Escutar música não é mais o mesmo

Autor Mensagem
Sunn97
Membro Novato
# jul/20


eae galera,blz?

Bom,eu sou nova aqui no fórum e vim falar sobre uma coisa que ultimamente tem me perturbado bastante : escutar música não é mais o mesmo!

É até estranho dizer isso pq pelo menos à 1 ano atrás eu amava música e passava o dia todo escutando
Obs : eu tinha um "cantinho" só pra mim(o meu quarto vazio) que era aonde eu botava o headfone e viajava na música
ATÉ que instalei internet na TV da sala e comecei a escutar por lá… O problema começa aí :/

Era gente passando na frente,gritando ou conversando comigo;
Cachorro e gato atrapalhando;
Eu me tirando a atenção olhando a janela/celular

Agora,depois de muito tempo, eu voltei pro meu cantinho pq vi que aquilo tava me fazendo mal

Acho que isso me fez ficar um pouco distante da música, principalmente o fato de não ter um fone como sempre teve e tbm a falta de atenção

Ando escutando a música " Strawberry Lipstick " do YUNGBLUD, o cara é foda mas talvez se fosse em outras condições,eu entraria mais na música

É isso aí galera,me fala umas músicas que vcs gostam pra eu ir me acostumando a escuta-las e me dêem dicas de como voltar a como eu era ou se vcs já passaram por isso.

Abraços!

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/20
· votar


É por isso que eu coleciono disco de vinil.

Beto Guitar Player
Veterano
# jul/20
· votar


É por isso que eu coleciono disco de vinil.

Nunca tive uma fase vinil, mas sempre que eu comprava um novo CD, eu meio que tinha um ritual: Parava e tocava inteiro do início ao fim e, à partir daí, elencava minhas músicas favoritas. Mesmo que nem todas as músicas fossem do meu agrado, eu tinha que ouvir o CD inteiro e tinha um momento só pra isso.

Hoje em dia, nem compro mais CD, às vezes até boto um álbum pra tocar no spotify, mas sinto que não é a mesma coisa.

A única banda que eu ainda pego pra ouvir do início ao fim é o Pink Floyd, mas muitas vezes escuto enquanto estou fazendo outras coisas, ou seja, nunca estou focado apenas na música.

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/20
· votar


Beto Guitar Player
Pois é, não precisa ser necessariamente ouvir vinil, mas tem que rolar um envolvimento com a música e um pouco de dedicação. Tipo, não tem nada de errado em ouvir música sem prestar atenção, se é isso que você quer, mas se você sente falta de ligação com a música, estabelecer um ritual ajuda.

Pra mim o melhor ritual é ouvir vinil: botar pra rodar, trocar de lado, segurar a capa e tal. Não que eu não ouça streaming: ouço direto, acho ótimo, é incrível hoje em dia poder ouvir um disco novo do artista que eu gosto no mesmo dia do lançamento pelo Apple Music. Mas altas vezes eu só sinto que ouvi um disco de verdade quando ouço na cópia física.

Se for pra ouvir streaming, pelo menos tenho que sossegar num lugar só e ler as letras quando ouço pela primeira vez.

Ningen
Veterano
# jul/20 · Editado por: Ningen
· votar


Sunn97

O que percebi, nesse sentido, é que, para mim, estava cada vez mais difícil ouvir música pelo YouTube. Que sempre ficava me recomendando coisas nada a ver. Parece vendedor de roupa. Você pede uma coisa e ele vem com uma porrada de outras, como quem diz: "olha, tá bonito, combina". ( ̄﹏ ̄;)

Agora só vivo no Spotify PC, que mesmo com contas free, tem uma boa qualidade de áudio.
Fiz uma análise, vi até espectrogramas, e tá pau-a-pau com o YT.

Aqui, também passo o áudio do PC no corretor de frequências Morphit, com o preset próprio do meu AKG K240. Que deixa meus fones ainda melhores.

Engraçado que isso de ter um lugar especial para ouvir música era a coisa mais comum, mesmo em periferias... Hoje que a coisa desandou rsrs.

