Sobre escrever letras "intelectuais"

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


Buja

Sim, sei disso. Mas o Bertola é sociólogo, é uma visão mais ampla que a nossa.

Adler3x3
Veterano
# ago/17
· votar


E a opera como fica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
O dinheiro é uma excelente invenção.
Imagina trocar um alaúde por uma vaca! olha o trabalho em carregar a vaca!
Kkkkkk....
Agora o que acontece é que em nossa Sociedade tudo, absolutamente tudo foi reduzido à categoria de mercadoria (que é um conceito), inclusive aquilo que não é material (como a fé, as emoções, etc). Essa é uma característica da sociedade Capitalista.
Abç

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Sim, sei disso. Mas o Bertola é sociólogo, é uma visão mais ampla que a nossa.

Ele é um veja multiuso isso sim, rsrs. (sem ofensas rsrs)
É sociologo, leciona historia, faz instrumentos, toca em banda, e é contribuinte de topico fixo de luthieria...

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Então não devia se chamar Maurício Luiz Bertola Genérico?

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


A questão do dinheiro em minha visão esta no comportamento/educação, no discurso que tomamos como correto sem se dar conta de que a maioria não analisa o discurso, apenas o repete.

- Acredita-se que quem trabalha mais tem mais dinheiro.
- Acredita-se que quem fez fortuna, fez com o suor de seu trabalho.
- Acredita-se que o patrão trabalha 16 horas por dia e o funcionário é vagabundo.
- Acredita-se que o trabalho enobrece o homem, que a fortuna é mérito.


Esse é o discurso do escravocrata que perdura até hoje. Teu patrão trabalha 12 horas por dia porque ele esta rico. Se eu te pagar 800 reais por mês quanto tempo você trabalha prá mim? E se eu te pagar 20 mil?

Se você chega em casa e sua única preocupação é jantar (na mesa posta), tomar banho e dormir. Porque seu café estará na mesa no dia seguinte, suas roupas lavadas e passadas, sua cama será trocada e arrumada, e há um carro confortável para te levar ao trabalho, porque não vestir a camisa da empresa?

Agora, se você pega buzão lotado, chega em casa duas horas depois de sair do trampo, faz a tua janta, lava tua louça, arruma a cama, faz o café, faz faxina e lava roupa no final de semana......desculpe, mas se você diz que veste a camisa da empresa, você mente.

Prolifera-se a falácia do empreendedorismo, porque assim tiram seu emprego formal e o exploram como terceirizado, que é ainda mais fácil além de poder culpá-lo pelo seu eventual fracasso, sob a pecha de incompetente.

Antes que alguém pergunte; não, não sou comunista, nem eleitor da esquerda brasileira, que definitivamente não me representa. A direita também não.

Sou partidário que que sou explorado por empresários gananciosos e que, por isso mesmo, patrocinam a política corrupta.

Estou generalizando? Estou......mas é o geral que dita as regras, e não a exceção.

Só a educação transformará o homem e a sociedade a seu redor. Por isso mesmo, há um investimento maciço na ignorância.

Acordem! E parem de acreditar que a ignorância, a incompetência e a miséria são opções, são escolhas.

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Double.

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Analisando esta cadeia hereditária quero me livrar desta situação precária

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Porque carregar a vaca, se a vaca pode me carregar enquanto toco o alaúde?

Mas a pergunta acho que não foi clara, ou eu não entendi a resposta... Basicamente estás concordando comigo, que o problema da baixa qualidade do tipo de música mais consumido, é a ignorância do consumidor médio. Quando a redução de tudo a um produto vendável, é outro, causado pelos ideais capitalistas da sociedade em que estamos inseridos. Certo?

metal_ofender
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


Eu amo o Rock, e para mim, o Rock é isso, uma mistura de historia com melodias.

Sempre quando escuto alguma música com temas interessantes tento interpretar, e depois dou uma pesquisada sobre na internet.

