Gosto Musical x Estereotipos

Autor Mensagem
Digao
Veterano
# jun/03


Qual a influencia da imagem/atitude de uma banda no seu fa???

O q significa pra uma pessoa ser de determinado grupo??? (metal, pagode etc...)

Qual seria o assunto do forum se o pessoal daqui nao assistisse MTV???

Eu mesmo tenho cabelao pq era "cool" gostar de metallica e guns e ter cabelo... sonho de consumo hehe...

Overdoser
Veterano
# jun/03
· votar


Digao
aqui na minha rua tem uns amigos meus que sao pagodeiros com banda e tudo mais, eu digo a eles que sou do grupo anti-pagode/axe

nao assisto mtv e tenho cabelao so porque nao gosto dessa moda que ta ai a um tempao de cabelo raspadinho (maquina 1 e 2) e com topetinho, ai de raiva deixei crescer

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


Mas eu to falando de outra coisa... de como a musica nao e musica mais... e um meio de dividir as pessoas... nos estamos com muitos pre-conceitos...

Overdoser
Veterano
# jun/03
· votar


nao entendi nada

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


As pessoas estao escutando musica pra "enturmar" e nao por motivos realmente de gosto musical...


Por isso q fica essa guerra do metallica ai... o pessoal antigo q se acha "o fodao conhecedor do metal" nao aceita q o super mega Metallica faca um som q os "mulekes do new metal" gostem...

E como se vc fosse super culto mas de repente descobrisse q tudo o q vc acha q so vc sabe (e por isso vc e especial) na verdade todo mundo sabe... inclusive aquele cara q vc odeia...

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


As pessoas estao escutando musica pra "enturmar" e nao por motivos realmente de gosto musical...

Isso não acontece só na música... eu chamo isto de "a busca do self através da massificação"... acontece, principalmente, na juventuda... da necessidade de encontrar o self (sua própria individualidade) a pessoa busca fazer parte de um grupo. Para tal, ela se massifica, se tornando patty/boy/punk/rocker/grunge através da clonagem de habitos, gírias, costumes e atitudes.

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


isso dai...

JPedro
Veterano
# jun/03
· votar


Ronin
Concordo plenamente. A pessoa busca se encaixar em algum grupo com o qual se identifica, e muitas vezes esses grupos "exigem" que a pessoa tenha algumas características para fazer parte ou dizer que faz parte desse grupo. Por exemplo, uma pessoa que convive com punks, passa a se tornar punk para se "enturmar" e passa a se vestir como punk, agir como um, etc.

Eu acho que no caso , como o Digao falou, a música tem muita influência nessa atitude pessoal. Se uma pessoa é fã de metal, ela não necessariamente vai se vestir como seus ídolos, mas ela com certeza nunca se vestirá, agirá como um pagodeiro, por exemplo.

Quanto à MTV, acho que se ela não existisse nós falaríamos de muita coisa hoje comentada aqui no fórum, por exemplo guitarristas como Satriani nunca aparecem na MTV mas nós ocnhecemos, mas a verdade é que a MTV trouxe uma variedade de bandas muito grande, e nos fez conhecer muita coisa que rola lá fora que jamais chegaria aqui através do rádio e da TV aberta.

naka
Veterano
# jun/03
· votar


me lembra no backstage foi a mo tempao
1 mlk mando 1 carta pro vitao "po vitao pq ces n passam metal o dia intero?" pq c nois passa ces vao fala q é coisa de boy

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


JPedro

Na minha opiniao a MTV nao faz mais do q uma radio jabazeira qq...

E o pior.... ela e muito mais influente q qq radio...

Slash Lead Guitar
Veterano
# jun/03
· votar


po......a mtv so esta cumprindu o trabalho de divulgar os trabalhos e projetos de bandas novas e antigas..........
se nao existice a mtv, ninguem teria muito conhecimento sobre uma banda....ou quem sabe, voce nao nem mesmo poder conhecer as bandas........

Metal Icarus
Veterano
# jun/03
· votar


E como se vc fosse super culto mas de repente descobrisse q tudo o q vc acha q so vc sabe (e por isso vc e especial) na verdade todo mundo sabe... inclusive aquele cara q vc odeia...

