Desabafo esquema Pay to play.

Autor Mensagem
Caike_bend
Veterano
# ago/11 · Editado por: Caike_bend


Fala, galera. Vim desabafar.


É incrível tamanha manipulação das produtoras locais sob as bandas em ascendência. Claro, ou aceita ou fica fora do esquema comercial. Veja meu caso:

Tenho uma banda de hardcore que há muito luta por espaço. Até que apareceu uma oportunidade para que a banda possa ser vista: Abertura do show para o ForFun. Ótimo, o show lota, vai ser legal pra banda. Mas nem tudo são flores: A banda TEM que vender trinta ingressos, caso contrário sairá do bolso da banda a diferença. Por exemplo, se temos R$350,00 em ingresso e só vendermos R$100,00, os outros R$250,00 terá que sair do nosso bolso.

Detalhe, o valor é bem maior que isso. Recebemos 30 ingressos: 10 de primeiro lote custando R$30,00; 10 de segundo lote custando R$35,00 e 10 camarotes que custam R$50,00. Bem caro, não? Pois é, todos acham, poucos compram. E isso me assusta, pois tenho que prestar conta até quinta (hoje é terça) e ainda falta cerca de 15 ingressos. Eae? Se não vender? A banda se fode. Em troca de quê?! Uma mísera apresentação, corrida, de 30 minutos. Vale a pena? Não sabemos.. mas que dá um ''up'' na banda não podemos negar ;/

Infelizmente, como sabemos, é assim que é. O capetalismo influência em tudo. Ah! Se todas as bandas fossem como Dead fish ( http://www.fotolog.com.br/deadfishoficial/61398756).

Bem, é isso. Vocês sofrem com esse tipo de coisa nas suas bandas?

Valeu!

kaaafé
Veterano
# ago/11
· votar


Ninguém alcança o sucesso sem antes passar pelo anonimato, e lembrando que ambas as partes tem suas desvantagens...

Mais é lutando que se vence!

Sobe naquele palco irmão, e da o teu melhor.
Faz a galera pirar mesmo..
Quem sabe, em alguns minutos de som, podem surgir novas oportunidades, e um novo futuro! :D

Abç!

Stalingrado
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend
Bicho... Vou ser sincero contigo: o negócio tá é bom pra vocês! Vocês vão abrir o show do ForFun, uma banda já conhecida, vão ter que vender 30 ingressos! A banda tem quantos integrantes? Divide igualmente pra cada um... Corram atrás.

Outra coisa: vocês vão abrir o show sozinhos? Ou outras bandas vão participar?

Esse lance de vender ingresso é um saco, mas tem coisa muito pior do que o caso de vocês.

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend

Sinceramente:

*Se não conseguir vender 30 ingressos ( vcs não conseguem 30 pessoas que estão afim de ver o show de vcs?? ¬¬ ) é pq vcs não estão na hora ainda, é MUITO pouco ingresso. E não é estranho ouvir estorias de 8 entre 10 bandas que no inicio quem comprava e ajudava eram os parentes. Tentou vender pros seus tios? o/

*Tampouco não achei caro!

Para de reclamar a e corre atras, METE A CARA!! Vai pra rua, fica na porta do local do show enche o saco de amigos do colégio, manda spam por mail pra TUDO mundo que vc conhece! Divulga no face e etc etc, trabalha!! A banda é negocio tg, precisa de investimento, precisa de fluxo de caixa e etc..Se não pensar dessa forma, ou vcs são muito fod@s e o sucesso vira naturalmente ou encare realmente como um negocio e corre atras, trabalhando vcs chegam lá...

Em troca de quê?! Uma mísera apresentação, corrida, de 30 minutos.
Se vc acha realmente que não vale a pena, não faça!!

Sem chororo, por favor!! A oportunidade é ÓTEMA!!!!!

Desabafei tb!! o/

Obs:

Uma Ideia.
Pq vcs não subsidiam esses ingressos que estão faltando?? Vendam eles mais baratos e paguem somente a diferença...É melhor que pagar o TOtal que vai faltar no final, sacou!?! O ingresso de 50 vcs vendem por 30 ( camarote ) e bancam só os 20 da diferença e etc...

Nem vou cobrar pela ajuda na produção.

AlanGarcia
Veterano
# ago/11
· votar


Cara a vida eh assim mesmo ... Não se deve olhar pra trás!

Vou te dar um conselho: Sempre Vá pelo caminho mais longo, pois ele vai te dar segurança la na frente.

Richard Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


apareceu uma oportunidade
Isso, uma oportunidade.

Ótimo, o show lota, vai ser legal pra banda.
Certo, show lotado, visibilidade, legal pra banda.

