Dissertem sobre a performance, e como a massa engole um show/artista assim

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Rednef2

É questionável precisar ir tão longe... Numa análise que não sou capacitado para me aprofundar, vejo que países com população melhor instruída, temos decadência na quantidade de igrejas, e fiéis, melhores produtos, melhores bandas/músicos e composições.

Se for ver, países como Noruega, Finlândia e Suécia, não revelaram nenhum artista/banda com técnica mais ou menos, todos são virtuoses no instrumento - por favor não entremos no gosto vs não gosto, falo puramente da questão técnica.

Isso que me faz acreditar que por lá as pessoas buscando eternamente superar a si e aos demais, são mais críticas que por aqui.

Vindo para a América, na terra do tio Sam (EUA) Bieber, Gomez, One Direction etc são bandas consideradas TEEN, mas longe de serem sucesso de massa. Curiosamente me parece que Alan Jackson, Taylor Swift, Madonna etc, são mais populares entre pessoas adultas (na casa dos 30 anos), e nos jovens (20~30 anos) Guns, White Buffalo, e Black Eye Peace...

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


http://www.dailymotion.com/video/x39wsfe_ariano-suassuna-analisa-a-ban da-calipso_fun

Julia Hardy
Veterano
# fev/16
· votar




Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar


Prevejo treta...

Calypso era uma banda que acontecia dentro da cena, era a única banda (talvez tenha falhado a memória) de destaque da região norte, antes deles ninguém teria conhecimento de ritmo toca em Belém...

Dali para eles serem BONS no mundo da música o passo é grande, comparar tecnicamente, com o que Elvis cantava (já que nunca compôs) a disparidade é grande.

São ruins? Não, são pobres tecnicamente nas composições e arranjos, sem técnicas apuradas na execução. O dito "feijão com arroz".

Agora se coloque na posição de alguém sem baixa instrução, que tem o mundo reduzido a família e ao rio/mar onde pescam. Essa pessoa seria capaz de compreender os movimentos das Quatro Estações (Vivaldi)? Que critério técnico a pessoa tem? Aposto muita coisa que a pessoa iria achar massante. Calypso seria muito mais fácil de compreender, são letras e melodias fáceis, que retratam a relação humanas, principalmente amor.

O Ariano Suassuna tem um diálogo muito concreto sobre o refrão da música "Pra me conquistar", onde ele coloca o que quero dizer. Vídeo aqui.

Desse canal poderia trazer milhares bandas avaliadas, mas não acho muito criterioso esse canal. Não que sirva de peso pro tópico.

Por que?
Diferente da minha proposta com o tópico, lá eles não são nada, absolutamente nada técnicos. Não é músico para músico, é ouvinte para ouvinte.

Por exemplo, eles falam de algum MC dizendo que "ele é foda porque cantava o que o povo gosta".
Mas pera lá... Qual a função/influência social disso? O que isso influencia na sociedade? No meu ver é uma visão superficial do conceito de felicidade, ter para ser... Certo que somos capitalistas, mas até onde isso é saudável...?

Outro sobre o Latino, eles falam de "senso de oportunidade", que não passa de oportunismo. Bem, qual o mérito do artista gravar DVD usando os fãs (?) do David Guetta, bêbados etc? Nenhum...

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


1. "A gente tá fazendo um trabalho de defender artistas que recebem críticas tão injustas e o mundo não precisa mais de injustiça. Precisa de mais amor, precisa de mais Calypso".

2. Isso foi dito por um cabeludo vestindo a camiseta do Iron Maiden.

E tá resumida toda a proposta do canal desses merdas!

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Bem menos amigo entamoeba...

Calime
Veterano
# fev/16
· votar


Pow, que crítica rasa desses metaus aí....não consegui, e parei de assistir no meio do vídeo.

Julia Hardy
Veterano
# fev/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


E os metaleiros que são intolerantes.rs

Ismah

Calypso é música de pobre e semialfabetizado.

