✟✟✟ Obituário 2019 ✟✟✟

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# jun/19
· votar


Quem está ruim também é o Mustaine, está com câncer na garganta. Apesar de eu não gostar dele, desejo que seu nome não apareça para compor a lista de obituários daqui. Melhoras ao cara.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Beto Guitar Player

É muita gente ta falando do Mustaine. Cancer, apesar de ser uma doença mortifera, (inclusive estou de luto a 2 dias por causa dessa doença maligna), tem cura muito real quando descoberto cedo, e claro, tratamento certo tambem.

entamoeba
Membro Novato
# jun/19
· votar


Agora deve ser verdade:

https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/06/22/morre-paul o-pagni-baterista-do-rpm.ghtml

Ismah
Veterano
# jun/19
· votar


É... Agora a velha bateu as baquetas...

entamoeba
Membro Novato
# jul/19
· votar


RIP, Alfred E. Neuman.

https://www.cnet.com/news/mad-magazine-is-shutting-down-say-reports/?f bclid=IwAR2M-ZgUChd67m63jU-ha87ayNm2Re1GUd_460UPfyn2tlkVlmhl6eUdbZE

Lelo Mig
Membro
# jul/19
· votar


entamoeba

Nem pensar!

Alfred Newman é imortal!

Lelo Mig
Membro
# jul/19
· votar


Morreu João Gilberto.

Nunca gostei muito, mas indiscutivelmente muito cultuado e respeitado no Brasil e no mundo.

Sem dúvida, uma perda significativa.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://epoca.glo bo.com/guilherme-amado/morre-cantor-compositor-joao-gilberto-23789346& ved=2ahUKEwiyr_6OhKHjAhUxAtQKHeA3AkYQFjAgegQICRAC&usg=AOvVaw3fN5_Mh0-Y w5RUc8V73jC0

JJJ
Veterano
# jul/19
· votar


Também nunca fui grande fã, mas o cara era um dos maiores nomes da música brasileira, sem sombra de dúvidas...

RIP João Gilberto.

Julia Hardy
Veterano
# jul/19
· votar


Também não sou chegada em João Gilberto. Gosto à parte, o cara criou um estilo de tocar e cantar que é copiado e reverenciado mundo afora.

rafael_cpu
Veterano
# jul/19
· votar


RIP João Gilberto

entamoeba
Membro Novato
# jul/19
· votar


Peixe grande da bossa nova. RIP.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Lamentável a passagem de João Gilberto.
Sua importância para a cultura brasileira é maiúscula.
R.I.P
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2019/07/06/joao-gilberto- morre-aos-88-anos-veja-repercussao.ghtml

Drinho
Veterano
# jul/19
· votar


haja óbito esse ano.....

claro que todo ano nasce muita gente e morre muita gente, mas eu tenho ouvido bastante sobre isso esse ano....

MMI
Veterano
# jul/19
· votar


Eu demorei bastante tempo para entender do que se tratava João Gilberto. Tive que estudar e gostar dos que se seguiram para voltar até ele e perceber que de fato, como diz a reportagem citada acima, "existe uma música brasileira até João Gilberto e outra depois", em especial com relação ao violão. Era o cara que nas raras aparições nos palcos fazia músicos do porte de Eric Clapton vir ao Brasil pagar uma primeira fileira para vê-lo.

Hoje minha oração é por ele. Fica meu agradecimento e minha homenagem.

makumbator
Moderador
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
MMI

As pessoas vão e vem, e obviamente a morte faz parte da vida. O que me chateou no caso do João Gilberto foi a questão de interdição judicial no fim da vida, os problemas financeiros e os imbróglios familiares sobre quem deveria cuidar dele e da obra.

Infelizmente, o final de carreira dele foi melancólico por conta de todos os problemas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


makumbator
João Gilberto tinha Mal de Alzeimer (ou algo semelhante), ele não era mais responsável por seus atos já a algum tempo.
A interdição é uma possibilidade legal e real nesses casos; principalmente se pessoas próximas à ele nesse período de doença forem questionadas pelos familiares mais próximos (no caso os filhos) a partir de certos atos...
Abç

Lelo Mig
Membro
# jul/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não sei se ele tinha Alzeimer, mas na verdade João tinha uma porrada de problemas de ordem psicológica.

Neurótico, paranóico, tendência ao isolamento, uma série de manias.

