Protestos musicais, como isso faz falta!

Autor Mensagem
lionness_
Membro
# jan/13


Sinto falta disso hoje em dia.
O pessoal prefere falar de amor e entre outras coisas mas não falam sobre atitudes, e olha que 'matéria prima' não falta, num país cheio de bagunças o que não falta é inspiração.
Gostaria de ver bandas como RATM aqui no Brasil; pode até ter mais a maioria underground.
E alguém ai tbm sente falta ou tem banda no estilo?

O espaço é livre.

(ps: acho que não tem nenhum tópico abordando o assunto)

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/13
· votar


lionness_
não acho importante que a musica esteja envolvida com questões politicas.

politica é um rito de passagem , musica é arte ,arte é eterna.

lionness_
Membro
# jan/13
· votar


rhoadsvsvai

De certa forma concordo, mas vc não acha que pode ser uma boa aliada?
Vejo tanto absurdo que acho que a musica poderia ajudar a melhorar muita coisa por ai...

bezerrabru
Veterano
# jan/13
· votar


Concordo plenamente com você lionness_, tenho uma banda de Blues chamada "Vala Comum" e o fator Social, Política e Cotidiano são os temas de nossas músicas.

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/13
· votar


lionness_
cara , eu sei pouco sobre politica , mas se tem uma coisa que eu percebi , é que não existe Ciencia por traz disso , ciencia politica , ciencias sociais , ciencias humanas ... são todos frutos de ponto de vista e senso comun , não de um metodo cientifico , o homen não funciona como os numeros.... com isso quero chegar ,a ideia de que não existe erro e acerto na politica , o hitler pra ideia dele sentia que tava fazendo o certo e se sentia inspirado quando ouvia wagner ... se ele tivesse ganho a guerra ,todo mundo ia achar campos de concetração a coisa mais normal do mundo ... e teriam muitos hinos de apologia politica , assim como existem hoje muitas musicas pregando , amor igualdade ... a unica coisa certa , é que uma ideia politica sempre esta em conflito com outras , e se vc tem uma ideia politica seja qual for ,voce esta errado por um angulo e certo por outro... vc esta sempre errado , mas esta sempre certo. oque torna politica ,uma coisa banal. o banal não cabe a arte , e musica é arte.

lionness_
Membro
# jan/13
· votar


bezerrabru

Opa, fico feliz em saber, realmente estamos precisando.
Essa é a minha vontade, mas as minhas colegas só querem fala de relacionamentos (piff). rsrs
Que vcs sejam bem sucedidos!


rhoadsvsvai

Seu argumento é realmente interessante, mas ainda vejo necessário nos dias de hoje, por ex, tem um comercial de cerveja que fala da copa de 2014 que eu acho um verdadeiro insulto a inteligencia e ao povo brasileiro, os governantes abusam da mentira e vendem uma imagem falsa do Brasil para fora e acho que alguém tem que mostrar a verdade a o mundo e a musica seria perfeita pra isso.
Mas respeito a sua opinião. :)

bezerrabru
Veterano
# jan/13 · Editado por: bezerrabru
· votar


lionness_
Falamos sobre relacionametnos também cara (não só no sentido homem x mulher, e sim no relacionamento humano), mas ao menos quando eu escrevo procuro um embassamento político/social.

Da uma olhada:


"Todo dia acordo com esta ressaca moral, cansado do que eu leio e vejo no jormal, Outros Políticos e a mesma corrupção.
Nada que abale, nem o desgosto, pagina virada e um sorriso no rosto. Mas nada me deixa disposto.
Desse dia a dia eu já cansei, como mudar eu não sei, impotente diante da situação, mãos atadas e decepção.
Como mudar este é o dilema, questões ações, confromismo e problema.
Como mudar o quadro deste tema, a honestidade passa a ser um lema.
"


Isto é só para exemplificar um pouco do nosso trabalho.

Aqui eu falo um pouco mais sobre ela.
Da uma passada lá depois.

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O rock/pop que rola na midia é o "mais do mesmo". É preciso garimpar em midias alternativas como Myspace, palcoMP3, You Tube, etc.

Tem muita coisa rolando por aí!

