Dissertem sobre a performance, e como a massa engole um show/artista assim

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Adler3x3

Não é por esse lado que estou levando. Não é a crítica de estrutura, mas da falta de talento escondida sob a tecnologia, um rosto bonito, e uma pré e pós-produção impecável.

Em 1950-60 só gravava um álbum, quem era imensamente propício a fazer sucesso. Hoje, gravo tranquilamente, com mais recursos e qualidade, no meu smartphone que na época.

Era vias de fato preciso ser bom. Mas em função da facilidade, hoje temos muitos artistas ruins e/ou despreparados para estar num palco. Como disse linhas atrás, "não canto, mas é bem por isso que não estou num palco o fazendo".

Temos sim exímios cantores nessa leva, e com teor admirável...

https://www.youtube.com/watch?v=42ND3dsVYBk
https://www.youtube.com/watch?v=ScDNu8qmhyQ (o primeiro ficou famoso num vídeo onde era um suposto pedreiro cantando)
https://www.youtube.com/watch?v=byelY7cp200
https://www.youtube.com/watch?v=zWaJhuRV58M (Ex- Os Federais)
https://www.youtube.com/watch?v=yzK7OK0kPvY
https://youtu.be/yzK7OK0kPvY?t=166

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah

Sim concordo.
E entendo o seu pensamento.
O que escrevi é uma mera especulação, não quer dizer que estou certo em tudo o que afirmei.
Este é um outro lado, acredito que estamos passando por uma certa evolução.
Muitas coisas são bem melhores do que antes.
Não é tudo ruim.
Tem coisas que estão se elevando e tem coisas que estão caindo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Quem tiver paciência de ouvir... (recomendado ao Bertola, caso passe por aqui)

https://www.youtube.com/watch?v=BdJ8CnyTHM4


Obrigado pela referência à mim Ismah. Conheço o Leandro Karnal e o seu trabalho e já ví esse vídeo aí que você "postou" e concordo inteiramente com ele.
Mas vou me abster dessa discussão, pois ultimamente o nível aqui (com raras excessões) anda muito baixo (em todos os sentidos do termo...)
Abç

Calime
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas vou me abster dessa discussão

Uma pena. Tenho certeza absoluta que em muito poderia contribuir nesse tópico.

guizimm
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig
tá bom, acho que faltou separar um pouco o som de que a gente está falando, tem muita coisa envolvida, desde os tipos wesley safadão(eu acho esse fenômeno muito engraçado na verdade) e os funks que surgiram na periferia. Não quero me estender nesse assunto, em mais de 4 anos de fórum eu nunca vi uma discussão dessas durar menos de dez postagens e chegar a um consenso construtivo.

Meu ponto é que esse clichê que o povão não tem cultura é elitista e joga fora toda a vivência de milhões de pessoas. O que eu mais vejo é gente elitizada jogando fora o que o marginalizado tem a dizer através da arte dizendo que é tudo manipulação e emburrecimento, desconsiderando que esse tipo de manipulação botou muita gente no hall da fama.(claro que não estou te acusando fazer isso, nada disso é pessoal)

Eu também acho muito improvavel que uma discussão de fórum possa mudar o entendimento de alguem nesse aspecto, e que isso acontece de forma efetiva através do contato fora de mídias virtuais.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


guizimm

Não é para se chegar a um consenso. Mas como somos músicos, é preciso falar e debater sobre. Querendo ou não, o gênero ganha mais mídia e esmaga qualquer forasteiro (quem é Malta hoje na mídia?).

A minha preocupação é como músicos, de talento, se sujeitam a composições tão baixas.

entamoeba
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: entamoeba
· votar


guizimm
Meu ponto é que esse clichê que o povão não tem cultura é elitista e joga fora toda a vivência de milhões de pessoas. O que eu mais vejo é gente elitizada jogando fora o que o marginalizado tem a dizer através da arte dizendo que é tudo manipulação e emburrecimento, desconsiderando que esse tipo de manipulação botou muita gente no hall da fama.

E eu acho esse papo muito simplista! O politicamente correto transformou a todos em pretensos antropólogos. Claro que há um grau de elitismo nas críticas, não nego, mas isso não impede o debate! É só mais uma variável a ser considerada.

Não existem condições ideais para obtenção de resultados, nem mesmo nos laboratórios de Física! Usar qualquer variável incômoda como pretexto para inviabilizar a crítica é, no mínimo, temerário!


Eu também acho muito improvavel que uma discussão de fórum possa mudar o entendimento de alguem nesse aspecto, e que isso acontece de forma efetiva através do contato fora de mídias virtuais.

