Caminhos para Viver de Música Pt 3

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12


    Caminhos para Viver de Música Pt 3

    Professor

    Bom, aqui outro “nicho” onde é possível viver dignamente de música numa maratona menos puxada, num ritmo menos stressante que o do tópico anterior, contudo, com rendimentos bem mais modestos e horários fixos.
    A vantagem aqui, é que se você administrar bem a coisa, você pode manter sua banda “no estilo que você gosta” paralelamente ou seu trabalho de compositor e etc. Existe uma série de vantagens e desvantagens, e vários motivos para você escolher ou não este caminho.

    O problema é ser organizado e administrar bem seus horários e atuações, qualidades difíceis para a maioria dos músicos....você têm de se programar, largar um pouco o instrumento, pegar um bloco de papel e se planejar.

    Importante!! Não tenho aqui preconceitos contra quem estuda, é autodidata ou toca de ouvido. Mas você precisa aprender a diferenciar, não pode colocar todos no mesmo balaio.

    Tocar de ouvido não é ser autodidata. Tocar de ouvido é apenas tocar, alguns até muito bem, mas sem saber nada ou quase nada de teoria musical. Autodidata é quem aprende sozinho. Alguns autodidatas conhecem mais teoria musical que muito músico formado. Estudar, de fato, não é ficar treinando “digitação” 6 horas por dia, isso é prática por repetição. Estudar é praticar e aprender sobre teoria musical, história da música, a física dos sons, escalas, modos, ritmos, campo harmônico e melódico e etc. Música é uma arte, mas o estudo dela é ciência, ok?

    Para ser professor:

    Você não precisa ser um regente, arranjador ou shredder para dar aulas...basta ser honesto e gostar de ensinar. Mas também não pode ser músico de ouvido. Se você toca de ouvido, seja honesto contigo mesmo, e espere o tópico sobre músico da noite.

    70% da galera que entra numa escola de música, não sonha em ser Randy Rhoads ou Jaco Pastorius. O carinha só quer tocar seu violão em festinhas, com a turma da escola, usar a música para se livrar da timidez e se divertir.... quer apenas tocar.

    Então, se o garoto gosta de Legião Urbana, mas por que diabos você vai ficar enchendo o saco dele, de que o Dado Vila Lobos não toca nada, que Legião é fraco, que ele têm que ouvir Dream Theater e John Petrucci?

    A grande maioria que se apaixona por música, passa a vê-la com outros olhos, o aluno mesmo irá se interessando aos poucos em coisas mais complexas, ele irá querer mais, e é aí onde você pode colaborar. No entanto, de início, ensine o que ele precisa aprender para tocar o “que ele gosta”, e não o “que você acha bom”.

    Ser honesto é respeitar o gosto de seu aluno, ensinar o que ele quer aprender, incentiva-lo e ajuda-lo a desenvolver gosto pela música e pelo instrumento.

    Para um aluno iniciante, você precisa ter o mínimo conhecimento de teoria, harmonia, exercícios e etc, o fundamental e de preferência aplicados ao ensino. Ou seja, suficiente para ele começar sem conceitos errados. Ser honesto é perceber que quando um aluno atingir determinado nível, que encoste em seus limites de conhecimento é hora de passa-lo para um professor de nível mais alto, e não ficar enrolando e tirando o dinheiro dele.
    Se você quer viver de música, não tem que ter vergonha de ganhar dinheiro. Então você têm agradar seus alunos para mantê-los fieis a você. Isso é um negócio. Aluno não paga? Não dê mole. Aluno não progride, não sai do lugar porque é preguiçoso, mas tá pagando? Se você está fazendo sua parte corretamente, problema dele.

    Resumindo, você pode ser um bom professor, honesto e viver disso, sem ser “instituição de caridade” nem “enganador”.
    Aconselho a quem dá aula, continuar estudando, sempre. Se você tem um nível intermediário e dá aula para iniciantes, por exemplo, você têm plenas condições de iniciar bem os futuros músicos e poder mantê-los conforme eles progridem, porque você esta evoluindo também.

