Programa SuperStar da Globo.

Autor Mensagem
wellingtoncap
Membro Novato
# jul/15
· votar


Isso não é verdade. Quem acompanhou o programa sabe que os jurados davam muitos conselhos técnicos. O mais tapado ali era o tiaguinho, realmente, o máximo que ele fazia era: Poderia cantar em um tom mais alto.

A Sandy me surpreendeu com o conhecimento técnico dela, Paulo Ricardo idem. Este tal que demonstrou um bom conhecimento não só no rock, mas também na música pop de variadas épocas.



Enfim, sua critica é tipo aquelas que os rosquerim fazem pro rock in rio: rock in rio tem tudo, menos rock.

Bem, caso não tenha lido no meu post eu disse que acompanhei sim o programa (embora não goste do formato) pra ver até onde ia a Scalene (e também a Supercombo, que acabou saindo mais cedo). Lógico que não vi todos os programas porque o horário é uma sacanagem com o proletariado, mas conseguir ver a maioria das apresentações, principalmente nessa reta final quando ficaram só as bandas mais qualificadas.

O único conselho interessante que eu vi um dos jurados dar foi o Paulo Ricardo que criticou a dicção de um vocalista que estava bem ruim na ocasião. Uma percepção que poucas pessoas teriam, já que o tempo inteiro do programa os jurados parecem mais preocupados em ******** os caras que se apresentam, mesmo quando apresentam uma música ruim.

99% dos comentários eram incentivos iguais aos que eu já citei ou então eram comparações toscas entre a banda que se apresentava e alguma banda famosa ("essa música de vocês lembra muito a banda x", "vocês tem uma vibe igual às músicas do fulaninho", etc.). Isso não faz ninguém progredir... Críticas construtivas são melhores pros artistas crescerem, senão a rapeize sai de lá fazendo um sonzinho bem meia boca e achando que tá mandando bem pra caraleo.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cres: São bem boa praça e a alegria que eles transmitem parece ser bem sincera, que vem de dentro. Isso que eu achei legal.

Sim, alegria sincera. Eu vi isso. Parecem boa praça. A questão é a embalagem feita sob medida para os pré moldados artistas caberem ali, sem excesso ou falta. Mansinhos, dentro do esquema pra serem vendidos. Uma mercadoria.

Não há um pensamento, uma ideologia. Só fofuras de vitrine! Claro que são jovens e vão amadurecer ainda, mas aí, podem não servir mais pros magnatas. Descartáveis da moda não dão grana.

Esse é o ponto. O talento sendo vendido pra encher o rabo dos interessados. Não estou julgando os moleques mas as marionetes que eu sinto foram transformados! É uma formula com o único motivo: fazer dinheiro.

Ah, claro, usando a música pra ajudar. Mas a música virou detalhe pois o grande show é da fama pela fama, sem qualquer conteúdo. A bundificação está em alta.

Abs

Gui Tsuu
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia

Cara acho que sua critica é totalmente superficial, você tem razão em dizer que a galera acaba sendo marionete do show da globo. Mas dizer que a galera só quer fama e dinheiro a qualquer custo não é uma verdade

Não sou nenhum sabidão das coisas, mas tenho quase certeza que no contrato que as bandas tiveram que assinar incluía termos que os obrigavam a vestir até o figurino que a globo escolhesse.

Eu não assisti a essa banda citada nem a segunda edição do programa, mas se sua opinião é generalizada, quando você diz sobre falta de pensamento ou ideologia das bandas, procura a banda Yute Lions que tocou na primeira edição.

Te garanto duas coisas sobre os caras, ideologia eles tinham e que o foco deles era divulgação de trabalho.

Com certeza as bandas acabam sendo escravas de contrato, e que a grana e fama pesam sim, mas acho que é o sonho de todo artista não? Ser recompensado e reconhecido pela sua arte...

Se a fama vai subir a cabeça deles mais tarde, a ponto deles virarem uma mercadoria só o tempo vai dizer. Mas a priori eu no meu achismo, vejo este programa mais como uma oportunidade de divulgação, do que a comercialização da música a que você se refere, falo isso logicamente por parte das bandas.

Sobre emissoras de TV prefiro nem comentar...

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


cafe_com_leite

é o odion! Tá explicado!

