Caminhos para Viver de Música Pt 2

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12 · Editado por: Lelo Mig


    Caminhos para Viver de Música Pt 2

    Pois é, quando você leu sobre um músico de banda de apoio que ganha 45 Mil Reais por mês, seus olhos brilharam, né? Por isso você correu até aqui? rs....
    No entanto, colega, têm as partes “duras”..............vamos a elas:
    (obs: Uso o exemplo “guitarrista”, mas o tópico serve para qualquer músico)

    Sub tópico......"Eu quero ser músico de banda de apoio...qual o caminho?"

    Competência, talento, dedicação, foco, empreendedorismo, etc....e, claro, sorte! Que você tanto ouve falar nas demais profissões, valem igualmente para música. Pare de ver a música como um sonho “especial”....ela é especial para nós, é especial como arte, mas como profissão, é apenas mais uma. Você não é mais nem menos que seu amigo médico ou mecânico.

    Voltando ao batera e os 45 Mil reias por mês, pense primeiro o seguinte:

    - Quantos artistas no Brasil estão no nível de Ivete Sangalo hoje? (Não confundam com nível de qualidade, artístico e etc...tô falando de fama e popularidade). Humm, poucos né?
    - Com milhões de músicos pelo País, quais as chances de você estar neste grupo seleto? Humm...mais fácil passar num concurso para Desembargador da República.
    - Se o baterista da Ivete morrer, será que tenho chances? Não!..ela, seus produtores, seus músicos, alguém do seleto grupo vai indicar alguém muito próximo deles...talvez um baterista melhor que o atual, esteja atuando de roadie na turnê, só para estar ali perto, no convívio.

    Então não têm jeito? Têm......

    Primeiro: Você é o músico mais conhecido da sua Cidade? Da sua escola? Do seu bairro? Da sua rua?...Porra, nem da sua família você é o mais conhecido?

    Como espera ter contatos, chances, oportunidades, se ninguém sabe que tu existe e muito menos toca? Você têm que estar no meio, conviver com músicos, tocar, vender sua imagem e claro, tocar muito bem, ou pelo menos impressionar, se não pela técnica, pela criatividade, pegada, ou seja, algo em você têm que se destacar, e agradar muito!....porque só blá, blá “toco muito, sou fodão”, pode enganar a gatinha na escola, mas no palco com outros músicos, a casa caí rapidinho.
    Nos eventos onde haja bandas e músicos, organizados pela escola, pela escola de música, pela prefeitura, pelo boteco, pela loja de instrumentos...você têm de estar lá, sempre! No começo, como um cara legal que todo mundo conhece e que é músico, mas no futuro “como o nome que todos lembram”, como o “cara que não pode faltar”.
    Suponha que a banda 1, não tem um guitarrista, por exemplo? Quem vai fazer a guita prá eles? VOCÊ!...Opa, a banda 4 o guitarrista faltou!! Quem segura a onda? VOCÊ!...Vixi a banda 8 o guitarrista morreu! Quem tá lá para consolar e fazer um puta som? VOCÊ.
    Você é o guita do pedaço, todos te conhecem, a molecada nova, já está citando seu nome. Você toca com todos, mas não é fixo de ninguém, dá aula na melhor escola da cidade, os lojistas e músicos todos da região te conhecem...você mete “Power acordes” na base death metal da banda do teu vizinho, segura a harmonia num violão sete cordas no regional de choro do Seu João, acompanha a Maria, que faz MPB no barzinho....você está no caminho certo para ser “músico de banda de apoio”.

    Aquele cara da “sua área” que todos dizem que canta muito, estilão Tim Maia, foi descoberto, vai gravar um CD, ele precisa de uma banda, quem ele procura? VOCÊ!
    Você já esta pronto? Então “simbora”, faz o melhor do melhor...pequena turnê, paga pouca, quase nada....mas você VAI. Vai porque você quer viver de música, precisa sair de sua cidade, pisar em palcos diferentes, começar a respirar música de verdade.

    Passado algum tempo o telefone toca. Um produtor, montando uma banda para uma nova revelação do Sertanejo Universitário, o cantor é "Zezé Ruela". Indicaram você para guitarra, porque você toca bem, não falta em ensaios, não têm problemas com bebidas e drogas é confiável e muito bem recomendado. Já tocou com o seu “vizinho Tim Maia”, têm alguma experiência de palcos e de estúdio.
    A paga é R$ 80,00 reais por show (pouco né?, mas é a real, não se iluda)....mas é agora que entra o “empreendedor e a sorte”!
    De qualquer forma, ele têm 10 shows agendados este mês...10 x 80,00 = R$ 800,00......cidades próximas, dá prá continuar dando as aulas de 3ª,4ª,5ª....humm...+ R$ 600,00. Total....Um Conto e quatrocentos...quanto ganha teu irmão no estágio de advocacia? Caraca!! 1.000 reais? Então, sorria, você é um estagiário na música e tá melhor que seu irmão advogado!

    E se o “Zéze Ruela” for o novo Luan Santana? Se o cara estourar? Será que pode dar certo?

    Pode ser que sim e pode ser que não..aí é com você, seu “faro”, sua “intuição” e sorte, meu camarada, só lhe desejo boa sorte.

