O classic rock está atrapalhando o rock?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


E como sempre, estamos atrasados em relação aos EUA. Lá a discussão vai mais além: o mercado para bandas cover em bares está morrendo. Imaginem quem tem trabalho autoral por lá...

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


erico.ascencao


Vai ver tá morrendo porque aumentou a valorização por bandas autorais.

krixzy
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
Provavelmente é isso, as vezes to assistindo um filme, e de repente rola um som massa, ai fico louco pra saber que banda é...

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


Só pra gerar mais discussão:

Documentário sobre o New Metal Legendado



Julia Hardy
Veterano
# ago/14
· votar


Existem bandas fazendo rock com uma linguagem atual. Só que elas enfrentam muita resistência do público e, principalmente, da mídia que insiste no classic rock. Kiss Fm é o túmulo do rock. Os jovens preferem ouvir rap e música eletrônica. Rock deixou de ser símbolo de juventude.

Esse trecho me chamou a atenção:

"Ouvintes preguiçosos e acomodados só querem ouvir “Sunday Bloody Sunday'', “Satisfaction'' e “War Pigs''."

Todo mundo é assim. No show do Paul Mccartney, eu quero ouvir Yesterday, Blackbird, You've got to hide your love away etc. Isso é reclamar de barriga cheia.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


cafe_com_leite

É um problema porque prejudica o crescimento de artistas novos. Oque é novo não é ruim, só é diferente do passado.


Eu imagino que sempre existiu coisa nova, artistas novos, entre uma década e outra, então isso daí meio que anula o que vc está falando. Para falar no "atual novo", acho que surgiu bastante coisa legal nos 2000`s, mas fora do âmbito do rock.

krixzy

O problema não é ouvir só coisa velha, o problema é achar que nada novo presta, se vc nem se quer dar o trabalho de abrir a cabeça pra ouvir.

Nesse ponto de vista puxando mais pro lado do preconceito, sim.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
Hã han. Se você ler o texto, são outros motivos, que inclusive também justificariam um esvaziamento de público de bandas autorais.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


As pessoas falam como se a cena musical no Brasil da década de 70/80 fosse a maior maravilha do mundo, cheia de Rock Progressivo e Classic Rock, sem espaço pra mais nada.

Bom, viver eu não vivi, mas de tanto conversar com quem viveu, percebi que não era tão diferente assim do que é hoje. No rádio não tocava Rush o dia todo. Você não ia a um bar comum e a jukebox tava tocando Pink Floyd.

Quem queria ouvir esse tipo de coisa tinha que garimpar também, de certo modo. Não era o mainstream, não era o senso comum. O mainstream brasileiro na década de 70 era da MPB/Música romântica. O da década de 80 era do Brega/Disco. O Rock nunca teve essa atenção toda que temos a impressão ao ouvir o famoso "bom era naquela época".

A questão é que hoje a informação é transmitida com uma rapidez jamais vista. Ou seja, o mainstream, que sempre foi recheado do que julgamos por 'porcaria' toma proporções gigantescas. A era da informação potencializou o que já era estabelecido. O que já estava no topo triplica.

Em contrapartida, esse efeito também beneficia o underground glorioso. Conhecer bandas novas hoje em dia é tão fácil quanto respirar. Não existe mais garimpar como existia antes. Antes era ir em uma loja maior de discos em outra cidade pra arriscar encontrar aquele disco daquela banda que você conheceu através do primo da sua madrinha que acabou de voltar da Europa. Hoje você senta na frente do seu computador, abre o Google e tá tudo lá. E com teste grátis (YouTube).

Aqui, 'música boa' sempre foi engolida pela música do populacho. Sempre foi assim. Antes tinham que ir atrás e hoje também. A única diferença é a proporção que as coisas tomaram com o surgimento da internet.

Charlizard
Membro Novato
# ago/14
· votar


Muita gente dizendo que a culpa é exclusiva do ouvinte. Não sei não se isso se aplica tanto assim.

Como já exemplifiquei, aqui em Fortaleza, bandas autorais com material novo estão se sobressaindo porque algumas casas estão cedendo espaço.

Acho que é uma via de duas mãos. Como raios o ouvinte vai ficar sabendo de coisas novas se não tem veiculação? Ao mesmo tempo, porque alguém vai veicular alguma coisa nova se não tem ouvinte? Acho que antes da culpa ser do ouvinte, ela é da falta de espaço.