Não precisa ser só esses temas que o autor do tópico citou, tem muitos outros temas que simplesmente contam uma historia legal/triste de alguém, ou até mesmo contar a história da própria banda.

Nunca fui um cara de ler livros, mas descobri muita coisa interessante com letras de rock.

E outra, se não escrever sobre "historias e coisas filosóficas", o que os autores irão escrever? Sobre como foi sua noite na balada?

Agora para contribuir, vou postar 3 internacionais que gosto muito.








some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Vivemos num país escravocata e temos uma cocotinha...eu.

Ningen
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah

Acho que o que ele quer dizer é que o capitalismo é culpado pelo emburrecimento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Ningen
Não, de modo nenhum!
O Capitalismo é revolucionário, é um tipo de estrutura ecoômica específica em que a sua própria lógica interna impulsiona aquilo que no século XIX chamamos de "Progresso".
O problema é que isso tem a sua contrapartida, e as suas contradições, que, como o Capitalismo gera tal riqueza e produtividade, são ainda maiores e mais evidentes...
E, Ismah, não é que "...redução de tudo a um produto vendável, é outro, causado pelos ideais capitalistas da sociedade em que estamos inseridos...", isso nada tem à ver com ideais, mas sim com a lógica do sistema em sí, que É essa.
Abçs

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Quero ter o direito de ler turma da Mônica e não ser chamado de imbecil. Quanto mais o cara fala mais doente fica...enquanto houver raça existirá o futebol mas continuará a imbecilidade.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Odion, Inarelli, etc...

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


Gran

entamoeba
Membro Novato
# ago/17
· votar


Adler3x3
E a opera como fica?

Ópera era a novela mexicana antes do advento da TV.

entamoeba
Membro Novato
# ago/17
· votar


Há o capitalismo que é um modelo de trocas, motivacional etc.

E há o capitalismo que é uma religião: o culto à mão-invisível.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


entamoeba
Ópera era a novela mexicana antes do advento da TV
AHAHAHAHAH....

entamoeba
Membro Novato
# ago/17
· votar


Como defender o cu de um dedo que não pode ser visto?

some bode to eat
Membro Novato
# ago/17
· votar


E o tráfico?

fernando tecladista
Veterano
# ago/17
· votar


O que vocês acham de escrever letras inspiradas em Filosofia, política, questões sociais? Eu acho uma bobagem, porque não tem como passar uma mensagem aprofundada numa letra de música.

Se vai abrir a boca pra falar então que fale alguma coisa
Se não se sente inspirado para uma letra, que faça uma música instrumental ou só com vocalizes
Melhor do que ficar rimando melão com com pão

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Só um detalhe:
Mas o Bertola é sociólogo,
Infelizmente Ismah, eu não sou Sociólogo.
Sou Historiador Econômico e Arquivista (UFF/USP/UFF) e ministro também aulas de Filosofia no ensino público.
Abl

JJJ
Veterano
# ago/17
· votar


fernando tecladista
que faça uma música instrumental ou só com vocalizes

Uma que é fantática:



Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ministro também aulas de Filosofia no ensino público

Tenho curiosidade de saber como anda o interesse dos alunos nessa área hoje em dia.
Quando eu tinha aulas de filosofia, a digamos 15 anos atras, o interesse geral era pouco, porem, debates interessantes aconteciam, e um ou outro aluno realmente se sobressaia com uma mente ampla e aberta em diversos assuntos em sua maioria antropólogos.

ps: Inclusive uma menina que nunca esqueço (pelos seus atributos físicos perfeitamente modelados, e pela sua mente surpreendente), hoje tambem ministra aulas de filosofia, e se empenha na escrita de um livro.

