O classic rock está atrapalhando o rock?

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# ago/14
· votar


Casper
Então, com menor dedicação, como esperar melhor qualidade?

Com mais inteligência, penso eu. Hoje temos maior domínios sobre os timbres, mais recursos para classificar os arranjos e analisar as estruturas, mais ferramentas para ensaiar variações em cima do que foi feito, produzindo, a partir do corpo de conhecimento musical, algo inédito, que condiga com a linguagem presente.

Ainda produzimos música "erudita" e com uma finalidade extremamente pop: trilhas sonoras para filmes, em grande parte, são orquestradas e alguns arranjos são excelentes.

Retomando o assunto da inteligência, penso que hoje estejamos mais aptos a fazer peças colaborativas, unindo diversas cabeças em um esforço comum. Além disso, a diversidade das vivências contemporâneas deveria nos tornar mais criativos. Experimentamos sensações diversas com uma frequência absurda. Se por vezes isso nos confunde, por outro lado, se devidamente reconhecidas e organizadas, podem ser traduzidas em arte.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Casper
Se existe alguém com uma obra da
mesma relevância, nos dias atuais, por favor me apresente.

Foi o que eu disse ao Bertola, vocês querem que artistas de hoje tenham o prestígio de artistas com dezenas de anos de história. Todo mundo sabe que ninguém dava nada por Bach enquanto em vida, só algum tempo depois foram resgatar a imensa obra dele. Não adianta vocês quererem achar alguém da importância desses caras hoje, porque as coisas nunca funcionaram assim.
É sério que vocês acham que daqui a 30~50 anos não vai ter nada a ser lembrado dessa geração?

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
É sério que vocês acham que daqui a 30~50 anos não vai ter nada a ser lembrado dessa geração?

É um bom exercício mental esse...

Das coisas "relativamente" recentes, Amy Winehouse acho que fica.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


JJJ

"Amy Winehouse acho que fica."

Que foi uma cantora da década de 40, que nasceu no dia errado...kkkkkkkkk

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Lelo Mig

É verdade... mas também não é todo dia que pinta algo REALMENTE novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
Foi o que eu disse ao Bertola, vocês querem que artistas de hoje tenham o prestígio de artistas com dezenas de anos de história.
O que eu disse é que a música em geral e o contêxto político social no qual o ROCK se inseriu nos anos 60,70 e 80, não se repetirá, e isso meio que impede que grandes bandas, significativas musical, artística e socialmente, surjam novamente. Não quer dizer que não existam boas bandas hoje. Quer dizer que elas passarão despercebidas do grande público e não gerarão um movimento cultural e estético como os que aconteceram no período acima citado. Disse também, e me parece consenso, que a "parada de sucessos" (termo antiiiigo!!) e o que é veiculado pela mídia, é quase que só lixo!
É sério que vocês acham que daqui a 30~50 anos não vai ter nada a ser lembrado dessa geração?
O que é lembrado é aquilo que tem qualidade artística e relevância estética e social, que gera e está inserido um movimento cultural significativo. Por conseguinte, duvido que alguém, daqui a 40 anos lembre de Naldo, Gaiola das Popozudas, Bonde do Tigrão, Luan Santana e etc.
E vejo isso pois garotos e garotas da idade de minha filha (19 anos) vivem citando GN&R, AC/DC, CBJr, e não isso que toca no radio e na TV hoje...
Abçs

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/14
· votar


Vou só fazer um comentário, nem sei se o pessoal vai achar relevante pro tema...

... mas eu acho que rola um ciclo de 20 anos pra uma banda passar de "boa" pra "clássica". Lembram do começo dos anos 2000, quando rolava toda semana uma "festa anos 80"? E de uma hora pra outra passou a ser legal ter "influências oitentistas? E agora a gente tem um monte de bandas indie que idolatram os anos 90. Nos anos 90, eu era adolescente, e o que eu via por aí era uma redescoberta do som setentista, que tinha sido enterrado nos anos 80 por ser muito "auto-indulgente, solos longos e chatos" e por aí vai.

Pra antes disso, não tenho como falar porque eu era jovem demais ou não tinha nascido. Mas é importante estar ligado pra não perder as coisas legais. Bandas que eu ignorei nos anos 90 (porque eu estava ocupado demais ouvindo rock setentista) acabaram sendo influência de bandas que eu curto hoje, e aí eu tive que correr atrás do catálogo pra tirar o atraso.

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que é lembrado é aquilo que tem qualidade artística e relevância estética e social, que gera e está inserido um movimento cultural significativo.

Concordo, mas nem sempre todos esses aspectos são concomitantes. O caso mais emblemático talvez seja o do movimento punk. Baixa qualidade artística (musical), porém com um alto nível de relevância estética e social. Que marcou uma geração para o resto da vida.

Eu acho que isso continua acontecendo hoje, mas para o lado totalmente ruim da coisa. Pois o que temos de popular atualmente tocando nas rádios é baixo em todos os níveis e aspectos. Musical, cultural, estético, social, etc...