Eae? Se não vender? A banda se fode.
Não, a banda vai ter que pagar a diferença, isso não é se fuder, é o investimento que você está fazendo para que sua banda seja vista em um show lotado.
E você disse que falta 15 ingressos, ou seja, vocês já venderam 15 ingressos, meio caminho andado!!!

Em troca de quê?! Uma mísera apresentação,
Como é que você chama de mísera apresentação, se agora pouco você escreveu que é:
Uma oportunidade, show lotado, ótimo para a banda e que dá um ''up'' na banda

Vale a pena? Não sabemos
Analisa se o que você vai gastar vale mais do que sua crença no sucesso da banda.

Infelizmente, como sabemos, é assim que é. O capetalismo influência em tudo.
Não deixe que esse pensamento impeça o seu sucesso de acontecer.

Abraço.

Caike_bend
Veterano
# ago/11
· votar


kaaafé
É o que vamos fazer. Subir naquele palco e dá o melhor de nós. Valeu.
Stalingrado
5 integrantes. Desses 5, 2 são quase incapazes de correr atrás por falta de tempo. Trabalham o dia quase que todo.. Mas estamos confiante. São 5 bandas de abertura.

ogner
Cara, estou em Fortaleza. Aqui, qualquer coisa acima de R$25,00 a galera acha ruim. Exodus + Kreator foi R$45,00 e não deu quase ninguém. Grave Digger foi cancelado por falta de publico e o ingresso não tava caro. Djavan e Ana Carolina foram R$30,00 e quase não deu público. Entende? Cidadezinha complicada. Tamo correndo atrás de tudo, confiança. Vale a pena? Vale sim, eu sei disso, tanto que a banda já quis desistir por medo de não conseguir vender e ter que desembolsar a grana toda, mas eu bati o pé e falei que eramos capazes. Gostei da idéia do subsídio.

Valeu!


AlanGarcia
Isso ae. Valeu.
Richard Guitar
Vai dá certo.
Mas veja, faltam 15 ingressos. 15 x 35 = R$525,00. Ficaria um tanto quanto complicado pra 5 adolescentes descolarem essa grana, não?


Ta tudo dando certo, conseguiram vender mais ingressos. O vocalista teve a idéia de fazer rifa e parece que tá dando certo.

O que eu queria mesmo era protestar contra as produtoras que fazem desse esquema, dessa busca de espaço pelas bandas, uma alavanca para lucro. Não os condeno totalmente, é claro que eles precisam lucrar, são empresa, mas o meio com que fazem isso é que não concordo.

Já toquei em uma seletiva para abrir show do Fake Number (que é uma porcaria) que funcionaria, em tese, assim: Seriam selecionadas duas bandas: A melhor e a que vendesse mais ingresso. Foi anunciado isso, mas sou 'amigo' de um dos organizadores da produtora e ele me falou ''-Caike, essa história não existe. As duas selecionadas, serão as duas que vender mais ingressos.'' ou seja, não importa quão boa seja a banda, se ela não vender, se ela não gerar lucro, ela não toca. Entendem o que quero dizer?

Valeu!

Simonhead
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend

Manda ver, meu caro. Todas as sugestões acima foram postadas por pessoas que provavelmente já estiveram na mesma situação que você está OU ouviram falar desse esquema ai, que acontece em todo o mundo.

Boa sorte para a sua banda! \o/

Stalingrado
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend
A gente desabafa, velho, mas não tem pra onde correr. Se tu te revolta com tua banda, é muito fácil pros produtores arranjarem outra pra ficar no lugar... E tipo, o que tem de banda querendo secando uma oportunidade assim não deve ser brincadeira!

Corre atrás mesmo, brother. Ter banda é trabalho duro!

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


A grande questão não é vender os 30 ingressos, e sim fazer a banda de otária pra enriquecer os produtores. Vender ingresso não é e nunca foi obrigação da banda e sim dos organizadores do evento. Banda é música e não administração dos outros. Enquanto tiver essas manipulações nunca esse cenário musical será respeitado e decente

Não podemos confundir trabalho duro com ser bobo. Além de tocar tem que fazer as vezes de Bilheteiro num evento que tem a estrutura pra tal, se fosse por iniciativa própria da banda, mas não, é obrigação pra poder tocar, não percebem o quanto isso soa ridículo?!

Mas se a decisão da banda ou músico é se ajoelhar e implorar, vão em frente.

Abraços

Marcelo Bico
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend
Cara, isso acontece direto com a minha banda. Sabemos, como foi dito aí em cima, que vender ingresso não é tarefa da banda. Mas a minha visão é que isso é investimento.