Nada disso tira seu brilho e importância como artista, talvez foi o que foi até por conta de seus disturbios, mas sejamos honestos, 80% do que chamávamos de "excentricidade", hoje sabemos que é, na verdade, doença.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Lelo Mig
Tendo a concordar...
Mas não tenho nenhum conhecimento nesse sentido. Nada posso dizer...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Lelo Mig
Tendo a concordar...
Mas não tenho nenhum conhecimento nesse sentido. Nada posso dizer...
Abç

Lelo Mig
Membro
# jul/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Também não sou profissional do ramo, minha colocação é especulação baseado em relatos que sempre acompanharam sua história e em fatos cotidianos, observáveis em quase toda família, de casos que antigamente eram tratados como "manias ou esquisitices" e hoje sabemos perturbações psicológicas.

Casper
Veterano
# jul/19
· votar


Não apreciava a música dele e
nunca entendi o motivo da veneração
das pessoas por ele.
Ele até fazia umas harmonias interessantes,
mas cantava de modo desagradabilíssimo.

makumbator
Moderador
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então, mas nem me referia só aos problemas mentais dele, e sim mais ao lance da família ter se dividido, com acusações de que o grande motivo por trás da interdição seria o interesse naquele processo com a EMI, que vale uma boa grana (e se não me engano ele ganhou em uma das instâncias mais ou menos recentemente). Os irmãos passaram a se acusarem de interesse meramente financeiro sobre ele. Houve até acusação de que uma parte da família o manteria propositalmente sem contato com outras pessoas.

Meio triste esse fim.

Casper

Eu gostava do som do violão dele, mas a voz realmente não me agradava em nada.

JJJ
Veterano
# jul/19
· votar


Casper
Ele até fazia umas harmonias interessantes, mas cantava de modo desagradabilíssimo.

Bob Dylan feelings? Eu acho que tem um certo nível de "estranheza" - na falta de palavra melhor - na voz, que acaba atraindo o ouvinte. Não sei explicar, mas é um fenômeno que aparece, vez ou outra.

Lelo Mig
Membro
# jul/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Casper

"nunca entendi o motivo da veneração"

É preciso contextualizar à época. João foi um minimalista. No tempo dele o samba choro dos grupos chamados "regionais", com seus violões de 7 cordas e baixarias, eram super complexos. João simplificou toda a idéia de batida de bateria de escola de samba somente ao tamborim (ta ta tata ta tatata ta tata) e era o que fazia ao violão.

Na época os cantores eram quase líricos, vozes poderosas e fortes. Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas, Orlando Silva... caras que cantavam no "maracanã lotado sem microfone". João reduziu a um sussurro, na época, isso foi muito estranho.

Essa maneira de cantar, somada a essa batida de violão, acordes complexos e algumas dissonâncias executadas com perfeição, sem ruído de trastejo, sem ruído de fricção das cordas, uma leveza e delicadeza na mudança dos acordes incrível. Essa é a receita do bolo do João.

Obs: Eu não me recordo, na minha vida toda como músico, de ver nenhum outro guitarrista fazer a mudança e montar sequências de acordes complexos e difíceis ergonomicamente, com tanta facilidade. Somente João e Wes Montgomery.

O resto, é bossa nova, ou seja, música de moleque classe média alta da região de Copacabana dos anos 50. Aquele que se iniciou com a empregada preta, se masturbou a vida toda pensando nas mulatas e casou com a branca de sobrenome tradicional... e passou 1/3 da vida bêbado de uísque.

Casper
Veterano
# jul/19
· votar


Caro Lelo Mig:

Sua definição de Bossa Nova é
a melhor que eu já ouvi na minha
vida.

renatocaster
Moderador
# jul/19
· votar


Rapaz...cresci vendo o Paulo na telinha dos jornalísticos. RIP

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/07/10/morre-o-jorn alista-paulo-henrique-amorim.ghtml

JJJ
Veterano
# jul/19
· votar


Eita... o cara tava bem ativo no youtoba, brigando com o bolzo...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


renatocaster
Caraca!!!
Um dos jornalistas mais importantes desse país!!!
R.I.P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


renatocaster
Depois da morte do Boechat, essa é outra perda inestimável...
Muito triste aqui...
Quando eu falo que o Brasil está coberto por um manto sinistro de trevas e insanidade, as pessoas dizem que exagero...

Synth-Men
Veterano
# jul/19
· votar


Ainda sobre o João Gilberto.

O cara tinha uma personalidade de violão sem cordas, mas foi um grande músico e realmente criou um novo estilo com voz e violão. Ao contrário de outros da época que só cortejavam o glamour nacional e internacional.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ✟✟✟ Obituário 2019 ✟✟✟