O que faz uma música/cantor/banda se tornar um clássico?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# dez/15


Eu escuto muito bandas dos anos 70 e 80. Ultimamente escuto muito ABBA, e mesmo depois de 40 anos as músicas deles tocam muito e parece que vai renovando as gerações de fãs. Há bandas que somem e ninguém lembra mais.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


É o mesmo que perguntar qual o segredo do universo.

Ningen
Veterano
# dez/15
· votar


Wade

42

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ningen
Balela.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Peter_MusicoIniciante


Esqueça. Os heróis estão se estinguindo. Não tem mais espaço para novos messias. A dinâmica mudou.

Julia Hardy
Veterano
# jan/16
· votar


Hoje está tudo diluído.

Os mais velhos poderão explicar melhor, mas antigamente as gravadoras escolhiam um grupo de artistas e passavam anos "fazendo" os nomes deles no cenário musical. Foi assim com o ABBA. Geralmente, essas bandas que ninguém lembra mais são bandas que faziam um som muito especifico da época ou não tiveram tanta exposição.

Insufferable Bear
Membro
# jan/16
· votar


Marketing.

Insufferable Bear
Membro
# jan/16
· votar


Marketing.

entamoeba
Membro Novato
# jan/16
· votar


Eu acho que a linguagem dos clássicos é apropriada pelas gerações seguintes. Com isso, ela permanece viva. Há muito de ABBA no pop contemporâneo, por isso o som deles continua muito acessível.

Experimentações que não foram levadas adiante pelas gerações seguintes tendem a soar mais estranho aos novos ouvidos, penso eu.

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Se essa resposta fosse fácil, tinha 100000000 de Abbas por aí.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Apenas o tempo transforma pessoas em lendas. Mas, só as pessoas de destaque viram lenda.

Hoje em dia com meio milhão, vc pode ser um músico... Não músico não, um CANTOR conhecido nacionalmente: paga jabá pra música rodar, aparece na mídia, sai em revista, ganha disco de ouro/platina/diamante (basta mandar fazer as cópias necessárias, e colocar a venda) e blá blá blá.

Mas disso para ser imortalizado é muito mais longe do que ser anônimo. Vc precisa ser bom, e agradar ou será esquecido.

Por exemplo, Gentle Giant é um grupo psicodélico da década de 70.
Todos os integrantes são músicos virtuosos. Realmente bons, mas não acabaram agradando tanto quanto CCR, Pink Floyd e Led Zeppelin, que são praticamente da mesma época e do mesmo estilo.

O motivo? É um mistério, simplesmente não caíram no gosto da galera.

Acontece por acaso algumas vezes. Temos N casos disso - se não todos.
Beethowen muito provavelmente não fez ideia de ser lembrado séculos depois - e não tinha gravadoras na época, isto é, nunca ninguém ouviu uma obra dele, por ele mesmo.

Dá mesma forma caras que li a biografia (Ozzy, Slash, Kurt, Sid...), nunca se imaginaram com fama. Fizeram seu som, expressaram sua ideia - geralmente de um jeito "errado" (fora do padrão), e vingou...

pianoid
Veterano
# jan/16
· votar


ABBA pra mim é um esquema de rimas

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


pianoid

Tu tem prazer em vir dizer que uma banda é ruim, e que A é melhor que B. E nem que estejam falando da roupa do segurança do show do cara rs

Lelo Mig
Membro
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


É o que a galera acima já citou....não têm fórmula.

Mas, convenhamos, mesmo não gostando muito de ABBA, você não tá falando de qualquer um, tá falando de uma das bandas de maior sucesso no mundo em todos os tempos. A melodia da parte :

"You can dance, you can jive
Having the time of your life
See that girl, watch that scene
Dig in the dancing queen"


no verso de Dancing Queen é umas das linhas melódicas mais poderosas e bonitas já escritas na música pop, e acho que "acertos" deste tipo, fazem diferença na receita final.

Prá quem não conhece a canção eles praticamente abrem a canção com o refrão, outra sacada memorável, quando perceberam a força dessa bagaça, porque duvido que foi composta assim originalmente. (isso é sacada, faro de compositor).




Agora, temos de lembrar, independente de gostar ou não, não há bobo nesse ramo.

Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus são dois baita compositores, com experiência prá caramba, de música folclórica da Suécia a British Pop. Ambos são multi instrumentistas competentes e com história pré e posterior ao ABBA, incluindo trilhas sonoras, musicais diversos, grupos folclóricos e orquestrações. Não tinha Zé Mané na bagaça não.

Julia Hardy
Veterano
# jan/16
· votar


Sempre achei que Chiquitita é um protótipo do que seria o sertanejo no Brasil mais tarde.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Por exemplo, Gentle Giant é um grupo psicodélico da década de 70.

Errado. Gentle giant era prog rock. Em raros momentos se vê intensão psicodélica na música da banda.

Realmente bons, mas não acabaram agradando tanto quanto CCR, Pink Floyd e Led Zeppelin, que são praticamente da mesma época e do mesmo estilo.

O motivo? É um mistério, simplesmente não caíram no gosto da galera



Não há mistério algum. Gentle giant sempre foi uma banda experimental e indigesta, algo que costumam chamar música pra músicos (embora eu não ache). Comparar gentle giant com led zeppelin é o mesmo que comparar Titanic com bruxa de blair. Não dizendo que gentle giant é ruim, mas que é muito mais difícil de digerir do que led zeppelin e pink Floyd.

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


o mesmo motivo que fez o big mac ser o lanche mais famoso do mundo, presente em dezenas de países e elemento usado como referencia de poder de compra.... é o melhor lanche? é claro que não!

não existe fórmula pronta para ser um sucesso em qualquer que seja a área, se formos falar de clássico que seria o topo do sucesso perpetuado, pior ainda, apenas existem alguns fatores mercadológicos que podem explicar....

e eu acredito friamente que não existirão mais clássicos em seja lá quais forem os os estilos, apenas sucessos passageiros....

Antigamente existia muita gente para consumir pouquissima coisa via pouquissimos meios de comunicação.....

e hoje existe o youtube onde qualquer jagunço como eu pode postar alguma coisa.......

oferta e procura.....

nós falamos de genialidade para saudar... mas isso é muito relativo.... não há evidencias para qualificar sistematicamente....

a quantidade de pessoas produzindo e aparecendo é muito grande... logo, por este motivo se torna muito improvável alguem ficar em evidencia muito tempo, sendo capaz de perpetuar apenas uma musica como hey jude o fez.....
mais ainda.... ficar em evidencia que seja durante um dia, ja é muito dificil, ultimamente campanhas virais e patéticas que são esquecidas rapidamente dão certo......

pense nos grandes nomes da musica brasileira....

ivete sangalo, titas, chitaozinho e xororo, sergio reis, claudia leite, jorge e mateus e etc....

a desgraça do especial da globo há 300 anos é sempre do roberto carlos....

Ismah
Veterano
# jan/16 · Editado por: Ismah
· votar


Lelo Mig

Ainda estamos tentando nos convencer de que sorte existe... Acho que nenhum dos dois acreditará algum dia nela...

cafe_com_leite

Obrigado pela correção. Mas não altera o significado, os dois co-existiram, podia ser uma banda rasta. Gentle Giant foi indigesto? Mas porque foi? Simplesmente porque gostaram mais do outro.

Outra "briga" foi de Elvis Presley vs Jerry Lee Lewis, Jerry Lee derrubou o rei, das paradas, quando esse foi servir ao exército. Mas porque ele não ficou lá? Controversas histórias a respeito de seu casamento a parte, principalmente porque ninguém mais gostou do cara, mesmo tendo um talento maior que o do Elvis.

Drinho

Listinha infeliz ein... Tem um tanto de cara que canta pra cacete, e tu me enfia uns nomes que cantam bem mais ou menos... rsrs

https://www.youtube.com/watch?v=AfOCSDAnH18
https://www.youtube.com/watch?v=TQW1k5EQxo0
https://www.youtube.com/watch?v=K5pmu0MY_pw

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


O que faz um vídeo de youtube se tornar viral?

O que faz uma mulher se derreter e querer abrir as pernas no primeiro minuto?

Porque eu nunca inventei algo tão descaradamente bem sucedido como o Iphone?

Porque algumas pessoas constroem fortunas enquanto outras constroem ruínas?

O que faz um esquete de humor extremamente contagiante tornar-se maçante do dia pra noite?

O que faz alguns guitarristas conseguirem tocar na velocidade da luz e outros não?

