O gosto musical é o reflexo do intelecto pessoal!

Autor Mensagem
OverZakk
Veterano
# out/12


Estou criando este tópico para trocar uma ideia sobre este assunto que é "O intelecto pessoal faz com que a pessoal melhore seu gosto musical".

O que quero dizer é que se pegarmos uma pessoa que tenha um nível intelectual modesto ele escutará um certo gênero de musica, se pegarmos uma pessoa de nível intelectual alto ele escutara outro tipo de musica e assim por diante.

Será este o motivo pelo qual o Brasil esta tão pobre musicalmente, quer dizer musica medíocre para pessoas medíocres.

Djavan é um ótimo compositor e tem musicas ótimas mas soara como merda aos ouvidos de um analfabeto que reside no Pará, assim como qualquer um destes estilos ditos ruins como os atuais gêneros que estão na moda, soam como merda aos meus ouvidos!

Deem suas opiniões!
Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tá mais vinculado ao fator sócio/cultural e gosto pessoal.

Afirmar que é pelo intelecto não tem cabimento. Se fosse, eu seria uma "aberração" pois gosto de vários estilos. Música boa, pra mim, transcende intelecto/gênero musical.

Abs

bruno.pdias
Veterano
# out/12
· votar


Não acho que quem ouve porcarias auditivas é necessariamente BURRO
Tem gente inteligente, mas que ouve essas merdas só pra se enturmar, ou pra tentar "pegar mulher" nas baladas, etc

E tem gente inteligente que nem tem um estilo preferido de música

Mas uma coisa eu acho certa: quem ouve rock fica cada vez mais inteligente (pq o rock tem uma crítica social muito pesada e realista, além de ser um estilo bem trabalhado em cada detalhe)
Digo isso pois sou professor e muitos dos meus melhores alunos são rockeiros. Parece que entendem mais facil a matéria

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Concordo mais com o [b]MaurioBahia[/b] é questão cultural... o intelectual teria outros fatores, mas uma parcela da questão intelectual conta sim, mas está questão seria tão pequena que não existe uma regra básica...
Eu nos meus 14 anos, eu gostava de ouvir música eletronica, coisa que hoje eu não suporto... mas quando eu comecei a tocar alguns instrumentos meu gosto musical mudou de uma forma realmente gigante..

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Não acho que exista uma ligação entre gosto musical e intelecto. Pelo teor do post ( e pelo seu nick também), entendo sua afirmação como " rockeiros são os mais inteligentes, e quem gosta de funk, axé e pagode é burro". Isso pode muito bem ser verdade, mas jamais podemos generalizar. Uma pessoa que nasceu ou vive no nordeste vai naturalmente gostar de axé, forró, etc, por uma questão socio-cultural, não por ter um intelecto inferior aos outros. O mesmo vale para o funk carioca, para o pagode, o samba, etc.
Claro que você sempre encontrará aquele ser intelectualmente inferior, que defende com unhas e dentes o seu gosto, sem um bom argumento. Isso existe em todos os generos musicais, inclusive no rock!!

alv2707
Veterano
# out/12 · Editado por: alv2707
· votar


Acho que esse pensamento de intelecto é meio "elitista". É tipo quando o cara é ateu e acha que tem um intelecto superior por causa disso.

Se você for mais "intelectual" você tem mais chances de ser ateu porque vai conhecer mais coisas, mas se você for ateu não quer dizer que você é "intelectual". É como interpretar teoria de conjuntos, um grupo não tá dentro do outro.

Não existe isso de música superior, pra gente intelectual.
A galera tem que ter em mente que pra muita gente que cresceu num meio erudito o Rock e o Blues são estilo boçais, patéticos.

Quanto mais intelectual é uma pessoa mais chances ela tem de ouvir outros estilos, incluindo estilos que a gente acha ruim.

Um exemplo é a gente mesmo. A medida que a gente vai amadurecendo, adquirindo conhecimento e intelectualidade a gente vai adicionando outros estilos na nossa playlist, estilos que a gente inclusive já chegou a desprezar, mas que com o conhecimento e experiência de vida adquiridos a gente "aprende" a admirar.

Pra finalizar, independente do estilo musical, um A4 tem 440Hz tanto num sertanejo quanto num jazz. A qualidade dos dois é a mesma o que muda é o gosto da gente.

