Sobre escrever letras "intelectuais"

Autor Mensagem
Mopenudo
Membro Novato
# ago/17


O que vocês acham de escrever letras inspiradas em Filosofia, política, questões sociais? Eu acho uma bobagem, porque não tem como passar uma mensagem aprofundada numa letra de música. Se é essa a sua intenção, vai escrever um livro, fazer um canal no YouTube, etc.

-Saved
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: -Saved
· votar


Mopenudo

Voce foi o mesmo que entrou no meu topico da nacy pra zuar com a minha cara. E vem criar um tópico desse? Va escutar musica de verdade.
Analizei os seus tópicos e vi que você esta aqui só pra semear brigas...

ogner
Veterano
# ago/17
· votar


Valeu por compartilhar sua opinião, champs!!

o/

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mopenudo

Se você acha bobagem e têm uma opinião tão formada sobre o assunto, porque deseja saber o que os outros acham?

Vai de boa no Tchú Tchá Tchá......só não me chama.

Mopenudo
Membro Novato
# ago/17
· votar


Voce foi o mesmo que entrou no meu topico da nacy pra zuar com a minha cara. E vem criar um tópico desse? Va escutar musica de verdade.
E como você sabe que eu não escuto músico de verdade? Aliás, defina "música de verdade".

Se você acha bobagem e têm uma opinião tão formada sobre o assunto, porque deseja saber o que os outros acham?
Porque se estou errado, eu quero saber.

ogner
Veterano
# ago/17
· votar


Mopenudo
Mopenudo
Porque se estou errado, eu quero saber.
Nao tem certo errado, fera!! Ainda mais se tratando de musica ( ARTE ).
se vc nao gosta, blz!!

A minha opinião?? quer saber? Eu acho fundamental!! Letras com conteudo, seja envolvendo politica, filosofilae uestoes socias, coomo vc exemplificou me interessam MUITO mais.

entamoeba
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Letras com conteúdo não têm que explicar o conteúdo, não precisam ser explícitas. Basta que se faça algo que diga o que não se pode dizer com um texto.

A função da música não é transmitir conhecimento, é mexer com os sentidos. Poucos têm competência para fazer isso com autenticidade - uns tantos têm capacidade de assimilar.

Não adianta! Essas relativizações absurdas não vão salvaguardar o lixo que se consome! Pare de mentir para si mesmo!

Ademais, gosto musical revela mais sobre o intelecto do que qualquer teste de QI.

Lelo Mig
Membro
# ago/17
· votar


Mopenudo

Não é questão de "certo ou errado" é questão de gosto.

Eu não sei e não gosto de dançar. Não sou um cara que "se divirta" com música, que ouça música por entretenimento... sou o tipo chato, que gosta de "ouvir com atenção", de forma séria e compenetrada... então, se for prá ouvir letra ruim, escuto música instrumental. Se tem letra, deve ser, no mínimo, agradável e com bom senso estético.

Eu gosto de letras que contam histórias bem contadas, com aplicação acima da média da língua portuguesa. Gosto de poesia bem escrita... e gosto principalmente de letras que não entendo; não porque são ruins, mas porque eu sou burro.... elas me fazem pensar: "O que este cara está querendo dizer?"... vou procurar, pesquisar e, no mínimo, aprendo mais alguma coisa em minha vida.

Independente de gostar ou não, muitas letras foram bem escritas, exigiram do poeta empenho, dedicação, cultura e exigem do ouvinte atenção, possuem simbologia, poesia, dados históricos e etc. Canções como exemplo abaixo, não é coisa prá qualquer Zé Mané semi analfabeto que tá na balada prá encher o rabo de cana. O cara tem o cuidado de fazer um letra incrível para não cagar a harmonia de outro planeta que ele fez como base:



ogner
Veterano
# ago/17
· votar


Lelo Mig
e gosto principalmente de letras que não entendo; não porque são ruins, mas porque eu sou burro.... elas me fazem pensar: "O que este cara está querendo dizer?"... vou procurar, pesquisar e, no mínimo, aprendo mais alguma coisa em minha vida.

