Pq o preconceito contra música gospel?

Autor Mensagem
Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

Não entendi o que você quis dizer.

Juh_Cruz
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Então mocinha, da mesma forma que as letras estão cada vez mais apelativas e repetitivas, o mercado gospel está cada vez mais secular e menos seguidor dos ensinamentos cristãos também.


Eu concordo com a questão que o gospel está cada vez mais secular, nem do nome eu gosto, eu até postei nesse tópico falando sobre isso.
Maaaaaaaas, eu ainda discordo da questão das letras estarem apelativas e repetitivas, que existem assim, existem, e em qualquer estilo, como até mesmo vc falou, mas eu conheço muitas, eu digo muitas, que não são assim.

E agora devo admitir que fiquei sem argumentos contra você.
;)


Pompermayer
O cristianismo é uma fé que prega em sua essência o testemunho. Não adianta querer fazer as pessoas engolirem o pensamento cristão goela abaixo, isso não tem valor nenhum. O que eu quero dizer com isso é que não vai mudar em nada ficar em um tópico de um fórum de música discutindo sobre o cristianismo se a pregação cristã é de vida prática e não de palavras.

Eu não estava discutindo sobre o cristianismo. Eu estava falando sobre a questão do tópico 'preconceito com música gospel', e então acabou entrando nesse asunto.


Talvez vocês não entendam o que eu quero dizer, mas daqui umas duas páginas quando aparacer alguém xingando a mãe de vocês por suas opiniões e pensamentos, vão entender.

Eu não me importo se tem pessoas ignorantes, sem educação que vão me chingar pq expressei o meu pensamento. Eu não vou entrar na dessa pessoa a xingando tbm, pq como vc falou, a pregação cristã é de vida prática e não de palavras.

E isso eu faço, pelo menos tento, dar o meu testemunho na prática, não fico só com blábláblá.


Nós sabemos muito bem que as pessoas não têm que acreditar no mesmo que nós e se queremos mostrar a elas que estamos certos e que nossas crenças vão as levar a uma vida melhor, temos que convencê-las disso em nossas vidas. Infelizmente discussões em um fórum vão servir pra afastar mais as pessoas do que atraí-las, vão causar mais separação e divisão do que união.

Eu cheguei a essa mesma conclusão. De nada vai adiantar eu vir falar aqui pq ngm vai mudar sua opinião. Eu só venho postar aqui quando vejo algo que me aborrece, que eu não concordo, e eu não vejo nenhum mal nisso, expressar minha opinião.
Mas acho que já falei demais. E já ouvi tbm, ops li.
hehe ;)

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Pompermayer

Você falou isto: Mas o pensamento está errado na cabeça de quem julga também. Se não houver julgamento não haverá preconceito.

Eu repliquei com isto: Quem é mais tolo? O tolo ou o tolo que o segue?

Quem é o mais errado, quem julga ou quem responde um julgamento com outro? Que é preconceituoso ou quem responde a uma atitude preconceituosa na mesma moeda?

White G3
Veterano
# out/09
· votar


Pompermayer

Eu desisti de responder esses tópicos ai que envolvem religião!
Então,eles que fiquem com a certeza deles,que eu fico com a minha certeza pois,sei que estou no caminho certo.

Deus te abençoe!

Pompermayer
Veterano
# out/09 · Editado por: Pompermayer
· votar


nichendrix

Os dois são tão errados quanto.

Juh_Cruz

Eu cheguei a essa mesma conclusão. De nada vai adiantar eu vir falar aqui pq ngm vai mudar sua opinião. Eu só venho postar aqui quando vejo algo que me aborrece, que eu não concordo, e eu não vejo nenhum mal nisso, expressar minha opinião.

Era isso que eu tava falando. O problema é que tem muita gente que vai te xingar, te ofender e tudo mais por você não acreditar no mesmo que eles e talvez isso te leve a uma situação ruim aqui no fórum. Já aconteceu comigo também, muita gente já me xingou, já me chamou de burro, alienado e um monte de outras coisas qu não convém repetir. Mas o que me levou a postar nesse tópico foi justamente o comentário infeliz de um usuário que eu tive que responder, então embarquei no tema pra não desvirtuar o tópico.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Juh_Cruz
Eu só venho postar aqui quando vejo algo que me aborrece, que eu não concordo, e eu não vejo nenhum mal nisso, expressar minha opinião.

