Caminhos para viver de música Pt 1

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12


    Ví uns tópicos sobre viver de música, aqui no FCC, mas não achei nenhum muito "maduro", nem muito substâncial (com todo respeito aos que escreveram, os que lí achei bem amadores) por isso resolvi reabrir um mostrando, sob outro ponto de vista...O de alguém que já viveu de música, e que tem muitos amigos e contatos que vivem dela profissionalmente há mais de três décadas.

    A intenção é apenas que os mais jovens e iniciantes, possam antecipar, algumas questões e separar a realidade do sonho.

    Terei de dividir em vários tópicos, explicando cada caminho (sim, existem
    muitos e é possível viver de música com dignidade e como qualquer trabalhador de outro ramo), caminhos árduos, como toda profissão, mas reais, sem utopias, ilusões ou "um amigo do meu primo me falou que o vizinho do guitarrista...etc", esqueçam estas bobagens, o mundo é real!!

    Neste tópico falarei sobre "músico acompanhante ou membro de banda de apoio", mas antes, de todos os caminhos que pretendo mostrar, você têm de fazer uma reflexão:

    O que você realmente É ou deseja SER?
    Um artista que toca, ou um músico?

    (não perderei tempo com bandas/artistas fabricados, não vêm ao caso aqui)

    Acreditem, não é a mesma coisa. O artista geralmente compõe, quer desenvolver trabalho próprio, tocar o que gosta, como sugere o título "produzir arte". Você pode ser um grande artista, sem ser um grande músico.

    Ou você quer ser um baita guitarrista? Um virtuose, com técnica apurada,
    conhecimento de vários estilos e equipamentos? Aí você terá que ser um
    grande músico e o fato de ser grande músico não lhe garantirá ser um bom compositor, muito menos um artista.

    Tópico 1......"músico de banda de apoio".

    Um músico é um profissional de seu instrumento. E quem está bem colocado quer os melhores profissionais. Você têm que estar ciente de que para viver bem como músico de apoio (empregado a serviço da música), deverá almejar tocar com quem faz muitos shows (shows dão dinheiro o resto é piada). Quem faz muitos shows hoje no Brasil? Sertanejo, Axé, etc...está disposto a tocar este tipo de música?

    Caso esteja disposto e acompanhar uma dupla famosa, por exemplo, aguenta a maratona de shows? 20 a 25 dias por mês? As vezes dois no mesmo dia, em cidades diferentes? Ônibus ou avião, hotel, passagem de som,show,hotel, ônibus ou avião ... e assim direto?

    Não pense que vai passear, conhecer cidades, tomar banho de mar, ficar deitado na rede...pode esquecer. É maratona puxada, stress, um trabalho como outro qualquer....blá, blá, blá...Esqueça família, esqueça namorada, esqueça tocar rock´n´roll com amigos no final de semana...se teu "chefe" é famoso, camarada,se prepara prá rodar...e ralar muito!!

    Você não terá tempo de dar aulas, pode esquecer gravações em stúdio (além das de seu "chefe"). Fabricantes de amplis, pedais e instrumentos,
    no caso de guitarristas, não farão muita questão de associar suas imagens a este estilo de música, então ser endorsser é pouco provavel.
    Você não é o famoso, não sairá no poster da turnê, não têm foto na capa do disco, o câmera do Faustão mal te foca 2 segundos. As fãs do teu "chefe" não sabem seu nome. Se você for bom, será conhecido por músicos, principalmente os do meio.

    Mas compensa financeiramente?

    Toinho Batera, ex baterista da Ivete Sangalo, ganhava 1.800 reais por show, Ivete fazia (antes de virar "atriz"..rs) 25 shows em média por mês. Quarenta e Cinco Mil reais por mês tá bom prá você?

    Se gostaram do tópico, acharam útil, posto a continuação...

    Tópico 2......"Eu quero ser músico de banda de apoio...qual o caminho?".

    Se acharam inútil ou uma merda..avisem. Assim não perco meu tempo, nem tomo o de vocês.