Hahahahaha!!! Aqui tb!! Ja aprendi tanta coisa com letras de musica!!!!

:)))

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


E olha que o dias das crianças é antes do das bruxas... Mas a assombração já chegou ao fórum...

ejames
Membro Novato
# ago/17
· votar


porque não tem como passar uma mensagem aprofundada numa letra de música
Quem disse?

Fernando de almeida
Veterano
# ago/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Mopenudo
porque não tem como passar uma mensagem aprofundada numa letra de música.

Brow, vc está completamente equivocado ...

Já fiquei ouvindo uma mesma música repetidas vezes durante uma semana, de tanto que, em poucas palavras, a mensagem foi profunda ...

E no quesito letras, a galera das antigas (de 70 pra trás) do samba, mpb, sertanejo (quem diria), rock e até gospel tinham a manha de escrever ...

Hoje, poucas letras são profundas pois o que interessa é a balada, sacudir a bundinha, dançar e descer até o chão até se cansar mesmo que a letra esteja te mandando pra PQP, dizendo que sua mãe é uma p. ou até mesmo dizendo que o ouvinte seja um c.zão, um bosta, um vi@do, um corno, etc ... isso tudo com o toba cheio de álcool, é claro ...

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"porque não tem como passar uma mensagem aprofundada numa letra de música"

Prá não dizer que eu só coloco exemplos antigos e que não tem bons letristas atuais:





Synth-Men
Veterano
# ago/17
· votar


Mopenudo

Musica retrata quaisquer fatos da vida ou cotidiano ou ainda da arte do imaginável como, historias, ambiente, cultura, sociedade, narrativas, contos, fabulas, folclores, ciência, politica, crime, sexo, esporte, moda, medicina e por ai vai.

Agora, tem as que você gosta e as que você não gosta. Acha útil ou não, interessante, desinteressante e outros sentidos mentalmente reflexivo dos quais a música pode transmitir.

Certo ou errado, nunca.

entamoeba
Membro Novato
# ago/17
· votar


Synth-Men

Claro que tem certo e errado! Quem almeja A e faz B errou!

Há uma infinidade de formas de errar ou acertar fazendo musica. Era para ser engraçado e não produziu risadas, era para parecer sofisticado e soou tosco, era para passar uma mensagem e passou outra etc.

Além disso, há erros em outros âmbitos. Há o plágio, há a música que dissemina valores reprováveis, há a desonestidade com o público etc.

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


entamoeba
acho que depende muito de políticagem mesmo, se o cara tem partido, e política, se o cara é apartidário. prefiro musicas intelectuais, The Reggae do Legião, Soldados, Senhor da Guerra, e as mais intelectuais como Space Invaders, Marcianos Invadem a Terra...etc

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


defina "música de verdade".

Musica de verdade é aquelas que tem letras inspiradas em Filosofia, política, questões sociais. Todas as outras eu acho uma bobagem.

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Está filosofando muito...na minha opinião.

JJJ
Veterano
# ago/17
· votar


Só não curto letra panfletária demais. De resto, qualquer coisa vai... dependendo da música.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


some bode to eat
Está filosofando muito...na minha opinião.

É elementar, meu caro Odion.

Rednef2
Veterano
# ago/17
· votar


Ja levei isso de forma muito dramática. Se a letra foi bem escrita, pouco importa se é filosofica ou se conta alguma historia zuada.

Vejam ai a letra de Tora Tora do Raimundos, ou Eu Quero ver o oco. São nada filosoficas, nem profundas, porém criativas e bem escritas.

Synth-Men
Veterano
# ago/17
· votar


entamoeba

Nas questões técnicas e comerciais sim. Há erros e acertos. Mas na questões de gosto, creio que não. Caso contrario o que não gostamos estaria sempre errado e criticado negativamente.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/17
· votar


Babaquice é achar que para uma letra ter sentido político, filosófico, social, etc., tem que ser um livro.