Fica muito mais fácil quando você fala o que não te aborrece também. A vida é compartilhar experiências, eu tive as minhas, vc teve as suas, as vezes conhecendo as minhas e refletindo sobre isso vc ache alguma coisa de proveitoso pra você, as vezes refletindo as suas eu ache algo de bom pra mim.

A vida é sempre uma via de mão dupla e não de mão única. Então porque compartilhar só a parte ruim dela?

Mas acho que já falei demais. E já ouvi tbm, ops li.

Bom, é sempre bom falar, desde que com respeito, e eu acho que pelo menos comigo vc não faltou com o respeito e espero ter devolvido tal respeito na mesma medida.

Maaaaaaaas, eu ainda discordo da questão das letras estarem apelativas e repetitivas, que existem assim, existem, e em qualquer estilo, como até mesmo vc falou, mas eu conheço muitas, eu digo muitas, que não são assim.

Por isso que eu disse, a maioria é, mas não todas e como disse não é exclusividade do mundo "gospel", e eu só acho um problema em algumas situações, que geralmente começam quando eles acham que o direito deles vem em detrimento do direito dos outros.

Juh_Cruz
Veterano
# out/09
· votar


Pompermayer
Sim, entendo, fazer o que neh!

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

Os cristãs também são seres humanos e por tal, erram. Todos erramos e vamos errar denovo no meio do caminho. O que acontece é que quando um não cristão sonega um imposto ele não chama a atenção, mas quando um cristão o faz, ele atrai pra si uma mídia toda interessada em denegrir a sua imagem justamente por ele ser cristão. Esquecem que ele é um ser humano, passível de erro e com direito a arrependimento.

O fato de sermos cristãos muitas vezes nos colocam no foco das lentes pra todos os raios convergirem sobre nós.

Por que se fez tanto alarde do caso da Bispa Sônia e do Apóstolo Hernandes? Por eles meteram a cara no mundo como cristãos, e por isso incomodaram muita gente intelectual e esperta o suficiente pra ser atéia e logo na primeira oportunidade atiraram centenas de pedras, na tentativa de acertar uma e causar um reboliço.

Infelizmente isso acontece na música. Ao assumir uma postura cristã uma banda fatalmente perde um grande público pelo simples preconceito.

Justificar esse preconceito em "mas repete Deus 1000x na letra" é algo tolo quando o tal juiz ouve uma música que repete "eu te amo" 1000x.

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


e eu só acho um problema em algumas situações, que geralmente começam quando eles acham que o direito deles vem em detrimento do direito dos outros.

Esse é o problema da humanidade. Se isso fosse estinguido, imediatamente as guerras iam acabar e as pessoas poderiam viver TODAS em HARMÔNIA mesmo tendo visões divergentes.

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu estive lendo a conversa do nichendrix e do Pompermayer... Quem dera as conversas fossem sempre assim.

Às vezes eu edito aquilo que escrevo, ou mesmo não edito. Cansei de mudar de opinião lendo e escrevendo aqui no fórum. Isso porque nessas conversas eu acabo conhecendo outros lados que eu jamais conheceria.

Como disse o nichendrix, "a vida é uma via de mão dupla", então temos que respeitar quem está indo e quem está vindo, porque no caso de uma colisão, a coisa pode ficar bem feia.

White G3

Até agora ninguém disse que você está no caminho errado.

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP

No caso de uma colisão, os dois lados sempre perdem.

Juh_Cruz
Veterano
# out/09 · Editado por: Juh_Cruz
· votar


nichendrix

Fica muito mais fácil quando você fala o que não te aborrece também. A vida é compartilhar experiências, eu tive as minhas, vc teve as suas, as vezes conhecendo as minhas e refletindo sobre isso vc ache alguma coisa de proveitoso pra você, as vezes refletindo as suas eu ache algo de bom pra mim.