é isso aí! Eu por exemplo fico com raiva quando uns caras q curtem cpm falam: "Iron Maiden é doido", ou usam camisa de heavy metal. Meus colegas odeiam quando escutam Angra na rádio e falam que vai virar banda da moda. Isso é exatamente o que está acontecendo com o Metallica. A banda saiu do underground e passa na mtv direto.

Slash Lead Guitar
Veterano
# jun/03
· votar


NA VERDADE SÓ ESTAO NA MTV AQULES QUE FAZEM MUITO SUCESSO
A MTV É SO PRA QUEM MERECE !!!!!!!!!!!!!!
O METALICA ESTA NA MTV PORQUE TEM MUITOS FANS !!!!!!!

Slash Lead Guitar
Veterano
# jun/03
· votar


DISCULPA ...ESCREVI METALLICA COM UM "L"
FOI MAL !!!!!!!!

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


"A MTV É SO PRA QUEM MERECE !!!!!!!!!!!!!! "

eu acho q e so pra quem tem as costas quentes... talento nao compra espaco na TV nao...

maggie
Veterana
# jun/03
· votar


Digao
Qual seria o assunto do forum se o pessoal daqui nao assistisse MTV???


Eu não assisto... hehe

Quanto aos esteriótipos, eles também são vistos pelas pessoas "de fora" com preconceito. Pergunte aquela sua tia o que ela acha dos rockeiros... :P

Entrar no padrão da moda muitas vezes é visto pelo jovem como uma necessidade. Ser encaixado dentro dos padrões vigentes [e isso vale até para punks] faz parte da busca da identidade.

Isso pode ser causado por timidez, educação falha, revolta, patologia e outros.

Minha opinião!

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Quanto aos esteriótipos, eles também são vistos pelas pessoas "de fora" com preconceito. Pergunte aquela sua tia o que ela acha dos rockeiros... :P

Num dá para generalizar, mas, tem muito rockeiro por aí que faz questão de não ajudar nem um pouco nesta pré-impressão que as pessoas tem. Vide gente como o marketingman do Marilin Manson, entre tantos outros.

maggie
Veterana
# jun/03
· votar


Ronin
Num dá para generalizar, mas, tem muito rockeiro por aí que faz questão de não ajudar nem um pouco nesta pré-impressão que as pessoas tem.

Concordo e acrescento!
Essa questão de como rockeiros, punks, skatistas, reggueiros etc são vistos é muito influenciada pela mídia. Nas novelas por exemplo, nunca são apresentados como simplesmente pessoas comuns que gostam de determinadas músicas ou atividades específicas.

Isso só contribui pra aumentar o preconceito, a revolta de alguns e a distância entre pessoas de diferentes tribos, impedindo o diálogo!

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


maggie

eu tb nao assisto MTV hehe... mas tem muitos assuntos ai pelo forum q vc ve daonde vem...

E qt aos estereotipos isso sempre vai existir... todo mundo se encaixa em alguma coisa (conscientemente ou nao)... a nao ser q o cara more no meio do nada e nao fale com ninguem...

O q eu queria discutir aqui no forum e como as pessoas ouvem musica hj em dia... se elas realmente pensam na musica... ou apenas no q aquele determinado tipo de musica significa no meio social q a pessoa esta...

Falei falei e nao disse nada hehe... nao to conseguindo me expressar direito...

Talvez eu esteja sendo purista demais... mas eu acho q as pessoas estao perdendo o senso critico...

maggie
Veterana
# jun/03
· votar


Digao
Se eu entendi bem...

O q eu queria discutir aqui no forum e como as pessoas ouvem musica hj em dia... se elas realmente pensam na musica... ou apenas no q aquele determinado tipo de musica significa no meio social q a pessoa esta...

Eu acredito que a grande massa não tenha senso crítico.

Por exemplo, quando escutam babapop não se dão conta das letras alienantes, deixando crianças escutarem e serem influenciadas - lembrando do alto teor de erotismo.

Quanto à questão musical, dá pra fazer um resumão do tópico Música boa x Música da midia.

Com a sociedade da informação que estamos vivendo atualmente, ninguémm pode se dar ao luxo de não conviver com algum tipo de mídia de massa.

E está claro a grande influência que o terceiro poder exerce sobre a população. Falta esclarecimento. Falta senso crítico.

Era mais ou menos isso!

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


E está claro a grande influência que o terceiro poder exerce sobre a população. Falta esclarecimento. Falta senso crítico.

