Desabafo esquema Pay to play.

Autor Mensagem
gpeddino
Veterano
# set/11
· votar

O complicado é... Como criar um público sem fazer shows? Eu por exemplo tenho meu projeto solo, estou gravando um disco e estou explorando a internet: fazendo vídeos, deixando teasers, convidando a galera pra me seguir no Twitter, etc. Mas e se nada disso funcionar, eu tentar fazer um show e ir meia dúzia de amigos? (sem contar que muitos amigos acabam não indo)

Sei que ninguém aqui vai ter a resposta, mas senti necessidade de desabafar, rs.

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Sim isso é verdade, por isso o dono do evento deveria tomar vergonha na kra e pesquisar sobre a banda antes, pra que ele tenha ctza de que ela ja tem um publico formado pra que ele possa lucrar

É só pesquisar, se eu entro no twitter da sua banda e tem 30 seguidores, entro na sua comunidade no orkut tem 20 pessoas, entro no seu myspace tem 1 musica com qualidade ruim, o layout ta horrivel, e tem 20 plays de 1 mês atras.. vc acha que uma banda assim vai te dar lucro?

Caraca... fala a verdade, cara... Tu acha que o organizador de um evento vai fazer isso pra todas as bandas que chegarem pedindo pra tocar...........?

Se eu vou pedir pra tocar, eu que tenho que convencer o cara que minha banda é boa....

Normalmente, ao organizar um evento, os organizadores já sabem mais ou menos quais as bandas eles querem que toque.
Essas sim, são bandas mais maduras e podem até pedir cachê, afinal, serão convidadas...
Mas a banda que pede pra tocar, tem que dançar conforme a música, se quiser.
Simples assim.

Um aceno de longe!!!

-Dan
Veterano
# set/11
· votar

sidious

Organizadores de eventos não são Madres Teresas de Calcutás. Eles pensam em lucro sim. Esse é o trabalho deles. O ganha-pão deles.
Não é errado isso.
O que aconteceu com o autor do tópico não foi certo, mas os organizadores tem direito sim de cobrar, o quanto quiserem, peloo espaço que estão disponibilizando para bandas tocarem.

Eles gastam com aparelhagem, segurança, banda atração famosa, divulgação do evento em rádio, flyers, etc. Carretos dos equipamentos. Transportes. Técnico de som. Assinam o termo de responsabilidade de merdas que acontecerem durante evento.
Aí a banda OS Desconhecidos quer tocar de graça porque é injusto.

Porra...

Obs. Claro que estou falando de eventos bem organizados.

Calime
Veterano
# set/11
· votar

gpeddino
Sei que ninguém aqui vai ter a resposta, mas senti necessidade de desabafar, rs.

Muito pelo contrário, a resposta na minha opinião é a mais simples de todas, rs....

Estou em uma situação um pouco parecida contigo, voltei com banda, estamos fazendo um som e acredito que vamos tocar em eventos já a partir de janeiro (já fechamos dois locais).

Minha sugestão pra vc é a mesma que irei seguir: basta estar no meio, conhecer o pessoal que organiza, tbm pessoal de outras bandas similiares e vai fazendo uma especie de networking. Daí qdo estiver pronto, com a "bala na agulha"(não dinheiro, e sim ensaiado, mto bem ensaiado) dá uma ideia neles pra vc tocar. Com certeza será em evento pequeno, no máx médio se tiver sorte (a menos que vcs conheça "os kras" organizadores de evento). Com certeza nesse início vc provavelmente não receberá nada pra tocar, isso vem com o tempo. Daí aos poucos vcs vão tocando em shows melhores e maiores...dps disso de repente é interessante talvez fazer o pay to play, mas tem que ser um lance mto bem direcionado saca...se sua banda é rock "raiz", não vai abrir o show do natiruts ou do restart né cara....uma boa seria por ex o Matanza(exemplo).

