O gosto musical é o reflexo do intelecto pessoal!

Autor Mensagem
OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Scrutinizer
Ta vendo, no meu caso quanto mais eu estudo mais eu tenho raiva do pais em que vivo!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Quem gosta de manter essa imagem de cult, nem sempre, mas na maioria das vezes pelo menos, acaba sendo os caras burros no sentido clássico palavra mesmo.

Pode até ser. Mas não estou ligando isto à inteligência. Pra mim inteligência é algo que se tem. Sei lá se é genetico ou o que. Desenvolve-se com conhecimento, e este a gente adquire. Já sabedoria é saber utilizar o conhecimento com inteligência. Busco este tipo de conhecimento por que realmente me atrai, e não pra posar de cult. E não me acho muito inteligente e menos aindo sábio, visto que falo demais, e muitas vezes bobagens. Apenas tenho estes gostos peculiares e observei que as pessoas com quem compartilho estes gostos e hábitos, tem as mesmas inclinações musicais que eu. Só isso.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


No momento em que o ser humano adquire mais conhecimento, as opiniões e ideias mudam porque não o gosto musical?

Por aí... Quanto mais estudo música mais odeio o rock.


cara nao dá para aplicar regra a nada...
Se isso fosse verdade as pessoas com maior inteligencia somente gostaria de musica classica?
Ou com um pouquinho menos mais aceitavel Fusio/Jazz/Blues..
Os mais ou menos rock/pop e derivados?
Os burros, de sertanejo, pagode e etc?
E o lixo de funck? (acho que isso nem é musica)

Seria isso...
Acho ridiculo, nao tem como prever nada..
Com o tempo, o gosto pode mudar com as experiencias, nao somente em musica como em tudo...

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


vou acompanhar, depois eu opino

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


Acho ridiculo, nao tem como prever nada..

Exato.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
eu não li o comentário a que vc respondeu na íntegra, mas concordo com o texto que vc citou, e sobre o seu raciocínio, não acho que é bem por aí não.
Acho que quando nós adquirimos conhecimento nós nos despreendemos culturalmente de algumas coisas e abrimos nosso horizonte.
Eu por exemplo, gostava só de rock(quando eu era mais novo), mas ultimamente, comecei a ver/ler umas coisas diferenciadas, e agora eu julgo qualquer estilo que seja sem me prender a nada.Não comecei somente a gostar de música clássica, mas também de alguns sambas(cartola é demais), MPB, entre outros, assim como outra pessoa começara a gostar de stilos diferentes, como por exemplo funk(aquele americano antigo, é claro), reaggae(não sei como se escreve), bossa nova...
O nível intelectual não determina exatamente o que um indivíduo vai gostar, mas certamente, na minha opinião, influencia.

OverZakk
Veterano
# out/12 · Editado por: OverZakk
· votar


Jeff.gomes
Amigo não é regra concorda comigo em dizer que o sertanejo universitário atual, e uma musica ruim, depreciativa, apologia a infidelidade, onde diz que para ser legal tem que ter um camaro amarelo, carro no qual nem é tão caro assim, 25.000 doletas, o funk também, estou dizendo que o que o pessoal esta ouvindo atualmente é musica de gente idiota, não zuando estilo, como disse todo o estilo de musica tem musica boa, porem o que esta rolando é musica ruim, Sertanejo, tem musicas que faz a gente chorar de tão bonitas, pagode, tem musica que faz você ama mais ainda a namorada ou esposa, rock também tem seus cocôs, mas pessoas que tem conhecimento procuram coisas boas, pessoas ignorantes escutam o que esta na moda!

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Concordo, pode mudar, mas não tem como definir se é para melhor ou pior.
Por exemplo, uma pessoa que escutou música clássica até seus 12 ou 13 anos, começa a sair com os amigos e passa a ouvir eletrônica, ou sertanejo universitário. Seu nível intelectual aumentou ( devido aos estudos), seu gosto mudou, mas não temos como definir se melhorou ou não, pois isso é subjetivo, na opinião dele melhorou, mas na minha, piorou!!
Não sou fã de sertanejo universitário, funk, axé, pagode, samba, nem nada do tipo, curto rock desde sempre, mas acho que não podemos coligar nível intelectual com gosto musical, nem podemos nos achar superiores aos outros pela música que nós ouvimos...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


A formação cultural amplia o seu gosto cultural, por exemplo a arte dadaísta e o modernismo são expressões artísticas que não se compreende se não tiver uma certa base cultural, conhecer o momento histórico, eu mesmo só comecei a gostar depois que me explicaram. Com musica não é diferente mas o intelecto não é um limitante pois muitas musicas ótimas foram feitas por pessoas que não tinham instrução acadêmica. Blues, Samba, Jazz,..etc.
Por outro lado não ha problema em gostar de alguma coisa só por entretenimento, ninguém aguenta só ficar com assunto cabeção 24hs e nem precisa.