Lendários kkkkkkkkkk

Gui Tsuu
a galera só quer fama e dinheiro a qualquer custo não é uma verdade

E não é o que ele tá dizendo :)
A fama a qualquer custo é pré-requisito para participar nesse sistema.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Gui Tsuu: Mas dizer que a galera só quer fama e dinheiro a qualquer custo não é uma verdade

Tô falando do programa. Ele formata os artistas, dentro de um modelo, pra vendê-los depois, no mercado. Sacou o ponto? A questão é o dinheiro comandando. Mas isso já tem tempo!!! A música tem que ter 3 minutos. Um solo rápido de 15 segundos. Tem que caber num comercial de TV! Por aí... Esse é o "jogo da música que vende", digamos. Se não entrar, tá fora amigo.

Por isso eu vou em busca de Superstars eu mesmo, no Youtube etc, como disse antes.

Mas a priori eu no meu achismo, vejo este programa mais como uma oportunidade de divulgação, do que a comercialização

Pra mim, são os dois. Sinal dos tempos. Isso não tem nada de errado, mas eu acho chato. Fica tudo amarrado. Não tem emoção, só fofurinhas globais e eu cansei delas.

Abs!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/15
· votar


Quem lembra do MP80? Eu vi ao vivo. Sorte minha! Era outro esquema, outro formato.

"A finalíssima foi realizada no ginásio do Maracanãzinho, no dia 23 de agosto, reunindo um público de 30 mil pessoas."

O lance é que, em algum momento, a música brasileira se perdeu entre glamour, ostentação e bundas. Virou dinheiro rápido, oportunidade de negócio; e quando vira dinheiro, torna-se só papel de troca. Muito triste quando o sentimento termina.

Zé Fini!

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só pra resumir meu pensamento:

Faroeste Caboclo, (preciso citar o nome da banda?) nunca existiria hoje em dia. Duvido muito! Uma faixa que dura mais de 9 minutos? No mínimo seria toda picotada, literalmente, até ficar nos moldes do horário nobre da TV.

R.I.P.

Flipe J.
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Flipe J.
· votar


запуск гранаты



cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Não há uma ideologia


Ainda bem

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Flipe J.

Acho esse cara um mala... Não boto muita fé no que diz... Filtrando as bobagens que ele diz, tem fundamento.

Cres
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah
Flipe J.

Acho esse cara um mala... Não boto muita fé no que diz... Filtrando as bobagens que ele diz, tem fundamento.


Também acho... Ele diz muitas verdades, mas acho desnecessário algumas coisas que ele diz, como ficar chamando as pessoas de "burro" de forma gratuita nesse vídeo.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


cafe_com_leite: Ainda bem

Você acha que não ter uma ideologia é bom?

Antes de qq coisa, me refiro a ideologia ou ideário! Ideologia pode ter vários significados. Enfim, uma coisa meio rasa, vazia...

Abs

malucobeleza666
Veterano
# jul/15
· votar


Cres
Também acho... Ele diz muitas verdades, mas acho desnecessário algumas coisas que ele diz, como ficar chamando as pessoas de "burro" de forma gratuita nesse vídeo.

Eu acho é doido....em tempos de bunda molice e vitimização, tem mais é que falar mesmo.

Flipe J.
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Flipe J.
· votar


Ismah
Cres

Por isso que eu postei o video hahaha

A maioria não gosta da atitude dele nos videos, ele sabe disso e é isso que ele faz. (views)

Mas não nego que compactuo com algum de seus argumentos.

malucobeleza666
Com certeza. o cara tá no direito dele.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Você acha que não ter uma ideologia é bom?



Se tratando de um brasileiro que aparentemente não tem nenhuma formação intelectual (um preconceito e tal, mas que provavelmente é verdade)? Com certeza.