Porque o racismo insiste em permanecer mesmo em sociedades bem instruídas e ditas civilizadas?

Eu também queria saber a resposta pra essas perguntas que parecem não ter uma resposta.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


rcorts

Algumas tem respostas...

O que faz uma mulher se derreter e querer abrir as pernas no primeiro minuto?

$$$$

O que faz um esquete de humor extremamente contagiante tornar-se maçante do dia pra noite?

https://www.youtube.com/watch?v=fD8VPHGVYU8

Porque o racismo insiste em permanecer mesmo em sociedades bem instruídas e ditas civilizadas?

https://www.youtube.com/watch?v=qip5YJw-f9c

O que faz alguns guitarristas conseguirem tocar na velocidade da luz e outros não?

Somas de dedicação, e alguns casos vantagens biológicas com o mãos grandes, e controle motor avantajado.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem difícil de responder.
Concordo com o Wade.
Além da competência musical entra em cena o empresário e a gravadora.
Lembrem estamos comentando sobre música comercial.
Nos EUA lá é que existiram os mestres do fazer sucesso por décadas arrecadando direitos autorais, tem gente que é mestre nisto.
E este negócio de direitos autorais é um grande negócio, é a multiplicação dos pães.
É que nem o Tele catch, a mesma fórmula.
Todo mundo sabe que é manipulado, mas mesmo assim assiste.
A mesma coisa agora estas lutas de vale tudo, todo final de semana tem disputa de títulos, tamanha a variedade de categorias, e isto é uma empresa, não é um esporte natural, é pura enganação, pura banalização da violência, parece que a audiência é composta em sua maioria por idiotas.
Estão aí os reality show.
Uma mulher participa, depois transformam em atriz, vira garota propaganda, faz shows especiais, aparece nua na revista, faz novelas e muito mais, todo um produto em escala.
Depois que eles investem alguns milhões, o produto tem que durar um bom tempo.
É muito difícil entrar neste meio controlado pelos poderosos.
Eles é que dizem o que vai fazer sucesso.
Veja por exemplo o Lulu Santos, para mim só faz música chata, é um pé no saco,nunca consegui escutar uma música inteira, e teve tempo que era o que mais arrecadava em direitos autorais, por causa das novelas, e ainda continua em certa evidência.
É um produto que ainda tem uma certa vida útil, pois como explicar a participação dele naquele programa de merda. (programa licenciado, assim como outras aberrações, que fazem parte de um produto maior).
Até a banalização tem copyright.
É uma manipulação do cacete, a mídia é que faz o sucesso.
É um planejamento que envolve décadas e uma boa rede de influências.
Veja o Elvis Presley, com todo o respeito, ele não compunha, a maioria das músicas era dos outros e até hoje faz sucesso e vende discos.
Era um cantor normal que foi endeusado, e até hoje tem concurso de gente que se veste como ele.
E a maioria dos ouvintes nem sabe direito o que é compositor, para eles a música é do artista que canta ou toca, que esta em evidência.
Esta maioria não tem critérios, não tem conhecimento musical, vai na onda dos outros.
E ele "Elvis" como músico era fraco, assim como a banda dele.
O Michel Jackson é outro exemplo, nem tão competente na música, só dançava um pouquinho, e também foi endeusado, e musicalmente convenhamos era muito fraco, e por aí vai, foi considerado excêntrico.
Os promotores criam biotipos e personalidades, muita gente fica doído e não aguenta.
E inventaram esta de "Rei" e "Rainha", rei disso, rainha daquilo.
Desde quando a "xuxa" é rainha?
E o povo parece que gosta de ser iludido, tem que viver uma certa fantasia.
Claro a imaginação e a fantasia fazem parte da diversão.
Temos que viver alguns momentos de pura abstração.
Mas..., a qualidade deveria contar.
Acho que é que nem um produto tem uma certa vida útil, e depois que os poderosos grupos escolhem a pessoa investem pesado e fazem o produto.
Alguns são mais fáceis de controlar outros nem tanto.
É toda uma engenharia para fazer sucesso, tem que acima de tudo ter um bom relacionamento e influência.
Hoje um artista ou grupo é na verdade uma grande empresa, subsidiária das grandes mídias, tem centenas de funcionários, uma grande infraestrutura.
Só quem é do meio sabe dar a resposta.
Desculpem ser meio ácido, mas é que o nível tá muito baixo, aquele programinha de tv de música me irrita.
O ABBA seguiu este modelo a exaustão, tanto que pararam por puro stress, mas tinham uma boa base de compositores e boas cantoras, mas era pura música comercial.
Só que em hoje dia a fórmula envolve:
- aparecer na TV;
- aparecer nas rádios, que estão em baixa, hoje é mais streaming, e até recentemente a Apple empurrou guela a baixo músicas do U2 outra banda fraca de rock que faz um imenso sucesso, que só tem músicos meio boca;
- aparecer nas principais revistas e jornais;
- nos sites sempre tem algum destaque, mesmo os artistas e bandas mais antigas;
- no começo aparece num Reality Show, depois, tem fica exposta, em revistas de fuxicos, depois aparece nua, depois vira atriz, depois faz shows especiais e vira garota propaganda, vende produtos de higiene e beleza;
- não importa que as coisas sejam inúteis o que importa é que venda;
- parece que parte do modelo das grandes contratações e até de jogadores de futebol meia boca e outros esportes, faz parte do processo, virar garoto propaganda, e aparece sempre nas redes sociais e nos sites de fuxico, vira comentarista, isto é sinônimo de um bom contrato com um bom empresário, não é só um jogador é um produto;
- mesmo as músicas mais chatas são tocadas a exaustão, se consegue fazer com que apareçam nas trilhas sonoras de filmes e novelas;
- os artistsa ficam assediados pela imprensa, que é manipulada pelos poderosos;
Pode ver de tempo em tempo, num certo filme aparecem de novo, e a força da mídia em continuar expondo o seu produto;
- tem muito artista mais antigo que ainda tem exposição graças aos poderosos e aos mitos que foram criados por eles;
Na área comercial é tudo falso.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho

Listinha infeliz ein... Tem um tanto de cara que canta pra cacete, e tu me enfia uns nomes que cantam bem mais ou menos... rsrs



não é disso que se trata.....

nirvana e ramones são classicos que nem de longe fazem alguma coisa bem para cacete....

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Drinho
É isto mesmo, logo que surgiu a mídia do cd, a maior besteira o pior cd que já comprei na vida foi dos Ramones, dinheiro jogado fora.
Por falta de opção na loja acabei pegando o cd, queria experimentar a novidade no novo aparelho de som, a gravação até era antiga.
Só com as regravações de cd, as gravadoras ganharam uma fortuna, relançando o produto deles.
E entrei pelo cano, umas das piores bandas de rock de todos os tempos, qualquer banda de garagem é melhor que eles, os caras não tocavam nada de nada, e outro dia vi um documentário que fizeram, a mídia ainda insiste em tirar leite de pedra para vender mais um pouco.
E assim tem outros documentários que querem dar uma posição de destaque para músicos ruins.
E outro dia apareceu um documentário sobre o guitarrista do U2, que no meu ponto de vista é muito fraco, e deram destaque com se fosse um professor, mas ao meu ver o cara toca muito mal, e o Bono então com aqueles óculos.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Adler3x3

existe essa comparação... as vezes o sujeito está em cima do palco, conquistou um sucesso absurdo e se torna um perito na área que ele está atuando, eu sou guitarrista e conheço alguns mestres de instrumento que são altamente qualificados para te ensinar qualquer coisa e vendem o almoço para jantar........
eu respeito isso, para se conquistar o sucesso é necessário batalha, persistencia, sorte para se conseguir um investidor que acredite no trabalho da banda, situação de mercado que seja favorável á proposta... é uma série de fatores que têm de dar certo, isso torna o sucesso algo quase que impossível, uma loteria, principalmente nos dias de hoje onde a necessidade de consumo das pessoas é muito segmentada....

o rock reinou no mundo....

hoje em dia quem reina no mundo?

eu não faço a menor idéia.... sei que ha musicos de sucesso, mas jamais os compararia com elton john, paul mc cartney e rolling stones, caras desse nível chegaram na mesosfera, é o alto sucesso imortalizado durante 50 anos de carreira.....
isso é uma coisa, outra coisa completamente diferente é você ser um perito no assunto....

falo de guitarra pois é o instrumento que toco... a guitarra ainda hoje tem nomes como joe satriani, santana, steve vai, malmsteen, van halen, hendrix e etc.....

bacana... caras muito fodas que eu gosto muito.... mas lhe garanto que seria muito mais proveitoso ter aulas com o mozart mello que muito provavelmente tem 50 vezes o conhecimento de todos estes juntos.....

precisamos aprender a separar as coisas.....