Sunn97
Membro Novato
# jul/20 · Editado por: Sunn97
· votar


Ningen

Vdd,o YT tá cada dia mais recomendando merda que eu nem escuto
Acho que é melhor eu migra para o Spotify,mesmo que ele apresenta menos função do que o YT

Ningen
Veterano
# jul/20
· votar


Sunn97

Só sinto falta dos acústicos... dos covers... nos NPR Tiny Desk.. Se bem que ultimamente pararam um pouco por causa do COVID. Mas pra ouvir música em si o Spotify resolve bem... Dá para organizar as playlists, na versão PC dá para ver o que os amigos estão ouvindo.. Pra focar em música é uma boa.

entamoeba
Membro Novato
# jul/20
· votar


Nem sei o que é Spotify. Sou velho: minhas músicas estão em MP3.

Lelo Mig
Membro
# jul/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Não ouço nada que alguma IA me recomende.

Ouço o que tenho em acervo pessoal (gigantesco) e novidades eu procuro, fazendo todo aquele longo percurso de garimpagem, erros e acertos, até chegar a experiências novas que me agradem. Geralmente unindo o processo de busca não só ao ouvir, mas ler biografia, trajetória, imagens e etc.

Comprei dezenas de discos "pela capa" nos anos 70 por não ter acesso a informação, hoje que tenho todas as portas do mundo abertas para buscar música em qualquer parte do mundo não vou "perder meu tempo" pesquisando?

Pelo contrário... gasto meu tempo nestas "entranhas" da arte/música/história com o maior prazer.

Hoje mesmo descobri uma banda norueguesa de prog fusion dos anos 70 muito interessante. Ouvi seu único álbum de 1971, achei sua biografia, pesquisei curiosidades.

E descobri uma outra, alemã, de Prog Hard, que também desconhecia e achei muito legal com uma vocalista exótica com um timbre vocal muito interessante. Idem acima.


Uma banda dos anos 70 que nunca ouvi falar... é nova, não precisa ser de 2020, precisa eu gostar.

M.André
Membro Novato
# jul/20
· votar


Antigamente eu também guardava um tempo apenas pra ouvir as coisas que eu gostava. Hoje em dia, ouço música durante o trabalho, no trânsito, durante as tarefas de casa... Ultimamente, o único momento onde consigo me concentrar nisso é quando preciso tirar alguma música nova pra engordar repertório.

O que acontece hoje em dia, ao meu modo de ver, é que estamos envolvidos em várias tarefas simultâneas e isso não dos deixa aproveitar o prazer que uma tarefa sozinha nos proporciona.

Beto Guitar Player
Veterano
# jul/20
· votar


entamoeba
Nem sei o que é Spotify. Sou velho: minhas músicas estão em MP3.


Eu também fazia isso, mas daí meu celular começou a ficar sem memória. Tem conta baratinha no spotify, te recomendo fortemente. A qualquer hora e em qualquer bateu a vontade de ouvir uma música que você não ouve faz tempo, tem lá. Infelizmente (ou felizmente para alguns) essa é a tendência.

pisetta
Membro Novato
# ago/20
· votar


Uma boa opção é escutar musicas a noite então, quando se deitar pra dormir, coloca sua playlist favorita no shuffle e fica la, escutando musica até dormir ou então, até dar sono

Del-Rei
Veterano
# ago/20
· votar


Não entendi.
Se você voltou ao seu cantinho, o que está atrapalhando agora? Não ter um fone? Não tem como arrumar um, mesmo que baratinho?
Já parou pra pensar que talvez você esteja numa fase de não ter tanto apego à música? Natural isso. Talvez nem arrumando um bom fone vá te realizar nesse momento.
De repente é a hora de você arrumar outra atividade.