Menos é mais. Sempre. Quem sabe escrever (e a "canção" - vem de "cantar" - serve para passar uma mensagem, senão bastava a música) o faz em duas estrofes.

No mais, há indícios de que até os neanderthais faziam música rudimentar. Porém, a junção da música com a palavra é uma característica absolutamente única do homo sapiens, e provavelmente contém a mais poderosa mensagem que é possível ser enviada de um indivíduo para outro.

Gastar essa capacidade pra fazer música que manda garotinha mexer a bundinha é o maior retrato da degradação de uma civilização.

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Uma letra de canção não é um "livro", é apenas um "recado"...

...não precisa ser um soneto de Shakespeare, um poema de Willian Blake ou um tratado de Kant.

Contudo, isso não significa, que pode ser qualquer merda mal escrita feita por um semi analfabeto.

Quer dizer... "poder pode"... assim como eu posso expressar minha opinião de que é uma bosta escrita por um imbecil iletrado.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Gastar essa capacidade pra fazer música que manda garotinha mexer a bundinha é o maior retrato da degradação de uma civilização.

Se faz isso por causa do dinheiro, que é a invenção mais infeliz da humanidade. Escambo rulez!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Buja
Gastar essa capacidade pra fazer música que manda garotinha mexer a bundinha é o maior retrato da degradação de uma civilização.

Se faz isso por causa do dinheiro, que é a invenção mais infeliz da humanidade. Escambo rulez!

O dinheiro é uma boa invenção.
Já uma Sociedade em que TUDO é dinheiro... Leva à isso...
Abç

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Cora Coralina começou a escrever poemas com o que aprendeu na cozinha...é a única coisa que sonho ler na minha vida.
Não sei se eu disse que isto é uma masturbação psicológica pra meu favor ou se dissera besteira.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Mauricio Luiz Bertola


Dinheiro em si não é uma invenção boa ou ruim. É só um padrão que usamos para medir nossa realidade. Poderíamos usar conchinhas, feijões, torrões de açúcar, pedrinhas azuis ou blocos de gelo, seria o mesmo.

Já eu acho é que perdemos a capacidade de analisar nossa própria degradação quando abrimos mão - coletivamente - de entender o poder do indivíduo.

Mas, enfim, essa sim é uma looooonga discussão...

Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Claro que o dinheiro, mais precisamente a ganância por deter quantias cada vez maiores dele, que leva os letrados (ou espertos - e não se confunda espertos com sábios) de fato, a criarem composições pobres de fácil vendagem para conseguir isso, então...

Se a ganância leva ao produto (aka música) que está sendo comercializado, ser medíocre, porque o povo é ignorante, e algo mais complexo não venderia da mesma forma. Caso fosse o povo minimamente letrado, se faria música mais complexa, apenas para garantir as vendagens?

Quero dizer, os problemas são dois, e que não se ligam exatamente...
Se tem música popular de baixa qualidade hoje, porque é o que vende para os tolos... Mas se fossem instruídos, se teria música complexa, porque esta que vende para os mais instruídos...

A ganância nada tem a ver com a qualidade da música vendida por aí, então... É apenas reflexo da sociedade?

Ainda em outras palavras, música comercial ser atualmente simplista, é porque é isso que se compra, se comprássemos música complexa como no auge do erudito, teríamos música igualmente comercial?

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Mas, enfim, essa sim é uma looooonga discussão...


E é uma boa discursao pra participar, até com o gabarito de alguem que entende de história, como o Bertola.

E no mais tambem uma discursao dessa renderia uma boa letra de musica bem ao estilo filosofia, política, questões sociais. Será que seria uma bobagem?

Ismah
Composições pobres de fácil vendagem

É como voce mesmo diz, esse tema da pano pra manga até doer os beiço rsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre escrever letras "intelectuais"