Cres
Membro Novato
# jul/15
· votar


malucobeleza666
Sim sim, de certa forma, dado a "bundamolização" atual da sociedade, como você mesmo disse, é até legal ver alguém com uma atitude dessas. No entanto, a forma com que esse rapaz faz isso não me agrada, parece que ele quer se mostrar agressivo demais, "fodão", etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Caro amigo e xará.
Não ter Ideologia (a maiúscula é proposital), não estar inserido nela (ou em uma), é impossível (Ideologia é um Conceito específico das Ciências Sociais, e possui uma História e um desenvolvimento).
Todos nós, nascemos dentro de um "caldo ideológico" que permeia toda a nossa existência, a de nossas família e a de nossa comunidade (termo mais restrito que o de sociedade) e do que aprendemos na vida e na escola. Isso é histórico e faz parte da Realidade de uma sociedade dada no tempo e no espaço; e ela, vía-de-regra, corresponde aos "objetivos" e estrutura de poder das classes (ou "estamentos" em sociedades não-capitalistas) dominantes. As pessoas pensam não "possuir" ideologia. Lêdo engano; elas nem se dão conta disso (exceto se estudarem à fundo este tema).
Ideário é algo que, embora faça parte da ideologia, seja a parte "visível" desse "iceberg", pode também ser adquirida à partir do processo "educativo", da vida pessoal em sí.
O que podemos é, através da consciência e da educação (formal e informal), adquirir tanto ideário, quanto Ideologia (novamente o maiúsculo aqui) que se contraponha, que seja crítica em relação aquela que adquirirmos "de nascença" e no desenrolar de nossa vida social, aquela que corresponde ao "cimento" de relações sociais de uma sociedade dada no tempo e no espaço, e que, como disse acima, corresponde aos "objetivos" das "classes" dominantes desta sociedade.
Você tem toda a razão quando observa que a música hoje, de uma forma geral, comum, é "adiabática", não tem "ideologia" (no sentido crítico do termo), nada diz, apenas serve para confirmar uma sociedade apática (e nem por isso mesmo, menos ideológica - ao contrário do que o "senso-comum" pensa), acrítica, adesista e conformista.
Ao longo da História, a cultura e suas expressões assumem, de tempos em tempos teor ideológico critico, possuem mais ou menos, maior ou menor teor crítico (no sentido da conscientização/crítica/ação). Mas nunca deixa de ter teor ideológico, mesmo quando não parece ter. Os exemplos são inúmeros ao longo da História.
Abração

Nefelibata
Veterano
# jul/15
· votar


Dá gosto de ver o Mauricio Luiz Bertola. Deve ser show uma aula sua.

Mantenha o bom trabalho, professor!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Nefelibata
Não sou nada além de um Professor (acho até que sou bom nisso). Tive a sorte, em uma boa época, de estudar, de aprender com os melhores na UFF e na USP (posso citar os nomes desses grandes aqui...), além de, desde criança, ter o hábito de ler, ler muito (além do resto), e busco, de forma muito inferior à de meus mestres, retribuir... Aqui também, dentro de certos limites (inclusive meus), busco isso.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pohaaaa! Que aula!

Obrigado mestre!

f14gomes
Membro
# jul/15
· votar


bem como já dizia o poeta: " ... eu quero uma pra viver "

BrunoRodrigues
Veterano
# jul/15
· votar


"Faroeste Caboclo nunca existiria hoje em dia. No mínimo seria toda picotada

Se fosse lançada por um selo comercial com certeza. Ou depois teria uma edição luxo com a versão completa em um box super estilizado custando 3 vezes mais.

Claro que teria o caso da net, redes sociais, independente e tal, mas não vem ao caso.

Abç ! ! !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


f14gomes
bem como já dizia o poeta: " ... eu quero uma pra viver "
Você já tem...
Apenas não sabe...
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola
f14gomes

Só um adendo. No caso de "Ideologia", do Cazuza (melhor música dele na minha opinião), na letra mostra claramente que ele estava sem norte, perdido no que ele acreditava ser sua ideologia e acabou caindo em frustração. Mas ela (a ideologia) sempre esteve lá.

:D

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você tem toda a razão quando observa que a música hoje, de uma forma geral, comum, é "adiabática", não tem "ideologia


Com base no que você afirma isso?

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


cafe_com_leite

Mais ou menos isso:

Eu vou ali.
Pra curtir você
Linda flor da luz
Pra gente se encontrar.

Oh. Oh.

Lá vem você.
Pra me curtir.
Eu sou a luz
Pra te ver feliz.

Oh oh

Então vamos lá.
Vamos ali.
Nos encontrar.
Pra curtir.

Oh oh

Linda mina.
Mina linda.
Minha mina.
Minha luz.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ah. Se quiser que eu coloque numa melodia eu faço em 5 minutos enquanto vejo a resenha esportiva.

Hehe

Abs

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Que que te vem haver o cu com a carça?

Generalização burra. Sejam sinceros.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Eu li a saga O Tempo e o Vento do Erico Veríssimo e nele contém muitos trechos de canções que andavam na boca do povo em distintas épocas em que a historia percorre. Claro houve um longo estudo de Veríssimo da tradição gaúcha. Caras… as letras são toscas como as de hoje, apenas com estética diferente (muito em função da linguagem que se modificou durante os anos).



Não encham o saco com essas distorções.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


cafe_com_leite: Generalização burra. Sejam sinceros.
Não encham o saco com essas distorções.

Estava tentando explicar meu ponto de vista de uma forma lúdica.

Sério, eu é que não estou te entendendo.

Deixa pra lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programa SuperStar da Globo.