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
o sertanejo universitário atual, e uma musica ruim
isso é relativo, um dia podem glorificar o estilo

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Estão vendo este debate, concordam comigo que todos nos aqui do tópico somos bem instruídos, e temos princípios, todos expomos nossas ideias sem agredir nem ferir ninguém, porem, ninguém aqui gosta do Sertanejo Universitário atual, nem pagodão baiano, nem funk, porque será?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
O Brasil não esta pobre de musica, tem muita coisa boa por ai.

" O que quero dizer é que se pegarmos uma pessoa que tenha um nível intelectual modesto ele escutará um certo gênero de musica, se pegarmos uma pessoa de nível intelectual alto ele escutara outro tipo de musica e assim por diante. "

Esta sendo preconceituoso aqui, cuidado. Vai em um evento universitário e vera aberrações musicais. Vamos lembrar que Cartola e Adoniran Barbosa que fizeram musicas muito boas.

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


concordam comigo que todos nos aqui do tópico somos bem instruídos

Não.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


"todos nos aqui do tópico somos bem instruídos" infelizmente não, alguns nem educação de casa tem.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


muitas musicas ótimas foram feitas por pessoas que não tinham instrução acadêmica. Blues, Samba, Jazz,..etc.

Exato musicas ótimas, não musicas ruins.

Por outro lado não ha problema em gostar de alguma coisa só por entretenimento, ninguém aguenta só ficar com assunto cabeção 24hs e nem precisa.

Velho tem entretenimento para car... no na musica, não precisa ser culta axé tem muita musica alegre que fala de alegria e viver bem, dentre muitas outras de outros estilos.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Esta sendo preconceituoso aqui, cuidado. Vai em um evento universitário e vera aberrações musicais. Vamos lembrar que Cartola e Adoniran Barbosa que fizeram musicas muito boas.

Não entendi!

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

O Brasil não esta pobre de musica, tem muita coisa boa por ai.

Nunca falei isso, atualmente a musica que a mídia passa e esta na moda é uma musica ruim, o Brasil tem musica boa para caralho, só que quem as escuta não é o cara que deixa de ver o noticiário para saber como anda as falcatruas e as roubalheiras de Brasilia para assistir a novela das 9, entende?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


OverZakk
falou sim.
"Será este o motivo pelo qual o Brasil esta tão pobre musicalmente, quer dizer musica medíocre para pessoas medíocres."

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


"todos nos aqui do tópico somos bem instruídos" infelizmente não, alguns nem educação de casa tem.

Mas todos DESTE tópico falaram com conhecimento de fato, isso não se nega todos tem opinião, e quem tem opinião é instruído, pode ter sido em casa pode ter sido no mundo.

Para o funkeiro, rock só tem grito, falam que rock não da dinheiro, que bom é sair fazendo filho por ai!

Super instruída uma pessoa dessas.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Falei que esta sendo preconceituoso poque deu a entender que, quem tem baixa instrução não aprecia e nem produz musica boa.

"O que quero dizer é que se pegarmos uma pessoa que tenha um nível intelectual modesto ele escutará um certo gênero de musica, se pegarmos uma pessoa de nível intelectual alto ele escutara outro tipo de musica e assim por diante."
Isso não é verdade pois muitas pessoas sem instrução produziram musicas que são patrimônio da cultura brasileira. Sei que não foi intencional mas isso é preconceito.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
Não estou falando em produzir estou falando o ouvinte, realmente hoje em dia ATUALMENTE NÃO ANTIGAMENTE, tem muita gente sem instrução fazendo musica ai, funk, pagodão baiano, rolou até o plagio do angra, onde o Kiko Loreiro foi todo educado ao tratar o assunto e o vocalista plagiador, mando todo mundo toma no c... e falou que ia escutar mais rock para plagiar depois!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Não sei responder essas perguntas mas conheço um video que pode ajudar


Tomaz.
Veterano
# out/12
· votar


Não acho que estejam intimamente ligadas. Grandes compositores de Samba no Brasil, ou de Blues lá nos EUA sequer tiveram estudo formal (tanto musical quanto o escolar mesmo) e produziram várias músicas de qualidade, e foram muito importantes pra música.

O que eu acho que acontece é que conforme teu intelecto é desenvolvido, tu acaba ficando mais aberto à experiências (ou não, se for arrogante simplesmente se fechará no seu mundo e achará que tudo que não faz parte dele é um lixo) e acaba ouvindo uma maior variedade. Com o tempo e experiência, é comum que o gosto fique mais refinado.

Mas eu acho infantil ficar se preocupando com o que fulano e ciclano ouvem ou deixam de ouvir. O cenário musical brasileiro atual está repleto de grandes artistas, dos mais variados gêneros. Cito aí 5 a seco e Dani Black, pra quem quiser conhecer mais... são todos muito bons, fazem um som de alta qualidade, mas sem ser aquele "música pra músico". Artista bom é o que mais tem por aí, basta garimpar bem e sair de casa um pouco, entrar em contato com músicos locais, isso vai expandir bastante teus horizontes.

No mais, só pra resumir o que acho: o desenvolvimento intelectual TENDE a levar um maior refinamento nos gostos em gerais (e isso inclui música), mas não é o responsável direto por fulano ouvir X e ciclano ouvir Y.

