LED ZEPPELIN!

Autor Mensagem
inthelight
Veterano
# jun/04


Esse tópico é para todos os fãs discutirem sobre essa grande banda....

quem naum gostar pode postar a vontade, mas sem postar merda e arranjar briga, blz?

Bom, pra começar vamos falar do começo da banda...

Em 1966, Jimmy Page vira baixista dos Yardbirds, a mais bem sucedida banda de blues rock britanica. Na banda jah estava o Jeff Beck, q tinha sido indicado pelo Page.

Em pouco tempo, o Page vira também guitarrista, e a banda se torna a primeira a ter dois guitarristas solo. Esse tempo teve grandes improvisações ao vivo, mas durou pouco, pois Jeff Beck foi expulso da banda, por sumir durante uma turne. Dai pra frente ficou o Jimmy Page liderando a banda, que já estava se esfacelando por causa dos diferentes interesses de cada um. Até q no começo de 1968 eles se separam, e Page, que queria continuar, assume os direitos sobre a banda, e junto com o empresário Peter Grant resolve formar uma nova banda.

dai pra frente jah é uma historia conhecida. Page logo chama John Paul Jones, qu elee já conhecia dos trabalhos de estudio. Logo depois Page pensa em chamar terry Reid, um jovem e talentoso vocalista. Mas Reid jah tinha outros planos, e indica um sujeito de Birmingham chamado Robert Plant.

Page vai até Birmingham e de cara fica impressionado com Plant.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Ele o chama na hora para a banda, e Plant aceita, e aproveita para indicar o baterista John Bonham, que ele conhecia desde a infância. Bonham a principio naum estava muito a fim de entrar naquela banda, mas aceita fazer um ensaio.

Assim, Page, Jones, Plant e Bonham, fazem um ensaio na casa de Page, em um pequeno quarto, onde tocam The Train Kept a Rollin'. Na hora eles perceberam que tinahm futuro. Foi depois desse ensaio q Bonham decidiu ficar na banda.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Logo eles agendam uma turnê para a Dinamarca, que tinha sido marcada para os Yardbirds. Com o nome de NEW YARDBIRDS, eles vão para a Dinamarca e ensaiam as musicas q entrariam no primeiro album do Led.

Mas eles não eram apenas uma continuação dos Yardbirds. A mente de Page fervilhava com novas ideias e direções musicais, q ele pretendia por em pratica com a nova banda.

Page era conhecido como um guitarrista de blues rock, mas seus anos trabalhando como guitarista de estudio o colocaram em contato com diferentes estilos. Mais tarde, nos Yardbirds, ele começou a experimentar novos sons. Uma visita à Índia despertou seu interesse pela musica oriental (Page foi o primeiro guitarrista a usar uma citara indiana, antes mesmo de George Harrison). Ele também queria aproveitar velhas canções folks inglesas, e juntar tudo isso. Segundo ele, a música deveria ser um equilibrio de "luz e sombras". Vejam o q ele diz nessa entrevista à Q Magazine em 2003

"Eu cultivei um monte de novas abordagens sobre a música elétrica nos Yardbirds porque havia um monte de espaço para improvisação e eu estava criando minhas próprias idéias. Foi lá que Dazed And Confused foi tocada pela primeira vez. E no fim, eu pensei, isso é bom de verdade. Há muita influência dos Yardbirds no primeiro álbum do Led Zeppelin, mas eu tinha também uma grande paixão pelo que estava acontecendo na cena folk com Davey Graham e Bert Jansch. Não era incrivelmente popular na época, mas, garoto, era incrível num nível intelectual. Eu estudei as técnicas daquele estilo muito intensamente e é daí que Babe I'm Gonna Leave You vem. Eu queria captar a luz e a sombra da música acústica com a energia do rock elétrico, e isso foi algo que imediatamente se tornou estabelecido na música do Led Zeppelin"

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Durante um show nos EUA, em outubro de 68, Page lembra-se de uma ideia de Keith moon, q nunca se realizara. Ess aideia era sobre montar uma super banda, ainda no tempo dos Yardbirs. Nas palavras de Page:

" Simon Napier-Bell decidiu que todos os Yardbirds deveriam fazer singles solos. Ele começou com Keith Relf e depois foi a vez de Jeff e eu cheguei com essa idéia para Beck's Bolero. Então nós tínhamos uma sessão agendada que envolvia Keith Moon, John Paul Jones, Nicky Hopkins, Jeff e eu nas guitarras. Foi quando Keith Moon disse: "Isso é fantástico. Nós deviamos começar um supergrupo." Uma discussão se seguiu, envolvendo o nome do grupo, que Keith disse que deveria ser Led Zeppelin" (pois teria um som pesado e 'voaria' ao mesmo tempo).