    Aconselho a aplicar as teorias e técnicas dentro das músicas, usar as próprias canções que o aluno gosta como base ao ensinamento.
    Dar um monte de exercícios de digitação e mandar seu aluno de 12 anos praticar 2 horas por dia, sendo que tudo que ele quer é tocar “Smells Like a Teen Spirit” é jogar sua fonte de renda no lixo. Quem estuda 6 horas por dia, estuda por que quer, e não porque algum professor mandou, ou estudar 2 horas à contra gosto vale menos que meia hora com dedicação.

    Escola de música ou particular?
    Eu acho o seguinte: Na escola, você vai ganhar menos, isso é fato. A escola têm custos com instalações, salas, equipos, funcionários, etc. Geralmente é ela, sua propaganda e seu nome que irá trazer alunos para você. Em média ela paga aos professores 60% da mensalidade. O lado bom é que você esta num ambiente musical, cercado de outros professores, baixistas, guitarristas, tecladistas, bateristas, saxofonistas, violonistas, vocalistas e etc. O aluno (principalmente iniciantes) costumam render mais. A escola promove work shops, eventos, pocket shows, shows de final de ano e tudo isso é estimulante. Uma boa escola irá pesar no seu curriculum, dar aulas em algumas te abre portas, te dá prestígio e respeito.
    Aconselho a dar aulas em escolas por estes motivos. E para um ou outro aluno específico, de nível mais alto, que você detecta potencial, que o ambiente da escola não faz diferença, a estes você pode dar aula particular e ganhar 100%.

    Contudo, não roube aluno da escola (isso é queimação de filme) e se for dar aula em casa, dê direito: Tenha uma sala decente, equipamento, instrumento extra, material impresso, ampli, aparelho de som, micro computador, lousa, cumpra os horários...seja PROFISSIONAL!

    Só uma dica: Pare com essa mania de que a escola te rouba, que música no Brasil não dá dinheiro, que a rádio só toca merda. Algumas coisas, até são verdade, mas você vai mudar isso? Então, procure seu lugar ao sol se espelhando em músicos que deram certo e não nos fudidos. Se quer viver de música, é duro, mas seja otimista. Ou você acha que um músico é mais injustiçado que um médico que estuda 6 anos prá ganhar R$ 1.000 como residente?

    Finalizando, usarei como exemplo, dados de um grande amigo Saxofonista* que dedicou-se a aulas. Ele dá aulas somente de 2ª a 6ª, numa escola de renome em SP, tem em média 5 alunos dia = 25 alunos. Média de valor R$ 70,00 x 25 = R$ 1.750,00. Tem mais 3 alunos em casa. Média de valor R$ 120,00 x 3 = R$ 360,00.
    R$ 1750 + R$ 360,00 = R$ 2.110,00.

    Ele tem casa, carro, mulher e filhos, vive dignamente como a grande maioria dos trabalhadores brasileiros.

    De sábado e domingo ele faz uns extras, tocando em estúdios e eventos...... assunto do nosso próximo tópico.

    Caminhos para Viver de Música Pt 4
    Músicos de estúdio/Noite/Eventos, etc.

    Obrigado, Até lá!!

    (*) Obs, como em todos os posts tenho evitado dar o nome dos músicos que conheço e tenho usado como base para meus tópicos por uma questão ética. Mas eles existem, conheço vários, e para muitos dados que atualizei, consultei-os.

    Obs2: Para quem quer curtir a série e perdeu os 2 primeiros episódios:

    Caminhos para Viver de Música
    Pt1
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290492/
    Pt2
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290544/

    sebber
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: sebber
    · votar


    Sensacional, acompanho cada linha, valeu amigo!!

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara! Muito legal!
    Isso esta abrindo mais minha visão de como é a vida do músico, na qual tenho interesse, valeu, continue!!! =D

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    valeu de novo cara, acho que vou copiar os posts dos outros tópicos, porque até agora etá sendo sensacional.
    Creio que oque eu quero mesmo é tocar, porque não tenho muita paciência pra ensinar, e meu prazer mesmo está em tocar, mesmo que sege tocando pagode hhuehuehueuehue

    guizimm
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    legal esse tópico, vou ler os outros

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Muito bom cara! Já te disse que você é foda??

    Esperando PT. 4....

    Skapunk
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Sensacional!

    Obrigado novamente.. aguardando o próximo!