    Valeu!!!

    Obs: Posts previstos:

    Músico de estúdio/Noite/Eventos/Professores e...afins!

    Músico de Orquestra (erudito).

    Banda própria/ Carreira solo.

    Compositor/Arranjador/Jingles/Trilhas.

    >>>caso a galera não curta e os posts não ocorram, mas você ficou interessado em saber um pouco mais, do pouco que posso passar, solicite meu email.

    Valeu!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Vou imprimir esse texto e entregar para alguns colegas que querem viver de musica, mas não sabem afinar seus instrumentos,nunca mexeram com metrônomo e nem pensam em mudar.

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Toinho Batera, ex baterista da Ivete Sangalo, ganhava 1.800 reais por show, Ivete fazia (antes de virar "atriz"..rs) 25 shows em média por mês. Quarenta e Cinco Mil reais por mês tá bom prá você?
    Acho que vou virar baterista .
    Muito bom o tópico vai ajudar bastante gente .

    Skapunk
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Meu amigo, esse é o tópico mais lúcido, verdadeiro e interessante que eu li aqui nos últimos tempos...

    Quanta informação em poucas linhas de forma muito bem escrita e coerente...

    E por favor, continue....

    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    RuanbestXx
    Skapunk

    Obrigado pelos elogios, galera, se a moçada curtir e o tópico seguir a diante, darei continuidade sim........qualquer coisa, só "gritarem"...rs

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    manda bala ai
    já cansei de montar banda com músico sonhador e na hora que a banda começa a pegar no batente o cara peida fora porque não é aquilo que ele sonhou

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    na guitarplayer edição de abril / 2001 tem uma entrevista com o Juninho Afram, guitarrista do Oficina G3. ele fala sobre viver de musica e foi uma das melhores entrevistas que ja li na revista.

    segue um trecho:
    " A carreira de música é muito legal,mas as pessoas muitas vezes só enxergam o começo e o fim.O meio do caminho é a parte terrível.O começo é aquela época do descobrimento,você começa a aprender a tocar seu instrumento,acha tudo lindo e começa a sonhar.se você não tiver sonhos,não vai a lugar algum.Mas,se você quer ser musico,precisa saber que essa profissão não tem horário,não ha final de semana,e você precisa se dedicar sempre.Ser musico é como estar num barquinho contra a correnteza,se você parar de remar,começa a regredir.É preciso sempre estar crescendo musicalmente,se atualizando.
    Quanto ao lado financeiro,infelizmente,são poucos os que conseguem viver de musica.O trabalho de musico não é um emprego que da 13º salário,fundo de garantia e coisa do gênero. Hoje consigo viver do que toco,mas,até um ano e meio atrás,eu conseguia sobreviver como professor de guitarra.Eu trabalhava de manhã até a noite,cheguei a dar aulas das 7 da manhã até as 11 da noite com uma hora de almoço.
    Meu conselho é que a pessoa não entre na carreira de musico sem ter o que chamo de ' plano B ' ,uma segunda fonte de renda. Por exemplo,conheço músicos que apostaram tudo nas suas bandas. Se o grupo decolar, ele vai se dar bem, caso contrario,vai morrer de fome. Você pode ter uma banda,mas se tiver um emprego,segure-o.
    "

    sebber
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: sebber
    · votar


    Lelo Mig, este tópico é interessante e se rolar os outros assuntos vou acompanhar.

    Sua participação no fórum é relevante e é bom conviver, nem que seja virtualmente, com pessoas como você.

    Flw!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Muito boa entrevista.......sabedoria de quem já ralou muito!!

    sebber

    Obrigado, amigo, estamos aí...tenho aprendido muito aqui, e tenho um pouco a passar.

