O classic rock está atrapalhando o rock?

Autor Mensagem
Antoine Roquentin
Membro
# ago/14
· votar


" easy-listening" é relativo e não tem nada a ver com a estrutura musical

você e eu sabemos que não.
com o resto do seu post eu concordo, com o lembrete de que a produção espetacular do pop é graças a um rolê chamado dinheiro e não deve ser confundido com a qualidade dos músicos.

cafe_com_leite
Nada, o nevermind é bom mesmo

enquanto isso, na mesma época...

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
Não estamos levando em conta o gosto pessoal aqui e sim a relevância da obra e a sua influencia no que temos de rock hoje em dia. E nisso o Nirvana influenciou muito mais que todas essas bandas que você postou ai.

E pra te falar a verdade, se o nirvana é sofrível ao vivo, o Pixies chega a dar vergonha alheia, que pessoal ruim de execussão, mas nem o básico do básico os caras conseguem tocar direito.

P

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caros Antoine Roquentin e cafe_com_leite:

Independente da qualidade, poderíamos considerar
o Nirvana (pelo menos por causa de Smells Like Teen Spirit )
uma banda de classic rock?

Eu penso que sim.

JJJ
Veterano
# ago/14 · Editado por: JJJ
· votar


Casper

Não creio. Gosto muito do Nirvana. Gosto de rock crú, porém bem feito. Algo que poucos conseguiram. No auge do punk, talvez 3 ou 4 bandas o fizeram. E, antes disso, o The Who, por exemplo.

Agora... Classic Rock é um termo que (na minha cabeça) se aplica apenas a um período muito específico, pós Beatles, pré Punk. Aquelas superbandas de dinossauros do Rock: Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Pink Floyd, Yes, ELP, Genesis... essa safra aí.

Nirvana é Grunge e pronto. Assim como Sex Pistols é Punk. Não desmerecendo (gosto de ambas!), mas apenas classificando em relação ao espaço-tempo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


JJJ
Concordo integralmente com você.

Gosto de algumas músicas do Nirvana e reconheço a sua relevância como "ponta-de-lança" de um movimento artístico, mas não sou fã nem os superestimo por nada, e a história de Kurt Cobain é triste e trágica.
Abçs

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


sim, desde criança kurt cobain foi obrigado a fazer esportes, pelo próprio pai que se separou da mãe de kurt cobain por causa do vício em esportes. e quando kurt fez 14 anos, seu pai lhe disse: vc quer uma bicicleta ou uma guitarra? kurt escolheu a guitarra pois foi sempre ingênuo dentro de um conflito existencial. nunca quis trabalhar, e isso é um ponto que admiro no kurt, talvez possa explicar essa atitude pela visão de futuro de revolução técnologica. outra coisa que admiro nele é a visão de futuro que ele tinha mesmo tido abandonado a escola aos 10 anos. triste.

NeoRamza
Veterano
# ago/14
· votar


JJJ
Concordo integralmente com você.(2)

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Casper
É interessante essa afirmação, porque mesmo o nirvana tendo uma sonoridade moderna pra época, os elementos são praticamente os mesmos de beatles, se for parar pra pensar, caras que não possuíam um grande conhecimento musical, que criavam instintivamente e que traziam em suas cancões toda a energia do rock. Os vocalistas também não eram super vozes. Beatles e Nirvana são bem semelhantes quanto a estrutura, a forma de fazer música. A diferença maior é que no Beatles o processo criativo era mais distribuído.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


ae galera o negócio é estudar: "nem que eu ande no vale da morte e das trevas o Senhor é meu Pastor e nada me faltará."

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
Beatles e Nirvana são bem semelhantes quanto a estrutura, a forma de fazer música.
Se vc está se referindo aos 2 primeiros discos dos Beatles, eu até concordo.
Os outros (e seguintes).... De forma nenhuma.....
Abç

Soultunes
Membro
# ago/14
· votar


Beatles e Nirvana são bem semelhantes quanto a estrutura, a forma de fazer música.

Bem, olhando pelo lado positivo, pelo menos sei ler.

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Retomando o assunto inicial:

Não vejo Classic Rock como um rótulo tão hermético,
limitado a algumas bandas de uma época, apenas.

Penso que a música pode virar Classic Rock se:

- For Rock

- Se passar um tempo razoável (mais de 15 anos) e
a qualidade da música foi suficiente para ela incorporar
no inconsciente coletivo.

Por exemplo, na minha humilde opinião:

The Black Crowes- Remedy

Já pode ser considerado Classic Rock.

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Casper
Por exemplo, na minha humilde opinião:
The Black Crowes- Remedy
Já pode ser considerado Classic Rock.


Se a gente for ver só o lado "sonoro" da questão, eu poderia até concordar com você. Mas, nesses "movimentos" musicais e na classificação em gêneros advinda deles, sempre se leva em conta o contexto histórico. É por isso que, na minha opinião, fui tão "hermético", como você qualificou.