Não tem nada de improvável! Sei que hoje tem muita gente que é insensível à lógica da linguagem, o que é uma pena. Mas não há nada mais saudável do que debater estando aberto à mudança de opinião!

Gulherme Polar
Membro Novato
# jan/16
· votar




Calime
Veterano
# jan/16 · Editado por: Calime
· votar


Ismah

Não é para se chegar a um consenso.

Exato, penso assim tbm. Ao menos pra mim, de imediato, não penso em chegar a um senso comum, e sim olhar a situação com outras perspectivas, refletir sobre o assunto, aprender novas idéias se achar que são válidas, e de repente reformular minha forma de pensar, tirar novas conclusões(como já ocorreu comigo algumas vezes, mesmo aqui no fcc). Quando é realizado de forma organizada e respeitosa, sempre acho válido o debate.

Del-Rei
Veterano
# jan/16
· votar


Esse assunto, direta ou indiretamente, já foi bem debatido por aqui.

Eu acho que isso envolve uma série de fatores, inclusive uma tendência "emburrecedora" da população, de uma forma geral.

E tem o fato de que alguns seguimentos se organizam e investem com vontade na música, como o sertanejo. Eles fazem disso muito mais que música, pra essa galera a música é um empreendimento sério que gera lucro e precisa de comprometimento. Os artistas novos são vistos como artistas promissores... Temos muito o que aprender com esses caras.

Enquanto o rock... O que o rock faz?
É quase um ringue no estilo cada um por si, salve-se quem puder.
Nunca vai dar certo enquanto continuar nesse perfil.

Pelo menos aqui no RJ é raríssimo ver alguém que tenha o costume de sair de casa disposto a conhecer uma banda nova. Todos querem sair para ouvir o que já conhecem. Aí você chama um amigo pra ir a um show seu com entrada a R$ 15,00 e o cara acha caro.

Esse papo me lembra as críticas que ouvi quando a Legião Urbana disse que iria voltar a fazer shows com outro vocalista... Um monte de gente caiu de pau em cima dos caras acusando de banda "caça níquel"... Como se os caras não tivessem o direito de tocar as próprias músicas. Aí o cara que cai de pau em cima é um dos que tem banda cover e 20% do repertório inclui Legião Urbana. Fica aquela incoerência: Eu, banda cover, posso tocar a música dos caras no meu show! Mas eles, donos das músicas, são uns caça níquel, não podem tocar!

E nisso o rock vai pelo ralo.

Um aceno de longe!!!

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


E nisso o rock vai pelo ralo.

vai tarde..

f14gomes
Membro
# jan/16
· votar


Não vamos entrar nessa questão de o rock contra o resto do mundo.
A questão aqui são pessoas sem talento fazendo "sucesso" com música.

Vendo o programa da globo "the voice kids" (sem querer mudar o assunto) é nítida a questão da "cultura elitista" que alguns citaram aí acima. Enquanto uns "bem nascidos" (economicamente falando) tem aulas particulares e fazem belíssimas apresentações, independente do estilo da canção, outros, menos abastados, vão lá somente com a vontade e o gosto pela música e não se apresentam tão bem. Mas para quem não entende pode achar que foi só pelo estilo escolhido pq o povo adora.

Infelizmente, no nosso país é assim, e mesmo tendo leis a favor da educação, ainda assim, existem leis que não pegam...
Quem tem filho na escola sabe...


"Desde cedo, algumas crianças desenvolvem o gosto pela musicalidade. Geralmente, o estímulo vem de casa e acaba gerando aulas particulares de música ou a criança passa a aprender por conta própria. O que poucos sabem é que, a Lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, torna o ensino de música obrigatório dentro da grade curricular nas escolas públicas e particulares. Conforme a norma, os ensinamentos podem acontecer tanto como a música sendo uma disciplina como as tradicionais, quanto sendo integrada à matéria de artes. Muitos são os benefícios do aprendizado, como a melhora na concentração, na desenvoltura e na coordenação motora dos mais jovens. Entretanto, nem todas as escolas possuem as aulas musicais. "
(http://www.leiaja.com/carreiras/2015/03/20/mesmo-com-lei-estudantes-ficam-sem-aula-de-musica/)
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

guizimm
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
A minha preocupação é como músicos, de talento, se sujeitam a composições tão baixas.

Em qualquer profissão o que dá mais dinheiro é o caminho de caráter duvidoso. Acho que o sistema de mercado que está aí fode com muito mais que a música, que é só um reflexo do mundão que a gente vê por aí afora, e a minha preocupação não com o reflexo, mas sim com a coisa em si.

entamoeba
O que eu quero dizer é que existe um preconceito que cega a análise de vertas pessoas, que acabam vendo tudo de uma ótica torta. No fundo parece que tem que se ter um alto grau de educação formal pra saber identificar música de qualidade, como se isso fosse algo objetivo.