    Se não der certo? Um passo para trás, retome as aulas na escola (como aluno e como professor), e esteja entre a “música” novamente, outros irão te chamar.........isso você pode ter certeza! Você é jovem, conheceu palcos novos, fez contatos novos (fez contatos com outras duplas nos rodeios que tocou, né Zé Mané?), conheceu outros artistas buscando espaço, recebeu elogios.

    Você tem mulher e filhos prá sustentar? Não? Então, na minha opinião, só ganhou até agora!

    E se der certo? Se o “Zéze Ruela” estourar e você tá com ele, ele gosta de você, conta com você?.........

    Aí você lembra do baterista que eu citei no começo do post!! E lembra da “maratona” que vêm pela frente, citada lá também.

    Obs: Quem não leu o primeiro post e quer acompanhar...segue link:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/290492/

    Próximo tópico
    Caminhos para Viver de Música Pt 3
    Músico de estúdio/Noite/Eventos/Professores e...afins!

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Muito boa a iniciativa. Acabei de ler os dois posts e estou louco pra ler o terceiro.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    valeu cara mais uma vez, explicou coisas que muita gente não sabia, obrigado por compartilhar o seu conhecimento com a gente, continue a postar por favor!

    De Ros
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Excelente! Conselhos preciosos!!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    esdras_63
    cafe_com_leite
    De Ros

    Obrigado pelas presenças e elogios........continuemos..rs

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Trechos que acho bom ressaltar:

    Competência, talento, dedicação, foco, empreendedorismo, etc....e, claro, sorte!

    .porque só blá, blá “toco muito, sou fodão”, pode enganar a gatinha na escola, mas no palco com outros músicos, a casa caí rapidinho.

    Então, sorria, você é um estagiário na música fase muito importante para qualquer profissional!

    valeu pelas dicas,vou acompanhar os topicos.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Tô vendo que vou ter que fazer tópicos menores.....a galera não gosta muito de ler...rs

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Muito bom cara,tá ajudando muita gente e ainda vai ajudar quem usar a busca no futuro .

    Electric Eye
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tô vendo que vou ter que fazer tópicos menores.....a galera não gosta muito de ler...rs

    Quando o tópico é bom ninguém cansa de ler.

    De Ros
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    "Tô vendo que vou ter que fazer tópicos menores.....a galera não gosta muito de ler...rs"

    Não faça isso, seu texto é muito informativo e bem elaborado.
    Se alguém não o ler por ser muito extenso, esse alguém não merece sequer uma chance no mercado musical!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não faça isso, seu texto é muito informativo e bem elaborado.
    Se alguém não o ler por ser muito extenso, esse alguém não merece sequer uma chance no mercado musical!


    [2]

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: AceFrehley
    · votar


    Lelo Mig

    "Tô vendo que vou ter que fazer tópicos menores.....a galera não gosta muito de ler...rs"

    Não faça isso, seu texto é muito informativo e bem elaborado.
    Se alguém não o ler por ser muito extenso, esse alguém não merece sequer uma chance no mercado musical!


    [3]

    Cara!!
    Vou dizer o que eu falei no topico da parte 1 hehe
    Você parece ter muito conhecimento cara, saber das coisas, coisas que interessam a muita gente como eu e tantos outros!
    Quem só gosta de ler textos pequenos e com pouca informação, é pq tambem tem a mente pequena e pouco interesse, deixa eles! =)
    Você nunca pensou em escrever um livro? Você escreve de uma forma muito cativante, que convida o leitor ler a até o final sem perder o interesse.
    Parabens

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: esdras_63
    · votar


    "Tô vendo que vou ter que fazer tópicos menores.....a galera não gosta muito de ler...rs"

    Não faça isso, seu texto é muito informativo e bem elaborado.
    Se alguém não o ler por ser muito extenso, esse alguém não merece sequer uma chance no mercado musical!

    [4]

    Eu geralmente não gosto de ler alguns textos grandes. Eu mesmo demorei entrar no teu tópico porque achei que ia ter um textão grande que ia ficar morrendo de preguiça de ler, mas quando comecei a ler, vi que tinha muita informação legal e não consegui mais tirar o olho do pc hahahah

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    RuanbestXx
    Electric Eye
    De Ros
    Luiz_RibeiroSP
    AceFrehley
    esdras_63

    Valeu galera, obrigado mesmo...vou continuar com o "livro"....rs.

    Hoje, até o final do dia, posto o terceiro capítulo.....

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    não tenha receio de escrever aquilo que você sabe, cada informação que você dá é muito importante, mesmo que de duas páginas, sendo de informação importante com certeza eu vou acompanhar.
    To esperando o seu próximo capitulo, heehehe, falow

    Skapunk
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Excelente... sem palavras pra agradecer a quantidade de sabedoria e experiência que vc tá dividindo com a galera...

    No aguardo do próximo!

    Abraço!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    cafe_com_leite
    Skapunk

    Valeu galera!....o "capítulo 3" acaba de sair do forno...rs.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Esse cara sou eu!







    tendeu? tendeu? hein? hein?
    :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caminhos para Viver de Música Pt 2