Aproveitando...



lionness_
Membro
# jan/13
· votar


bezerrabru

Mas elas só querem falar de ex namorados, putz não tenho essa paciência.
Gosto de musicas com letras como essa, que nos fazem pensar e questionar as coisas ir contra a acomodação. ;)


MauricioBahia

Matou a pau, a maioria é tudo mais do mesmo, o que eu gosto é de musica 'funcional' mas o pessoal gosta do mais fácil, não querem confronto, pq conveniente.
Neste exato momento estou vendo o vídeo. esta bem interessante.

bezerrabru
Veterano
# jan/13
· votar


MauricioBahia
Este vídeo é muito bom, já vi algumas vezes e tem muitas verdades embutidas.

lionness_
Você escreve cara?
O que eu te aconselharia é ir mudando a visão da sua banda mostrando cosias que você escreve e tentando colocar suas composições dentro da banda.
Na música não podemos segmentar tanto, ou seja, "Minha banda só vai ter letras falando sobre políticas", porque assim deixamos letras/musicas com potêncial para trás.

Mulambojr.
Veterano
# jan/13 · Editado por: Mulambojr.
· votar


Não acho que prostestos músicais fazem falta no Brasil. O que faz falta é gente pra ir atrás de ouvir as bandas nacionais, direto vem gente divulgando música/videoclipe e sempre tem pouquíssimos comentários, agora, video cover da pessoa tocando as músicas de sempre enchem de comentários, trabalho autoral ninguem quer ouvir.
E ainda reclamam que não há "música boa" na mídia, querem que "do nada" um monte de banda/músico solo, dos mais variados estilos surjam no mainstream. Quem vai querer ir atrás de músico "bom", sendo que as chances de alguem querer ouvir algo diferente do que todo mundo ouve a 40 anos é pequena? Bem mais fácil colocar o Michel Teló que a moçada vai gostar e, pelo menos, vai vender, gerar dim dim.
Se você procurar, vai achar milhões de bandas que fazem protesto, agora, não quer achar uma banda que vá contra o sistema na Rede Globo né?

Abraço, desculpem se falei demais, mas eu me exaltei, talvez tenha sido um "mini-desabafo".


Só pra deixar minha opinião, haha, não acho que protestos seja algo necessário para a música, é legal, eu gosto, mas acho mais "legal" se a temática for algo mais reflexivo, depressivo, sentimental, haha (sentimental, não "de pegar mina").

Spect
Veterano
# jan/13 · Editado por: Moderador
· votar


Quando algo do tipo surge em qualquer forma de expressão, seja música, literatura, artes plásticas, é uma conseqüência da insatisfação, não a causa dela. Quando acontece, é porque as pessoas estão pensando, questionando. Mas o que eu mais vejo são os punks de quarto que só falam, falam, falam mas na verdade não passam de papagaios repetindo o que leram em algum lugar e só xingam muito no Twitter. Tenho certeza que nem metade dos que acompanharam no coro "ei, Sarney, vai tomar no ..." no Rock in Rio faziam a mínima idéia do que estavam fazendo. É muito fácil ser reacionário só repetindo, mas botar a cabeça para funcionar poucos fazem.

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Protesto não é só falar de política, existem muitas formas de protestar, de confrontar a sociedade.

Acho necessário um pouco de rebeldia, de mostrar outras coisas, falar de temas diferentes e tabús.

Tá cheio de gente boa fazendo isso (independente de eu gostar ou não do estilo), os caras são bons, só estão foram da mídia!






lionness_
Membro
# jan/13
· votar


bezerrabru

Vou tentar ser mais mente aberta, até pq a musica ganha com isso, só acho meio contraditório os dois assuntos.
Valeu pela dia.

MauricioBahia
O vídeo uma lição para pessoas preguiçosas que acham que tudo esta bom.

Mulambojr.

Eu penso que esta faltando um pouco de atitude dos musicos hoje, tipo a Rita Lee esses tempos atras.
E ainda reclamam que não há "música boa" na mídia, querem que "do nada" um monte de banda/músico solo, dos mais variados estilos surjam no mainstream. Quem vai querer ir atrás de músico "bom", sendo que as chances de alguem querer ouvir algo diferente do que todo mundo ouve a 40 anos é pequena? Bem mais fácil colocar o Michel Teló que a moçada vai gostar e, pelo menos, vai vender, gerar dim dim.

Musicas modinhas dão lucro mesmo.

Lelo Mig

Acho necessário um pouco de rebeldia, de mostrar outras coisas, falar de temas diferentes e tabús. [2]
Me esqueci dos Racionais, gosto muito do estilo deles, mas infelizmente ainda existem pessoas que veem as letras como apologia ao crime, quando na verdade é sobre o cotidiano dos anos 80 e 90.

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


lionness_

Não gosto de RAP. É coisa de "gosto pessoal"........ e muitos fazem apologia ao crime e as letras são ruins.

Mas, ainda que não seja minha praia, Racionais é outro nível... em tudo!!

Dos samplers e batidas utilizadas (geralmente demonstrando muito bom gosto e conhecimento por parte dos caras), como nas letras.