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Richard Guitar

Velho coloca ai o site do seu bar vai, ou da sua produtora..

Já sei em qual time vc joga, e esse seu papinho não me convence.. eu tenho banda, e tocar pagando sem ter público.. só serve pra por dinheiro no bolso de pessoas que não valorizam o talento musical, e pra banda o retorno é mínimo..

Aqui eu falo pra quem tem banda independente que toca som próprio! Existe uma ordem das coisas a ser seguida.. e não dá pra começar já querendo fazer show..

Ensaiem, deixei as músicas 100%, invistam em divulgação pela internet, gave um CD profissional (se tiverem pouca grana façam poucas músicas 2 ou 4), e assim as coisas vão começar a aparecer..

Banda boa não vao atras de evento ou de casa pra tocar, o negócio acontece ao contrário.. é a casa ou o evento que corre atras de banda boa!

Se você ainda não tem uma banda boa, TRAMPO.. MUITO TRAMPO, pra fazer isso acontecer..

Não fiquem jogando dinheiro no lixo com cota de ingressos pra tocar pra 50 100 pessoas..

Se você não acredita em mim, procure um produtor.. chega nele e fala que vc quer pagar pra ele produzir a sua banda.. ai vc vai ouvir dele tudo o que eu to falando aqui! Jamais ele vai chegar em vc e dizer pra ficar pegando show com cota sem ter público formado..

Agora se mesmo assim vc achar que pagar pra tocar é um investimento, ai blz.. cada um faz o que quer.. continue assim, vai jogando seu dinheiro no lixo.. e vai caindo nesse papinho ai..

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Del-Rei

Concordo com você, paga quem quer.. isso é óbvio!

Agora eu como músico mais experiente, com 07 anos de banda.. me sinto na obrigação de alertar quem ta começando sobre o esse esquema!

E kra vc ta viajando ai no seu comentário.. uma coisa não tem nada a ver com a outra..

Banda iniciante, não precisa de show..

Tem dois lados da moeda, se vc tem uma banda só com o intuito de tocar pra se divertir.. não quer fazer esforço nenhum, e acha que em uma maravilhosa noite de lua cheia vai colar um produtor ou empresario no seu show.. vai ver vc tocar! E vai querer te contratar.. vai sonhando..

O meu papo é pra quem tem banda de som próprio séria! que quer realmente o reconhecimento do seu talento, da sua arte!

Banda séria que paga pra tocar, joga todo seu talento no lixo..

Agora banda de muleke que acha q vai fica famoso pagando cota, tem que se ferrar mesmo.. e eu acho que se vc se encaixa nesse papel.. continue nessa, vai pagando cota pra tocar pra não ficar sem show.. ou ficar "sem comida" como diz a sua metafora.. rsrs..

sidious
Veterano
# set/11
· votar

[Ironic Mode On]

Del-Rei

Faz o seguinte velho, tenho um grande investimento pra vc!

Tocar na Turne do Evan (ex guitar da avril lavigne), com transporte e hospedagem inclusos!

Acessa aqui oh www.oryonstudios.com.br , e manda email pra eles com seu material!

Baratinho, vc só tem q vender 300 ingressos a 30 reais tah? E pra pegar os ingressos tem que dar 50% do valor adiantado!

Mas vc vai ter muito retorno! Sua banda que não tem público, não redes sociais, não tem músicas boas, vai ficar famosa!

Vai se um puta investimento pra vc e pra sua banda! Vai lá!

[Ironic Mode Off]

Se isso não é explorar.. então eu não sei o que eh..

sidious
Veterano
# set/11
· votar

gpeddino

Bom kra, se vc já tudo o que eu falei .. e sozinho não ta conseguindo retorno .. 2 coisas..

Ou vc tem que repensar e refazer o seu trampo, talves o publico que vc esteja tentando atingir não seja o correto .. ou suas musicas nao estejam tao boas ..