A vida é sempre uma via de mão dupla e não de mão única. Então porque compartilhar só a parte ruim dela?



Sim, vc está certo.
O que eu quis dizer com isso:
Eu só venho postar aqui quando vejo algo que me aborrece, que eu não concordo, e eu não vejo nenhum mal nisso, expressar minha opinião.
Enquanto é outros assuntos, de boa, compartilho as experiências ruins tbm, agora entrou nesse assunto 'religião' prefiro nem comentar, só se é algo que me aborrece mesmo e eu tenho que desabafar entende?
Pq como o Pompermayer falou, muitas pessoas aqui não sabem respeitar a sua opinião, e se não concordam com o seu pensamento, já vem com a babaquice de te chingar e te ofender. Infelizmente é assim, então nesses momentos prefiro ficar calada, pq ngm vai aceitar a minha opinião mesmo e ainda vou ser ofendida.


Bom, é sempre bom falar, desde que com respeito, e eu acho que pelo menos comigo vc não faltou com o respeito e espero ter devolvido tal respeito na mesma medida.

Concerteza :)

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Pompermayer
Se isso fosse estinguido, imediatamente as guerras iam acabar e as pessoas poderiam viver TODAS em HARMÔNIA mesmo tendo visões divergentes.

Eita que agora aquele chá de cogumelo do Allman Brothers fez efeito hehehehehhehehehe

Brincadeira cara, só não resisti frescar com os velhos hippies... hehehehehehe

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

ahahuaa

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Pompermayer

Claro! Sempre...

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Fecha não, amanhã quero postar aqui. x]

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


E a gente saiu bastante do tema.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


E o assunto, pelo menos nas últimas páginas, não é bem religião, porque músicas gospel podem estar no meio evangélico, católico, espírita, etc... Mas a forma como ela é cantada, a qualidade das letras.

No meu ponto de vista, as letras não precisam dizer somente "Meu salvador", "Jeeeeeeêsus", "Eu te adoro", "Estou te louvando", etc... fica meio piegas... Imagino que Ele deve gostar de poesias, metáforas, parábolas... E se o objetivo, além de louvar, é evangelizar, tá faltando um pouco disso... sei lá.

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


E se o objetivo, além de louvar, é evangelizar, tá faltando um pouco disso... sei lá.

A maioria dessas músicas chamadas repetitivas não tem intuito evangelístico, apenas são músicas de louvor.

Mas mostrando o outro lado da moeda temos muita coisa boa também:

http://letras.mus.br/fruto-sagrado/104010/
http://letras.mus.br/judas-outro/1382341/

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Pompermayer

É sim... Tem mesmo ;)

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Pompermayer

Não conhecia o "Judas, o outro".

Se bem que tenho uma idéia diferente do Judas, aquele.

Excelion
Veterano
# out/09 · Editado por: Excelion
· votar


De onde você tirou essa informação?

Nem queira saber, mas te dou a dica de que não foi de qualquer forma de noticiário.

Mas eu não me meto mais em religião. Se quiserem continuar perdendo tempo de vida com religião...

Vida essa que para mim é única, para vocês, "uma etapa". Mas pensem apenas uma vez: "e se essa vida após a morte não existir? Perderei parte da minha única vida em nome de algo que não existe".

Sei lá, eu apenas não arrisco. Não me tomem por um ateuzinho chato, porque de boa, eu só quero fazer vocês pensarem nisso que disse. A conclusão e a resposta é por sua conta, não vou ficar insistindo em nada. A verdade é que quando vejo senhores e senhoras de idade que já estão no fim de suas vidas, indo à igreja, gastando suas últimas gotas de vida lá em busca da salvação eu fico quase deprimido.

Mas cada um, cada um. E paz no coração, abraços do ROTTA e beijos na bunda procês.

PS: Está aí encima a razão do meu preconceito contra Gospel: Foi feito para ligar as pessoas à religião.

El_Cabong
Veterano
# out/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


A música gospel de uns anos para cá, evoluiu em técnica, instrumentais, criatividade de arranjos, mas as letras das músicas não evoluiram, pelo contrário, antes se tinha muitas bandas e artistas simples (as vezes até chatos) em matéria de arranjos, mas com letras de ótimo conteúdo, por exemplo, rebanhão, logos, vencedores por cristo,...