Calime
Veterano
# jan/16 · Editado por: Calime
· votar


guizimm

Em qualquer profissão o que dá mais dinheiro é o caminho de caráter duvidoso.

Muito cuidado com palavras/expressões que generalizam/tornam exclusivos algo. Ex: Se vc estiver doente, e com muita grana, vc vai querer ir no melhor médico ou num médico ralé?

guizimm
Veterano
# jan/16
· votar


Calime
eu quis dizer na prática da profissão, não na hora de buscar um serviço
mas eu deveria ter dito ''quase qualquer'' mesmo

Julia Hardy
Veterano
# jan/16
· votar


O rock não vai pro ralo. Vai continuar marginalizado como sempre pelos idiotas. Assim como tudo que não se encaixa no mainstream.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


f14gomes

Não é pelo rock, esqueçam isso... Sempre que se fala em música boa, se pensa em rock por aqui... Parafraseando um dos grandes nomes do rock aqui no sul... "Garoto eu te falei, o mundo é maior que seu quarto"...

Acompanho muito um grupo internacional de roadies, por la se vê caras de bandas grandes e de todos os estilos.

Pelas terras do Tio Sam, também tem pessoas questionadas, por fazerem sucesso montadas em cima de recursos tecnológicos, e não de talento e/ou estudo.



Doutro lado da moeda, nessa new wave do dito pop nejo, temos gente realmente monstruosa (deve ser a terceira ou quarta vez que posto material aqui, para mostrar que NÃO é treta com sertanejo)...

https://www.youtube.com/watch?v=LDkOG3yGaFE (chamo a atenção para o volume da voz da violeira, cantando a bons 20cm do microfone)

Julia Hardy
Veterano
# jan/16
· votar


Barra da Saia é legal. A baixista é casada com o Ritchie Kotzen.

Calime
Veterano
# jan/16
· votar


Julia Hardy

Barra da Saia é legal. A baixista é casada com o Ritchie Kotzen.

Iá, não sabia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Julia Hardy
Calime
Ao que me consta ele está casado com essa dona aqui:
Personal Life

In 1993, Kotzen was kicked out of Poison, allegedly because of his affair with Deanna Eve Lindstrom, the ex-fiancée of Poison drummer Rikki Rockett. Kotzen and Lindstrom later married and divorced. During their marriage, she sang backup on some of his recordings. Kotzen was previously in a relationship with WWE Diva Brie Bella. [5]


Abç

f14gomes
Membro
# jan/16
· votar


O que eu quis dizer é que se quem canta não percebe que está ruim imagina quem ouve.
(imaginando que, num mundo ideal, quem canta profissionalmente estudou mais música do que o público em geral).

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


A baixista do Barra de Saia se chama Brie Bella???

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


porra, a Julia ta trollando pra caralho. Barra de Saia não tem baixista

Lelo Mig
Membro
# jan/16
· votar


FELIZ NATAL

"Barra de Saia não tem baixista"

Têm sim.... mas é macho!

Nada contra, mas não sabia que o Kotzen batia escanteio e cabeceava ao mesmo tempo.

pianoid
Veterano
# jan/16
· votar


nos dias que seguem é uma atividade socialmente aceitável e até mesmo ansiada comer merda e pedir mais

Julia Hardy
Veterano
# jan/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


porra, a Julia ta trollando pra caralho. Barra de Saia não tem baixista

Tem, sim. É a minha xará Julia Lage. Pode ser que ela tenha saído. Mas, não acompanho a banda pra saber com certeza.

Mauricio Luiz Bertola



Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Julia Hardy

A Julia Laje saiu por motivo de ir morar fora do país (Kotzen?!), e no lugar dela entrou a Denise "Dedê" Soares com a guitarra. A ideia, segundo as Adriana's era trazer um som mais country/rock pro grupo.

Mauricio Luiz Bertola

O Kotzen tava sim dando uns amaços na lutadora da WWE (wrestling/luta llivre) Brie Bella, mas não era casório. No começo do Winery Dogs, ele de fato tava de namorico com a Julia...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/303696/#8715932

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Julia Hardy
Ismah
Realmente...
IMHO o cara tem bom gosto...
Abçs

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Todos nós temos, o problema é a outra parte corresponder rsrs

Rednef2
Veterano
# jan/16 · Editado por: Rednef2
· votar


Acho que pra entender esse fenômeno, teriamos que fazer um estudo sobre o Imaginario e História das Mentalidades que influenciaram essa geração atual. O caminho é por ai. Talvez dê pra incluir nesse estudo até o lance de Longa Duração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dissertem sobre a performance, e como a massa engole um show/artista assim