Caminhos para Viver de Música Pt 4

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/12


Caminhos para Viver de Música Pt 4

Músicos “da Noite” >>>Bares/Bailes/Eventos, etc.

Muito do caminho a percorrer aqui é igual ao do post 2 “músico de banda de apoio”, não irei repetir, então, se você quiser ler, dá um pulo lá... Músico de eventos, bares, pubs, bailes e etc. Podem ser estudados, autodidatas ou músicos de ouvido. Se você toca bem, tem um estilo legal, sem problemas. Só que estas bandas ensaiam, têm repertório, então, não dá prá improvisar e tocar cada vez de um jeito, você têm que ter uma forma de anotar o que é necessário para não se perder nos ensaios e arranjos, manter-se dentro da harmonia, ritmo e tom da banda e não esquecer coisas legais que você criou, a forma que você se utiliza para fazer isso não importa.

Neste nicho, você tem uma maleabilidade maior de selecionar o que gosta. Você não precisa tocar sertanejo, pagode ou axé se toca num barzinho de MPB, de Blues ou de Rock. No entanto, não pode ser bitolado. Se você se recusa a tocar algo que não seja Trash Metal, por exemplo, aí camarada, só trabalho próprio ou banda cover. Lembre-se que quanto mais radical, menos caminhos a seguir e menos a APRENDER.

Bares não pagam muito, dá prá tirar em média uns 70 a 100 reais por músico (existem bares que pagam bem melhor, mas a exigência será maior também). Se você é bem ativo, toca 6ª, Sábado e Domingo consegue de 800 a 1200 mês. A vantagem é que você têm a semana toda para se dedicar a sua banda, dar suas aulas, ou a ter outro emprego em qualquer área.

O lado ruim é que é puxado (já cheguei a tocar 6-8 hs por noite, 6ª, Sab, Dom, madrugada à dentro), têm que ter paciência com os bêbados, com os que estão na noite para arranjar confusão, com donos de bares caloteiros e com os “Toca Raulllllllllllll”... que as vezes são um porre!
Um conselho... pouco equipo, apenas o essencial. Um instrumento bom, mas não o principal (caso tenha 2 ou mais), um modulador para MPB e baladas, uma distorção para Pop, Rock e mais nada. Se o bar tiver ampli, mesmo que seja uma merda, evite levar o seu. A coisa só deve ser tratada diferente quando forem eventos especiais, em bares de prestígio e etc. Acho bar uma experiência muito positiva. Dá bagagem de palco ao músico, aprende a lidar com adversidades, aprende a regular bem os equipos (tirar som de equipos ruins é a melhor forma de aprender a regular bem, equipos bons), trabalhar com outros músicos, improviso, contatos e etc., e prá arranjar umas “gurias” também é sempre bom!

Grupos de Eventos/Bandas de Bailes e etc. a coisa aqui é um tanto diferente. Este mercado morreu um pouco graças aos DJs que acham que são músicos (eita raça ducaraleo... rs), mas as bandas que se mantém, costumam ser muito profissionais.

Bandas de baile costumam ter estrutura “profissa”. Equipamento de qualidade e última geração, instrumentos e efeitos tops e etc. Hoje, com os tecladistas que dominam muito bem todo processo de hardwares e softwares musicais, com presets programados e VSTs perfeitos, muito da estrutura se enxugou. Desta feita passou a se investir em bailarinos e figurinos e menos em músicos, coisa que não havia muito antes. Mas basicamente o núcleo Teclado/Baixo/Guitarra/Bateria e muitas vezes um sopro (Saxofone e Flauta), se mantém. Além disso, 2 crooners mulheres 1 crooner homem, costumam ser o padrão. Se você além de tocar, canta bem e faz bons backings vocais, tem uma vantagem a mais em banda de bailes.
Com relação a equipo, aqui é o contrário de bar. A melhor guitarra que tiver na mão, uma segunda no pedestal para não ter imprevistos, e muitas vezes, um violão no outro pedestal. Melhor e maior número de pedais ou pedaleira possível, além do melhor ampli que puder. Tudo isso para facilitar que você consiga os timbres originais porque a variação de estilos é enorme. Se tiver uma guitarra midi ou midiada também, dominar a tecnologia e se conectar ao tecladista, fará muita diferença, porque você, além de guitarrista, será violinista, clarinetista, fagotista, e o escambau.
Estas bandas ensaiam muito, fazem os arranjos e som o mais idêntico possível ao original, costumam ter pressa e repertório enorme. “Tchu Tcha Tcha” estourou domingo no Faustão? Na sexta-feira, no próximo baile, vocês irão toca-la “perfeita”. Então trate de estar preparado para tirar o último sucesso da Lady Gaga, perfeita na execução e nos timbres, em 3 ou 4 dias no máximo. Muitas vezes o tecladista te dará a partitura, se não sabe ler, bota o CD no som e tire de ouvido, ou seja, se toca de ouvido... tenha um ouvido ducaráleo e versatilidade e swing para tocar ritmos variados de salsa à funk e disco music.