Hoje se vê grandes produções, ótimo arranjos, mas com uma letra pobre, que desafia até a inteligência das pessoas: só fala chavões, frases feitas,...
Palavras mais usadas:
CHUVA, FOGO, DANÇA, APAIXONADO, UNÇÃO, GERAÇÃO, PROFÉTICO,...
O dicionário está muito pequeno !!!!!
Mas infelizmente o que vende no mercado é o oba oba, e não aquilo que exige raciocínio.
E quando um artista gospel se destaca, não chega a um ou dois anos e já se acha no mercado uns 10 clones dele. numa imitação descarada, e sem apresentar nada de novo.
É mais fácil imitar do que ter uma personalidade.
É claro que existem muitas exceções, e uma delas é João Alexandre. Ele faz um tipo de MPB e as letras são muito boas.

Pompermayer
Veterano
# out/09
· votar


Excelion

Vida essa que para mim é única, para vocês, "uma etapa". Mas pensem apenas uma vez: "e se essa vida após a morte não existir? Perderei parte da minha única vida em nome de algo que não existe".

Quem disse que nós estamos "perdendo nossa única vida"? Estar na igreja, no convívio com as pessoas e com Deus é algo muito bom e prazeroso. Talvez pra você possa parecer mais legal frequentar um barzinho, mas pra nós é muito mais legal frequentar a igreja. É o que nos faz feliz.

De qualquer forma, fé é o firme fundamento das coisas que não se podem provar. Ou seja, acreditar em Deus com toda a certeza mesmo não podendo provar logicamente a sua existência. Logo, essa sua pergunta não é de forma alguma considerada por um cristão, já que temos a certeza de existir "essa vida após a morte".

PS: Está aí encima a razão do meu preconceito contra Gospel: Foi feito para ligar as pessoas à religião.

De certa forma você está certo e errado. A música gospel foi feita, em sua essência, pra ligar as pessoas a Deus, não à religião.
A religião é algo humano, criado por homens, passível de erros e arrependimentos.

O cristianismo é mais que uma religião, é mais do que ser católico, batista, maranata ou presibiteriano. É um estilo de vida, é um total comprometimento com Deus. Por isso é triste ver as eternas brigas entre católicos e protestantes.

LeandroP

Não conhecia o "Judas, o outro".

É uma boa banda pra quem gosta de New Metal. Queria ver mais bandas assim no Brasil e mais cds deles, mas...

Se bem que tenho uma idéia diferente do Judas, aquele.

Se você diz do Iscariotes, ele foi um cara que tinha dois caminhos pra escolher e escolheu o errado. Não o de trair ou não Jesus, mas ele não precisava se matar. Pedro negou Jesus três vezes, se arrependeu e foi perdoado, Judas também seria. Enfim, isso não vem ao caso...

lsnake
Veterano
# out/09
· votar


Olha, muita gente da igreja tem preconceito contra algumas bandas de heavy metal, tipo Iron Maiden e tals, então acho que tem preconceito dos dois lados.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Podem criar mais alguns tópicos nessa linha:

"Pq o preconceito contra música de Candomblé?"

"Pq o preconceito contra música Hare Krishna?"

"Pq o preconceito contra música islamica?"

"Pq o preconceito contra música budista?"

Podem ficar o umas 50 páginas discutindo sobre músicas religiosas... Deve existir músicas boas no Candomblé, mas eu não ouço e nem vou ouvir. Sou preconceituoso? Não. Afinal é um direito meu. Assim como é um direito das pessoas não querer ouvir músicas que falam de Deus e Jesus o tempo todo. Ps.: Sou evangélico.

Thi_tecladista
Veterano
# out/09
· votar


Li muita coisa aqui antes de postar... vou tentar fazer o tópico voltar para o tema "música".

Me parece que há uma dificuldade de as pessoas diferenciarem a música evangélica congregacional e a música evangélica de mensagem e evangelismo. Aí misturam tudo num balaio só e conceituam como "gospel". Isso vale para evangélicos e não-evangélicos.