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


cafe_com_leite
o Nirvana influenciou muito mais que todas essas bandas que você postou ai.

eu não sei se cê tá sendo cara de pau ou é só desconhecimento mesmo, mas mbv, aphex twin (junto do autechre) e pixies são ícones de três gêneros diferentes que surgiram na década de 90 e influenciaram diversos outros estilos, respectivamente: shoegaze (que influenciou o rock psicodélico, post-rock e nu gaze); IDM ou downtempo (que influenciou o glitch e a própria música eletrônica no geral); e alternative rock (que por si só já engloba muita coisa, mas foi parte do desenvolvimento pro indie rock, principalmente).

nirvana não é nem a melhor banda de grunge, e influenciou bandas FANTÁSTICAS como nickelback e foo fighters

cê tá num fórum de música, rapaz, toma vergonha antes de postar essas bizarrices.

INNARELLI
nunca quis trabalhar, e isso é um ponto que admiro no kurt, talvez possa explicar essa atitude pela visão de futuro de revolução técnologica.

lol

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
O tópico inteiro estamos aqui falando de coisas que atingem o grande público. E tu vem com coisas de underground do underground. Siga a proposta do tópico, por favor.

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


cafe_com_leite

eu tô falando sobre música em geral. eles não foram top hits na jovem pan, mas não são tão undergrounds como você pensa. estou tentando manter a discussão em um nível bom, a culpa não é minha se o seu conhecimento de música é tão limitado. chega uma hora em que já se está grandinho o suficiente pra escutar bandas além de beatles, nirvana, led zepellin e pink floyd.

Rednef2
Veterano
# ago/14
· votar


Galera, vamo manter a paz!

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


O Classic Rock vem para ajudar nas técnicas e para provar um monte de coisa que tá na Bíblia. Senhor Me Faça Instrumento.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
eu tô falando sobre música em geral. eles não foram top hits na jovem pan, mas não são tão undergrounds como você pensa. estou tentando manter a discussão em um nível bom, a culpa não é minha se o seu conhecimento de música é tão limitado. chega uma hora em que já se está grandinho o suficiente pra escutar bandas além de beatles, nirvana, led zepellin e pink floyd.


Tu nem conhece as bandas que eu ouço cara. Diferente de você eu não preciso ficar vomitando bandas aqui pra pagar de cult. Essas bandas que você postou aí, simplesmente não me agradam, então não tenho porque ficar ouvindo só pra me sentir o zikka das cenas alternativas. Até acompanho cenas diversificadas, inclusive aqui do Brasil, mas são coisas que me agradam, que me chamam atenção musicalmente.
Se manter o nível é falar das bandinhas que você curte, daí o problema é seu, não sou obrigado a entrar na tua onda.
Faloe faloe.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
música não tem idade.

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14
· votar


cafe_com_leite

ei rapaz, mantenha a calma. eu sempre gostei de compartilhar bandas porque sempre gostei de quem compartilha comigo, se você passou a me considerar cult por conta disso, muito obrigado, meu bem, mas não sei se mereço tal rótulo.
em nenhum momento eu ataquei seu gosto musical, nem falei da superioridade do meu em relação ao seu, meus posts foram 100% voltados para a inovação, influência e originalidade. talvez o fato de eu ter postado alguns exemplos que você nunca escutou tenha te assustado, mas fique tranquilo, a internet tá aí pra te ajudar a conhecer a história da música e expandir seus horizontes.
se quiser, estou logo aqui pra recomendar.

INNARELLI

conhecimento também não.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
hahahha conhecimento é claro que tem idade. quanto mais velho melhor.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
talvez o fato de eu ter postado alguns exemplos que você nunca escutou tenha te assustado,

Não me assustou. Até conheço algumas bandas que você postou e não faço nenhuma diferença estre mainstream r underground, ouço oque gosto independente da condição da banda.
No mais, tudo certo.
Abço.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


nossa véi a gente escuta cada coisa no nosso cotidiano, que a coisas tem que se harmonizar.

gpeddino
Veterano
# ago/14
· votar


Acho que bati meu recorde... Meu tópico com mais páginas desde que entrei no fórum, rs.

Pra mim uma frase do David Bowie (de 2003) resume a discussão:

"Acho que é muito importante que as pessoas ouçam os Beatles. Mas também acho muito importante que as pessoas ouçam The Streets."

(no caso, The Streets era uma banda indie que estava despontando na época)

O embate entre gerações não cola mais. Quem cresceu ouvindo música nos anos 70 e 80 viveu num mundo completamente diferente do mundo de hoje. Hoje a oferta é virtualmente infinita, e não há mais grandes gravadoras elegendo o que é bom (a não ser no caso de massificação extrema). Em questão de segundos podemos ter acesso a qualquer estilo de música feita no mundo via YouTube ou algo parecido.

O que me parece é que o público ainda não se adaptou a essa nova realidade, e continua esperando que a boa música dê um jeito de se destacar. Como isso é cada vez mais difícil (e a indústria da música vai ficando cada vez mais cruel com quem não tem visibilidade), tendemos a ficar mais e mais atrelados às bandas e aos estilos antigos porque a novidade nos passa despercebida.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


gpeddino
o problema principal é que ninguém quer fazer música pop no brasil, o sertanejo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O classic rock está atrapalhando o rock?