Mas... a falta de senso crítico vem exatamente da facilidade do mundo de hoje... vc num precisa mais escolher nada, a TV/Rádio/Mídia escolhe por vc aquilo que é bom ou ruim... como eu falei uma vez num outro tópico:

As pessoas perderam a capacidade de conhecer músicas, sobrou apenas a capacidade de 'reconhecer' músicas. 10 segundos de uma introdução desconhecida no rádio é motivo para rodar o dial!. Tudo ficou mais simples com a vinda da televisão, rádio e outros meios de informação com pouca inferência (meios no qual o usuário apenas se posiciona de forma passiva à informação que é lhe dada, ao contrário do computador, ou leitura).

Tudo virou uma roda, um cíclo vicioso... para a mídia esta posição sem senso crítico é lucrativa... para as pessoas, em geral, é um posicionamento mais simples e cômodo... os diferentes, optam por andar à margem do sistema e são simplesmente ignorados. A questão agora é descobrir aonde está a ponta solta que, se puxada, desfaria todo este novelo.

maggie
Veterana
# jun/03
· votar


As pessoas perderam a capacidade de conhecer músicas, sobrou apenas a capacidade de 'reconhecer' músicas.

Realmente eu sou uma exceção então!! hehe

Ronin
Veterano
# jun/03
· votar


Realmente eu sou uma exceção então!! hehe

Não só você... muita gente...
Nós agradecemos a cada dia a benção da internet, da possibilidade se conhecer, diariamente, novas músicas e novos músicos.

Mas, infelizmente, a maioria dessas pessoas acaba se isolando... lembra daquilo que comentaram no fórum: "O Lulu não tinha nada que se rebaixar indo no Faustão"?. Este é o tipo de postura da qual estou falando... vc se coloca a margem do sistema e é simplesmente ignorado... ou seja, por mais que vc faça coisas que possam mudar alguma coisa, vc é simplesmente ignorado.

Eu faço design gráfico, e escutei uma acadêmica do meu curso dizer que nem por 10.000.000 de dólares ela se baixaria ao nível de trabalhar para a coca-cola (o sangue negro do capitalismo! Aff!). Ou seja, será que ela vai trabalhar numa caverna, fazendo design para ninguém?! Ou será que num era mais fácil mudar alguma coisa, estando dentro da coca-cola.

Imagina a diferença que seria se algum músico de verdade, que neste Brasil está cheio (o Lulu é um músico de verdade!) fosse convidado para ir no Faustão, Jabá ou não, e se negasse... que chance perdida de fazer as pessoas escutarem boa música. Sem senso crítico ou não.

Então... é nisso que temos que pensar... naquilo que podemos fazer para chegar um pouco mais perto do público da massa... que diferença podemos fazer dentro do sistema... e não tomarmos uma postura de, eu sou diferente, não me encaixo e vou ficar de fora.

É apenas minha opinião, mas... pensem com carinho nisto.

Seu Madruga
Veterano
# jun/03
· votar


Digao

Qual a influencia da imagem/atitude de uma banda no seu fa???
no meu caso, nenhuma quanto a atitude. já a imagem, tipo do led, é muito legal (tenho vontade de mandar fazer uma calça com dragão igual a do page...hehehe)


O q significa pra uma pessoa ser de determinado grupo??? (metal, pagode etc...)

bom, eu adoro fazer parte de uma banda de rock...é muito satisfatorio tocar para os outros se divertirem e a gente se diverte tambem...


Qual seria o assunto do forum se o pessoal daqui nao assistisse MTV???

?????

Eu mesmo tenho cabelao pq era "cool" gostar de metallica e guns e ter cabelo... sonho de consumo hehe...

caíto
Veterano
# jun/03
· votar


Ronin
Já fiz um trabalho da Feira do Conhecimento sobre essas tribos urbanas em que os adolescentes se dividem... É muito interessante, se quiser, eu coloco aqui...


cara, acho essa questão da imagem, pra mim, não tem nada a ver, apesar de influênciar muuito hoje em dia...
eu me amarro em metal, por exemplo, mas odeio sair de preto de dia, e não gosto de cabelão (pelo menos, não em mim). Gosto de me arrumar mais, vestir coisas mais coloridas... Mas continuo ouvindo meu metal...
e eu ando tanto com pessoas que curtem um bom rock, tanto com pessoas que curtem erudito, quanto com pessoas que curtem techno, ou pagode... não gosto de ficar me dividindo em grupos...