Assim, a partir de outubro, os New Yardbirds passam a se chamar LED ZEPPELIN (o lead de chumbo foi mudado para led para facilitar a pronuncia).

O resto é história. Logo na primeira turnê americana o Led Zeppelin se destaca, fazendo com que o Iron Buterffly, principal grupo da turne q incluia tb Vanila Fuge e Country, Joe & Fish desistisse de continuar.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Nessa turnê o repertorio da banda consistia das musicas q seriam lançadas no primeiro album, basicamente blues como How Many More Times e I Can't Quit You Babe, e outras como As Long As I Have You e Train Kept A Rollin, que naum foram lançadas.

Mas o Led já mostrava q tinha um som diferente, tocando a estranha Dazed & Confused, com uma incrivel técnica de Page, que tocava a guitarra usando um arco de violino, extraindo um misterioso som.
Havia também a musica folk Babe Im Gonna Leave You, que parecia mostrar toda a violência, a "luz e sombra", que caracterizaria a musica do Led no futuro. Page também incluia seu numero solo, White Summer/Black Mountain Side, uma musica em afinação DADGAD que ele fizera a partir de uma musica de Bert Jansch. Page copiara o riff de Jansch e desenvolvera uma musica com um som oriental

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Curiosidades
A música preferida de Peter Grant era Travelling Riverside Blues.

Após uma apresentação do Led Zeppelin em 18 de agosto de 1969 na cidade de Toronto, no Canadá, a banda decidiu fazer um set acústico do lado de fora do clube! Entretanto, como ainda não eram muito conhecidos, praticamente ninguém reparou naqueles cabeludos que tocavam na calçada...

O Led Zeppelin se apresentou em Copenhagen no dia 21/02/1970 sob o nome "The Nobs", pois Eva Von Zeppelin, descendente do idealizador do famoso dirigível, entrou com uma ação que impedia a banda de se apresentar usando o sobrenome de sua família, pois segundo ela: "eles podem ser famosos mundialmente, mas um grupo de macacos cabeludos não pode usar um sobrenome famoso sem permissão". Mas a banda conseguiu depois entrar num acordo com a família Zeppelin, que inclusive os convidou para darem um passeio no dirigível da familia, oferta q a banda recusou

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


A historia do Mud Shark

Uma das historias mais famosas envolvendo o Led eh aquela da...digamos, brincadeira q eles fizeram com um peixe e uma groupie. Ao contrario do se diz por ai, naum foi um tubarão, e sim um Mud Shark

O incidente aconteceu em Seattle, onde existe um hotel chamado the Edgewater Inn. Como o nome sugere, o hotel fica à beira d'água, às margens de Elliott Bay, e a sua principal atração é de se poder pescar da própria janela. De águas lamacentas, os lambaris ou baiacus que nela residem acabam apelidados de mud sharks.

Conta-se que às quatro da manhã, John Bonham estava pescando da sua janela acordado por cocaína e matracando incessantemente, o que explica a razão porque depois de horas na janela, ele não pescara absolutamente nada. Entediado, Bonham passa a esfregar champanhe no salmão fresco que estão usando como isca na esperança de embriagar os desgraçados. Bonham, que já secara sua terceira garrafa de champanhe, estava no ponto certo para achar qualquer coisa divertida e engraçada. Podem rir, mas os peixes começarem a morder e o gigantesco baterista do Led Zeppelin acabou tirando das águas lamacentas de Elliott Bay três vermelhões e alguns mud sharks.


No dia seguinte Bonham estava se gabando de seu feito para todos, mormente Page e Plant, quando surgiu a fatídica pergunta: “O que você vai fazer com estes peixes?” A resposta nao poderia ser mais vaga, “Encontraremos alguma coisa”. E naquela noite realmente encontraram. Reunidos no quarto com algumas groupies, uma ruiva em particular de 17 anos, bebendo champanhe da garrafa, falava coisas picantes, sobre como gostava de sexo gostoso. Até ai, é tudo só papo, contudo quando ela comentou que gostava de ser amarrada, acabou atiçando a imaginação dos rapazes. Jimmy Page sorrindo declarou que se a garota gostava de ser amarrada, eles tinham a obrigação de tentar agradá-la.