Mano Brown, se bobear, é o maior letrista de nossa década.

Tenho que admirar e tirar o chapéu, ainda que preferisse que ele não fizesse RAP.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig
Cara, há algum tempo ouvia muito rap, e as letras dos Rácionais Mc's sempre me impressionavam, com os pensamentos dos caras, com um jeito diferente de interpretar sem ser aquele sotaque manjado do rap, da área é o único grupo que admiro.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/13
· votar



Mas, ainda que não seja minha praia, Racionais é outro nível... em tudo!!

Dos samplers e batidas utilizadas (geralmente demonstrando muito bom gosto e conhecimento por parte dos caras), como nas letras.

Mano Brown, se bobear, é o maior letrista de nossa década.

Tenho que admirar e tirar o chapéu, ainda que preferisse que ele não fizesse RAP.


Concordo plenamente, é outro nível, as bases dos caras são muito dignas, um homem na estrada, vida loka pt 1 e 2, bases sensacionais, e lua cheia tem uma batida que chega arrepiar de tão forte que é.

lionness_
Membro
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Concordo com o vc disse, por causa de meia duzia de letras ruins o rap fica rotulado negativamente.

Rednef2
Veterano
# jan/13
· votar


Tem Crioulo doido



Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Esse "brasiliense" também vale à pena.

Uma coisa é fato, gostem ou não, enquanto o rock nacional tá muito viadinho, o RAP têm revelado letristas muito interessantes.





JJJ
Veterano
# jan/13 · Editado por: JJJ
· votar


Sinceramente, acho que todas as formas de protesto ficaram um pouco prejudicadas depois que as ditas esquerdas subiram ao poder em vários lugares no ocidente (nós inclusos) e o resultado não foi exatamente o esperado pelos adolescentes sonhadores dos anos 70 (eu incluso).

A impressão que fica é que se luta por nada... Então, melhor focar na arte pela arte, sem panfletagem.

ácido francis
Veterano
# jan/13 · Editado por: ácido francis
· votar


Mulambojr.
Não acho que prostestos músicais fazem falta no Brasil. O que faz falta é gente pra ir atrás de ouvir as bandas nacionais, direto vem gente divulgando música/videoclipe e sempre tem pouquíssimos comentários, agora, video cover da pessoa tocando as músicas de sempre enchem de comentários, trabalho autoral ninguem quer ouvir.

Concordo contigo em número, letra e grau!


Vejo assim, sempre haverá dois tipos de pessoas:

1° - Os caras que não estão nem aí pra nada (que são justamente a rapaziada que fica curtindo e comentando os vídeos covers postados aqui no fórum, por exemplo)

2° - As pessoas que têm consciência do que se passa (acredito que todos que estão comentando e discutindo esse tópico)

Só entra e comenta aqui, quem tem interesse no assunto, quem percebe que tem alguma coisa errada com o que está rolando. O problema é que a gente (nós, que estamos aqui discutindo isso) não podemos ficar só na teoria, chorando que está tudo errado e que ninguém faz nada. Oras, os mais interessados somos nós, as iniciativas a serem tomadas devem partir da gente.

Devemos apoiar a expressão e criação autoral. Devemos curtir, comentar e apoiar a rapaziada que está produzindo e dando a cara a tapa com sons autorais aqui no fórum, devemos criar uma maior movimentação nesses tópicos, criar um maior tráfego neles, porque assim eles ganham "vida própria" e passa a atrair mais gente a fazer o mesmo, ou quem sabe ainda, produzir e se mostrar também.

Mas daí você pensa: poxa, mas eu nem curto o som que aquele cara postou, não curti a música dele, porque devo comentar?

Não tem a ver com gostar ou não, entenda... se você é um artista de vanguarda, tentando criar uma nova linguagem, por lei, deve-se apoiar quem faz o mesmo, pois apoiando aqueles que trilham o mesmo caminho que você, automáticamente, você estará criando uma melhor "pavimentação" dessa estrada. Entende? Apoiar ou outros artistas da sua cena, não vai desfavorecer sua banda, pelo contrário, vai somente criar uma melhor exposição de TODA a cena... além de você aumentar seu círculo de amizades =D

A situação é difícil pra todo mundo, deve-se existir um apoio mútuo, para que a coisa cresça para todos. E como diz o Lobão: "se orgulhar em ter a melhor banda do bairro", isso é o fim da picada, devemos pensar além, temos que desejar muito mais do que isso!