E também vc pode procurar um acessoria de imprensa pra te ajudar, uma boa dica! http://www.msmetalpress.com/

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Se isso não é explorar.. então eu não sei o que eh..

Cara, realmente não é.
Se vc acha que um evento desse tipo tem que colocar qualquer zé ruela pra tocar, beleza.

Acho que vc ainda não entendeu o significado de exploração.
Se vc realmente acha que é exploração, liga pra polícia e denuncia.

Eles cobram o que quiser, cara... Imagina o custo de uma turnê dessas....

Façamos o seguinte, pra fechar a conversa: Organize um evento, mas o melhor que vc puder... E quando for selecionar as bandas, faça a caridade com bandas desconhecidas... Seja "justo" com elas.... E dê o espaço que elas merecem.

No final do evento, me diga o que vc achou.

Um aceno de longe!!!

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Del-Rei

Eu sabia velho, vc joga no time dos eventos hauhau

Não é com vc que eu tenho que conversar, e muito menos com a policia..

E sim com as bandas pequenas que se iludem e gastam fortunas com eventos "bancados" por elas mesmas...

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Pô, parceiro, a galera aqui tá opinando numa boa, não precisa ficar julgando o pessoal, dizendo que é dono de bar ou promove eventos e etc.
Cada um tem opinião diferente e isso não é mal nenhum,cara!
A propósito, já paguei cota de ingressos algumas vezes já saí vendendo prá amigo, prima, vizinho e o escambau. Algumas vezes compensou - até sobrou dinheiro prá banda, veio gente procurar contato nosso, fomos chamados para outros eventos. Outras vezes não compensou, casa vazia, prejuízo prá banda.
Mas se o cara quer investir, acho que tem que continuar batalhando. Essa é apenas uma das maneiras de lutar, véio...

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Aí a banda OS Desconhecidos quer tocar de graça porque é injusto.

Acho que eu não fui claro o suficiente, em nenhum momento eu disse que a produção tem que deixar a banda tocar de graça..

Mas o errado é eles correrem atras de banda pequena, e colocar qualquer banda pra tocar sendo desconhecida ou não.. Esse tipo de produtora vai atras de banda pequena de propósito e ELES fazem a proposta, e iludem as bandas pequenas que sonham com a fama e sonham com o palco..

Eu ja vi caso de bandas que emprestaram 7500 reais pra pagar uma cota, pagaram parcelado e depois perceberam a cagada que fizeram..

No evento que eles tocaram, o lugar cabia 1500 pessoas.. e tinha uma banda principal.. vc acha que lotou? Lotou o caralho, as bandas pequenas pagaram 1000 lugares (o ingresso era 30 pau, fico 250 ingressos pra cada uma.. 7500 reais por banda ).. e la na hora tinha menos de 200 pessoas, tava vazio..

Ai o evento tinha flyer, tinha site, tinha segurança tinha tudo.. mas tava vazio.. quem sai ganhando, a produtora com o bolso cheio (mesmo o evento estando vazio ja que as bandas pequenas pagaram) e a banda principal q recebeu cache.. as pequenas q se foderam pra pagar a cota que se ferram..

Resumindo a ópera, esse tipo de produtora não ta nem ai pra música e pra arte.. que eh o principal!

-Dan
Veterano
# set/11
· votar

sidious

Por isso que frisei sobre eventos bem organizados. E eventos que não vão ninguém não se enquadram nisso, pois planejamento e previsão de público faz parte da dita organização.

Resumindo a ópera, esse tipo de produtora não ta nem ai pra música e pra arte.. que eh o principal!

Nossa, agora que vc percebeu que o foco deles é o lucro?

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Cara, eu não sou do time dos eventos, hehehe... Sou do time do "cada um luta por seu espaço".

Mas o errado é eles correrem atras de banda pequena, e colocar qualquer banda pra tocar sendo desconhecida ou não..

