Propriedade Intelectual não Existe! vamos debater aquí!

Autor Mensagem
carloscarty
Membro Novato
# out/19
· votar


Amigos agradeço se pudessem apenas refutar com argumentos direcionados à minha afirmação sobre: PROPRIEDADE INTELECTUAL NÃO EXISTE ou melhor PROPRIEDADE INTELECTUAL NÃO É UM CONCEITO JURÍDICO VÁLIDO sem usar falácias maiormente de apelo à autoridade, ad consequentiam ou ad hominem como:

"Está na lei por isso temos que respeitar"
"A maioria aqui discordou, por isso seu argumento está errado"
"Sem propriedade intelectual não haveria incentivos para os artistas produzirem mais obras"
"Você passou por cima de mais de 5 séculos de ciência"
"Você quer explorar os coitados dos músicos"
"Você picotou a música do Ed Sheeran"

Mais uma vez e resumidamente vou argumentar porque PROPRIEDADE INTELECTUAL NÃO É UM CONCEITO JURÍDICO VÁLIDO

Vou partir do presuposto que você é a favor da PROPRIEDADE PRIVADA pra não ter que argumentar a favor dela. Sendo assim a PP só existe porque existem RECURSOS TANGÍVEIS ESCASSOS, e é preciso, para alcançar certa ordem social e prevenir conflitos delimitar quem pode ou não pode usufruir de tal bem. O problema está quando por um salto de lógica quase mágico atribuímos às idéias o mesmo tratamento dado a bens TANGÍVEIS ESCASSOS.

IDÉIAS NÃO SÃO ESCASSAS por isso não há necessidade de protegê-las , e seu uso por múltiples indivíduos por si só não gera conflitos...a não ser que:

entre na cena un mecanismo de MONOPÓLIO DA LEI E DA FORÇA que impositivamente "garanta" esta protección creando uma anomalia no mercado, ou seja criando uma escassez artificial de idéias, e já que ele controla também o sistema educativo induz a culpa, criminalizando a violação a PI.

Portanto… Roube como um Artista! Se há uma pessoa que te influencia, todos dirão que você é o seu sucessor. Mas se você rouba as idéias de cem pessoas, todas dirão que você é muito original!”

Um aceno de perto!

Ismah
Veterano
# out/19
· votar


Só que todo bem concreto, já foi abstrato - uma ideia. E, como "músico", "compositor", e técnico com boa vivência no, e conhecimento DE mercado, posso te afirmar que as ideias não são escassas realmente.
Apesar disso, muitas bandas se vêem num hiato criativo - simplesmente parece que se desaprendeu a compor - após uma obra de estupendo sucesso.
Por exemplo, o Metallica após o "Black Album", ou o G'n'R após o primeiro disco, Apetite for destruction. E ainda que existam obras posteriores, NADA sequer chegou aos pés do que foram estes discos para seus autores.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


carloscarty
refutar
falácias
apelo à autoridade
ad consequentiam
ad homine

Nauseas.


Mais uma vez e resumidamente vou argumentar

Só repetiu a mesma ladainha.

JJJ
Veterano
# out/19
· votar


Um aceno de perto!

Eu processava... kkkkkkkkk

Del-Rei
Veterano
# out/19 · Editado por: Del-Rei
· votar


JJJ
Eu processava... kkkkkkkkk

Essa é minha última participação aqui, rs.

Eu poderia até continuar no "debate" se eu não soubesse que o cara só está querendo, descaradamente, ganhar dinheiro em cima do suor alheio, rsrs.

O mais incrível é sequer esconder... Tipo: "Quero copiar o trabalho dos outros pra ganhar dinheiro em cima, então por favor acreditem que estou juridicamente certo, pra que eu possa ficar muito rico".

Rsrsrs.
Fui.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# out/19
· votar


Acredite, é o que mais tem... E sob diversos pretextos, é o que chamamos de capitalismo... A ideia é válida, se é viável é outro papo...

Entre picotar músicas, e fazer outra - isso se chama mashup, e já é comum desde a invenção das pickups de DJ, e foi a base para o RAP e Hip-Hop - e isso fazer sucesso é outro papo... Ainda assim compreendo a indignação...
Não sei porque não fazer SEM pedir, e já pegar carona no que tem funcionado.
Se der merda, pede desculpas, divide a grana e bora ser feliz...

Aliás, na gringa, tem banda que tem selecionado e lançado oficialmente, remixes de suas músicas. Saiu remix inclusive antes do disco oficial, o que mostra que foi aleatório...

Beto Guitar Player
Veterano
# out/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


carloscarty

Que diabos tem a ver propriedade privada com propriedade intelectual?
Que m** é essa de ficar o tempo todo comparando e usando de parâmetros de proteção para um caso aplicado ao outro?
De onde você tirou a ideia de que um precisa ter algum tipo de relação com o outro?

Partindo do princípio de que propriedade privada e propriedade intelectual não tem e não precisam ter NENHUM tipo de relação, apenas digo:

Propriedade é o direito real que dá a uma pessoa o domínio de um bem, em todas as suas relações, expandido também ao direito de usar, gozar e dispor. Ao proprietário também é dado o direito de reaver a coisa caso alguém venha a tomar posse de forma injusta.

Logo, se eu crio algo não tangível, uma ideia, uma música ou algo que até então nunca tenha sido criado por ninguém, logo sou o PROPRIETÁRIO dessa obra, dando a mim direitos sobre o uso dessa obra e a OBRIGATORIEDADE de você ou qualquer pessoa que queira usufruir dessa minha ideia em me pagar pelos direitos devidos.


A sua lógica de argumento é tipo assim:
Se Deus é amor, o amor é cego e o Steve Wonder também é cego, então Steve Wonder é Deus.

JJJ
Veterano
# out/19
· votar


^
^
^
pistolou... kkkkk

vinibassplayer
Veterano
# out/19
· votar


fecha o topico moderaaaa

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/19
· votar


perdeu a linha
meça suas palavras parça

Casper
Veterano
# out/19
· votar


O moderador não pode fechar o tópico porque o tópico
é um conceito, uma idéia publica que pertence a todos,
porque nenhum humano é dono de nada.

Como as palavras não tem dono,
não podem ser domadas.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


acabaramosnicks
perdeu a linha
meça suas palavras parça


kkkkkkkkkkkk, foi mal.
Excluí os palavrões.

LeandroP
Moderador
# out/19
· votar


ad consequentiam ou ad hominem

Ah, esses ad num sei quê sei que lá...
rs

Lelo Mig
Membro
# out/19
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Propriedade Intelectual não Existe! vamos debater aquí!