Escutar música não é mais o mesmo

Autor Mensagem
    Sunn97
    Membro Novato
    # 27/jul/20 15:08

eae galera,blz?

Bom,eu sou nova aqui no fórum e vim falar sobre uma coisa que ultimamente tem me perturbado bastante : escutar música não é mais o mesmo!

É até estranho dizer isso pq pelo menos à 1 ano atrás eu amava música e passava o dia todo escutando
    Obs : eu tinha um "cantinho" só pra mim(o meu quarto vazio) que era aonde eu botava o headfone e viajava na música
    ATÉ que instalei internet na TV da sala e comecei a escutar por lá… O problema começa aí :/

Era gente passando na frente,gritando ou conversando comigo;
    Cachorro e gato atrapalhando;
    Eu me tirando a atenção olhando a janela/celular

Agora,depois de muito tempo, eu voltei pro meu cantinho pq vi que aquilo tava me fazendo mal

Acho que isso me fez ficar um pouco distante da música, principalmente o fato de não ter um fone como sempre teve e tbm a falta de atenção

Ando escutando a música " Strawberry Lipstick " do YUNGBLUD, o cara é foda mas talvez se fosse em outras condições,eu entraria mais na música

É isso aí galera,me fala umas músicas que vcs gostam pra eu ir me acostumando a escuta-las e me dêem dicas de como voltar a como eu era ou se vcs já passaram por isso.

Abraços!

BrotherCrow
    Membro Novato
    # 27/jul/20 15:32
    · votar

É por isso que eu coleciono disco de vinil.

Beto Guitar Player
    Veterano
    # 27/jul/20 15:57
    · votar

É por isso que eu coleciono disco de vinil.

Nunca tive uma fase vinil, mas sempre que eu comprava um novo CD, eu meio que tinha um ritual: Parava e tocava inteiro do início ao fim e, à partir daí, elencava minhas músicas favoritas. Mesmo que nem todas as músicas fossem do meu agrado, eu tinha que ouvir o CD inteiro e tinha um momento só pra isso.

Hoje em dia, nem compro mais CD, às vezes até boto um álbum pra tocar no spotify, mas sinto que não é a mesma coisa.

A única banda que eu ainda pego pra ouvir do início ao fim é o Pink Floyd, mas muitas vezes escuto enquanto estou fazendo outras coisas, ou seja, nunca estou focado apenas na música.

BrotherCrow
    Membro Novato
    # 27/jul/20 18:25
    · votar

Beto Guitar Player
    Pois é, não precisa ser necessariamente ouvir vinil, mas tem que rolar um envolvimento com a música e um pouco de dedicação. Tipo, não tem nada de errado em ouvir música sem prestar atenção, se é isso que você quer, mas se você sente falta de ligação com a música, estabelecer um ritual ajuda.

Pra mim o melhor ritual é ouvir vinil: botar pra rodar, trocar de lado, segurar a capa e tal. Não que eu não ouça streaming: ouço direto, acho ótimo, é incrível hoje em dia poder ouvir um disco novo do artista que eu gosto no mesmo dia do lançamento pelo Apple Music. Mas altas vezes eu só sinto que ouvi um disco de verdade quando ouço na cópia física.

Se for pra ouvir streaming, pelo menos tenho que sossegar num lugar só e ler as letras quando ouço pela primeira vez.

Ningen
    Veterano
    # 27/jul/20 19:30 · Editado por: Ningen
    · votar

Sunn97

O que percebi, nesse sentido, é que, para mim, estava cada vez mais difícil ouvir música pelo YouTube. Que sempre ficava me recomendando coisas nada a ver. Parece vendedor de roupa. Você pede uma coisa e ele vem com uma porrada de outras, como quem diz: "olha, tá bonito, combina". ( ̄﹏ ̄;)

Agora só vivo no Spotify PC, que mesmo com contas free, tem uma boa qualidade de áudio.
    Fiz uma análise, vi até espectrogramas, e tá pau-a-pau com o YT.

Aqui, também passo o áudio do PC no corretor de frequências Morphit, com o preset próprio do meu AKG K240. Que deixa meus fones ainda melhores.

Engraçado que isso de ter um lugar especial para ouvir música era a coisa mais comum, mesmo em periferias... Hoje que a coisa desandou rsrs.

Sunn97
    Membro Novato
    # 27/jul/20 20:14 · Editado por: Sunn97
    · votar

Ningen

Vdd,o YT tá cada dia mais recomendando merda que eu nem escuto
    Acho que é melhor eu migra para o Spotify,mesmo que ele apresenta menos função do que o YT

Ningen
    Veterano
    # 27/jul/20 20:58
    · votar

Sunn97

Só sinto falta dos acústicos... dos covers... nos NPR Tiny Desk.. Se bem que ultimamente pararam um pouco por causa do COVID. Mas pra ouvir música em si o Spotify resolve bem... Dá para organizar as playlists, na versão PC dá para ver o que os amigos estão ouvindo.. Pra focar em música é uma boa.

entamoeba
    Membro Novato
    # 27/jul/20 21:26
    · votar

Nem sei o que é Spotify. Sou velho: minhas músicas estão em MP3.

Lelo Mig
    Membro
    # 27/jul/20 23:00 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Não ouço nada que alguma IA me recomende.

Ouço o que tenho em acervo pessoal (gigantesco) e novidades eu procuro, fazendo todo aquele longo percurso de garimpagem, erros e acertos, até chegar a experiências novas que me agradem. Geralmente unindo o processo de busca não só ao ouvir, mas ler biografia, trajetória, imagens e etc.

Comprei dezenas de discos "pela capa" nos anos 70 por não ter acesso a informação, hoje que tenho todas as portas do mundo abertas para buscar música em qualquer parte do mundo não vou "perder meu tempo" pesquisando?

Pelo contrário... gasto meu tempo nestas "entranhas" da arte/música/história com o maior prazer.

Hoje mesmo descobri uma banda norueguesa de prog fusion dos anos 70 muito interessante. Ouvi seu único álbum de 1971, achei sua biografia, pesquisei curiosidades.

E descobri uma outra, alemã, de Prog Hard, que também desconhecia e achei muito legal com uma vocalista exótica com um timbre vocal muito interessante. Idem acima.

Uma banda dos anos 70 que nunca ouvi falar... é nova, não precisa ser de 2020, precisa eu gostar.

M.André
    Membro Novato
    # 28/jul/20 08:32
    · votar

Antigamente eu também guardava um tempo apenas pra ouvir as coisas que eu gostava. Hoje em dia, ouço música durante o trabalho, no trânsito, durante as tarefas de casa... Ultimamente, o único momento onde consigo me concentrar nisso é quando preciso tirar alguma música nova pra engordar repertório.

O que acontece hoje em dia, ao meu modo de ver, é que estamos envolvidos em várias tarefas simultâneas e isso não dos deixa aproveitar o prazer que uma tarefa sozinha nos proporciona.

Beto Guitar Player
    Veterano
    # 28/jul/20 13:52
    · votar

entamoeba
    Nem sei o que é Spotify. Sou velho: minhas músicas estão em MP3.

Eu também fazia isso, mas daí meu celular começou a ficar sem memória. Tem conta baratinha no spotify, te recomendo fortemente. A qualquer hora e em qualquer bateu a vontade de ouvir uma música que você não ouve faz tempo, tem lá. Infelizmente (ou felizmente para alguns) essa é a tendência.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Escutar música não é mais o mesmo