Cara, não vejo organizador correr atrás de banda pequena.
Se ele fizer isso, é burro.
Muito pelo contrário, as pequenas bandas que buscam organizadores para tentar tocar.

Até porque, o organizador se puder só vai colocar banda grande, pra dar mais retorno financeiro.

Cara, realmente não estou vendo muito sentido nas suas colocações.

Um aceno de longe!!!

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Marcelo Bico

Blz cara, eu so to colocando a minha opinião.. se vc acha certo pagar cota ok

Cada um faz o que quer, as produtoras pescam.. elas jogam a isca e ficam esperando.. quem morder e pagar o que eles querem toca..

Mas cada um faz o que acha certo, se vc leva pagar pra tocar como investimento.. blz, isso é a sua escolha

Eu to escrevendo aqui pra quem tem banda pequena e já ta ai pagando cota pra tocar a 1, 2 anos .. Para pra pensar no quanto vc gastou e no que isso te deu de retorno?

Agora ve por esse lado se vc tivesse parado sem fazer nenhum show durante 1 ano, mas nesse 1 ano vc gastou com gravação, ensaio pra caralho, fez tudo que tinha que fazer na internet (facebook, twitter, flog, site etc..), equipamento, divulgação, etc..

Depois de todo esse tempo ai vc estaria preparado pra encarar os palcos, é só isso =D

Agora velhos, se vc acha que isso eh muito trampo.. e prefere continuar pagando pra tocar, levando sua familia, namorada, e amigos nos seus shows.. blz

Se isso pra vc ta bom, eu não sou ngm pra falar que vc ta errado!

Agora se vc tem banda séria, com trabalho próprio, se vc realmente é um músico de talento e acredita no seu trampo! A minha mensagem é pra vc, que ta indo pelo caminho errado pagando pra tocar!

-Dan
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Eu to escrevendo aqui pra quem tem banda pequena e já ta ai pagando cota pra tocar a 1, 2 anos .. Para pra pensar no quanto vc gastou e no que isso te deu de retorno?

Se a banda tá nessa a 2 anos, a culpa não é do organizador e sim da banda que é ruim.

Agora ve por esse lado se vc tivesse parado sem fazer nenhum show durante 1 ano, mas nesse 1 ano vc gastou com gravação, ensaio pra caralho, fez tudo que tinha que fazer na internet (facebook, twitter, flog, site etc..), equipamento, divulgação, etc..

Depois de todo esse tempo ai vc estaria preparado pra encarar os palcos, é só isso =D

Agora velhos, se vc acha que isso eh muito trampo.. e prefere continuar pagando pra tocar, levando sua familia, namorada, e amigos nos seus shows.. blz

Putz... ninguém falou aqui pra banda não investir em mais nada e só pagar pra tocar. Não é mutuamente excludente. Dá pra fazer as duas coisas.

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Del-Rei

Só no seu planeta meu amigo, eu vo te dar 1 exemplos aqui em baixo..

Print do Twitter da produtora

Isso é um exemplo de produção que recruta banda pequena pra pagar cota, e tem várias desse nipe!

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Cara, tu acha mesmo que só de fazer MySpace, CD, etc, etc, vai aparecer alguém na tua porta e oferecer dinheiro pra tocar?!?

Por melhor que esteja o material, uma coisa é um CD gravado, outra é um show ao vivo.
Hj em dia se grava um CD inteiro sem saber tocar nenhum instrumento.

Não sou produtor nem organizador de eventos, mas eu NUNCA pagaria a alguma banda pra tocar num envento meu só pelo material de estúdio dela.

Só por curiosidade... Quanto vc acha que custa organizar um evento no RJ/Capital, considerando um público médio de 1.500 pessoas..?
Sem considerar o cachê das bandas principais.

Me refiro "só" à estrutura (palco, iluminação, técnicos de som, equipamento, segurança, aluguel do espaço, transporte dos equipamentos, divulgação, etc, etc, etc).