Bandas consagradas viajam Brasil afora, então a maleabilidade citada, acima, aqui não existe. E esteja pronto para tocar de Creedence e Beatles à Michel Teló e Calypso, passando por bolero, valsa, marcha de carnaval, salsa, música italiana e etc.

Ganhos? Variam muito... mas têm músico de baile ganhando de 2.000 a 6.000 por mês. Lembre-se que mesmo que os bailes só ocorram em finais de semana, geralmente uma banda de baile irá te consumir a semana toda, em ensaios, repertório e viagens.

Obs: Quase 100% das bandas de baile que conheci foram formadas por um tecladista. Geralmente muito bom músico, antenados com a tecnologia e donos de equipo de fazer inveja. Se quiser seguir este caminho, boa dica é fazer amizade com eles. Mas fica esperto... A maioria é “nerd” estuda prá caramba, conhece regência e composição, então você terá mais chances de impressiona-lo com sua mão direita, swing e harmonia do que com “fritação” de escala menor na guita... rs.

Banda de eventos.

Uso este nome para bandas de estilo similar aos de baile, porém com estrutura e campo de atuação menores, mais restritos e específicos. Casamentos, sons ambiente ao vivo, pequenas festas e etc. Um exemplo comum são os trios e quartetos. “Teclado/Flauta e Sax/Vocal” ou “Piano/Contrabaixo/Clarinete”... em casamentos. “Bateria/Baixo/Guitarra”... jazz e MPB em eventos, praças de alimentação de shoppings e etc.
O repertório é menor, mais “fechado” e ocupa menos seu tempo, também é mais aberto à interpretação pessoal e a improvisos. Geralmente não vara madrugadas e etc. Quase sempre é possível conciliar com aulas e banda de trabalho próprio, mas a responsabilidade é tudo.

Você NÃO pode furar um casamento nem que tua mãe morra. A pessoa espera por um momento especial, pagou por este serviço, e não dá para ser outro dia. Então você têm que estar lá, fazer perfeito e com boa vontade o que se propôs a fazer. Se você furar na festa de confraternização da “multinacional X”, vocês vão pagar alto por rescindir contrato, você ferrou seus colegas de banda e queimou teu filme geral. Outra coisa muito importante: Você é músico, tá sendo pago prá tocar, fique quieto no seu canto. Você não pode encher a lata e sair dançando e dando em cima da mulherada na festa. Coloque-se no seu lugar.

Ganhos? De 70 a 120 por músico por evento. Alguns grupos de eventos renomados possuem agenda cheia e pagam mais que isso... dá prá fazer uma graninha boa de final de semana.

Estes lugares não são fixos, nem possuem equipos (tipo empresas, casamentos e etc), então bom equipo é fundamental, mas não precisa muita coisa. Um ampli pequeno microfonado, um set de efeitos básico e um bom instrumento são suficientes.

Endorse ou Endorsee!

Bem, eu incluí o assunto Endorse no post “viver de música”, porque ele pode ser um apoio, patrocínio ou mesmo fonte de renda a mais ao músico.

Para tal, você precisa estar em pelo menos uma das áreas de atuação citadas até agora, ou seja, estar à mostra, estar na vitrine. Porém, seu ramo de atuação, professor, músico de banda de apoio, músico de eventos etc., não importa muito. O que importa mesmo é você ter algum reconhecimento, prestígio e etc., pelo menos na sua região ou círculo profissional e estar atuante. Quanto mais cheia sua agenda, mais chances de conseguir ser um endorse. Que empresa vai te aceitar como endorse se ninguém te conhece e você quase não toca? Tu tocas no quarto e sonha ser endorse Marshall? Acorda prá vida “rapá”!