ROo
Veterano
# out/12
· votar


Sua análise é errada, nem pelo o que afirma, mas na própria construção.
Você afirma que determinadas pessoas ouvem música x pelo nível de seu intelecto e outras ouvem y, pelo mesmo motivo. Ou seja, voce tenta estabelecer uma relação direta entre os dois fatores. Mas você mesmo da os "conceitos" de "medíocre" e "alto nível", quais são os critérios para determinar isso?

Além do mais, restringir simplesmente a capacidade intelectual do sujeito é esquecer de diversos outros fatores que influenciam a apreciação musical como formação psicológica do indivíduo, coerção social, status, industria cultural. Não é uma relação direta como você tenta afirmar.

E depende também do que você define como intelecto, No momento em que o ser humano adquire mais conhecimento, as opiniões e ideias mudam porque não o gosto musical?

Lógico que muda, mas aí não trata-se necessariamente de inteligência, mas de absorção de cultura e não de nível de intelecto.

OldBlues
Veterano
# out/12
· votar


A pessoa que não inteligencia/compreendimento, defende um gênero de musica com unhas e dentes, afirmando que todo o resto da musica do mundo é um lixo, é uma pessoa ignorante e sem futuro musical (se for musico) e isso acaba sendo muito chato para os outros, para quem não tem o mesmo gosto musical da pessoa que julga o resto do mundo pelo seu mal gosto(ufa...).Nisso aí podemos ver quem tem um intelectual maior(superior) aos demais.Sou um guitarrista que gosta de Blues, escuto muito Rock dos anos 50,e final dos 60, curto muito Funk(o original), Bossa Nova, e um pouco de Jazz, nem por gostar de tudo isso nunca depresso o Country, Musica Clássica, Rhythm and Blues etc.Claro existem músicos, e existem pessoas que só tem imagem(isso é um poser?).

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Funk carioca é bem antigo,nem sempre foi baixaria e nem ouso a dizer que "todo baile funk é baixaria"
Velhas Virgens fala muita sacanagem também, se você for a um som deles sabe que vai rolar.O problema não é em falar sacanagem, é faltar com o respeito e fazer estes discursos onde não convém, como alguns moleques fazem na rua, na frente de escola, no churrasco na laje, onde qualquer pessoa pode escutar.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Cultura é fracionada.

Ou seja, você pode ter cultura literária, cinematográfica, musical, ou uma delas e ser ignorante em outra.

Acho que um cara que só ouve lixo, mesmo que leia muito, tem lixo como padrão musical e molda seu gosto a essa referência.

Contudo, quem tem cultura musical, torna-se exigente com relação à musica.

Não conheço uma só pessoa criada a musica erudita, que curta Funk carioca ou Axé!

OldBlues
Veterano
# out/12
· votar


Isso é um pouco parecido com religião, como por exemplo as pessoas crescem escutando musicas tipicas de sua região, País , ou não , não vamos generalizar. Moro no Sul nem por isso tomo chimarrão e escuto as musicas tipicas daqui.Como na religião cada um nasce com seu ensinamentos, tipicamente os da mesma religião do seus pais ou não, dai aqui entra aquele papo de quem tem o maior intelectual, por exemplo um cristão(como 90% dos brasileiros)que condena, julga, feri os sentimentos das outras pessoas de outra religião por não achar isso ''certo'' ou ''errado'',é IGNORANTE, e além de estar infringindo os próprios ensinamentos da religião, está sujeito a uma pena(não sei agora qual) que esta na constituição brasileira.Você não só cristão ou a até ateu, coloque-se no lugar do outro, com você crescendo escutando que a religião do seu pai é a que você deve seguir porque é a certa.Você músico que cresce escutando um gênero de musica e escuta alguém falando que o resto é lixo,se coloque no lugar do próximo(das pessoas) que não crescem escutando o estilo de seu gosto, ver uma pessoa que mal conhece falar como seu estilo e ''ruim'' ou ''bom''(lembrei da Boom Boom do John Lee Hoker), pense e repense seu ''intelectual''.Continua....

OldBlues
Veterano
# out/12
· votar


Eu também não gosto desse funk carioca(o falso...:P),entre outros lixos que aparecem(para mim é)mais é isso a mídia esta colocando hoje em dia, cabe a você filtrar a musica boa de hoje(não procurando no radio ou televisão...).Mas não crio tópicos para dizer sobre como o funk carioca é uma #$@!#! ou outras musicas são **¨**,isso não da em lugar nenhum e também ficar discutindo com um funkeiro,que 99,99,99,99% não são inteligentes e compreensíveis também não da em lugar nenhum.Respeite ,os funkeiros, sertanojos, etc, se não ti respeitarem ligue seu Orange 200 watts na frente das ''festa'' deles toque Rock And Roll do Led Zeppelin no volume maximo até seu dedos sangrarem.

OldBlues
Veterano
# out/12
· votar


UoU...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O gosto musical é o reflexo do intelecto pessoal!