Quando vc acha que sai essa brincadeira??
Aguardo sua resposta, muito ansiosamente.

Um aceno de longe!!!

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Del-Rei

Sai caro sim! Mas se a produção for competente ela paga os custos com público no evento, casa lotada!

Não com dinheiro de banda pequena meu amigo!

E kra eu ja falei demais blz?

Vocês tão certos vai, tadinhos dos produres neh velho? Eles gastam demais.. coitado deles, imagina se as bandas não pagam a cota.. eles vão fica sem dinheiro neh?

Continua tendo dó deles, continua apoiando e jogando fora o talento musical da sua banda (se é que vc tem uma) e pague pra tocar..

Eu já expressei minha opnião aqui, e quem concordar blz, qm acha q eu to errado continua pagando pra tocar. Quem realmente tem banda e ta na correria sabe o que eu to falando.

Abraço a todos!

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Print do Twitter da produtora

"Quer tocar?"

Cara, "Quer tocar?" quer dizer: "Entre em contato com a gente e veja as regras".
É óbvio que há regras, e que há dinheiro envolvido.

O camarada achar que vai entrar em contato com a produção e conseguir um show "grátis" num evento desse tamanho, com sua bandinha de garagem, é ser muito ingênuo.

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Sai caro sim! Mas se a produção for competente ela paga os custos com público no evento, casa lotada!

Ah, tá... Casa lotada com um monte de bandas contratadas via Facebook, MySpace e Twitter... Ok. Hehehehe.

Certamente.

Um aceno de longe!!!

sidious
Veterano
# set/11
· votar

Del-Rei

velho vc tem 15 anos?

Vo te ensina uma coisa, entra no mypsace dessa banda aqui oh..

http://www.myspace.com/kiara.rocks

Faz uma breve pesquisa sober eles na internet, vc ja saca que tem publico e que se vc pegar essa banda eles vao levar gente pro seu evento..

É soh fazer isso antes de contratar, que o evento lota xD

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar

sidious
http://www.myspace.com/kiara.rocks

É, amigão, só que essa banda já tem estrada.

Não é dessas que estamos falando.
Estamos falando das que estão começando, que são novas e estão tentando galgar um espaço.

Faz o seguinte: Manda um e-mail pra Kiara Rocks e todas as bandas que vc julgar "grandes" e pergunta quantas delas já teve que vender ingressos.
Vc vai se surpreender.....

Um aceno de longe!!!

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar

sidious
Cara, entendo suas ponderações e , acredite, concordo com algumas.
Um dos pontos em que discordo de voce é a questão de considerar investimento.
Dia desses a banda participou de um evento, comprou ingressos mas não vendeu todos. Prejuízo de uns R$ 100. Divididos por cinco integrantes, deu R$ 20 prá cada, o que não é tão grave. Fomos chamados pelo mesmo cara e tocamos no evento seguinte, dessa vez não tendo que entrar com dinheiro,e com direito a comida e bebida. Foi uma evolução.
Neste show, fomos contactados por algumas pessoas e eu já recebi dois email perguntando quanto a gente cobra prá tocar etc etc.
Já tivemos ganho efetivo em $ com isso? Não.
Temos possibilidade de ganhar alguma coisa? Sim.

Prá gente, esse "sim" aí em cima já tá valendo,entendeu? Mas a cosia é relativa, depende de cada banda!

Richard Guitar
Veterano
# set/11
· votar

Velho coloca ai o site do seu bar vai, ou da sua produtora..

Não, não sou dono de bar, nem de produtora.
Não estou querendo te convencer de nada com meu "papinho" como você diz.
Estou argumentando em cima de suas respostas, que por sinal, faço questão de colocar na integra.
Em nenhum momento você argumentou em cima de alguma resposta que eu dei.

Aqui eu falo pra quem tem banda independente que toca som próprio! Existe uma ordem das coisas a ser seguida.. e não dá pra começar já querendo fazer show..