    PS. Quem ainda não leu os outros tá marcando bobeira... vai lá!

    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    sebber
    AceFrehley
    cafe_com_leite
    guizimm
    esdras_63
    Skapunk

    Opa, galera!! Fico "todo cheio" com os elogios....mas não é vaidade não! Minha intenção com esta série de posts é apenas mostrar que viver de música é possível, digno e viável, e que assim como outras profissões, têm dificuldades e alegrias. Basta não ficar idealizando ou sonhando com coisas que não existem. Ah, mas existem exceções, sim, claro que existem, muitas. Mas minha intenção aqui é mostrar a regra, e não falar das exceções.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    70% da galera que entra numa escola de música, não sonha em ser Randy Rhoads ou Jaco Pastorius. O carinha só quer tocar seu violão em festinhas, com a turma da escola, usar a música para se livrar da timidez e se divertir.... quer apenas tocar.

    Não fazia ideia disso.
    Eu nunca fiz aula,mas também estou estagnado e não consigo mais evoluir sozinho na musica. Estudo escalas e harmonia,mas a teoria é muito complexa e acabo não conseguindo aplicar o que aprendo. Eu acho que quem pretende viver de musica precisa de aulas. O autodita é exceção, não regra.
    Mesmo eu tendo a musica como hobby,pretendo fazer algumas aulas.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Concordo...tanto é que você não irá ver em lugar algum de meus posts eu falando para alguém "não estudar" e justamente para não desanimar o iniciante é que não se deve enche-lo de exercícios e esquecer o primordial...tocar músicas. Se o cara gosta e tem futuro, ele mesmo vai querer se aprimorar mais.

    Quanto aos autodidatas, conheço alguns, muito bons, mas são exceções sim. E quanto aos que tocam de ouvido, conheço vários, alguns excelentes, mas pode ver que digo a estes "toquem, mas não ensinem".

    Obrigado pela presença e pelos comentários.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Tópico 4, Músicos “da Noite” - Bares/Bailes/Eventos, etc... no "ar" após as 24:00 hs...rs (com o capítulo Endorser, incluído)

    Até mais....

    De Ros
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    "Só uma dica: Pare com essa mania de que a escola te rouba, que música no Brasil não dá dinheiro, que a rádio só toca merda. Algumas coisas, até são verdade, mas você vai mudar isso? Então, procure seu lugar ao sol se espelhando em músicos que deram certo e não nos fudidos. Se quer viver de música, é duro, mas seja otimista. Ou você acha que um músico é mais injustiçado que um médico que estuda 6 anos prá ganhar R$ 1.000 como residente?"

    Sabe o que é muito engraçado? Conheço uns caras muitos bons que algumas empresas que eu eu trabalho jamais contratariam! Quando eu recomendei um deles para um trabalho bacana, o pessoal da empresa falou para mim:

    - Ligar o nosso nome ao de um cara que só sabe chorar e se sente "o injustiçado"? Deus me livre!!

    Então, como pequena dica suplementar ao texto lucido e brilhante do amigo Lelo Mig, eu diria o seguinte:

    Muito cuidado com a tua postura em fóruns e grupos na internet, é um espaço publico, tudo o que tu escreve fica registrado. Tu não sabe quem vai ler daqui há uns tempos. Pode ser o teu futuro empregador ou colega de trabalho...

    overlappingcircles
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    So passando para prestigiar um topico que realmente merece a presenca de todos. Parabens!!!!

    Jeps
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Quando tu terminar, deveria juntar tudo em um tópico e fixar. Esse merece.

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Jeps

    Apoiado
    onde eu assino?

    Lelo Mig
    estou sem palavras só posso te dizer OBRIGADO!

    =)

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Apoiado
    onde eu assino?
    (2)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lelo Mig
    Muito legal teus textos...
    Está sendo legal para mim que estou querendo começar a dar aulas =P

    Rednef2
    Veterano
    # set/13
    · votar


    To pensando em seguir essa área de ser professor de musica.
    Mas gostaria de dar aula em escola de música mesmo.

    Pra eu fazer isso, preciso ter me formado em licenciatura em musica ou fazer algum curso tecnico, ou os dois?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caminhos para Viver de Música Pt 3