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


acredito que quem viveu a década de 90 como adolescente tinha raiva do rock por não saber quem seguir e pela falta de ídolos. eu escutei a obra de Renato Russo depois de morto e digo, mexeu muito comigo e me levou fundamentalmente ao que sou hoje.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


renatocaster
Concordo plenamente...
O caso do punk é emblemático...
Aliás, prefiro muito mais escutar o Never mind the bollocks e me divertir, do que escutar um disco do Dream Theater....
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Naldo, Gaiola das Popozudas, Bonde do Tigrão, Luan Santana e etc.
E vejo isso pois garotos e garotas da idade de minha filha (19 anos) vivem citando GN&R, AC/DC, CBJr, e não isso que toca no radio e na TV hoje...


O mundo não se resume a telespectadores de globo e muito menos a seus alunos.
A maioria dos jovens do rock que eu conheço curtem também avenged sevenfold, slipknot, muse, bullet for my vilentine, linkin park. É ruim? Pra você pode ser, mas pra eles é do caralho e é o que vão lembrar daqui a 30 anos e ter a mesma impressão que vocês tem do rock 70.


É claro que eu to resumindo minha visão ao rock.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Os tempos são outros, os conflitos, os motivos para ser revoltado, é tudo diferente. É claro que não vai ser a mesma coisa.

A verdade é que sempre despresamos o presente. Ou nos apegamos ao passado ou temos fé no futuro.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


anos 70 é legal
música é legal
então,
música é anos 70?

essa foi a primeira forma de poesia do mundo, dos sofistas pré-socráticos. essa poesia é uma falácia, forma de se expressar dos Cínicos no teatro.

Casper
Veterano
# ago/14
· votar


Caro entamoeba:

Não acredito que o modo utilizado para se compor
uma música mudou significativamente desde o tempo
de Bach, por exemplo. Envolve ainda o mesmo modo de
abstração e organização das idéias, dentro de um
tipo de método de composição ainda muito parecido.

O que mudou foram as ferramentas, que são muito
mais sofisticadas. Mas pensar assim equivale a dizer que,
porque escrevemos no Microsoft Word (que é mais sofisticado
que um bloco de papel) o texto seria melhor, o que não
é verdade.

renatocaster
Moderador
# ago/14 · Editado por: renatocaster
· votar


cafe_com_leite

A maioria dos jovens do rock que eu conheço curtem também avenged sevenfold, slipknot, muse, bullet for my vilentine, linkin park.

Mas isso é meio que uma coisa natural de acontecer. Quando eu comecei a me interessar por rock, a consumir mais, a ouvir mais, a maioria das bandas que eu mais gostava eram as dos anos 90, década da minha época de moleque, adolescente. Depois o meu gosto foi direcionando para outras coisas, independente da década, ou do estilo.

Se apegar ao passado e associar o seu gosto musical a ele é um sentimento normal também, e não vejo como prejudicial ou que atrapalhe a pessoa em alguma coisa. Normalmente essas lembranças remetem a momentos marcantes, as primeiras namoradinhas (os), o tempo muito mais livre que vc tinha para ficar com os amigos, menos pesos e responsabilidades, etc.

Hoje vc parece ter uma postura meio militante de ser "contra o saudosismo", mas amanhã ou depois pode acontecer o mesmo com vc. Daqui há 15, 20 anos, vc pode achar que a música atual que vai estar rolando uma merda e o que era boa de verdade mesmo era a música "da sua época".

Julia Hardy
Veterano
# ago/14
· votar


O caso do punk é emblemático...
Aliás, prefiro muito mais escutar o Never mind the bollocks e me divertir, do que escutar um disco do Dream Theater....


Mas, o objetivo não é sempre esse? Já que falaram nisso, acho que o punk e a new wave(que era o punk pra rádio), como alguém já disse, tinham uma saudável recusa dos excessos que tinha. The Police é um bom exemplo.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


Julia Hardy
só nao entendo uma coisa, porque toda banda que aparece é cópia do nirvana?

MMI
Veterano
# ago/14 · Editado por: MMI
· votar


renatocaster

Baixa qualidade artística (musical), porém com um alto nível de relevância estética e social. Que marcou uma geração para o resto da vida.

Cara... Mas isso aí define o rock de forma geral. Se você for comparar um movimento da 9a Sinfonia de Beethoven já dá mais que toda complexidade rítmica e harmônica que uma banda de rock faz na carreira toda, isso com quase 200 anos de diferença. E isso que eu gosto de rock...

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


mas qual a diferença de beethoven e renato russo? musicalidade igual, mas o primeiro era superveniente a sociedade, ao contrário do legião. e ser subversivo tem nada haver como ser diferente, pois a sociedade de hoje não aceita a palavra normal.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: INNARELLI
· votar


duplo

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


renatocaster

renatocaster
Se apegar ao passado e associar o seu gosto musical a ele é um sentimento normal também, e não vejo como prejudicial ou que atrapalhe a pessoa em alguma coisa. Normalmente essas lembranças remetem a momentos marcantes, as primeiras namoradinhas (os), o tempo muito mais livre que vc tinha para ficar com os amigos, menos pesos e responsabilidades, etc.