Por exemplo, no show dessa bund... quer dizer, banda For Fun, vai encher de retard... quer dizer adolescente doido prá conhecer algo melhor do que aquela merd... quer dizer banda For Fun.

É a sua chance, véio. Vai lá e arrepia.

Caso se arrependa, avisa aí que a minha banda toca lá no seu lugar he he he.

Abração e boa sorte. Não perde essa, não.

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Me parece tambem uma excelente oportunidade, desde que não sejam 25 bandas a abrirem o show do Forfun.

Ja vi coisas como essa, e nem tinha banda de grande porte e todos reclamavam também.

Entretanto, alguém tem que organizar o festival e alguem tem que pagar o festival.

Ou vc corre atras e monta o seu festival ou vc participa no dos outros financiando. Essa é a lei.

Hansen
Veterano
# ago/11
· votar


Tá fácil ser produtor hoje em dia heim... nem cachê precisa mais pagar, ao contrário...

Richard Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Mas se a decisão da banda ou músico é se ajoelhar e implorar, vão em frente.

É esse tipo de pensamento que faz com que muitas vezes boas bandas nunca apareçam.

Pois o orgulho é maior do que a vontade fazer as coisas acontecerem.

O que não pode é passar a vida toda esperando uma mudança de cenário que talvez nunca aconteça, e se um dia acontecer, talvez seja tarde demais para a sua banda aparecer.

Abraço.

Will Bejar
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
Richard Guitar
Falaram tudo!!!

Black Horse Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


esse tipo de pensamento que faz com que muitas vezes boas bandas nunca apareçam

Pois o orgulho é maior do que a vontade fazer as coisas acontecerem.

Não é questão de orgulho, é questão de ser bobo ou não, a intenção é bem clara nesses eventos: Dane-se a música, quem pagar mais toca! Sucesso fabricado não dura nada!

Cada um tem sua opinião, a minha é que existem várias formas de fazer com que a banda apareça. Cada um segue o caminho que quiser, porém tenha em mente as consequências de seus atos.

Enquanto muitos músicos "novos" seguem sonhando "Vamos vender ingressos pra poder tocar no show, oh vende aí pra sua família que eu vendo pra minha e vamos vender na escola, vamos ser famosos vamos ser rockstar!"

Alguns produtores "Não precisa se preocupar não, o público a gente faz o seguinte, tem um monte de banda desesperada pra ser famosa, a gente joga pra eles venderem as entradas, e no final pegamos nossa comissão"


Mas é isso aí, como diz o slogan "Brasil, um país de todos"

Mas é isso aí, como já vi produtor falando "Quer ganhar dinheiro fácil? Trabalhe com bandas de jovens sonhadores, eles sempre acabam tocando mas em vez de você pagar pra eles, eles é quem pagam pra você, o importante é o lucro no final no seu bolso"

Mas talvez num país como o Brasil esse seja o meio de aparecer na mídia mesmo.

Pior do que ficar esperando uma mudança é fazer com ela nunca aconteça alimentado o sistema atual.

Só um toque, já ouviram falar do projeto Phoenix? São de pessoas que não ficam esperando a mundança acontecer e sim, fazem as mudanças acontecerem

Abraços

Caike_bend
Veterano
# ago/11
· votar


Simonhead
Valeu ;)
Stalingrado
Valeu a força, mano! :D

Black Horse Guitar
Você pegou o fio da meada !Isso ae, isso me revolta. D:
Esse é meu desabafo, valeu por complementar.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend
Já tive que vender ingresso (tirei do bolso) pra tocar sozinho, ou com outras bandas desconhecidas no cénario.

Sinceramente, eu acho que vcs tinham que ter aproveitado O MÁXIMO o fato de tocarem com banda conhecida, e tinham que ter feito o melhor marketing possível pra aproveitar a oportunidade... Divulgação em massa, rolo compressor.

Eu não curto For Fun, mas mesmo assim teria feito propaganda em todos os lugares.

Da próxima vez, se mexam mais. Não adianta reclamar que o sucesso não chega, se vc reclama de vender 30 ingressos.

Um aceno de longe!!!

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Black Horse Guitar

Eu acho que...

Ou vc corre atras e monta o seu festival ou dá seus pulos (como vc bem sugeriu) ou participa no festival dos outros financiando, afinal de contas, o cara que produziu o evento e contratou o For Fun quer lucrar msm e isso não é errado.

assacinodeemos
Veterano
# ago/11
· votar


cara tem gente que acha normal isso....só no brasil mesmo

absurdo! o musico tem que preocupar apenas em estudar e fazer sua musica,esses porcos capEtalistas fodem tudo!

