Sobre escrever letras "intelectuais"

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Lelo Mig

Onda forte essa ein!

JJJ
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah

Acho que ele andou conversando muito com o Adler e o Odion ultimamente... Misturou... deu nisso aí...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
JJJ
!JAH Rastafari-ri-ri-ri-ri.......

Lelo Mig
Membro
# ago/17
· votar


Ismah
JJJ
Mauricio Luiz Bertola

Não têm nada de "louco" na minha interpretação não...ela é plausível.

Tudo bem que já vi análises dessa letra que traça um paralelo do boiadeiro com o João Goulart (Jango) Presidente do Brasil entre 1961 e 1964...

Mas de certa forma.....a essência do sentido é a mesma.

A ascensão ao poder ... e consciência desperta.

Ningen
Veterano
# ago/17
· votar


Lelo Mig

Sensacional!

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Lelo Mig

Negócio só piora... kkk

Acho que eu sou subjetivo de menos para entender algo dessa letra... Desculpe!

JJJ
Veterano
# ago/17
· votar


Eu sempre acho engraçadíssimo os professores de literatura tentando "dissecar" uma letra de música.

Sempre fico pensando "pqp... será mesmo que eles estavam falando disso?".

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"será mesmo que eles estavam falando disso?"

Eu acho que não é muito relevante "acertar" o significado...

Acontece, que aprendemos com o estudo, com a ciência.

É importante tentar dissecar uma letra, uma pintura, uma música, um pensamento filosófico. É assim que a cultura se deu... é assim que a educação se fundamentou.

Para algumas pessoas é essencial a análise, o "tentar entender", a busca de significados.

A grande maioria, não é assim. A grande maioria não quer se aprofundar em nada, não quer ter trabalho.

Alguém têm de fazer estas análises, até para que outro alguém possa dizer que aquilo é desnecessário.

Um autor, pode até não ter querido dizer algo conscientemente. Mas, ele é fruto de seu tempo, de seu exterior, de suas influências e do que acontece ao seu redor. Acaba "dizendo" mesmo quando, aparentemente, não quis.

JJJ
Veterano
# ago/17 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Olha a sincronicidade...

Acabei de ouvir "O Trem Azul", num vídeo. Daí desci pros comentários... "que letra filosófica", "saudade de quando o brasil tinha ferrovia", "blá-blá-blá", "mimimi"... até política enfiaram na parada...

Eu desconfio que os mineiros estavam falando de algo bem diferente disso... algo meio lisérgico... kkkkkkk

Ningen
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ningen
· votar


Lelo Mig

Eu acho que não é muito relevante "acertar" o significado...

Não mesmo. Até porque não existe o "certo". No fundo aquilo vai ser, o que achar que é, o que significar para você.

Eu ia dizer "principalmente se você usar metáforas", mas na verdade, mesmo que você diga literalmente, vai haver quem ache que é metáfora rsrs.

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ
Ningen

Eu acho que posso dizer pela minha própria vivência.

Eu possuo dezenas de canções. Posso afirmar que a grande maioria delas eu "não quis dizer algo específico"... elas apenas saíram.

Aí você trabalha, lapida, troca palavras fáceis por sinônimos menos comuns, corrige rimas, encontra sinônimos com um melhor ritmo silábico... e por aí vai, a coisa cria vida própria e meio que "decide seu próprio caminho".

Aí fulano ouve minha canção, se ele tá apaixonado ele acha que é de amor, se ele tá bravo com o Lulla ele acha que é de protesto, se tomou um chifre ele acha que é de corno... e por aí vai.

Mas... e aqui, o "mas" é importante, se ela for uma boa canção, bem feita, ele será analisada, esmiuçada, usada como exemplo nas aulas de literatura e poesia.

Resumindo, ela contribuirá para alguma coisa, fará alguém pensar, refletir... Servirá para algo além de encher a lata de cachaça.

Ningen
Veterano
# ago/17
· votar


Aí fulano ouve minha canção, se ele tá apaixonado ele acha que é de amor, se ele tá bravo com o Lulla ele acha que é de protesto, se tomou um chifre ele acha que é de corno... e por aí vai.

É bem isso mesmo.

Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


Deletado.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/17
· votar


Lelo Mig

"É importante tentar dissecar uma letra, uma pintura, uma música, um pensamento filosófico. É assim que a cultura se deu... é assim que a educação se fundamentou."

Hummmm... Menos quando a "análise" da letra cai na prova do MEC (Ministério da Educação Comunista)... Daí a interpretação tem que ser aquela que os adeptos de Paulo Freire e quetais decidiram que fosse...

Na boa, uma vez perguntaram pro Kurt Cobain o que ele quis dizer com a letra de "Something In The Way", que na época tava todo mundo discutindo, maravilhados, qual seria o significado.

Ele respondeu algo como: "Porra nenhuma, só achei as rimas legais".

Letra de canção é uma coisa muito complicada de se analisar, porque é subjetiva. Como você disse, cada um enxerga o que quer enxergar.

Minha mulher por exemplo vive me enchendo o saco porque acha que estou falando de outras mulheres nas minhas letras, ainda que eu tenha escrito algo como "demons from the past", ou "devils in my mind"...

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Felipe Stathopoulos

"Minha mulher por exemplo vive me enchendo o saco porque acha que estou falando de outras mulheres nas minhas letras..."