gordodg
Veterano
# jan/13
· votar


Bandas de protesto existem aos montes país à fora... Mas é aquilo né, jamais (com o perdão da generalização, mas assim é mais impactante) terão divulgação em mídias dominantes justamente por enfraquecer as mesmas e dar senso crítico à quem as ouve.
Nenhum governo apoiará algo que o critique.. nenhuma emissora vai mexer com o poder militar e político dos governos, pois grandes corporações já tem o controle e o respeito do "Estado"...
Claro, há exceções, mas essas se lançaram com mídias alternativas e pequenas, e com o poder das letras e do PÚBLICO conseguiram espaço.
Por isso valorizo muito o autoral... O futuro da música depende disso. E juntas música com política é algo extraordinariamente válido.
Sim, só passei pra dar a opinião e ler sobre o assunto :)
É legal ver que tem gente que também pensa na força musical como protesto social

Synnot
Veterano
# jan/13
· votar


lionness_

Nunca vi tantas indiretas como nesse video .


Mulambojr.
Veterano
# jan/13
· votar


ácido francis

Exatamente, temos que fazer alguma coisa.

Não tem a ver com gostar ou não, entenda... se você é um artista de vanguarda, tentando criar uma nova linguagem, por lei, deve-se apoiar quem faz o mesmo, pois apoiando aqueles que trilham o mesmo caminho que você, automáticamente, você estará criando uma melhor "pavimentação" dessa estrada. Entende? Apoiar ou outros artistas da sua cena, não vai desfavorecer sua banda, pelo contrário, vai somente criar uma melhor exposição de TODA a cena... além de você aumentar seu círculo de amizades =D


Exato. A pessoa nunca ouviu nada de banda nacional de hoje em dia, nunca sequer deu um feedback no forum Cifraclub, e depois quer "entrar na cena", quer que os fãs das outras bandas ouçam o seu trabalho, quer ouvir o feedback da galera e quer apoio.
Dããããããã.

lionness_
Membro
# jan/13
· votar


Rednef2
Valeu a dica, vou ouvir. ;)

Lelo Mig
E com mais atitude.


JJJ
Realmente os resultados demoram para aparecer por esses motivos tbm, mas pelo menos quero que o mundo veja que o Brasil não é essa maravilha que os governantes estão vendendo por ai.


ácido francis
Isso, o foco deve ser o proposito e não o gênero em si.


Synnot
Comedia MTV ... Oo
Confesso que nunca vi, mas verei agora.

gordodg
Concordo, o problema é que falta coragem, mas ainda acho que vale a pena. acontece que é um preço muito cara a se pagar, nem todos tem essa força de vontade.

lionness_
Membro
# jan/13
· votar


"Muito cara" kkkkkkkkkkk, muito caro*

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


Cara,

aqui no Brasil é complicado, os caras que protestam querem ser undergrounds, eles acham que estando nas mídias estão se vendendo, Dead Fish uma banda ótima de HC, sofreu um puta preconceito quando foi pra mídia e esse preconceito não é da população é dos próprios músicos...

mas tem muito som protesto sim, escuta um rap nacional cara, tem uns malucos que mandam demais!

Omar Beasley
Membro
# jan/13
· votar


Protesto está na alma do rap e por lá tem muita crítica envolvida. Rock mesmo vejo pouco, se alguém do fórum curtir Planet Hemp pesa muito nisso. Incomodaram tanto que já foram até presos e tal. Pra quem entende inglês tem umas do Big Pun que são pesadas.

Mas a pegada de protesto é muito mais forte no Rap do que em qualquer outro estilo musical. Sendo que eu acho que músicas não influenciam nada em questões políticas, por isso larguei de me preocupar em escutar músicas com letras nesse estilo.

Planet Hemp:

http://www.youtube.com/watch?v=45NS7LNFZkY
http://www.youtube.com/watch?v=MfKd9KKe0Tc
http://www.youtube.com/watch?v=9htHS7F9jVU

Big Pun:

http://www.youtube.com/watch?v=txziidqI-qY

B Negão

http://www.youtube.com/watch?v=ad_iwSaFDLM
http://www.youtube.com/watch?v=iFPVWgQHWZA

lionness_
Membro
# jan/13
· votar


Gui Tsuu
Dead Fish uma banda ótima de HC, sofreu um puta preconceito quando foi pra mídia e esse preconceito não é da população é dos próprios músicos..

Vai entender esses caras... eu penso que para ser musico não basta saber tocar, ser bem resolvido ajuda bastante.


Omar Beasley
Verdade, rap em sua maioria é sinônimo de protesto.
Planet Hemp é show de bola, e verei agora os videos que vc postou.
Valeu!

Gostei dos videos postados, me surpreendi com o do Comedia MTV.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Protestos musicais, como isso faz falta!