JJJ
Veterano
# ago/14 · Editado por: JJJ
· votar


krixzy
Vc ouve coisas velhas pq vc é velho

Pô, velho ainda não... bem maduro... kkkkkkk

Velho hoje em dia é só acima de 70... hehehe

Headstock invertido

Não tem muito como comparar os anos 60/70/80 com hoje em dia.

Pra começo de conversa, há um divisor de águas absurdo em meados dos anos 90 que é a Internet (a mesma que propicia nosso papo, neste exato momento...), como você mesmo citou. Isso mudou completamente a história.

Não comerás o xofrango.
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

Vocês não sabem, mas é tudo culpa dos Illuminati, em convênio com o governo do PT.

- conspiratório

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


O que eu sei é que com rock ou sem rock, música boa continuará sendo feita independente das circunstâncias. Agora, cabe ao ouvinte se dispor a ouvir e entender o que tá sendo feito.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


JJJ
Eu acho que a internet não mudou as coisas, apenas potencializou tudo. Tanto um lado quanto o outro.

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


Uma frase importante do Silas Fernandes para os aspirantes a músicos neste vídeo sobre gerenciamento de carreira: "Ninguém quer te escutar." Ou seja, as bandas novas têm que partir deste pressuposto ao divulgar o seu trabalho. Eu mesmo, como ouvinte, tenho esta postura: eu não vou atrás de um material novo, ele tem que vir até mim. Portanto, não adianta as bandas novas ficarem com mimimi com relação aos materiais mais antigos, tem que ir pras cabeças e divulgar o seu material, fazendo com que o seu trabalho chegue até as pessoas.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


O argumento de que o "classic rock atrapalha o rock" é absurdo.
É meio que dizer que se certas pessoas gostam de fusca, isso atrapalha o desenvolvimento de novos carros.... Ridículo!
Tudo hoje em dia é decadência só, a música de hoje em dia, a propagada pela mídia é bisonha, e isso é culpa de um mercado fechado para coisas boas, que só visa o lucro fácil e imediato, e de um público que se acostumou à isso. Que há musica boa, há; mas não chega ao grande público.
Na minha opinião, o movimentos cultural e social no qual o rock dos anos 60, 70 e 80 se inseriu organicamente, refluíram; por conseguinte, a música que os "embalava", também.
Nunca mais teremos algo comparável ao Led Zeppelin e ao Deep Purple, que dirá Beatles! Isso é fato.

JJJ
Veterano
# ago/14 · Editado por: JJJ
· votar


erico.ascencao
não adianta as bandas novas ficarem com mimimi com relação aos materiais mais antigos, tem que ir pras cabeças e divulgar o seu material, fazendo com que o seu trabalho chegue até as pessoas.

Exato. Foi o que eu disse, com outras palavras. Hoje em dia tem que correr atrás bem mais que antes, porque as mídias são espalhadas, imensas, globais.

Headstock invertido
Eu acho que a internet não mudou as coisas, apenas potencializou tudo. Tanto um lado quanto o outro.

Mudou, potencializou, sei lá... O fato é que, no meu tempo de moleque, a gente fazia uma fita k7 "marromeno", enviava pra Rádio Fluminense FM (maldita!) e, se os caras gostassem e mandassem ao ar, era quase sucesso instantâneo garantido... Hoje em dia é muito mais fácil produzir o som (com muito melhor resultado sonoro, inclusive) e, para enviar, basta um clique no YouTube... Muito mais simples, né? Só que, enquanto a Rádio Fluminense recebia, sei lá, umas 10 fitas demo por dia, o YouTube recebe MILHARES de vídeos... É muita gente querendo "aparecer" ao mesmo tempo. Por esse lado, fica mais difícil.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


Querem saber?

Tenho 52 anos, não tenho mais banda, virei músico de quarto, me dedico a rearranjar, recompor e registrar decentemente as mais de 50 canções que compus ao longo de minha juventude e algumas composições que ainda faço.

Não pretendo lançar, nem divulgar, nem nada disso... é meu hobby, minha distração, meu vício.

Tenho mais de 1.000 vinis, mais de 500 Cds, a mesma quantia em Fitas K7s, e mais uns 300 Gb em MP3.