Abraços

Bog
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Tá mais vinculado ao fator sócio/cultural e gosto pessoal.

Afirmar que é pelo intelecto não tem cabimento. (2)


Bob Mauley
Veterano
# out/12
· votar


que coisa mais ridícula

Bob Mauley
Veterano
# out/12
· votar


Mas uma coisa eu acho certa: quem ouve rock fica cada vez mais inteligente

parei aqui, abraços

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


Esse tópico é nojento.

Pela opinião de algumas pessoas eu poderia dizer que rock tem uma influência negativa na personalidade de cada um.

quem ouve rock fica cada vez mais inteligente (pq o rock tem uma crítica social muito pesada e realista, além de ser um estilo bem trabalhado em cada detalhe)

Como um cara que pensa assim pode ser professor? Espero que não ensine música, pelo menos...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Scrutinizer
Você gosta de arranjar treta em mano.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Vamos em partes.

Também concordo que a cultura/social influencia bastante, agora vejamos o lado de que se colocarmos um cara por assim dizer desprovido de tanto conhecimento, alguém teve tantas oportunidades o que acontece com a maioria do povo brasileiro para escutar Chico Buarque, e depois para escutar Bonde do Forro, acho que ele vai gostar mais de Bonde do Forró, mas estou dando estes exemplos pois é o meio onde vivo, converso com muita gente que gosta destes estilos de musica e digo, realmente são bem leigos mesmo, as bandas que tem aqui na cidade onde moro, na sua maioria gosta de mpb, rock, jazz, reggae, porem toca pagodão baiano, axé, dentre outros estilos um tanto depreciativos à musica, pois é isso que o povo gosta. Eu não o faço pois não sou uma "Prostituta".

Em questão de quem escuta roque se acha mais inteligente, eu concordo e discordo, eu sou roqueiro desde que me entendo por gente, já fui xita e tudo, mas conheço também roqueiros burrinhos.

Minha opinião é essa pois é o que vejo posso esta enganado, mas é a realidade, podem procurar e ver que tem sentido, pessoas mais inteligentes escutam musicas mais bem feitas, até porque uma musica bem feita vai arranhar o ouvido de quem não tem conhecimento para entender.

Scrutinizer

Acha o tópico nojento, então faz favor, não tenho o trabalho de clica nele e escrever sua opinião não vai ser levada a sério aqui.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Será que se no nosso pais a educação fosse de real qualidade, nos teríamos esta gamma de musica ruim que tem hoje, de gente alienada dentre outros aspectos, creio eu que não, me diga quem é que escuta musica clássica, uma pessoa mais intelectual ou um leigo? Sejamos realistas, musica boa é mole mole de encontrar, porque será que as pessoas mais ignorantes não escuta e as menos escutam?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


O engraçado quando volta e meia aparece um seguindo este raciocínio imbecil é quando o cara acha que se todo mundo fosse mais inteligente, seria exatamente o estilo que ele gosta que se tornaria mais popular entre as pessoas.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Não o estilo que eu gosto, como tinha dito particularmente eu gosto de rock, mas tem muita musica boa no mundo, tem a MPB, tem o Samba, tem o próprio Sertanejo, temos o Axé tem muita banda boa de Axé, um som que realmente contagia, mas o que digo é que a coisa ta mais nas musicas ruins, exemplo, "AGORA FIQUEI DOCE, DOCE, DOCE", "AI AI SE EU TE PEGO", pô velho teve um treco que eu vi aqui na net, sobre a lista dos 100 maiores brasileiros, o NEIMAR estava em 18° lugar cara, o Luan Santana na frente de Carlos Drummond de Andrade, me diga ai se não é uma sociedade abobalhada?

bezerrabru
Veterano
# out/12 · Editado por: bezerrabru
· votar


Sou mais adepto da frase do MauricioBahia Tá mais vinculado ao fator sócio/cultural e gosto pessoal.

E afirmar sobre "bom gosto" é complicado, porque cada pessoa acha que o gosto dela é "melhor" entende?