Outra coisa, o vínculo é bem profissional. Uma empresa não vai te fazer caridade ela precisa de retorno, portanto, em troca de alguma vantagem que você venha a obter, ela precisa que você a divulgue, que atue positivamente para ela. Ser endorse pode te ajudar, com descontos, com equipos, com portas que se abrem, com a divulgação da sua imagem (porque você divulga a empresa, mas ela te divulga também, te coloca em eventos, stands, anúncios de revistas e etc.), e em alguns casos, até com uma grana. Mas não é coisa para moleque irresponsável. Queimar filme com uma empresa pode te custar à imagem com todas. Neste meio, todo mundo se conhece e, acredite, má fama entre eles não é bom negócio.

Na maioria dos endorses que conheci, a alegria durou pouco. Os caras não se esforçam, não fazem vídeos, não batem nas portas de escolas de música para fazerem work shops, falam merda na hora de explicar um equipo, ou seja, fazem muito pouco e consequentemente, perdem o endorse mais rápido do que conseguiram.

Para se tornar um endorse e aprender mais sobre o assunto o Marco De Ross já fez um post, muito bom, sobre o assunto. Assim, não vou me aprofundar em algo que ele fez com qualidade e acima de tudo, com propriedade, já que ele é endorse atuante de várias marcas e presente no FCC. Para esclarecer dúvidas maiores sobre o assunto... desta vez, toco a bola pro “craque”.

Como se tornar um endorsee.- Marcos De Ros

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/273574/

Dá uma olhada lá... vale muito à pena!

O Tópico “músico de estúdio”, que estava incluído neste ficou muito grande, então retirei, e o próximo post será basicamente sobre o complexo assunto... estúdio.

Obrigado, Até lá!!

(*) Obs, como em todos os posts, tenho evitado dar o nome dos músicos que conheço e tenho usado como base para meus tópicos por uma questão ética. Mas eles existem, conheço vários, e para muitos dados que atualizei, consultei-os.

Obs2: Para quem quer curtir a série e perdeu os 3 primeiros episódios:

Caminhos para Viver de Música:

Pt1
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290492/
Pt2
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290544/
Pt 3
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290598/

Valeu! Obrigado, até o próximo!

brunolegionario
Veterano
# jul/12
· votar


Legal cara parabens!

De Ros
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Velho, posta alguma coisa aí, só para eu poder te positivar!!

Texto genial, para variar!

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Bixo, tu é fodastico, só isso que tenho a dizer, todos os tópicos riquíssimos em conteúdo, show de bola haha. Temos muito ainda a aprender pelo jeito.

Né querendo ser curioso/ansioso/carroça na frente dos bois, etc...mas tu acha que o caminho mais dificil seria a carreira solo/banda propria?


Vlw, continue escrevendo, creio que nao so eu mas muita gente daqui ta acompanhando essa saga.. Abraçao

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/12
· votar


Tu tocas no quarto e sonha ser endorse Marshall? Acorda prá vida “rapá”!

acabou com minhas esperanças! uehueheuheue,muito bom o tópico,esclarece bem o que geralmente idealizamos.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


brunolegionario
Obrigado!
De Ros
Opa!..brigadão..hehe
lindoso
Tchanan!! vou falar sobre trabalho próprio....aguarde!
Luiz_RibeiroSP
Pois é....rs. Geralmente o músico é um sonhador...rs

Skapunk
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

“Toca Raulllllllllllll”... que as vezes são um porre!

Chorei de rir aqui.... rs

E esteja pronto para tocar de Creedence e Beatles à Michel Teló e Calypso, passando por bolero, valsa, marcha de carnaval, salsa, música italiana e etc. ... e pela minha experiência de vida, tudo isso tocado na mesma apresentação, rs!

Mais uma vez amigo, um grande tópico, repleto de sabedoria e ótimos conselhos!

E no aguardo do próximo!

