culpa seja até de nós mesmos, sendo exigentes demais para quem não consegue mais "dar conta do recado"... :o)

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05 · Editado por: Akan KSA 3000
· votar


Alex_Guitar

Como disseram aqui perto de mim: Muitos escreveram o que suas mentes ferteis e cheias de inutilidades tinham a falar.... despensemos os que nao possuem de importante nada e nao nos preocupemos com aquilo que fazem os tolos, afinal sao o que podem ser.


Enfim, basta tu se ater a pergunta no alto da tela e responder o que tu achas sobre o assunto, nao entrando em assuntos paralelos que veem demonstrando quem e quem, segundo os meus amigos.



Vou ler de certo.

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Não tem nadas a ver.

O fato de um cantor(a) fazer uma versão de uma música em inglês, espanhol o que for, naum quer dizer que naum tenha capacidade de fazer algo brilhante. Eu acho que acreditar nisso é arranjar um motivo pra falar mal da música brasileira. Nada a ver..

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Akan

Tú és português???

Tú curtes fado ou Roberto Leal????

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


izack darck

Pontuou bem tua opiniao.


( pensar doe e tu nao es um psydack )

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


izack darck

Gosto de Madre-Deus, a Salgado tem instruçao no erudito.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


izack darck

Ver no topico sobre Pearl Jam uma poesia que fiz.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


a intenção clara desse babaca é denegrir nossa música, e não discutir o porque de se fazer versão ou não, e o título do tópico já diz tudo.

como se só aqui se fizesse versão...putz..

e fazer versão, ou fazer uma releitura não significa ser preguiçoso ou incompetente, depende do gosto do artista.

digo e repito, esse merda ai só faz denegrir nossa música, e deveria ser banido pra sempre.

e pra quem acha que versão é coisa de brasileiro e que não presta, vai ai uma que foi gravada por uma grande cantora BRASILEIRA, e que aposto que ninguém aqui sabia que é uma versão.

Cm7 F7
Eu e você,
Bb7+ Eb7+
não é assim tão complicado, não é dificil perceber
Cm7 F7
Quem de nós dois
Bb7+ Eb7+
Vai dizer que é impossível, o amor acontecer
Cm7 F7
Se eu disser que já nem sinto nada
Bb7+ Eb7+
Que a estrada sem você é mais segura
Cm7 F7
Eu sei, você vai rir da minha cara
Bb7+
Eu já conheço o teu sorriso,
Eb7+
Leio o teu olhar
Bb7+
Teu sorriso é só disfarce
Eb7+
E eu já nem preciso

Cm7 F7
Sinto dizer
Bb7+ Eb7+
Que amo mesmo, tá ruim pra disfarçar
Cm7 F7
Entre nós dois
Bb7+
Não cabe mais nenhum segredo,
Eb7+
Além do que já combinamos

Cm7 F7
No vão das coisas que a gente disse
Bb7+ Eb7+
Não cabe mais sermos somente amigos
Cm7 F7
E quando eu falo que eu já nem quero
Bb7+
A frase fica pelo avesso
Eb7+
Meio na contramão
Bb7+
E quando finjo que esqueço
Eb7+
Eu não esqueci nada

Bb
E cada vez que eu fujo eu me aproximo mais, é é é
F
e te perder de vista assim é ruim demais
G# Gm
E é por isso que eu atravesso o teu futuro
Eb F
E faço das lembranças um lugar seguro

Bb
Não é que eu queira reviver nenhum passado
F7
E revirar o sentimento, revirado
G# Gm
Mas toda vez que eu procuro uma saida
Eb D Gm
Acabo entrando sem querer na tua vida


Cm7 F
Eu procurei
Bb7+ Eb7+
Qualquer desculpa pra não te encarar
Cm7 F7 Bb7+
Pra não dizer de novo e sempre a mesma coisa
Eb7+
Falar só por falar
Cm7 F7
Que eu já nem tô ai pra essa conversa
Bb7+ Eb7+
Que a história de nós dois não me interessa
Cm7 F7
Se eu tento esconder meias verdades
Bb7+
Você conhece o meu sorriso
Eb7+
Lê o meu olhar
Bb7+
Meu sorriso é só disfarce
Eb7+ F
Que eu já nem preciso

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

Vc é 10!

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Akan KSA 3000

Eu vi a poesia, ficou legal. Uma dia te mando umas parada minha pra tu ler...