Julia Hardy
Veterano
# jan/16
· votar


O marketing é o que falta mais alto.

Discordo que hoje todo mundo é igual por causa a Internet. Mainstream continua mainstream e o underground continua underground. Só burro pra pensar o contrario.

Só uma correção: Ramones foi uma das bandas mais menosprezadas da história da música. Quem assistiu o documentário End of Century entende isso. Só foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame após a morte do Joey. Influenciaram uma caralhada de bandas, mas, ironicamente, nunca fizeram tanto sucesso quanto elas. Por outro lado, bandas horríveis como Chicago venderam milhões de álbuns e são consideradas grandes artistas. É o marketing de sempre.

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar



Discordo que hoje todo mundo é igual por causa a Internet.


não é questão de ser igual e não dá pra afirmar que todo mundo é igual, não se conhece 0,1% do que se existe no mundo produzindo música....

é muita gente produzindo material, qualquer um produz um disco em casa, tem muita gente igual, tem muita gente diferente e tem muita gente de falor.... isso não quer dizer nada, é apenas um dos pés da mesa e talvez o menos importante pois os produtores estão ai para isso......

Discordo que hoje todo mundo é igual por causa a Internet. Mainstream continua mainstream e o underground continua underground. Só burro pra pensar o contrario.

Sim, ninguém disse o contrario.... a diferença é que o mainstream de hoje é uma coisa extremamente vulnerável comparado ao que era, justamente pelo fato de o publico ter muito mais opções de consumo e muito mais canais de consumo.....

O marketing é o que falta mais alto
sem dúvida, com ele é muito dificil, sem ele é impossível.....


ronicamente, nunca fizeram tanto sucesso quanto elas

Por outro lado, bandas horríveis como Chicago venderam milhões de álbuns e são consideradas grandes artistas. É o marketing de sempre.


exatamente o que eu disse para o nosso amigo Ismah, não é de qualidade que se trata... eu entendo o ramones como um classico e uma referencia naquele cenario....

mas é tão ruim quanto qualquer banda de garagem.....
se foram influentes, se tem gente que gosta ok! estou falando de qualidade técnica como era o discutido....

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Drinho
Mas reconheço que muitos destes como você disse que chegaram a Mesoesfera, também se renderam a pura música comercial, e não deixam de ser uma empresa, uma marca, que sobrevivem mais por causa do marketing do que por suas músicas atuais.
Estas músicas com 3 e 4 acordes onde a forma de montagem da música esta superada, um modelo esgotado.
Muitos dos que foram os meus ídolos na juventude podem ser enquadrados assim, é mais a força do marketing do que a força da música.
Por isto que atualmente gosto mais de escutar música independente com uma proposta mais ampla.
Nada contra o comercial em si, mas contra a manipulação.
Você gosta do que gosta, por influência de terceiros, ou pelo seu gosto?
E o seu gosto se baseia no que?
Existem hamburguers e hamburguers, pratos e pratos, e Macdonalds e Wal Marts da vida, tudo horrível.
E tem milhões de consumidores.
Sanduíches e Sanduíches, alguns bons mas a maioria não presta.
O Sanduíche é bom mas é artesanal, a partir do momento que fica industrializado fica ruim.
E hoje os componentes são todos industrializados, tomate sem gosto, carne processada, farinha ruim, queijo sintético, refrigerante feito com água por osmose reversa, suco de laranja com gosto de remédio,
temperos artificiais e outros processos.
Ontem mesmo fui comer uma maçã e pensei que estava doente, pois a maçã não tinha gosto nenhum, fui fazer um higiene bucal e depois testar para ver o que estava acontecendo., e realmente a maçã não tem mais gosto.
A minha família sempre teve grandes cozinheiras e graças a deus casei com um boa cozinheira e conservo um bom paladar, mas hoje em dia estes restaurantes e lanchonetes estão um pior que o outro.
Deve ser os produtos geneticamente modificados que estão influenciando na produção em escala, e a comida esta mais parecida com a ração animal industrializada (coitados dos bichos), baixar os custos a todo o custo, mesmo sem paladar.
Estou começando a criar uma horta própria.