Ramsay
Veterano
# fev/16
· votar


Pra mim a Calypso sempre foi uma banda bem ruim, e com ou sem Joelma vai continuar sendo um lixo.
E o tal do Ximbiha não passa de um guitarrista bem meia boca e que nunca vai passar disso.

O que aconteceu é que eles deram sorte de criar uma música (não lembro qual) que tinha um refrão bom e fez sucesso na Europa e de lá pra cá, com a midia foi um pulo.
Mas, é bem pouco provável que tanto a Joelma como o Ximbinha voltem a fazer sucesso, e por isso, por algum tempo eles vão continuar sobrevivendo, fazendo shows pelo interior do Brasil, até que vai chegar a um ponto em que não vai dar mais Ibope e eles vão ter que fazer outra coisa.

Julia Hardy
Veterano
# fev/16
· votar


Quanto recalquis.

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


Infelizmente a pobreza material traz outras consequências. Se não trouxessem, não existiria Calypso (e uma penca de outras bandas). Mas reduzir o gosto por Calypso à pobreza material é simplório demais, pois sabemos que há uma penca de playboys que consomem o som da banda ou produtos equivalentes. Por outro lado, também sabemos que nem todo pobre está condenado a gostar de Calypso (embora boa parte esteja).

Os incomodados com as críticas não agem com coerência ao evocar o pretexto da pobreza para tentar envergonhar os seus opositores - como se eles estivessem fazendo algo imoral ao julgar o produto de uma subcultura massacrada socialmente; como se as críticas fossem declarações de ódio a uma parcela da população.

Afinal, existe algo que deveria ser imune à crítica cultural?

O emprego de recursos como esse inviabiliza qualquer crítica sobre qualquer coisa, porque todo público tem uma justificativa para ouvir o que ouve!

Julia Hardy
Veterano
# fev/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Quando se toca na ferida...

Calime
Veterano
# fev/16 · Editado por: Calime
· votar


entamoeba

Interessante seu ponto de vista, e concordo com ele em partes; a depreciação de algo como a música, relacionando com algo como a pobreza, é a meu ver, muito vago. Será que só pobres financeiramente consomem a música do Calypso? Se for julgar tbm com algo de qualidade inferior, tbm é falácia. Pra fazer isso, obrigatoriamente deve haver uma base para comparação. Se está partindo que a base para comparação é melhor, que julgou isso? O kra que curte um blues, um samba, ou uma guitarrada do Pará possui menos cultura que outro que curta música clássica, ou um Metaú? Uma coisa que acho bizonha é uma pessoa que curte heavy metal se achar superior a um apreciador de outro estilo musical. Muito provavelmente ele não sabe que o metaú que ele curte foi, por muitas vezes, vilipendiado e tido como algo marginal.

Isso não resguarda o que quer que seja de crítica. Como vc bem disse ao final, todos temos nossas justificativas(ou ao menos boa parte), mas nós, como diferentes do outro, sempre teremos o nosso motivo (sendo ele "correto" ou não), para concordar ou discordar.

Julia Hardy
Veterano
# fev/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Uma coisa que acho bizonha é uma pessoa que curte heavy metal se achar superior a um apreciador de outro estilo musical.

Nesse caso, não é quem curte heavy metal que está criticando. Mas, aí pode.

Calime
Veterano
# fev/16
· votar


Julia Hardy

Não entendi.

Casper
Veterano
# fev/16
· votar




entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


Julia Hardy
Quando se toca na ferida...

Não há ferida.

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


Calime
Pra fazer isso, obrigatoriamente deve haver uma base para comparação.

É... para ser inferior é preciso ser inferior a algo.

Particularmente, não há circunstância que eu prefira Calypso ao silêncio.

Calime
Veterano
# fev/16
· votar


entamoeba

Me referia a comparações musicais, e não à ausência de música, kkkkk.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dissertem sobre a performance, e como a massa engole um show/artista assim