Mas hoje em dia, com o emburrecimento dos pais e filhos desta geração porca, queria saber se ainda existem alguns gatos pingados sobresalentes que se interessam e entendem filosofia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Buja
Tenho curiosidade de saber como anda o interesse dos alunos nessa área hoje em dia.
É baixo...
Na verdade eu procuro trabalhar com a História do Conhecimento e fazer uma análise de questões atuais à partir de uma visão filosófica.
queria saber se ainda existem alguns gatos pingados sobresalentes que se interessam e entendem filosofia.
Existem sim... Poucos, mas existem...
Abç

Beto Guitar Player
Veterano
# ago/17
· votar


Nossa, tanto buchicho por causa de um troll?


Tenho letras assim, estou escrevendo um livro e poderia tranquilamente fazer um canal no YouTube com esses temas, acho que um não impede o outro.

Vitarossi
Membro
# ago/17
· votar


O Mopenudo mesmo que gerou a polêmica desapareceu...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Infelizmente Ismah, eu não sou Sociólogo.

Posso jurar que tu havia dito ser formado em sociologia. :O
Desculpe!

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Apenas um exemplo, para quem tem interesse:

O gosto pelo poder e a tomada de consciência pela solução anárquica:

Disparada – Geraldo Vandré

Introdução ao “personagem” e a narrativa:

Prepare o seu coração
Pras coisas
Que eu vou contar
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar
Aprendi a dizer não
Ver a morte sem chorar
E a morte, o destino, tudo
A morte e o destino, tudo
Estava fora do lugar
Eu vivo pra consertar


O início, ao perceber que (“Estava fora de lugar”... alguma coisa esta “fora da ordem”), era preciso mudar, deixar de ser apenas mais um, tomar posição. Ainda, que neste momento, “por acaso”, “por necessidade”, aproveitando uma oportunidade que a vida oferece:

Na boiada já fui boi
Mas um dia me montei
Não por um motivo meu
Ou de quem comigo houvesse
Que qualquer querer tivesse
Porém por necessidade
Do dono de uma boiada
Cujo vaqueiro morreu


Sentindo o “gostinho” do poder:

Boiadeiro muito tempo
Laço firme e braço forte
Muito gado, muita gente
Pela vida segurei
Seguia como num sonho
E boiadeiro era um rei


A visão vai clareando pela experiência, o tempo, com “o mundo rodando”, vai se tornando mais consciente:

Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E nos sonhos
Que fui sonhando
As visões se clareando
As visões se clareando
Até que um dia acordei


Faz com que perceba que ainda que se sinta orgulhoso de ser “rei” e que tenha algum prazer, as pessoas são diferentes, possuem individualidades, e o poder e os mandos as oprimem e as fazem sofrer:

Então não pude seguir
Valente em lugar tenente
E dono de gado e gente
Porque gado a gente marca
Tange, ferra, engorda e mata
Mas com gente é diferente


Relembrando que o personagem esta narrando sua experiência:

Se você não concordar
Não posso me desculpar
Não canto pra enganar
Vou pegar minha viola
Vou deixar você de lado
Vou cantar noutro lugar
Na boiada já fui boi
Boiadeiro já fui rei
Não por mim nem por ninguém
Que junto comigo houvesse
Que quisesse ou que pudesse
Por qualquer coisa de seu
Por qualquer coisa de seu
Querer ir mais longe
Do que eu


E o personagem percebe que só será realmente forte e livre se estiver numa Anarquia (um reino que não têm rei):

Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E já que um dia montei
Agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte
Num reino que não tem rei
Na boiada já fui boi
Boiadeiro já fui rei
Não por mim nem por ninguém
Que junto comigo houvesse
Que quisesse ou que pudesse
Por qualquer coisa de seu
Por qualquer coisa de seu
Querer ir mais longe
Do que eu
Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E já que um dia montei
Agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte
Num reino que não tem rei


É necessário compreender que o problema não esta em escrever uma "letra intelectual", o problema esta em não procurar entender uma letra.

Não é uma questão de gostar... não é uma questão de concordar. Ninguém precisa gostar ou concordar com nada. Apenas enxergar que uma letra como essa, é uma obra magnífica!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre escrever letras "intelectuais"