E assim a música comercial em larga escala esta sendo feita.
Parece bacana, ótimos instrumentos e timbres, mas a música...
O mesmo que a maçã, bonita por fora mas não é mais maçã.

entamoeba
Membro Novato
# jan/16
· votar


Drinho
a diferença é que o mainstream de hoje é uma coisa extremamente vulnerável comparado ao que era, justamente pelo fato de o publico ter muito mais opções de consumo e muito mais canais de consumo.

Discordo que o motivo seja esse. É meio notório que o que deu uma revirada no mercado fonográfico foi o MP3 e depois dele o streaming.

eu entendo o ramones como um classico e uma referencia naquele cenario.... mas é tão ruim quanto qualquer banda de garagem.....
se foram influentes, se tem gente que gosta ok! estou falando de qualidade técnica como era o discutido...


Qualidade técnica? O que interessa em arte é qualidade artística! Qualidade técnica é para bitolados.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


E outro alerta.
Cuidado com a água que você esta bebendo.
Mesmo as "ditas minerais"
Parece água mas não é água.
E no Brasil as autoridades estão completamente omissas.
E quando se fala em Brasil logo se pensa, paraíso dos aquíferos, pura ilusão.
Assim como esta música que parece música, mas não é música.

Pesquisem e se atualizem a água que bebemos não vale nada.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


Adler3x3
Mas reconheço que muitos destes como você disse que chegaram a Mesoesfera, também se renderam a pura música comercial, e não deixam de ser uma empresa, uma marca, que sobrevivem mais por causa do marketing do que por suas músicas atuais.

não como chegar na mesosfera e ficar se nao for no minimo desta forma.... por mais que a musica do cara seja verdadeira em sua essência ou algo planejado por um produtor ela é um produto em ambos os casos.

Estas músicas com 3 e 4 acordes onde a forma de montagem da música esta superada, um modelo esgotado.
Muitos dos que foram os meus ídolos na juventude podem ser enquadrados assim, é mais a força do marketing do que a força da música.
Por isto que atualmente gosto mais de escutar música independente com uma proposta mais ampla.
Nada contra o comercial em si, mas contra a manipulação.


Se não fosse pela força do marketing seus idolos talvez nao tivesse nem chegado até você... se eles chegaram foi por alguma via, e normalmente uma via extremamente cara....
Claro, a manipulação é desonestidade intelectual..... o investidor não está preocupado com isso.... eu só não coloco dinheiro em um show do jorge e mateus porque eu nao tenho dinheiro para colocar, do contrario eu colocaria... mesmo a musica sendo falsa, pobre e baixa......

Você gosta do que gosta, por influência de terceiros, ou pelo seu gosto?
E o seu gosto se baseia no que?


Eu creio que hoje tenho bagagem musical, além de personalidade e educação formada para triar o que vou consumir, mas comecei escutando rock quando moleque porque meu pai e meus amigos escutavam.... de uma forma ou de outra você vai ser influenciado por alguem ou por um meio ou por ambos....
O black sabbath nao teria chegado até mim, vindo da inglaterra por tele-transporte e força divina.....

E o seu gosto se baseia no que?
Não qualifico música boa de maneira sistemática, tem que me emocionar, só isso......


E o seu gosto se baseia no que?
Existem hamburguers e hamburguers, pratos e pratos, e Macdonalds e Wal Marts da vida, tudo horrível.
E tem milhões de consumidores.
Sanduíches e Sanduíches, alguns bons mas a maioria não presta.
O Sanduíche é bom mas é artesanal, a partir do momento que fica industrializado fica ruim.
E hoje os componentes são todos industrializados, tomate sem gosto, carne processada, farinha ruim, queijo sintético, refrigerante feito com água por osmose reversa, suco de laranja com gosto de remédio,
temperos artificiais e outros processos.
Ontem mesmo fui comer uma maçã e pensei que estava doente, pois a maçã não tinha gosto nenhum, fui fazer um higiene bucal e depois testar para ver o que estava acontecendo., e realmente a maçã não tem mais gosto.


Sim, tudo isto está relacionado á critério de julgamento e compromisso com a verdade, coisa que praticamente ninguém tem, pois dá trabalho e requer esforço.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que faz uma música/cantor/banda se tornar um clássico?