Um aceno de longe!!!

fernando tecladista
Veterano
# ago/20
· votar


Escutar música não é mais o mesmo

aqui também não é mais o mesmo
mas mudou pra melhor

graças ao youtube e spotify eu escuto músicas que não conseguiria com mídia física

escuto um album inteiro indo para o trabalho pelo spotify
vejo shows no youtube que não encontro dvd a venda

até alguns shows que alguma alma bondosa fez o favor de passar seu VHS para o youtube de um show que passou na TV....

ainda continuo ouvido um pouco algum vinil, e CD convencional

Jubu
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: Jubu
· votar


eu tenho o costume de ouvir música enquanto eu lavo louça e às vezes antes de dormir, porque são momentos em que eu estou sozinha e posso focar nos detalhes das músicas! também faz um ano e meio que eu variei um pouco o estilo musical que eu escuto, eu ouvia muito pop internacional mas acabei enjoando e ficava desanimada pra escutar. agora eu estou viciada em rock. eu super recomendo ouvir os álbuns News of the World, The Game e A Night at the Opera do Queen e os Rubber Soul e Abbey Road dos Beatles, todas as músicas são incríveis, e é uma experiência diferente do que colocar nas recomendações do youtube/spotify.

Schelb
Veterano
# ago/20
· votar


Eu escuto muito menos música hoje do que na adolescência por exemplo, realmente nao mais o mesmo significado pra mim. Mas quando escuto vou no contrário do pessoal aí .. gosto de ouvir coisas novas então adoro os algoritmos, seja do youtube ou do spotify .. muitas boas surpresas

Ismah
Veterano
# ago/20
· votar


Tá aí a única coisa boa da quarentena: voltei a ouvir música. E não é pôr uma lista pra rolar, e fazer outra coisa. É ouvir música!
E as vezes até destrinchar algum trecho que me chama a atenção. Voltar, tirar, analisar...

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/20
· votar


Ismah
Tá aí a única coisa boa da quarentena: voltei a ouvir música.
Que bom, cara! Não dá pra fazer música sem ouvir música. Eu aproveitei a quarentena pra ressuscitar a minha coleção de cds: na última mudança tirei todos das caixinhas pra ocupar menos espaço, guardei só os discos, encartes e papelzinho da traseira, Como estou com mais tempo livre, comprei caixinhas novas e comecei a montar de novo. É muita coisa, e alguns discos são difíceis de achar mesmo em streaming (principalmente bandas nacionais independentes e aqueles discos de metal americano e europeu que a Hellion, a Rock Brigade e a Paradox lançavam no Brasil uns 20 anos atrás).

LeandroP
Moderador
# ago/20 · Editado por: LeandroP
· votar


É por isso que eu coleciono full album de mp3.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/20
· votar


Com o passar do tempo fui passando a escutar cada vez mais música, seja durante outras tarefas, seja só por escutar. Sou a favor de albuns ao invés de músicas soltas, mas não descarto as sugestões dos algoritmos, apenas não confio muito nelas. Já descobri umas pérolas pelos algoritmos ou mesmo pelos merchan forçados, mas não é tão comum.

ErickDutraLemos
Veterano
# ago/20
· votar


entamoeba
Nem sei o que é Spotify. Sou velho: minhas músicas estão em MP3.

Eu te entendo hahaha

TendTudo
Membro Novato
# ago/20
· votar


Na minha opinião não é o disco que faz o conceito mas sim a mente.

renmr
Membro Novato
# ago/20
· votar


Os dois problemas dos tempos atuais que causam essa questão estão relacionados à atenção/concentração, e ao excesso de estímulos.
O primeiro é que sua atenção é disputada e roubada o tempo todo pelo celular, internet, TV etc. Isso causa danos mentais reais nas pessoas. Se o seu estado estiver ruim neste sentido (como o meu), procure ajuda, e ajuste as suas atividades e redes sociais para algum conjunto mais saudável.
O segundo problema é o excesso de estímulos que o mundo moderno dá. Tudo é banal. Com música isso é bem evidente. Todo lugar que você vai tem uma musiquinha de fundo. Todo programa de TV usa música em vários momentos. Todo vídeo no YouTube tem (ou gritaria). Corredor de prédio, ônibus, metrô, propaganda na rua. Tudo. Assim nós perdemos a capacidade de apreciar a música. O mesmo aconteceu com as cores há um tempo atrás. Nos anos 70, por exemplo, não era comum um supermercado ser um paraíso colorido aos olhos que é hoje. Já vi também, em algumas circunstâncias, o mesmo acontecer com cheiros.
Essa hacking de dopamina é a isca que o mundo moderno usa para te prender nele (e gastar dinheiro). Muito cuidado com isso. Sua saúde pode se comprometer.
Não tenho a solução definitiva. Só dou uma dica: às vezes, procure se desligar desse mundo e curta a natureza, que é o habitat natural do ser humano. Vá para um sítio ou uma praia. Curta os amigos sem tecnologia te chamando a atenção. É "desintoxicante". Talvez a meditação consiga um resultado parecido.