Richard Cole ligou para o serviço de quarto, e com a desculpa de precisar amarrar uma mala cuja tranca arrebentara, pediu uma corda. Quando a corda chegou, a ruiva começou a rir e a tirar a roupa. Seu nome era Jackie e ela foi logo se deitando enquanto os meninos começaram a amarrar suas mãos e pés na cama. Embora a estória conte que usaram um mud shark, Jackie sendo ruiva, optaram pelo vermelhão. Delicadamente inseriram o peixe na sua vagina, a carne fria e gosmenta criando grande sensações sem fricção. Além de Page, Bonham e Cole, estava presente também Mike Stein, do Vanilla Fudge, que filmou tudo em super 8 (não, esse video naum foi lançado no DVD!)


Após brincarem com a vagina, passaram a tentar enfiar o peixe no canal anal de Jackie, que soltou um grito. Imagine cenas hilárias como Stein dando uma de diretor de cinema, pedindo a uma garota que tem um peixe enfiado no traseiro para sorrir para a câmera, e Jackie sorrindo alegremente enquanto os demais acenam como turistas em algum lugar exótico. Em momento algum Jackie reclamou, muito pelo contrário. Todas as suas exclamações eram basicamente reações às sensações que sentia: “Meu Deus! Isto é incrível!”, “Wow!”, “Não pare!”, “Mmmmm”, “Ui!” e assim por diante.

Depois de meia hora a brincadeira cansou e os participantes foram cada um fazer outra coisa. Ninguém comeu Jackie. A história tem sido contado de vários formas, mas somente o filme feito por Mike Stein pode revelar a verdade. Esta não é a unica estoria de sexo com habitantes aquáticos que envolvem Led Zep. De outra feita encheram pela metade uma banheira com água e nela colocaram duas garotas e quatro filhotes de octopus. Ficaram impressionados com o instinto dos bichinhos de irem direto para o orifício correto. As duas garotas concluiram que um filhote de octopus é infinitamente mais gratificante do que um vibrador.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Sobre John Bonham:

John Henry Bonham nasceu em 31 de maio de 1948, em Bromwich, Staffordshire, a mesma cidade de Robert Plant. Algumas horas após o seu nascimento, seu coração parou de bater, mas os médicos milagrosamento conseguiram reanimá-lo. Plant e ele se conheciam desde a infância, mas só ficaram amigos mesmo quando começaram a tocar juntos.

Bonahm gostava de batucar em qualquer coisa que aparecesse, mas foi só com 15 anos q conseguiu sua primeira bateria, trabalhando como carpinteiro junto com o pai.

Com 17 anos, ele engravidou a namorada e casou-se com ela, com quem ficou até morrer. Nasceu ai seu primeiro filho, Jason Bonham.

Bonahm vivia de bicos em bandas, mas nunca ficava muito tempo na mesma banda, pois era considerado barulhento demais (ve se pode...) . Tinha uma casa de shows q tinha um equipmaneto para medir a força com que o baterista tocava, se atingisse um certo nivel tocaca um alarme e o baterista tinha q arar. Na primeira vez q o Bonham atingiu a bateria o negocio disparou

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Depois de se juntar ao Led (ganhando 50 libras por semana, menos do q os outros), Bonham tornou-se também o motorista da banda, ganhando mais 50 libras.
Assim q começou a ganhar algum dinheiro, ele começou a experimentar todos os kits de bateria q podia, decidindo-se por um Ludwig Maple com dois bumbos.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Bonham tocava tão alto que Page e Plant decidiram roubar um dos bumbos da bateria, enquanto Bonham não estava.

"John conseguia tirar um volume enorme sem bater violentamente, mas apenas usando os pulsos. Sua técnica era impressionante. Eu ouvi muitos bons bateristas mas eu sabia que ele era especial. Você podia sentir. Era um baterista muito imaginativo. Sem dúvida foi o maior baterista de todos os tempos." (J. Page)

"O som de Bonham não vinha de nenhuma bateria, e sim dele. Ele tocava em kits horriveis e ainda assim extraia aquele som"

Bonham costumava chamar musicos famosos para festas em sua casa, onde fazia seu filho Jason tocar para convidados como Ringo Starr e Keith Moon, um dos melhores amigos de Bonham.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


e ae, cade os fãs?

bocao
Veterano
# jun/04
· votar


inthelight
Ó eu aqui. _o/

Aí cara, eu comecei a baixar uma versão de Stairway com o Phill Collins na batera. Vc tem esse vídeo: É legal?

