Escrever letras: como?

    Autor Mensagem
    gpeddino
    Veterano
    # jan/10


    Fiz um tópico há umas semanas expondo o fato de eu compor letras em inglês e pedindo a opinião do pessoal do fórum a respeito disso. Rolou bastante discussão, muita gente contra e a favor. O debate (o outros fatores também) me fizeram ter como resolução de ano-novo: compor mais em português.

    E o fator LETRA é algo que eu acho muito pouco discutido por aqui, então queria fomentar mais debate, num tópico definitivo. Tem muita coisa que eu penso sobre o assunto e que gostaria de dividir, mas queria saber o que a galera acha primeiro.

    Como vocês fazem pra escrever uma letra? Ela vem antes, durante ou depois da música? O que os inspira?

    Guitar_L
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    gpeddino
    Como vocês fazem pra escrever uma letra? Ela vem antes, durante ou depois da música? O que os inspira?
    Geralmente depois da musica. Gosto de compor "assobiando" a letra (melodia), depois procuro as palavras certas, de acordo com o tema. A inspiração pode vir de qualquer lugar: fatos, sentimentos, dias, relacionamentos; isso é livre.
    Abraços

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    gpeddino
    eu ja faço diferente. eu sento enfrente a um papel e começo a escrever imaginando como ficaria musicalizada. pego a insiração de coisas q me marcaram, e merecem ser postas num papel.

    mas eh mto relativo. aposto que cada um vai dar uma resposta pessoal e diferente. todas certas

    =P

    thegreen-eyedmonster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    gpeddino

    Faço igual ao Slash_1989.

    Dan Figueiredo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu geralmente começo a melodia primeiro... na hora já vem umas palavras que se encaixam e etc... depois de pronto a melodia, vejo que sentimento me tras e faço a letra de acordo com o que senti fazendo e escutando a melodia.

    TaliCz
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Minha inspiração pra escrever letras vem do nada, as vezes eu estou fazendo uma coisa nada a ver e vem uma frase e aí vão vindo outras. A melodia vem depois pq não sou eu quem compõe a melodia é um amigo meu. Eu geralmente passo a letra pra ele e ele cria a música em cima disso.

    AndrewGotticus
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu nunca fui de forçar minhas idéias. Floresce algo na minha cabeça quando eu leio algo, passo por alguma situação, penso sobre alguma coisa, daí começo a escrever, e deixo vir naturalmente. É claro que às vezes se precisa usar certos artifícios para ligar as coisas num contexto.

    Fish Head
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    nao escrevo letras =(
    sou pessimo nisso

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Musica, depois letra
    Fazia isso quando era guri, hoje parei mas ainda tenho pelomenos umas 10 musicas guardadas aqui =D

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Minha inspiração pra escrever letras vem do nada, as vezes eu estou fazendo uma coisa nada a ver e vem uma frase e aí vão vindo outras.

    Acontece mesma coisa comigo, já fui pra coordenação por causa disso ,do nada vem e eu começo a anotar pra não esquecer, o negocio é que sou do meio gospel então vem 60% da biblia e 40% da minha espiração.

    O mais tenso é quando a letra não bate com o ritmo ai tem que dar um jeitinho brasileiro na letra.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    eu toco guitarra, na banda eu fico encarregado dos riffs, solos etc e tal, mas isso não me impede de fazer letras, eu tenho uma agenda que serve somente pra isso(bloco de notas), com alguns trechos que eu acharia que pode ficar bom em uma letra, ai mando pro vocal, ai ele da uma analisada, e tenta se inspirar e começar uma letra nova ou continuar o que eu escrevi, o bom é que quando se trabalha em conjunto, tudo anda mais rapido(assim acho eu).

    e acho que se o cara forçar para ver se sai alguma letra, não vai adiantar em nada, não existe curso para criar letras, tem que ser ao natural.

    Paulinho Bass
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    nesse ultimo fds nós compomos uma letra sobre um besouro que agente tinha encontrado na praça...
    falta fazer a melodia , mas a letra saiu de forma natural

    alcool rulez lol

    Vagabond
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    olha, tem gente que se tu der a ideia, a pessoa já se inspira, meu baixista é assim, dae eu dou alguma ideia e ele vai fazendo e já pensa em outras, é muito bom trabalhar em conjunto com alguém que tenha facilidade ^^

    gab_m
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Varia muito...
    Gosto mais de fazer junto, já faço a música com uma melodia, e já vou pensando em letra, depois vou arrumando as idéias...
    Mas, não é um padrão...

    Ian Anderson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Minha inspiração pra escrever letras vem do nada, as vezes eu estou fazendo uma coisa nada a ver e vem uma frase e aí vão vindo outras. A melodia vem depois pq não sou eu quem compõe a melodia é um amigo meu. Eu geralmente passo a letra pra ele e ele cria a música em cima disso.[2]

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    COF COF COF ... quanta poeira ....

    Estou ressuscitando esse tópico para deixar registrado que existia um curso de composição de letras na escola OMID.

    O programa era assim:
    " Este módulo ensina como criar as letras e a forma para a música popular, visando os mercados Brasileiros, Norte-Americanos e Europeios.
    Programa do Curso:

    Semana-1:
    1. Descrevendo Objetos
    2. A Linguágem Sensorial
    3. As Metáforas

    Semana-2:
    1. Criar um Foco com Planilhas de Trabalho
    2. Tipos de Rima
    3. Os Clichés

    Semana-3:
    1. Desenvolvimento do Verso
    2. As Posições Chaves
    3. O Problema do Segundo Verso

    Semana-4:
    1. Continuidade dos Versos
    2. Trabalhar as Repetições
    3. Tamanho das Linhas

    Semana-5:
    1. Studio Session: Produção em Estúdio de Gravação.

    Semana-6:
    1. Perspectivas
    2. Pontos de Vista
    3. Diálogo e Ponto de Vista

    Semana-7:
    1. Trabalhar com Metro
    2. As Combinações Básicas
    3. Forma e Função

    Semana-8:
    1. Escrever o Chorus
    2. Tipos de Versos Comúns
    3. Variações de Chorus
    4. Variações de Versos

    Semana-9:
    1. Studio Session: Produção em Estúdio de Gravação

    Semana-10
    1. A Canção Completa: Verso/Pré-Chorus/Chorus
    2. Revisão dos Processos Criativos
    3. Conclusão do Curso e Entrega dos Certificados"

    Se conseguirmos montar uma material a respeito de cada assunto podemos ter uma noção básica, um start de como compor uma letra.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Para quem esta iniciando eu fiz um vídeo.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escrever letras: como?