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


ai mais uma versão feita por um BRASILEIRO, que não precisa de gringo nehum pra compor por ele, mas que queria cantar a música de um ídolo seu:

Bob Dylan - Trad. e Adap. Zé Ramalho

G5 D C
e|------5/7-5--3-5p3-0---10/12-10--------|
B|-2/3-----------------------------13-8--|
G|---------------------------------------|
D|---------------------------------------|
A|---------------------------------------|
E|---------------------------------------|

G5 D C
e|------5/7-5-------------------------3----------|
B|-2/3--------3--5--3--5--3--1—3/5-------3/5-3---|
G|-----------------------------------------------|
D|-----------------------------------------------|
A|-----------------------------------------------|
E|-----------------------------------------------|


G D Am
Mãe, tire o distintivo de mim
G D C
Que eu não posso mais usá-lo
G D Am
Está escuro demais pra ver
G D C
Me sinto até batendo na porta do céu
____________________________________
|G5 D C |
| Bate, bate, bate na porta do céu |
|G5 D C |refrão 2X
| Bate, bate, bate na porta do céu |
|____________________________________|
G D Am
Mãe, guarde esses revólveres pra mim
G D C
Com eles nunca mais vou atirar
G D Am
A grande nuvem escura já me envolveu
G D C
Me sinto até batendo na porta do céu

____________________________________
|G5 D C |
| Bate, bate, bate na porta do céu |
|G5 D C |refrão 4X
| Bate, bate, bate na porta do céu |
|____________________________________|

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05 · Editado por: Akan KSA 3000
· votar


izack darck

Ficou legal o que tu viste, mas ti garanto que o que tu nao viu la esta ainda melhor.


E olha depois vou falar de umas paradas que rola no domingo pra gente se falar. Falar com voz. So nao fique me imitando...

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


aqui outra versão de um cara que não sabe compor, um tal de Milton Nascimento:


Em G
Vaqueiro do Arizona, desordeiro e beberrão
Em G#m
Corria em seu cavalo pela noite no sertão
Em A7 Em
No céu, porém, a noite ficou rubra num clarão
C C#m Em
E viu passar num fogaréu um rebanho no céu
G A Em C Am7* Em7
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu
Em G
A rubras ferraduras punham brasas pelo ar
Em G#m
E os touros como fogo galopavam sem cessar
Em A7
E atrás vinham vaqueiros como loucos a gritar
C C#m Em
Vermelhos a queimar também, galopando pro além
G A E C Am7* Em7
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, seguindo para o além
Em G
Centelhas nos seus olhos e o suor a escorrer
Em G#m
Sentindo o desespero da boiada se perder
Em A7
Chorando a maldição de condenados a viver
C C#m Em
A perseguir, correndo ao léu, um rebanho no céu
G A E C Am7* Em7
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu
Em G
Um dos vaqueiros, ao passar, gritou dizendo assim:
Em G#m
"Cuidado, companheiro, ou tu virás prá onde eu vi
Em A7
Se não mudas de vida tu terás o mesmo fi
C C#m Em
Querer pegar no fogaréu um rebanho no céu"
C#m Em
Y-pi-a-ê, y-pi-a-ô, correndo pelo céu (2x)
C Am7 Em7
Correndo pelo céu

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


izack darck

Teu conterraneo fica me imitando no mic.... hauhahauahua

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


essa aqui é de um tal de Hebert Viana, um compositor fraquinho ai:

De: James Brow / Tim Maia

Tom: B

Intro: (Em A G) G A A# B

B7
I feel good I knew that I would now
E7 B7
I feel good I knew that I would now
F#7 E7 B7
So good, so good, 'cause I got You
B7
I feel nice like sugar and spice
E7 B7
I feel nice like sugar and spice
F#7 E7 (C7)
So nice, so nice, aa...

-Vitória Régia!

C7 |
Ora bolas |
Não me amole |
com esse papo |
De emprego, uuu... |
Não tá vendo |
Não tô nessa |
E o que eu quero é |
Sossego |2 vezes
Aa... o que eu quero |
Sossego |
O que eu quero |
Sossego |
Eu só quero |
Sossego |
O que eu quero é |
|
(C7) |
Paticudum...ii... |

yield
Veterano
# fev/05
· votar


demonstrando quem e quem, segundo os meus amigos.