Cara não curto esse negocio de pay to play,eu não tocaria assim,as pessoas no momento que aceitam isso estão compactuando com esse esquema.Se todos se recusarem não havera mais isso.Lute contra o sistema.
Se voce está nessa situação a culpa é sua!

abçs e boa sorte nas vendas.

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


assacinodeemos
Cara não curto esse negocio de pay to play,eu não tocaria assim,as pessoas no momento que aceitam isso estão compactuando com esse esquema.Se todos se recusarem não havera mais isso.Lute contra o sistema.
Se voce está nessa situação a culpa é sua!


Se todos recusarem e não se organizarem a unica coisa que vai acontecer é nunca ter festival nenhum pra ninguem tocar.

leo2505
Veterano
# ago/11
· votar


Caike_bend
Se vc acha que não vai colocar nem metade do dobro que pediram (kkk) larga de mão da música...

No mais, Forfun é conhecida e a tua banda eu nunca ouvi falar, seria a mesma coisa que se vc tivesse uma empresa e quizesse que a logomarca aparecesse para todos os usuários do Brasil na pagina inicial do Google do lado da logo deles... de graça nem injeção na testa hoje em dia hehe

Por muito menos bandas do underground gastam bem mais, só pelo simples fato de gostar do que fazem e quem sabe um dia se tornar um pouco popular nesse meio impopular.

Richard Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Richard Guitar
· votar


o musico tem que preocupar apenas em estudar e fazer sua musica

Porque ?

Fica parecendo que as pessoas ou os organizadores de festivais que tem que ir até você do nada, e apreciar sua música, "e te dá tudo que você merece".

Uma coisa é você estudar e fazer a música, no momento que estiver se dedicando só em fazer a música.
Outra coisa é arranjar meios ou usar os meios existentes para fazer com que sua música seja ouvida pelas pessoas.

São duas coisas diferentes.

As pessoas tem que largar um pouco esse pensamento de que a sua música é espetacular, transcedental, e que ela por si só já terá o poder de atrair multidões.

Não é bem assim.

Abraço.

volus
Veterano
# set/11
· votar


Acho que as proprias bandas organizarem seus festivais é a solução.

Esse sistema de cotas parece ser justo, mas é só aparência.
Vender ingresso é uma coisa normal, mas é normal em porta de bilheteria. Vender ingresso "na rua" é, no mínimo, bisonho. Se fôr uma banda ultra-conhecida, pode até rolar. Mas esse esquema "justo" de vender ingresso, seria justo se a banda pudesse montar uma bilheteria na porta do dia do show.

A solução é montar seus próprios festivais. Reúna várias bandas. 10 bandas com 5 integrantes cada uma, divide o aluguel de uma casa de show por 50.

Como atrair o público?

Entrada franca. E se apresentar o flyer ainda ganha um copinho de cerveja.

Como ganhar dinheiro assim?

Consumação. Nem todo mundo topa pagar ingresso, mas todo mundo topa beber e comer. A casa é de vcs, bora vender cerveja, refri, churrasco, com os preços devidamente reajustados pelos prejuízos q os 50 tiveram até aqui!
Agora nós somos os "donos" do bar :D

Marcosrcf
Veterano
# set/11
· votar


Caike_bend
Em troca de quê?! Uma mísera apresentação, corrida, de 30 minutos. Vale a pena? Não sabemos.. mas que dá um ''up'' na banda não podemos negar ;/

Como já disseram, para de reclamar e apela na divulgação, é uma PUTA chance pra vocês.
Algumas coisas que eu já vi bandas que tocaram comigo fazendo (e deu certo).

* Faça e leve camisetas da banda pra jogar pra galera
* Escolha 1 música (de preferência a 'mais conhecida') e faça um flyer com a letra dela na frente e com contatos/agenda atrás. Distribuam no dia, na porta.
* Façam banners, adesivos e o escambau.

Caike_bend
Veterano
# set/11
· votar


Enfim, o show passamos. Vendemos os ingressos e não tocamos. É isso ai.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Caike_bend

Pq vcs não tocaram?

Will Bejar
Veterano
# set/11
· votar


Caike_bend
Como assim, mano!?!?!?!?!

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Caike_bend
Não entendi nada agora....

ricardopaulob
Veterano
# set/11
· votar


Sempre foi dessa forma, banda que não tem visibilidade no mercado tem que ralar muito para conseguir aparecer.. Você tem que analisar se o investimento vale a pena...

Tocamos algumas vezes vendendo ingressos assim, e na maioria das vezes valeu a pena, e hoje somos convidados para tocar nos lugares sem precisar pagar (porém ainda sem receber) porque a galera curtiu o som e somos uma galera tranquila. Tivemos algumas decepções, perdemos dinheiro, mas no geral valeu apena mostrar a cara...

Abraços,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desabafo esquema Pay to play.