80% das músicas é dos anos 60 e 70. O resto se divide até os tempos atuais.

Pode parecer egoísta, mas tenho música suficiente para ouvir até morrer, então que se phod... Quem têm que garimpar banda nova boa, não sou eu, até porque, não vou achar nenhuma tão boa quanto as do meu tempo mesmo!

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


JJJ
Justamente. Uma coisa compensa a outra. Uma "anula" a outra. Ficou mais fácil de lançar, mas ficou mais difícil se destacar com esse lançamento (devido ao número).

Continuamos dependendo da centralização das rádios, emissoras de TV e gravadoras.

Quem upa um disco no SoundCloud o lançou, o publicou, ok. Mas quem lançou por um grande selo, tocou na rádio ou em um programa de TV é quem vai ter o reconhecimento real e a real chance de fazer fama. Exatamente como sempre foi.

Rednef2
Veterano
# ago/14
· votar


Acho que o publico é um dos principais motivos do rock está perdendo tanto espaço.
Você quer inovar mas o publico já torce o nariz e chama a banda de "vendida".
O resultado é que a cada 500 bandas que voce ouve, 499 são exatamente iguais. E pra completar, o publico mente fechada é o mesmo que fala "Lixo! não tem originalidade nenhuma. Cópia do passado".

O pessoal não sabe o que quer.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


originalidade? ng precisa disso pra viver...autenticidade, na minha opinião sobre o ser humano, é o que importa...espontaneidade, consciência, medo de morrer...isso não basta? é o ser humano, político não é gente, ser humano não faz revolução e o ser humano não precisa. se o preço do barril de petróleo nos eua ta alto, o problema é deles, se no brasil classe média não se entende com o governo nem com as outras classes, vá procurar música na internet.

Não comerás o xofrango.
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

INNARELLI
What the heck?

INNARELLI
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

Não comerás o xofrango.
oi trolzinho. tá dando muito trabalho pra mamãe, né!

Não comerás o xofrango.
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

INNARELLI
E E E

INNARELLI
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

vc é o neto do corinthians?da bandeirantes?

INNARELLI
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

Vocês não sabem, mas é tudo culpa dos Illuminati, em convênio com o governo do PT.

ta bom vai, descubriu o problema, ta salvo em nome do capeta.

Não comerás o xofrango.
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

ago/14

INNARELLI
vc é o neto do corinthians?da bandeirantes?
???????????

ta bom vai, descubriu o problema, ta salvo em nome do capeta.
Em nome de Jesus. O capiroto não presta.


P.S.: É melhor a gente para. O lancé já tá desvirtuado.

Greenwood
Veterano
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nunca mais teremos algo comparável ao Led Zeppelin e ao Deep Purple, que dirá Beatles! Isso é fato.

Não. Não é fato. Pode sim... a qualquer momento.

entamoeba
Membro Novato
# ago/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Nem acho que Led Zeppelin, Deep Purple e Beatles são "tudo isso".

krixzy
Legal esse vídeo, apesar de achar o argumento de abertura do entrevistador uma merda. A omissão do Helmet entre os precursores e nem ao menos mencionar álbuns como o Judgment Night, que juntava bandas de metal e rappers, são falhas significativas.

O Linkin Park se difere das outras bandas de Nu Metal porque se você tirar a distorção das guitarras eles vão soar como uma boy band e parecer com o RBD.

erico.ascencao

E como sempre, estamos atrasados em relação aos EUA. Lá a discussão vai mais além: o mercado para bandas cover em bares está morrendo. Imaginem quem tem trabalho autoral por lá...

Que bom, hein?! Bandas covers deveriam ser exceção e não regra!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/14
· votar


Greenwood
Não. Não é fato. Pode sim... a qualquer momento.
Impossível cara, e eu provo isso...
Aliás, uma das minhas linhas de pesquisa acadêmica vai exatamente por esse lado. Afinal, a História não se "repete", exceto como farsa (que é o que temos nos dias de hoje), nem anda pra trás...
Abç

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Greenwood

Mas aí será que não são coisas distintas? Comparar e igualar?

Eu tbm acredito que aparecer uma banda 100% igual ao Led (ou qualquer outra), por exemplo, é meio difícil. Agora, pode aparecer uma banda PARECIDA que nos permita COMPARÁ-LA a uma outra banda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O classic rock está atrapalhando o rock?