Eu ainda quero saber quem sao os amigos que o Akan tanto fala. "A galerinha Nirva" hahaha, eu acho que são amigos imaginarios que só existem na cabeça confusa e autista dele

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


então convenhamos que versões ridículas e comerciais não são exclusividade do Brasil, e a maioria dos jabazeiros que cantam versões ridículas são de selos gringos, das gravadoras multinacionais escrotas que inundam o mundo de Kelis Kis, Britneias, Nsincs, Latinos, Madonas, e outras merdas sem pátria nem cor.

agora que dá para fazer umas versões decentes dá.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

po cara, até minha avó sabe que aquela musica que a Ana Carolina canta é versão d euma musica Italiana, de um tal de Gianluca nao sei das quantas...

Todas essas versões que voce citou ficaram boas, exceto a que o Zé Ramalho (que eu curto) fez do mestre Bob.

LOW Fl
Veterano
# fev/05
· votar


Alex_Guitar
Acho que nao e muito isso nao. eu o respeitaria se ele nao gosta-se de musica brasileira. Agora o cara fica diminuindo a musica do meu pais e nao argumenta direito.
Usa de exemplos e dados falsos, o que da a impressao de que ele so quer mesmo pisar na musica tupiniquim.

Alex_Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Talvez eu realmente tenha me expressado mal ou até mesmo esquecido de falar sobre uma ou outra versão que tenha alcancado o sucesso. Mas volta a insistir que trata-se de gosto musical. O que é muito peculiar de uma pessoa para outra. O que pode ser uma boa versão para alguém pode não ser para mim (apesar de achar todas estas versões citadas ótimas e muito bem lembradas).
Não tive intenção alguma de rotular que TODAS AS VERSÕES sejam provenientes de preguiça ou incompetência musical. Apenas acho que isso nos remete a este tipo de pensamento.
Prezo muito pela criatividade. Até mesmo quando ela é magistalmente usada em uma versão como as aqui citadas.
A boa música tem que estar em qualquer lugar mas tenho um maior apreço pela música inédita.

Mais uma vez, desculpo-me pela má expressão de minhas palavras...

Lord_Mackenzie
Veterano
# fev/05
· votar


Basta lembrar-se de Ary Barroso. Ele representa um dos maiores compositores da nossa música. E, com certeza, foi o que mais divulgou o Brasil no exterior, com Aquarela do Brasil. Até porque ele mesmo era um grande ufanista", explica o vice-presidente da AESP/MPB (Associação de Escritores, Pesquisadores e Divulgadores da Música Popular Brasileira), Luis Fernando Vieira. Muito mais que um compositor, Ary Barroso foi um homem marcante em sua época. Bem antes de se popularizar a expressão "multimídia", ele já era sucesso nos carnavais, no rádio e na televisão.Na música, Ary Barroso foi muito além do samba-exaltação. Versátil, compunha trabalhava com diversos gêneros musicais, inclusive marchinhas, estilo em que foi parceiro de Lamartine Babo, outro mestre do Carnaval.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder

também acho que ficou fraca, ele já fez coisas melhores e próprias, a Cavaleiros do Céu também não é lá grandes coisas, pois o Milton já fez coisas muito melhores.

a questão de se fazer versões para vender, como alguns jabazeiros fazem, não é referente à falta de compositores, mas sim porque é mais fácil vc investir em algo que já foi testado como produto em outro país.


quem faz música com arte, sem pensar apenas no comércio, ainda que também pense em vender o seu trabalho, procura gravar inéditas, mas não é fácil determinada banda ou artista ter músicas à disposição para lançar produtos em sequência.


a minha banda mesmo está com doze músicas próprias sendo ensaiadas, sendo oito minhas, e eu tenho apenas umas 3 de nível sobrando para um trabalho futuro.

caso lancemos um segundo cd, vou ter que me virar para compor umas vinte músicas, para fazermos o descarte e separarmos umas dez.


não é tão simples quanto parece compor músicas inéditas, originais, e com boas letras.

tem que queimar muito neurônio.

e de repente o momento não é dos melhores em matéria de composição, temos hoje uns 5 ou 6 caras que põem boas músicas na praça, o resto é mais comercial, dentro de uma fórmula barata e pop, sem conteúdo.

mas ainda existe um Nando Reis em boa forma, um Lenine, um Zeca Baleiro, etc...

além dos compositores de roquenrol, que seguem criando também, haja vista o bom trabalho que o pessoal do Angra vem fazendo.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

É BEM POR AI MESMO

esse lance de musica propria por si só ja daria um otimo tópico, pois realmente está cada vez mais dificil se fazer musica por aqui.

