Ouvir música x Escutar música

    Autor Mensagem
    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/14


    Quando foi a última vez que você ouviu, e não apenas escutou, música?

    Parar de fazer qualquer coisa e ficar apenas ouvindo a música, com toda a atenção possível durante esta tarefa.

    Seja sincero.

    makumbator
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    Faço isso diariamente. Mas sei que a maioria das pessoas trata a música como um fundo para outras atividades. Não vejo tanto problema nessa prática (e também faço isso de vez em quando), mas realmente é cada vez mais comum.

    Como a música perdeu uma parte de seu caráter ritualístico e social (além de não ser mais algo pouco acessível) é até natural que isso aconteça.

    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Hoje mesmo tentando deixar uma gravação minha "aceitável".


    Geralmente eu só escuto as músicas mesmo, mas quando tem alguma coisa nela que me chama bastante a atenção eu pego pra ouvir direito.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Também faço ouço musical analisando-a diariamente.... É isto ajuda muito em composições, não somente em questão de melodia, mas como análise da musical estrutural, como a guitarra encaixa com o baixo, o papel da bateria na levada da musical e etc... E assim vocês conseguem pegar coisas, musicalmente falando, que seria difícil de pensar... No caso não pensar somente em seu instrumento isolado e sim na musical como um todo.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Ouço musica todos os dias. Não digo que todas, mas pelo menos uma durante o dia, com certeza.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Headstock invertido
    Eu tinha o hábito de fazer isso quando comprava os álbuns do Rush. Escutava-os de cabo a rabo lendo o encarte e tudo mais. Ou seja, a última vez que fiz isso foi lá nos idos de 2007.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Eu dificilmente paro pra ouvir música. Normalmente ouço enquanto jogo ou navego. Os momentos que dedicava mais a música era enquanto me deslocava entre os locais, ai ouvia no fone. Mas também faz tempo que não ouço música no fone.

    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    erico.ascencao
    Não comprou o Clockwork Angels?

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    erico.ascencao
    Eu tinha o hábito de fazer isso quando comprava os álbuns do Rush. Escutava-os de cabo a rabo lendo o encarte e tudo mais. Ou seja, a última vez que fiz isso foi lá nos idos de 2007.


    Eu faço isso toda a vez que compro/ganho um CD novo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Headstock invertido
    Comprei, mas escutei como trilha sonora mesmo.

    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    erico.ascencao
    Ah só.

    Um dos meus preferidos. Na minha opinião, se equipara aos discos da era de ouro da banda, que os anteriores, apesar de ótimos e complemente acima da média, não chegavam perto.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Essa é uma diferença que eu considero de extrema importância.

    Adoro ouvir música com toda a atenção possível e gosto sempre de buscar maneiras de tornar estes momentos ainda mais intensos. Procuro fazer isso todos os dias. Atualmente as formas que mais gosto de ouvir música com toda atenção incluem:

    i. A mais básica: Em casa, Deitado / sentado confortavelmente, de preferência à noite e completamente no escuro.
    ii. Em locais públicos calmos, preferencialmente em meio à natureza (parques, bosques, etc)
    iii. Caminhando. Algumas pessoas podem achar que assim a música fica em segundo plano, mas não é verdade. Na verdade a caminhada é que fica automática, a minha atenção fica toda na música.

    bônus iv. Gosto muito de ouvir música enquanto corro e pratico exercícios. Neste caso, embora preste bastante atenção nas músicas, é uma interação diferente dos outros pontos citados.

    Observações:

    - Vi alguns posts aqui do tópico e, pelo menos pra mim, ouvir música com atenção não é sinônimo de "ouvir música analisando". Embora, obviamente, pra ouvir música analisando você tenha que ouvir com atenção, o contrário não é necessariamente verdadeiro.

    - Não gosto de fazer muitas afirmações categóricas sobre como as coisas DEVEM ser feitas, mas, na minha opinião, a única maneira de se ouvir e absorver música erudita é prestando atenção. Em geral a música erudita tem um discurso musical bastante denso e , talvez pelas características dos instrumentos normalmente utilizados, não é uma música INVASIVA, ou seja, não vai penetrar na sua atenção da mesma forma que um som com bateria e guitarras distorcidas (nota: existem exceções aos montes). Ao meu ver isso é até uma vantagem, pois quando você quer apenas preencher o silencio enquanto estuda ou realiza alguma tarefa maçante, a música Erudita é uma excelente opção.

    - Relacionado ao ponto que acabei de falar, descobri que, pelo menos pro meu gosto, tem músicas que SÓ CONSIGO ouvir por muito tempo se for "sem prestar atenção". Por exemplo: Outro dia fui tentar ouvir um cd do Pantera em uma das maneiras que descrevi, prestando atenção e tal. Nossa, depois de alguns minutos estava achando completamente maçante, repetitivo, pobre, tedioso e desagradável aos ouvidos.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Hoje mesmo tentando deixar uma gravação minha "aceitável".2

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Interessante seu discurso. Acho que é saúdavel mesmo fazer está pratica de Atenção musical. Mas ao mesmo tempo, requer muita paciência.

    Cres
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Realmente, faço isso poucas vezes. Sei la, não tenho paciência pra parar tudo o que estou fazendo e apenas escutar música. Tenho que fazer outra coisa junto.

    No entanto, acabo prestando mais atenção quando escuto uma música quando tiro ela, ou quando quero verificar algo específico. Além disso, como ja disseram, em momentos de caminhada/corrida, ou no transporte, ou em outras situações em que minha atenção se torna quase que totalmente para a música que eu estou escutando.

    Lucas Machado dos Santos
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    A última vez foi hoje mesmo. Quase sempre eu ouço música e não apenas escuto. Sempre tento separar um período de tempo do meu dia para ouvir música.
    Acho que o único momento que eu apenas escuto música é quando sou "obrigado" a escutar, quando vou a algum local que esteja tocando música que eu não quero ouvir por exemplo, mas acabo ouvindo por precisar estar nesse local.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouvir música x Escutar música