Abraço

cafe_com_leite
Veterano
# jul/12
· votar


mais um belo tópico, explicando coisas que eu nem sabia, pra mim endorsee é o cara que ajuda a montar o instrumento com os seus conhecimentos de timbre e tal, agora já sei oque é, hhehehe que viajem a minha, e bela explicação das bandas de eventos, bar, e baile, parabéns cara, a gente vê tanto zé ruela no FCC que quando aparece um cara que tem algo a acrescentar ao fórum só temos que agradece-lo

sebber
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Parabéns pelo tópico/saga e obrigado. Fiquei com dúvida sobre esse trecho onde fala sobre tocar em barzinho:

Um conselho... pouco equipo, apenas o essencial. Um instrumento bom, mas não o principal (caso tenha 2 ou mais), um modulador para MPB e baladas, uma distorção para Pop, Rock e mais nada. Se o bar tiver ampli, mesmo que seja uma merda, evite levar o seu.

Por que não levar a melhor guitarra e tocar com o ampli do local, se houver?

De Ros
Veterano
# jul/12
· votar


sebber

'Por que não levar a melhor guitarra e tocar com o ampli do local, se houver?"

Porque tu vai tocar "ai se eu te pego", e no momento que tu terminar a música, um bebado vai pedir para você tocar Michel Teló.

Quando tu falar que recém tocou o som, ele vai te atirar um copo de cerveja na guitarra e dizer que tu é um cantor de merda e ele que tá pagando pelo teu serviço.
Se tu estiver com a tua gibson 335, tu vai cagar o imbecil a pau, ambos vão acabar na delegacia e tu nunca mais toca nesse bar.

Se tu for com aquela guitarrinha mais humilde, tu vai contornar a situação e o dono do bar vai te dar uma grana extra e te agradecer por evitar o escândalo!

Acho que é por isso que não curto muito tocar em buteco...

lindoso
Veterano
# jul/12
· votar


sebber
creio que seja pelo fato de, por ser num bar "tosco" possa ocorrer imprevistos indesejaveis como furtos, derramamento de liquidos em cima do equipo, pessoas sem cautela, enfim.....por isso que sempre levar apenas o necessario.....mas vamo esperar o mestre responder essa haha....abraçao

AceFrehley
Veterano
# jul/12
· votar


Cara, muito bom o texto!
Obrigado!

Martelli
Veterano
# jul/12
· votar


Os 4 textos são muito bem explicativos.Sou músico profissional a 15 anos e tudo que li me fez lembrar o quanto eu esqueci.As vezes chega uma hora em que vc enche o saco disso,shows,bares...Vc olha pra trás e vê que a única coisa que vc ganhou foi grana (nem tanta assim).A falta de prestígio começa exatamente quando vc liga o f..-se. e começa a achar que o tempo na música que vc tem lhe dá o direito de assistir de cima e só se manifestar quando quiser,como se não dependesse mais de ninguém.Pra viver de música é importante,sempre,praticar a política da boa vizinhança.
Valeu pelo texto Lelo Mig

sandroguiraldo
Veterano
# jul/12
· votar


De Ros

Se tu estiver com a tua gibson 335, tu vai cagar o imbecil a pau, ambos vão acabar na delegacia e tu nunca mais toca nesse bar.

Conheço algumas histórias parecidas com essa rsrsrs.

Reza a lenda que uma vez o cantor de uma banda que já foi considerada a maior banda de rock do brasil, jogou um microfone sem fio top de linha no chão, alegando que "faz parte do meu show, do sentimento de tocar ao vivo".

Ao que consta, foi processado pela empresa locadora de som e foi deixado na mão em outro show...

Se é verdade ou não, não sei... mas que dá vontade de fazer algo parecido dá né...

sebber
Veterano
# jul/12
· votar


ele vai te atirar um copo de cerveja na guitarra e dizer que tu é um cantor de merda e ele que tá pagando pelo teu serviço.

kkkk, imaginei alguma coisa do tipo mesmo.

Valeu De Ros e lindoso

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


sebber
O De Ros, "macaco velho" e lindoso já responderam...Uma vez, em nossa pausa, um bêbado caiu no palco e derrubou, em efeito cascata o violão do vocalista, minha guitarra e o chimbau da bateria. Nosso baterista, que era estourado, abriu o nariz do bêbado em dois, com um soco. Resultado: Passamos a noite na delegacia, sendo tratados como "bando de cabeludos maconheiros".

sebber
De Ros
lindoso
AceFrehley
Martelli
sandroguiraldo

Obrigado pela presença e prestígio de vocês. Um texto, assim como uma música, independente de ser bom ou ruim, não é nada se ninguém ler (ouvir).

gracias!!