Estou numa situação parecida com a tua, nao sei das amibições de voces, a minha e do pessoal da minha banda é mais um hobby do que um esforço de se viver da musica.

Nossa realidade cada dia nos convence mais disso, levar a musica como hobby, além de trabalharmos de seguna a sexta, e estudarmos a noite, temos os mesmos problemas de todos: GRANA e TEMPO

Cada vez é mais dificil adquirir instrumentos, pagar estúdio, gravar com qualidade por um preço acessivel.

Na minha opinião, se nós Brasileiros tivessemos um poder aquisitivo no minimo parecido com o padrão USA que o Akan tanto defende, dariamos um salto de qualidade imenso.

Não estou levantando bandeira nenhuma, pelo contrário, defendo apenas a boa música, onde quer que ela esteja.

Mas imaginem como é facil para um americano comprar um amplificador, uma guitarra, pagar horas em um estudio... etc.

Será que o Brasil permite que um musico apenas talentoso se destaque? me parece que aqui não basta ter talento, se as portas não estiverem abertas, o talento jamais irá aparecer.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


vc tem toda razão, imagina como é fácil pra um americano bancar um cd independente? e comprar equipo então nem se fala, molinho.

mas eu insito em ter um trabalho próprio e gravar o cd da minha banda, nem que seja com meu dinheiro.

hoje em dia a coisa tá mais difícil ainda, com esse negócio de pirataria, falta de investimento das gravadoras, etc...

mas eu tenho visto gente que já andou por aqui que tá correndo atrás legal, os caras trabalham como a gente, mas saem a campo e tocam em todo lado, inclusive tão indo pra Brasilia abrir pro Plebe Rude em troca de passagem e estadia.

é o pessoal do Ismália, uma banda de rock meio anos 80.

todo show deles os caras chamam uns caras da antiga pra participar, tipo Lobão, Roni Platão, o vocalista da extinta banda Zero, o baixista da Legião, etc...

agora os caras estão montando uma produtora própria pra produzir uns eventos envolvendo bandas da década de oitenta que estão fora da mídia e uma banda nova por dia. tipo Lobão e uma banda nova, Platão e uma banda nova, assim eles pegam a galera que curte os caras e mostram o trabalho da banda deles e de outras, além de mostrar os antigos pro pessoal mais novo.

eu nunca deixo de acreditar na minha arte, por mais que haja coisa ruim por ai.

um abraço.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

é isso ai velho... acho que esse talvez seja realmente o melhor caminho

sorte e sucesso!

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder

aqui no Rio vai rolar uma parada maneira, um dia por semana o CIRCO VOADOR vai botar bandas novas, foi lá que bandas como Paralamas, Legião, Plebe, Barão, etc...começaram. se alguém quiser eu descolo o telefone.

um abraço ai.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

Já tinha ouvido falar desse projeto... é uma iniciativa legal cara, louvável eu diria... mas sou de Porto Alegre, e meu trabalho não me permite uma viajem dessas...

mas valeu o toque

Abraço

Borboleta Bêbada
Veterano
# fev/05
· votar


Infelizmente, talvez devido à globalização e devido à mania que nós brasileiros (seres de muito baixa auto-estima fenomenalmente elevada aos céus em tempo de copa e carnaval) temos de dar um valor maior às coisas que vêm de fora. Além de sermos impregnados com a cultura norte-americana em geral, temos influências notáveis dela também na música, pelos motivos citados acima.

Fora isso, a lingua norte-americana é de bastante fácil assimilação comparada à algumas outras tantas, o que facilita versões e traduções das mesmas. Fora que reaproveitar algo que teve um grande sucesso é bastante vendável e rapidamente assimilado pela população, que fica com aquela sensação de "eu já ouvi isso em algum lugar".

Não é por falta de bons compositores, já provamos ser ótimos nisso.
Não é por falta de musicalidade e cultura, somos ricos e únicos nessa parte.
É por dinheiro mesmo. E se não é fazendo versões, como atualmente anda sendo feito no Brasil, é por meio de outras artimanhas e estratégias que a indústria fonográfica mundial faz seus milhões com publicidade e sucessos descartáveis. Isso é global.

Akan KSA 3000

Brasil se escreve com "s". E por favor, respeite a grafia do meu país principalmente se você não se julga pertencer à ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq se faz tantas versoes de musica no brazil? Falta bons compositores? Pq isso?