MacCa
Veterano
# set/04
· votar


Digao

Eu freqüentemente penso nessa questão também... que coisa ignorante, segregar a sociedade por gosto musical; jujlgar alguém pelo seu gosto, ou pior, odiar alguém por isso... e o pior é que quem geralmente faz isso, não entende nada de música.

Nicegirl
Veterano
# set/04
· votar


Digao
eh....tb questiono isso, e procuro não me influenciar..mas a gente que quer buscar musicas novas, recorre ao que aparece mais na mídia...
eu acho super chato essa lance de preconceito...eu ouço de tudo!! Metallica, 14bis, djavan, legiao urbana, quinteto violado, sarah brightman... e tem gente que acha que eu sou roqueira!!! as pessoas tem necessidade de estereotipar a gente...eh bem da sociedade de hj em dia neh? eh trite...rsrs...eu acho que não importa se a música é considerada boa ou ruim...pq isso é questao de gosto!! tipo: legiao é facil de tocar, mas eu gosto cara...e tem gente que acha que isso não é música...pow, isso vai de cada um...
eu vivo nesse conflito mental, me questionando pra que tudo isso....ahahhahahhh.....mas...enfim....=/

Nicegirl
Veterano
# set/04 · Editado por: Nicegirl
· votar


[Eu acredito que a grande massa não tenha senso crítico.
Com a sociedade da informação que estamos vivendo atualmente, ninguémm pode se dar ao luxo de não conviver com algum tipo de mídia de massa.
E está claro a grande influência que o terceiro poder exerce sobre a população. Falta esclarecimento. Falta senso crítico.

pois eh...;/

maggie
Veterana
# set/04
· votar


Direto do túnel do tempo

unwanted
Veterano
# set/04
· votar


"as pessoas tem necessidade de estereotipar a gente...eh bem da sociedade de hj em dia neh? eh trite...rsrs...eu acho que não importa se a música é considerada boa ou ruim...pq isso é questao de gosto!!"
[i][/i]

Vivemos em um mundo onde todos querem todos, eh um passando por cima do outro, o que eh uma grande ignorância. E o preconceito eh a maior arma do ignorante. Qualquer um de nós aqui poderia se vestir de preto dos pés à cabeça, e dizer que isso é influencia do estilo conhecido como metal. Quem nao seguir essa nossa linha de vida, eh imbecil, nao tem bom gosto pra musica e nao sabe nada da vida. E eh isso o que 70% das pessoas que hoje se dizem conhecedores de música fazem, mas não temos (e espero que nao sigamos) que seguir esse exemplo. Eu, por exemplo, adoro Linkin Park, Evanescence e, acreditem, o Pop da Avril Lavigne. Isso faria de mim um pouser, não?! O que eh uma idiotice sem tamanho. Minha namorada eh gótica, anda toda de preto, ama Ozzy Osbourne, Gun´s, Marylin Manson, Evanescence, Nightwish etc. e ninguém acredita que estamos juntos ao ve-la ao lado de um cara com bermuda, tenis e camisetas coloridas. Sou conhecido como "O Indesejado", não sou de sorrisos fáceis, mas nem por isso me entreguei ao Metal pesado para que me sinta 'qualificado' à usar roupas pretas para que os outros sintam 'medo' de mim, ou para que um bando de crianças que precisam se encaixar em algum grupo fiquem me reverenciando.
Não preciso de nenhum grupinho preconceituoso para que eu me sinta superior aos outros. Tenho jeito de gótico, escuto música de 'Pouser's', me visto como um playboy e estudo em um Centro de Educação Tecnologica, o que faz de mim um CDF.

Assisto MTV, e nem por isso me deixo influenciar pelas baboseiras sem tamanho ditas pelo canal. Participo de um fórum sobre Evanescence e quase fui linchado ao fazer críticas a banda. Isso mostra a necessidade das centenas de pessoas que participam daquele fórum de se encaixar no grupo do "NAo fale mal de Evan". Se todos tivessem o senso crítico que eu e muitas pessoas aqui do forum tem, como a Nicegirl, maggie etc, teriamos um Brasil, ao menos, melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gosto Musical x Estereotipos