A música evangélica congregacional tem como objetivo ser usada nos cultos da igreja. Esta nunca foi liricamente complexa, pois na igreja há todo o tipo de pessoas. Logo, a linguagem musical precisa se manter numa mediana que atinja a todos na igreja. Isso acaba diminuindo o vocabulário destas músicas, mas não tira o seu valor de adoração a Deus.

Porém, muitas das igrejas estão sendo dominadas por um discurso infeliz denominado "teologia da prosperidade". Daí, as letras de adoração que já não eram liricamente muito ricas se tornam paupérrimas, dando lugar a uma petição sem precedentes na história da música evangélica: "faz um milagre em mim", "derrama chuva neste lugar" etc. Não que seja errado pedir coisas a Deus, mas há um evidente desequilíbrio na balança adoração x petição.
Como consequência, é esse tipo de música evangélica que chega ao ouvido da maioria das pessoas, pois ela prega o que se quer ouvir: me dá me dá, Senhor.

Na contramão deste segmento está a música evangélica de mensagem e evangelismo, que tem uma diversidade muito grande de estilos e mensagens que pregam a salvação e a mudança de vida através da fé Cristo, com letras muito ricas que se utilizam de fatos do cotidiano, critica social, crítica ao individualismo etc. Neste grupo eu incluo Oficina G3, Fruto Sagrado, Apocalipse 16, Resgate.

Infelizmente, estes grupos estão numa posição "underground" dentro da música evangélica (acreditem, até mesmo o Oficina G3!), pois são o oposto do que se quer ouvir: renúncia a si mesmo, abandono dos vícios, entrega total da vida a Cristo. Assim como na música secular, quem quer ouvir coisa boa atualmente tem que fuçar no "underground". É a dica que eu dou para quem acha que toda a música evangélica é uma chatice repetitiva.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# out/09 · Editado por: L.A.M_Hard_Rock
· votar


Como na música secular, você vai achar ótimos sons e outros nem tanto ou longe disso.
Quem diz que a música cristã (odeio o termo "gospel", é comercial demais) é repetitiva e possui letras somente do tipo "Glória a Deus!", está muito enganado, provavelmente por ter a mente fechada e não querer procurar música de verdade.
Há diversas bandas cristãs, principalmente as de Rock/Metal (ou só elas) que abordam diversos temas nas letras, como meio ambiente, política, injustiça social, preconceito/descriminação e outros mais.
Só nacionalmente, eu já poderia indicar no mínimo 5 bandas de altíssimo nível: Oficina G3, Fruto Sagrado, Metal Nobre, Sion e Resgate (e ainda tem o Katsbarnea).

O cristianismo na música cresceu demais nos últimos tempos, infelizmente, como acontece comumente, muitos usam desse meio para benefício próprio e nada mais. Já ouvi relatos de que alguns artistas dizem "não ser cristãos, e sim que se apresentam para esse público", e isso é lamentável.
Vários casos de músicos falidos no secular que tentam a "sorte" com a música cristã, artifício baixo e triste.

Internacionalmente, bandas cristãs de qualidade, são inúmeras, Stryper, Whitecross e Petra são mais clássicas e conhecidas, letras com foco no cristianismo e em outros temas, como eu citei.

Oficina G3 é um caso a parte, na minha opinião. São peritos na arte de compor, tanto letras quanto instrumentalmente. E o que eu admiro na banda, é o compromisso com Deus (Bíblia) e não com o que a mídia ou determinada religião pede que eles façam.
Acho que essa, como banda, é o ponto máximo do cristianismo na música.

Esse tal "preconceito" é auto-explicativo. =]
Conceito formado sem conhecimento de causa, ou sem conhecimento de toda essa "causa".

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


Thi_tecladista
L.A.M_Hard_Rock

O detalhe é que todas que vcs citaram como bandas de altíssimo nível esao bem longe da preferência da massa evangélica (inclusive eu), e isso que é o legal da música. :-)

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Thi_tecladista

Foi bom você postar isso... Essas diferenças devem ser consideradas mesmo. (+1)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq o preconceito contra música gospel?