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


bocao
putz, é a do Live Aid, num é? q tem dois bateristas... O Page tava MUITO bebaço nesse show, mas é legal ver eles tocando pela primeira vez depois da morte do Bonzo. Aquela hora q o Plant fala "Does Anybody remember laughter" o estadio vem abaixo.

bocao
Veterano
# jun/04
· votar


inthelight
É do Live Aid msm. Eles tocaram outra músicas nesse show? Eu só achei Stairway. Depois acho que vou baixar o A.R.M.S.

Christofer Johnsson
Veterano
# jun/04
· votar


plant desafina ao vivo i mto :/

bocao
Veterano
# jun/04
· votar


Christofer Johnsson
Não tem problema, ele é o Plant.

negresc0
Veterano
# jun/04
· votar


Led detona

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Não tem problema, ele é o Plant.
huahauhauhau boa

oia, no Live Aid eles tocaram Rock And Roll, Whole Lotta Love e Stairway.Tem os três em video na net, eu tinha, mas perdi qdo formatei o PC

gunsnzeppelins
Veterano
# jun/04
· votar


Eu já vi uma versão de Stairway To Heaven orquestrada, do Symphony X...
Eu AMO Led!!!!

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


gunsnzeppelins
do symphony x? naum ouvi ainda. é boa?

niredsystalaringologista
Veterano
# jun/04
· votar


led e minha banda de hard rock preferia

po so eu baixando essas coisas q vcs falaram. tenho muito poucos videos do led

Dogs2
Veterano
# jun/04
· votar


niredsystalaringologista
led e minha banda de hard rock preferia

Led é hard rock?
Pra mim que hard rock era Van Halen, Guns N' Roses, Skid Row, KISS, AC/DC...
Eu num acho Led nada hard rock.

niredsystalaringologista
Veterano
# jun/04
· votar


sei la. num ligo pa classificação naum. mas como todo mundo diz q eh hard rock...

minha banda de rock entaum(depois do floyd, se bem q tb ha os q dizem q floyd naum e rock. eu discordo. ah sei la)

Christofer Johnsson
Veterano
# jun/04
· votar


guns and poses eh hard rock? eu axava q era hard pop

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Dogs2
o hard rock começou com Led e Purple, e depois vieram novas bandas, q caracterizaram melhor o estilo. O hard rock mesmo veio é o dos anos 80, mas o Led tb é hard rock.

Mas a classificação naum tem a menor importancia.

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


Mais historias...

Segundo o Page, o comportamento deles era bem pior no Japão. Quando a banda foi fazer alguns shows lá, em setembro de 1971, eles se hospedaram em um hotel de luxo, e Bonzo literalmente destruiu o quarto com uma espada de samurai.O guitarrista tambem diz q um dos membros da banda tirou as roupas e foi andando completamente nu nos telhados das casas nos arredores.

"também houve um orelhão que desapareceu da rua, e foi encontrado no corredor, em frente ao nosso quarto, cheio de moedas dentro."

Essa turnê quase viu o fim da banda, por causa de uma brincadeira de Bonzo. O baterista pegou escondido a bolsa de uma garota japonesa que estava com Jimmy Page durante a turne e fez suas necessidades fisiologicas (ou seja, cagou) lá na bolsa, e depois colocou no lugar como se nada tivesse acontecido. A garota qdo descobriu fugiu assustada, e Page, furioso, queria expulsar Bonham da banda,

Agente Smith
Veterano
# jun/04
· votar


LED RULEZ!

JuninhoL
Veterano
# jun/04
· votar


inthelight, me passa seu icq ou msn!!

inthelight
Veterano
# jun/04
· votar


JuninhoL
jah passei no outro topico, mas ai vai de novo:
316663037

Agente Smith
Veterano
# jun/04
· votar


Ae tópico loko. Aki vão as influencias do led, e os influenciados:

Influências As influencias musicais dos integrantes do led zep são muito extensas, vão do Country, passando pela musica classica, e indo até a música arabe.Mas As principais influencias são:
Chuck Berry,Elvis presley,muddy waters, the who....

Influênciados Praticamente , A maioria das bandas que vieram depois do led , foram influenciadas, direta ou indiretamente pelo led. Mas A influencia do led foi mais forte sobre 2 estilos musicais, o Hard/Glam Rock e o Rock Progressivo, incluindo bandas como:
Van Halen,Guns N' Roses, Aerosmith,RAMONES(acredite, o guitarra soh palhetava pra baixo pq axava que o page palhetava desse jeito em "Communication Breakdown"), pink Floyd,Rush,Black Sabbath,Steve Vai, Yngwie Malmsteen,Joe Satriani,E mais uma infinidade de bandas e musicos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a LED ZEPPELIN!