Hoje vc parece ter uma postura meio militante de ser "contra o saudosismo", mas amanhã ou depois pode acontecer o mesmo com vc. Daqui há 15, 20 anos, vc pode achar que a música atual que vai estar rolando uma merda e o que era boa de verdade mesmo era a música "da sua época".



Não, não é isso cara. Eu não to condenando ninguém por curtir o som de uma determinada época do passado, eu mesmo curto pra caramba o rock progressivo dos anos 70, ouço diariamente Gentle Giant, King Crimson, Pink Floyd, entre outras. Oque eu to debatendo é que nessa geração de agora também tem coisas legais sendo feitas e que pode surgir (talvez não por agora) coisas tão grandiosas quanto as de outrora.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


INNARELLI
só nao entendo uma coisa, porque toda banda que aparece é cópia do nirvana?

Porque você tá ouvindo as bandas erradas.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


MMI

Cara... Mas isso aí define o rock de forma geral. Se você for comparar um movimento da 9a Sinfonia de Beethoven já dá mais que toda complexidade rítmica e harmônica que uma banda de rock faz na carreira toda, isso com quase 200 anos de diferença. E isso que eu gosto de rock...

Concordo com vc, doutor! Mas na verdade eu estava me referindo de "rock para rock" mesmo. Para dar um exemplo, tecnicamente e musicalmente, o Dream Theater é "melhor" que um Ramones da vida. Porém, o Ramones teve um impacto muito maior em uma determinada geração do que o DT.

Isso falando em aspectos sociais e estéticos como o nosso amigo Bertola também mencionou.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


Galera!!!

Uma das coisas que incomoda quem é de minha geração (e por favor, não tô falando "era melhor ou pior", tô falando me incomoda, ok?) é a descartabilidade dos artistas, sejam bons ou ruins, não quero entrar no mérito.

Mas, dando uma olhada rápida no mercado Pop, que é descartável por natureza, vejam só (esqueçam o rock por alguns minutos, esqueçam os anos 70), quem dominou as rádios nos anos 80.

Pop Idols 80´s

Abba
Bryan Adans
A-Ha
Bangles
Blondie
Boy George
Bruce Springsteen
Duran Duran
Michael Jackson
Cyndi Lauper
Madonna
Sinead O´Connor
Pet Shop Boys
Prince
Simple Minds
Tears for Fears
U2
Wham

Galera, estes caras tocaram por décadas, fizeram pelo menos 20 anos de sucesso, alguns fazem até hoje.

Agora olhem o hit parade 2000.

Faith Hill
Santanna (estourou para o mundo em 1969 no Woodstock.....kkkk)
Joe (????)
Vertical Horizon (?????)
Destiny Child´s (Beyoncé)
Savage Garden (já fazia sucesso nos 80)
Lonestar (????)
Matchbox Twenty (considerado revelação na época)(?????)
Toni Braxton (?????)
Creed (Pearl Jam Cover) (?????)
Sisqo (?????)
Madonna (vide lista anos 80)
´N Sync (?????)

Cadê os com (????)? Morreu todo mundo?

A resposta esta na célebre frase dita por Andy Warhol nos anos 70:

"No futuro toda a gente será famosa durante quinze minutos."

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


Abba
Bryan Adans
A-Ha
Bangles
Blondie
Boy George
Bruce Springsteen
Duran Duran
Cyndi Lauper
Madonna
Sinead O´Connor
Pet Shop Boys
Prince
Simple Minds
Tears for Fears
U2
Wham


temos aqui um belo conjunto de bosta.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin

Significa que a lista dos 2000 é melhor?

Contudo, para quem não entendeu a escrita, vamos repetir o que foi escrito DESTACADO entre aspas, mais uma vez.... devagar, agora em negrito:

"não tô falando "era melhor ou pior"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Antoine Roquentin
temos aqui um belo conjunto de bosta.
tsc,tsc,tsc.....

JJJ
Veterano
# ago/14 · Editado por: JJJ
· votar


Antoine Roquentin

Quase tudo bosta mesmo... Duran Duran (pra mim) é uma das exceções. É uma das bandas que mais trabalharam os arranjos e a qualidade das gravações e instrumentos, antes da guerra do loudness.

entamoeba
Membro Novato
# ago/14
· votar


A-ha é ótimo! Pet Shop Boys e Duran Duran também são muito bons.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Se antigamente a música pop não era parâmetro pra qualidade musical produzida, hoje muito menos. Nesse ponto eu concordo. Mas algumas boas excessões, Bruno Mars faz um trabalho honesto, Adele o mesmo que inclusive já tem um bom tempo de sucesso na Europa, Joss Stone, Ammy Whinehouse, tem a Selah Sue que em minha opinião logo logo estora nas paradas definitivamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O classic rock está atrapalhando o rock?