Como saber que uma pessoa tem ouvido absoluto?

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guschard
Veterano
# jan/11
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WinKRoD
Vê lá que é legal.

GuiMolusco
Mas o "30 hours workout" é mais técnica, né?? Eu treinei um pouco os exercícios de lá, e percebi que exercício é tudo a mesma coisa. Não é porque é do Steve Vai que são melhores do que os 1234 comuns. Hahahahaha.

Bom, pra agregar alguma coisa ao tópico:



PQP!!! Olha que coisa absurda!!!

guschard
Veterano
# jan/11
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Se eu tivesse um filho assim, eu seria um pai muito feliz.
Hahahahahahahaha

Math14
Veterano
# jan/11
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Nossa o topico teve uma discussão boa,pensei que ele não ia dura rsrs

WinKRoD
cara acertei 4 das 12 naquele teste duas vezes kkk

Math14
Veterano
# jan/11
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guschard
que isso mano,esse muleke e mutante kk

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
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guschard

mas vc leu a parte "Ear Training"? tem umas dicas bem legais, os exercícios d téc. naum tirei muito proveito naum

xanderayes
Veterano
# jan/11
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WinKRoD
Vou manter a minha postura e não discutir com você.
Tudo que tenho a dizer sobre o seu post é que quando gravei aquilo, nem sonhava em ouvido absoluto.

Renato F
Veterano
# jan/11
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O ouvido, de quem tem ouvido absoluto, identifica as frequências. Por esse motivo, um instrumento desafinado* (Lá diferente de 440) causa muito desconforto.

Já li também (num livro que eu folheei numa livraria, não lembro o nome) que com o passar dos anos esse dom, para os músicos, pode se tornar uma maldição. Qdo ficamos mais velhos nossa capacidade auditiva diminui e a identificação de certas frequências fica mais dificil o que vai, consequentemente, causar confusão na identificação das notas.

xanderayes
Veterano
# jan/11
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Renato F
Você disse que uma pessoa identifica a frequência de uma nota, mas não é bem assim. Imagine que nós podemos distinguir cores, mas não pela frequência de cada uma, e sim por uma característica própria dela. Por exemplo, cinza é uma cor triste enquanto o amarelo é uma cor alegre. Com as notas musicais é a mesma coisa. As pessoas com ouvido absoluto não sentem a frequência da nota, e sim uma característica especial dela.

Renato F
Veterano
# jan/11
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Entendi, mas, essa característica não seria atribuida pela própria frequência?

Quando vc citou as cores como exemplo acredito, que seria mais correto compará-las aos acordes e não às notas. Afinal, é facílimo distinguir um acorde maior de outro menor, por exemplo.

Abraço!

xanderayes
Veterano
# jan/11
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Renato F
Você está certo que a característica de cada nota é devida à sua frequência, mas quando uma pessoa com ouvido absoluto ouve uma nota ela não pensa "Ei, esta nota tem 440 Hz, portanto é um Lá". Ela percebe uma certa característica da nota. Foi um treino exaustivo para mim, mas se você abrir a cabeça e ouvir de verdade cada nota musical, perceberá que uma pode soar um pouco mais viva do que a outra, talvez um pouco mais vibrante ou mais suave, etc. É algo bastante subjetivo, mas com o tempo vira algo natural.

guschard
Veterano
# jan/11
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Renato F
Entendi, mas, essa característica não seria atribuida pela própria frequência?

Quando vc citou as cores como exemplo acredito, que seria mais correto compará-las aos acordes e não às notas. Afinal, é facílimo distinguir um acorde maior de outro menor, por exemplo.

Abraço!


Não. Pensa assim:

O que você imagina da cor verde?? Uma cor viva, que se destaca, etc. O que você imagina do marrom?? Uma cor mais sombria, mais triste. Para quem tem ouvido absoluto, as notas passam a ter características como essas. Uma nota pode ter características diferentes de outra. O correto não é fazer analogia das cores com os acordes, já que qualquer um (praticamente qualquer um) consegue distinguir um acorde maior de um menor, mas apenas quem possui ouvido absoluto consegue identificar essas características de cada nota.

E também esse negócio de que ouvido absoluto causa desconforto não é bem assim. Segundo David Lucas Burge, quando alguém com ouvido absoluto ouve uma orquestra que está afinada em A 435MHz, por exemplo, ele percebe que não estão utilizando a afinação padrão, mas isso não causa desconforto. É como pintar sua parede com uma cor mais clara ou mais escura.

Já no caso de a orquestra possuir 2 instrumentos desafinados entre si, isso causaria desconforto à qualquer pessoa que fosse ouvi-la, mesmo que essa pessoa não possua nenhum conhecimento musical.

Ouvido absoluto jamais seria uma maldição na vida de um músico, mas sim uma benção.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
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Stéfani crossfox tem o ouvido absoluto... KAPSJKAISJOIAJS piada de inteligemt.

WinKRoD
Veterano
# jan/11
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meu deus... só recomendo, quem REALMENTE quiser saber o que é ouvido absoluto, leia um livro pelo menos uma vez na vida.
e novamente eu recomendo, ''alucinacoes musicais''. nao custa sair da ignorancia.

carlcarl
Veterano
# jan/11 · Editado por: carlcarl
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a minha percepção musical é a relativa.
nas minhas turmas(na uni-rio)alguns colegas com a percepção absoluta ficavam desorientados quando estavamos em uma sala de aula em que o piano estava afinado fora do la 440 hertz,os outros se adaptavam sem dificuldades.
não é vantagem nem desvantagem ter ou não ter uma percepção musical absoluta.
exemplo:quando eu não estou com o meu instrumento musical por perto e tenho que escrever uma partitura em uma determinada tonalidade pego uma nota qualquer como base(relativamente falando)e escrevo a musica,não erro nunca.
o mais importante é ter um pouquinho de talento com ou sem ouvido absoluto.
carlcarl

fernando tecladista
Veterano
# jan/11
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Renato F
com o passar dos anos esse dom, para os músicos, pode se tornar uma maldição

as minhas
- não consigo aprender instrumento transpositor: Sax em Mib, trompete em Sib....
- pegar uma partitura e tocar lendo e precisar usar o transpose do teclado por algum motivo, também é horrivel
- qualquer coisa que toco/escuto eu decoro as notas como se fosse a letra, devido a identificação das notas, os solos mais complexos que faço em um tom, quando entro em outra banda que o tom é outro, tem coisa que preciso reescrever

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vantagens
- posso tirar uma música de ouvido, escrever a partitura sem tem instrumento por perto pra conferir o que eu ouvi
- em algum lugar que me chamam no susto, que chego no palco sem saber o que vai rolar, é mais facil: ninguem precisa ficar falando qual é o tom da música, pra onde modulou a ponte, pra que tom subiu no final... é só ouvir as tonicas e os fraseados do baixo e ir embora

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