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
O que você quer dizer com música boa?? Eu considero sertanejo ( de verdade ) como música boa, considero muitos sambas como música boa, considero música clássica como música boa, considero muita coisa de MPB como música boa, considero blues como música boa, considero jazz como música boa, enfim, todos os estilos tem músicas boas e músicas ruins.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar
Musica Boa é musica boa independente do estilo, o que estou falando é que está mais focado na parte ruim dos estilos, no pessoas mais ignorantes.

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Eu não vejo dessa forma. Existem pessoas com um "nível cultural" alto, estudantes de colégios bons, faculdades boas, que se divertem ao som de Michel Teló e afins nas baladas e festas.
Você considera um cara que faz medicina na USP ignorante porque ele ouve sertanejo universitário?? Você está levando o assunto para um lado que não existe. Tem muita gente rica e bem instruída que gosta desses caras, assim como tem muito menino da favela, que estuda em uma escola pública caindo aos pedaços, que aprecia obras eruditas de grandes compositores como Mozart.
É questão de gosto pessoal, ninguém muda seu gosto por causa do seu nível intelectual, e ninguém pode julgar o nível intelectual de alguém pelas músicas que ela ouve!!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Tá mais vinculado ao fator sócio/cultural
Pois é. Tipo aqui onde moro (interior do RS), o que impera é o som de "bandinha". Trata-se de uma mistura de música alemã tipo de Oktoberfest (cultura - já que ha bastante colonização desta etnia por aqui), com letras patéticas (corno, bebedeiras e estas coisas) e uma pegada sertaneja no vocal (timbre médio/agudo com muito vibrato e empostação) Imaginem o que sai... E todo mundo ouve (quero dizer todas a classes sociais e de diferentes intelectos) Tipo assim: Tem um baile no interior (agricola). Toca bandinha e a colonada toda dança. Tem um baile no clube na cidade. Toca bandinha e os advogados, medicos e outros, dançam e cantam "pinga com limão é a solução" ou "ele te trai". Para um carro no centro. O "magron" desce com uma "gela" na "mon" e um "crive" na outra, abre o porta malas da "viatura" e adivinhem.... "seu pulicia, não fecha o porta malas por favooor". Aqui é assim. Aqui quem ouve outra coisa (música de qualidade), ou é "roquero rebelde" ou cults e afins.

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


Bem.
É difícil responder a questão.

A música é universal.

O que faz a diferença é a sensibilidade em saber ouvir.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Agora uma coisa que já observei é que pessoas que se interessam por filmes (clássicos, cults) boa literatura, historia, cultura pop em geral, gastronomia, colecionismos, quadrinhos e coisas do genero, geralmente tem seu gosto músical voltado para o rock, MPB, jazz, blues, música instrumental, erudita, samba de raiz etc. Pelo menos eu nunca vi um fan do James Stewart (ator), leitor de Kafka, apreciador da cozinha mediterânea, que curte os muscle cars americanos dos anos 70 e o estilo britânico de vestir ouvindo "sertanejo universitário". Lembro de um falecido advogado da minha cidade. Ele tinha uma Mercedes pretona com bancos de couro, fumava charutos e só ouvia musica clássica no carro (toca fitas).
A primeira vez que ouvi Strauss e Chopin foi no carro dele. Eu era o humilde funileiro, ou chapeador como diz aqui, que consertava o carro quando ele "barbereava".
Continuo sendo relativamente pobre, so estudei o ensino medio, e tenho todos os gostos que citei acima, exceto o sertanejo universitario e os charutos. Sei lá o que define ou influencia tudo isto.

Bog
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Será que se no nosso pais a educação fosse de real qualidade, nos teríamos esta gamma de musica ruim que tem hoje, de gente alienada dentre outros aspectos, creio eu que não, me diga quem é que escuta musica clássica, uma pessoa mais intelectual ou um leigo?

Eu acho que se no nosso país a educação fosse de real qualidade, as pessoas encadeariam ideias e escreveriam melhor.

Só uma pergunta: você se colocaria no grupo dos "mais inteligentes" que você citou?

Monkey D. Luffy
Veterano
# out/12
· votar


Isso vai depender das circunstâncias.
Uma pessoa cercada de má cultura, e que demonstra boa cultura, esta demonstrando também um sinal de inteligência.

Uma pessoa cercada de boa cultura, e que demonstra boa cultura, esta demonstrando normalidade.