Claro.

Mas que banda que não sabe tocar nada, ainda está na casca do ovo vai querer tocar em algum lugar? Isso é tão óbvio que não cabe como argumento.

Agora me diga uma coisa, quem é o mais errado nessa situação? O dono que deixa uma banda assim tocar, ou a banda que mesmo sem saber nada, ir lá e pagar pra tocar ?

Banda iniciante, não precisa de show..

Tem dois lados da moeda, se vc tem uma banda só com o intuito de tocar pra se divertir.. não quer fazer esforço nenhum, e acha que em uma maravilhosa noite de lua cheia vai colar um produtor ou empresario no seu show.. vai ver vc tocar! E vai querer te contratar.. vai sonhando..

De novo a mesma coisa, quem é o mais errado? A banda preguiçosa, que não quer fazer esforço nenhum, ou a casa que vende o espaço? Me diga quem está sendo folgado (não digo nem ingênuo) nessa história?

Acho que o que você não está entendendo é o seguinte, quando se paga pra divulgar o show ao vivo da banda, não está dando dinheiro para o dono da casa. A banda está visando o lucro, e é óbvio que isso parte do presuposto de que a banda é realmente boa, e que tem certeza que seu trabalho vai agradar. (Se bem que isso é bastante subjetivo, mas enfim...)

Uma coisa é a banda ter boas músicas, ter uma cd bem produzido, etc.. outra coisa é a banda ser boa ao vivo, ter presença de palco, carisma, etc..

Por isso falei, a boa imagem tem que ser construida no mundo real também.

Fazendo analogia, A Cocacola mesmo tendo todo seu poder, e as pessoas sempre consumindo, mesmo assim ela ainda paga para aperecer na mídia, porque? Porque ela está visando o lucro na frente. Ela sabe que quanto mais aparece, mas ela é lembrada, isso é propaganda, propagar a imagem.

As pessoas tem que vê a banda, tem que sentir a onda, se conectar com a banda, não é só escutar a música.
E pra isso acontecer, você tem que tocar ao vivo.

De novo, o mesmo argumento.
Isso que você vem falando sempre é certo, não está errado não.
Acho que ninguem aqui falou que isso é errado. É claro que a banda tem que se preparar muito. E pra banda se preparar, tem que haver investimentos, em ensaio, em equipamentos, em estudo, etc..

Só que está incompleto, uma coisa é tocar no quarto, no estudio, gravar suas músicas, podendo voltar a vontade, etc. etc.. outra coisa é tocar em cima de um palco.

E essa parte ao vivo da banda também tem que ser divulgada.

E não, a banda não vai está preparada para tocar em cima do palco depois desse tempo. Tá, ela pode está mais segura do que uma banda que não fez esse trabalho, mas mesmo assim, em cima do palco é diferente do que no quarto, ou no estudio.

Abraço.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar

sidious

Pelo que entendi vc é contra esse sistemas de cotas de ingresso a ser pagos e não do pagar pra tocar em si. Confere?

Marcelo Bico
Veterano
# set/11
· votar

-Dan
Bicho, acho que ele é contra os dois. De qualquer maneira, tá saindo dinheiro da banda na frente...

Gabriel Laymann
Veterano
# set/11
· votar

Pagar pra tocar? Se a banda é boa (e se quer tocar no palco junto com outras bandas maiores, ao menos deveria ser) não deveria ter tanta dificuldade em vender uma cota de ingressos. Claro, existem n fatores, mas de modo geral, é isso.
E quanto aos produtores... os caras estudam para desenvolver essa habilidade (tirar o máximo de lucro, de -quase- qualquer maneira possível). Os caras podem ser exploradores, mas é o trabalho deles fazer isso. É o capitalismo (e eu não sou nenhum anarquista, mas é a realidade).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Desabafo esquema Pay to play.