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, música é uma das coisas que eu mais quero para o futuro.
    Acompanharei o que você fará aqui, e obrigado por dividir seu conhecimento com seus colegas de forum, sera muito útil, nem que seja apenas para matar a curiosidade de alguns. =)

    Abraço

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    depois as pessoas me pergunta porque eu frequento o FCC, é por causa de pessoas como você que pode passar conhecimento pra cabaços como nós, valeu cara, me explicou várias coisa que tinha duvida, e por favor de continuidade, ainda tenho muitas dúvidas, está abrindo a minha mente para essa vida que quero seguir, mesmo que seja árdua mas que vale a pena pra mim, pois a música é como se fosse metade de mim.
    abços e valew
    daqui a puco vou começar as minhas aulas de guitarra e to muito ansioso, mesmo que sege no começo aula teórica huahuaha

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    POR FAVOR CONTINUE

    Elkinho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    POR FAVOR CONTINUE [2]

    Higor Leal
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Higor Leal
    · votar


    Lelo Mig
    Gostei bastante do topico,realmente o melhor que li aqui sobre o assunto.Mas eu gostaria de saber se esse texto foi vivido por voce, ou pegando coisas que viu e ouviu pela net? Quero que continue porfavor :)

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    AceFrehley
    cafe_com_leite
    tchedovollosky
    Elkinho

    Valeu galera, fico feliz que gostaram deste início e darei continuidade ao tema....

    Higor Leal

    Não vou focar em "minha pessoa", não tenho esta vaidade e se estivesse atuando profissionalmente, fosse famoso, você com certeza me conheceria....Contudo, não há mentiras aqui.

    Vivi de música profissionalmente muitos anos, mas abracei outra profissão por motivos pessoais, que mais prá frente explicarei, quando tiver no tópico onde "eu" me encaixo.

    Contudo, sempre mantive contato com os amigos, desde o início de minha trajetória musical. Tenho amigos em banda de apoio, desde duplas sertanejas até cantoras de MPB, amigos em bandas de baile, amigos que tocam na noite, donos de escolas de música, na Orquestra Municipal de São Paulo, em estúdios, e etc....ou seja, várias pessoas que conheço que vivem profissionalmente de música, têm casa, carro, mulher, filho e dívidas como a grande maioria dos brasileiros de todas as profissões.

    Vendo, a trajetória de cada um, e a minha pessoal, é que resolvi "esclarecer" algumas questões sobre o "viver de música", como é a realidade de fato!

    Obrigado

    De Ros
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Excelente, velho!!
    Continue, esse tópico está incrivelmente interessante!!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    De Ros

    De Ros, camarada, que bom que passou por aqui....Estou evitando dar os nomes de amigos (por uma questão ética, vc sabe bem sobre isso), mas como você é membro ativo no fórum, num tópico mais adiante, quando falarei passarei pelo assunto "endorsse/endorsser/endorssement"....citarei seu nome e jogarei a parte detalhada do assunto para o seu tópico sobre isso (não vou reescrever o que você já fez melhor e com propriedade)...espero que não se importe.

    De Ros
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Será uma grande honra!! Abração e parabéns!!!

    overlappingcircles
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    Bom texto, gostei da tua ideia ja que a experiencia que vc tem pode trazer muito ensinamento a molecada mais nova :)

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    Saindo do forno....amanhã

    Caminhos para viver de música Pt 2

    lindoso
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig
    muito bom! continue a fazer os topicos! abraçao

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    lindoso

    Tô indo nessa....já escrevi....amanhã cedo posto o "Caminhos para viver de música Pt 2"....

    AceFrehley
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Lelo Mig

    Cara, você não pensa em escrever um livro não? haha
    Você escreve muito bem, e pelo que eu percebi aqui no forum pelo seus posts, você tem bastante conhecimento das coisas.
    No aguardo da parte 2, abraço.

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    AceFrehley
    eu tinha pensado em perguntar a mesma coisa hahaha...

    Omar Beasley
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Gostei muito agora vou ler as continuações. Obrigado por compartilhar sua experiência no ramo

    Ed Lacerda
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Nossa
    muito bom Mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caminhos para viver de música Pt 1