Sunn97
Membro Novato
# ago/20 · Editado por: Sunn97
· votar


renmr

Concordo com a maioria das coisas que você escreveu.
A falta de atenção tem me custado caro,mas sinto que estou retomando-a de volta.
Meditação,exercícios físicos,mudar a rotina e etc pode ajudar muito (tenho feito isso e sinto que meu desenvolvimento mental melhorou).
Aos poucos,escutar música está voltando ao normal

Vir1977
Membro Novato
# ago/21
· votar


Ressuscitando o post e aproveitando o tema, eu nunca tive vivência com vinil, apenas com CD, MP3 e agora o streaming. O bom de tocar um instrumento é que você pega atenção na hora no som.
Mas um grande entrave é o lance "plástico" que a música tem de você se apoiar na arte da capa, ou na banda ao vivo, ou nas acrobacias que seja. O lance da música é que, como diria Kandinsky, é a "arte mais subjetiva" porque o som te traz sensações que a visão não traz. Diria que me apego mais á sons do que a imagens, visto recentemente ter ouvido o genial Thick as a Brick pela décima vez e as sensações surgem como déjà-vu.

Indiegesto
Membro Novato
# ago/21
· votar


Nunca liguei pra vinil. Negócio ultrapassado. Sempre preferi cd. E, agora, ouço pelo spotify ou youtube. Muito mais prático. Mas, também gosto de ouvir meu som em paz e sem ter ninguém atrapalhando.

lamas92
Membro Novato
# ago/21
· votar


Sou dazantiga, gosto de "ter". Minhas músicas no celular, todas "velhas" (como dizem minhas filhas), são um balaio de gato que é o meu gosto musical
Estão baixadas no aparelho (ou converti, ou baixei mesmo). Coisa de velho?
Com esse treco de Spotfy e de pagar por assinatura para ouvir, acho que a qualidade não é a mesma...

Outra questão foi levantada pelo Bruce Willis há uns anos. Vc compra uma música na Apple Store. Ela é sua, não? Então quando vc morre, seus filhos "herdam" essas músicas? Mas elas não são "suas"?

É isso. O mundo mudou. E vc?

Indiegesto
Membro Novato
# ago/21
· votar


Eu tento me adaptar. Coisa de boomer rejeitar tecnologia.

Cmolena
Membro Novato
# ago/21
· votar


Cara, eu acho sim...não tem como falar que a qualidade das músicas no serviço de Streaming é ruim...de fato, criticar por isso é um pouco coisa de boomer, HAHAHAHAHA.

A minha crítica particularmente ao streaming é a FORMA como a gente passou a ouvir música. Tipo, o fato de vc ter a música pra ouvir a QUALQUER momento pra mim é um puta problema. Eu várias e várias vezes ficava igual tonto procurando música pra ouvir e quando finalmente achava uma, já estava procurando outra, justamente por essa liberdade de poder escolher qualquer uma a qualquer momento.

Álbum inteiro...fazia tempo que não ouvia. Tudo mudou quando decidi cancelar a assinatura e ouvir musica com mais calma, consciencia e paz de espirito...sabe, reserva um tempo específico pra ouvir musica...não a qualquer hora...mudou mesmo, eu sinto que de fato voltei a ter aquela empolgação de ouvir um album inteiro e talz.

Rasistskiy Stalker
Membro Novato
# set/21
· votar


Cd >>> Vinil

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escutar música não é mais o mesmo