Uma pessoa cercada de má cultura, e que demonstra má cultura, esta também demonstrando normalidade.

Agora uma pessoa cercada de boa cultura, e que demonstra má cultura, esta demonstrando falta de inteligência.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


jaen
toca bandinha e os advogados, medicos e outros, dançam e cantam "pinga com limão é a solução" ou "ele te trai". Para um carro no centro. O "magron" desce com uma "gela" na "mon" e um "crive" na outra, abre o porta malas da "viatura" e adivinhem.... "seu pulicia, não fecha o porta malas por favooor"
Passei mal de tanto rir...
Eu moro em são leopoldo-Rs, pertinho de POA (capital) mesmo... mas ja fui para o interior, e mesmo asim, aqui também tem disso...
Minha cidade, é rica culturalmente e gera um dinheiro legal, tem a 3° melhor faculdade privada do pais, e entre outras coisas que fizeram ela ser uma sub-sede da copa (nao que isso seja algo que reflita no intelectual do povo).. mas enfim, o rock é muito bem visto aqui, mas samba/pagode/funk e a tal bandinha ainda tem que nem mato aqui, para tudo que é lado.

Este tópico até parece ser verdade, mas é uma besteira, pois nada se aplica a regra quando se fala de gostos, mesmo que seja de musica, ou qualquer outra coisa, mesmo roupa e tudo mais...

Um menina vagabunda anda sem roupa quase, mas o que nao falta são as gurias que tem dinheiro, ando muito bem vestidas como fosse umas princesas e qualquer um "pega"...

Odeio quando se aplicam regras para a forma de um ser humano pensar.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Isso vai depender das circunstâncias.
Uma pessoa cercada de má cultura, e que demonstra boa cultura, esta demonstrando também um sinal de inteligência.

Uma pessoa cercada de boa cultura, e que demonstra boa cultura, esta demonstrando normalidade.

Uma pessoa cercada de má cultura, e que demonstra má cultura, esta também demonstrando normalidade.

Agora uma pessoa cercada de boa cultura, e que demonstra má cultura, esta demonstrando falta de inteligência.


Muito boa definição... pro meu gosto heheh.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Foi o que eu quis dizer, uma pessoa pode estudar numa escola boa, mas não faz dela inteligente, vocês estão confundindo ter dinheiro de ser inteligente, o guri da favela rodeado de coisa ruim que escuta Mozart é um sinal de inteligencia.

Bog
Não ainda falta muito para eu entrar na linha do que eu acho que é ser inteligente!

Gente não estou aplicando regras, fazemos o seguinte pegue qualquer um desses cantores de funk, e vejam a forma com que falam, que avaliam uma critica direcionada a eles, uma vez eu vi um video da tati-quebra-barraco quase batendo num cara que falou que a musica dela era ruim! Sinal de ignorância, falta de conhecimento das coisas! Tem muito playboy e patricinha indo para a favela tem, mas veja se eles são inteligentes! Dinheiro é diferente de inteligencia!

alv2707
Veterano
# out/12
· votar


Faço engenharia mecânica na UFMG, uma das melhores do páis, maior escola de engenharia da américa latina blablabla.

Enfim, me considero entre as pessoas mais inteligentes pelo menos da cidade. Tem nego lá que conhece tanta coisa que até fica meio biruta.

É falo que os gostos das pessoas mais "intelectuais" são OS MESMOS dos não "intelectuais". Tem professor com doutorado nas melhores universidades do mundo que vai pro bar, pede um copo de cachaça e curte um pagode.


Tô rodeado de gente fera e falo que essa imagem de que carinha que gosta de filosofia, filmes cult, e etc é inteligente tá totalmente errada.

A maioria das pessoas "inteligentes" tão pouco se lixando pra essa merdaiada toda. Quem gosta de manter essa imagem de cult, nem sempre, mas na maioria das vezes pelo menos, acaba sendo os caras burros no sentido clássico palavra mesmo.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


brunowebguitar

No momento em que o ser humano adquire mais conhecimento, as opiniões e ideias mudam porque não o gosto musical?

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


No momento em que o ser humano adquire mais conhecimento, as opiniões e ideias mudam porque não o gosto musical?

Por aí... Quanto mais estudo música mais odeio o rock.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O gosto musical é o reflexo do intelecto pessoal!