E ela têm toda a razão...."demons from the past", "devils in my mind"...... tá na cara! tu pensa que tua mulher é boba, mano?...Com estes títulos tu tá entregando geral....kkkkkkkk

entamoeba
Membro Novato
# ago/17
· votar


cada um enxerga o que quer enxergar.

Diria que cada um enxerga o que pode enxergar.

Só idiotas enxergam o que querem enxergar.

Beto Guitar Player
Veterano
# set/17
· votar


Aí fulano ouve minha canção, se ele tá apaixonado ele acha que é de amor, se ele tá bravo com o Lulla ele acha que é de protesto, se tomou um chifre ele acha que é de corno... e por aí vai.

Lelo Mig

Lembrei do que o Renato Russo falava sobre a música "Pais e Filhos", dizia que era uma música muito tensa para ele tocar e que não aguentava mais as pessoas ficarem gritando e pedindo para eles tocarem, pois falava sobre suicídio. Mas cada um enxerga de uma maneira diferente e muita gente achava (e acha ainda) que essa música é sobre família e amor.
Na minha opinião o que não pode acontecer é vc escrever algo e ficar na noia com aquilo, deixa as pessoas interpretarem como querem, se estão deturpando tudo, deixa pra lá. Vc quis dizer algo e disse, agora se os outros entenderão da mesma maneira é outra história, isso não importa. Acho até interessante discutirem várias e várias teorias sobre aquilo, como exemplo dizerem que o Raul Seixas escreveu a música "Pedro" pro pênis dele.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Beto Guitar Player
pois falava sobre suicídio.

Ele tava era doidao entao...porque nunca imaginei isso, e acho que ninguem tambem pensa nisso.

Ningen
Veterano
# set/17
· votar


Buja

Eu sempre achei isso...

"Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora, é só o vento lá fora"

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba
Beto Guitar Player
Buja
Ningen

De qualquer forma, é bastante relativo, não existem regras. Algumas letras são bastante simbólicas e não possuem um sentido objetivo ou claro. Outras, em contrapartida, são diretas e explícitas.. e existe uma outra categoria, que as que são ruins mesmos, escritas por energúmenos e analfabetos funcionais.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ningen
É verdade....mas como cada estrofe das musicas deles sempre parece uma mini-estoria, achei que a ideia geral era amor e familia...vai entender kkk

Ningen
Veterano
# set/17 · Editado por: Ningen
· votar


Lelo Mig

Algumas letras são bastante simbólicas e não possuem um sentido objetivo ou claro. Outras, em contrapartida, são diretas e explícitas..

Mas ainda assim...
Por exemplo, Hey Jude, pra mim é explicita e direta. Fala principalmente sobre interpretação musical, "colocar sentimento na música" e etc... Mas há quem pense que ele tá falando sobre o uso de drogas rsrs.

Não acha que mesmo uma canção que é direta pra mim pode ser simbólica pra outra pessoa?

E ainda que você esteja falando da visão do compositor, no fundo, penso eu, não importa, por mais absurdo que isso pareça, o que ele quis dizer quando compôs. Voltaríamos àquela de que a música vai ser o que você achar que ela é.

Lelo Mig
Membro
# set/17
· votar


Ningen

De forma geral, você esta certo, mas existem algumas que são diretas mesmo, sem margem para interpretação.

Vou dar um exemplo (bem tosco) mas que vale.... "Parabéns à você...", o cara prá entender qualquer coisa "subliminar" ou simbólica nessa letra, precisa estar bem louco!

Ningen
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig

"Parabéns à você...", o cara prá entender qualquer coisa "subliminar" ou simbólica nessa letra, precisa estar bem louco!

Hahahhaha faz sentido.

Beto Guitar Player
Veterano
# set/17
· votar


Ele tava era doidao entao...porque nunca imaginei isso, e acho que ninguem tambem pensa nisso.

Buja

Eu também não sabia disso até ver esse vídeo aqui...
https://youtu.be/kakR73TbjTo


De qualquer forma, é bastante relativo, não existem regras. Algumas letras são bastante simbólicas e não possuem um sentido objetivo ou claro. Outras, em contrapartida, são diretas e explícitas.. e existe uma outra categoria, que as que são ruins mesmos, escritas por energúmenos e analfabetos funcionais.


Lelo Mig

Concordo com tudo que você disse. Eu, por exemplo, acho o Humberto Gessinger muito inteligente pelas letras que ele escreve, mas se vc analisar com calma, muitas das coisas que ele coloca nas letras estão lá simplesmente pra fazer jogos de palavras e não porque significam algo profundo. E isso melodicamente funciona muito bem.

Lelo Mig
Membro
# set/17
· votar


Ningen

Fiquei pensando aqui um "parabéns a você" de hippies, com chá de cogumelo no lugar do Tang...

Os caras iam "viajar" na letra.... Imagine o significado astral da bagaça...kkkkkk

É...realmente é tudo relativo!

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Ningen

Eu sempre achei isso...²

Lelo Mig

Cadê teu amigo pra interpretar novamente essa música?
Mas... Happy Birthday to you, eu vi um vídeo interessante de um professor universitário que fez uma "re-composição" dela, vou ver se acho... É deveras interessante...!

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Duplo

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Triplo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre escrever letras "intelectuais"