De Ros
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Putz velho, a minha história era ficticia, uahuahauhauh!!

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera!!

Hoje após as 24 hs, entra o tópico 5.

Sobre "músico de estúdio".

É bem interessante prá galera iniciante e ainda distante desse mundo das gravações profissionais.

AceFrehley
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Esperando o 5 hehe

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

[i]Um instrumento bom, mas não o principal (caso tenha 2 ou mais),


Se o bar tiver ampli, mesmo que seja uma merda, evite levar o seu.

Por que não levar seu melhor instrumento e o próprio amp?

De Ros
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1

CLIQUE AQUI!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


JoaoAgs1

Não tenho argumentos para contestar o De Ros, é bem por aí. Um amigo foi tocar com sua pedaleira cheia de pedais de boutique, com controladora MIDI e no intervalo um bêbado vomitou umas 2 garrafas de cerveja mais salgadinhos nela inteira. Isso que tem muito músico que acaba tendo que tocar por 50 merréis, que não paga nem um bom jogo de cordas. Não dá para criticar quem aparece com equipamento furreca, né?

Lelo Mig
Membro
# nov/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JoaoAgs1

O De Ros e o MMI, já responderam muito bem a questão.

Existem grandes bares, com equipo de ponta, palco bem montado e fora do alcance da galera, mas isso é exceção, é preciso tratar da regra e não da exceção.

Bar, no geral, é complicado. Bêbados, Brigas, até mesmo assaltos e etc. podem ocorrer, ou seja, muitas situações fora de seu controle e responsabilidade.

Podendo evitar equipamentos caros, aconselho.

Toca MPB? Uma guitarra com um timbre agradável e que segure a afinação + um chorus, são suficientes.

Rock ou Blues? idem acima com um drive e um delay no lugar do chorus, tá de bom tamanho.


Bar é para músicos com uma certa experiência e tarimba, gente que já faz o molho básico "na mão", só na pegada.

Jube
Veterano
# nov/12 · Editado por: Jube
· votar


Lelo Mig
Muito legal cara, tenho acompanhado todos os tópicos, só coisa fina!

Se quiser seguir este caminho, boa dica é fazer amizade com eles. Mas fica esperto... A maioria é “nerd” estuda prá caramba, conhece regência e composição, então você terá mais chances de impressiona-lo com sua mão direita, swing e harmonia do que com “fritação” de escala menor na guita... rs.

Isso é a mais pura verdade! O guitarrista quer que você faça o arranjo inteiro para ele encaixar um solo no meio ou quer que você segure a música para...... que ele faça um solo no meio e fritando.

OS bebados são tristes, tinha uma mulher que no meio do cover do pink floyd achava que era um concerto de heavy metal, ficava balangando a cabeça pra cima e pra baixo até a hora que subiu no palco, desespero puro até ela pegar o microfone e fazer backing vocal afinadinho, menos mau e pelo menos nenhum instrumento se feriu durante o delito.

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


Jube

"até ela pegar o microfone e fazer backing vocal afinadinho"

Opa! ganhou na loteria, alguém subir no palco e cantar afinado..é raríssimo!..hehe

Só falta você dizer que além de tudo era "gata".....

Rock With Salad
Veterano
# dez/12
· votar


"Upando" o tópico por causa de uma dúvida...
Menor de idade pode tocar em bares/restaurantes/eventos e coisas do gênero ?

Rock With Salad
Veterano
# jan/13
· votar


Up de ano novo !

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


Rock With Salad

Desculpe a demora em responder....

Não, cara, pela lei não pode.

Tenho um amigo que é músico e o filho dele também, o filho (que é menor de idade) não pode tocar em bar, nem com ele.

Acho que o horário é 23 ou 24 hs, não sei ao certo. Ou seja, 23 hs é quando geralmente você começa a tocar num bar.

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13 · Editado por: Gui Tsuu
· votar


Lelo Mig
Sei que é muita preguiça da minha parte mas pode postar aqui os links da parte 2 e 3?

muito bons seus textos, parabéns!

EDIT: A desculpa vi o final aqui do texto com os outros links agora :D

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gui Tsuu


Pt1
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290492/

Pt2
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290544/

Pt 3
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290598/


Obrigado pela presença!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caminhos para Viver de Música Pt 4