Como saber que uma pessoa tem ouvido absoluto?

Autor Mensagem
Math14
Veterano
# jan/11


Eu tenho essa duvida,pois que eu saiba isso e um "dom",mas vi num texto dizendo que muita gente tem "ouvido absoluto ativo" e nem sabe,ou não e musico.Mas ai vem a questão com se descobre que vc tem esse "dom"? pois vc não precisa num mínimo ter uma noção musical?

flw,abç

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Pergunta pra ela.

Zandor
Veterano
# jan/11
· votar


Toca uma nota sem ela ver e pede pra ela repetir a nota

Codinome Jones
Veterano
# jan/11
· votar


Math14
Obvio que tem que saber alguma coisa, não é porque você nasce com uma facilidade em alguma coisa que vai conseguir realiza-lá do nada, sem nem saber o que está fazendo.

marculyynoxD
Veterano
# jan/11
· votar


É quando o cara bebe muita "VÓDEGA" de aquilidade, absolut absolut até ter um ouvido absoluto rs...

WinKRoD
Veterano
# jan/11
· votar


Obvio que tem que saber alguma coisa, não é porque você nasce com uma facilidade em alguma coisa que vai conseguir realiza-lá do nada, sem nem saber o que está fazendo.

/\ nada a ver, se voce ler e estudar o assunto, vc vai ver que quem tem ouvido absoluto tem facilidade para a identificacao e reproducao de notas, por exemplo, uma pessoa que tem ouvido absoluto distingue as notas facilmente, ela categoriza os sons na mente dela, como ''tal nota é tao mais aguda que a outra, ou tantos tons mais grave'' ou ''essa é uma terca desta nota ou uma quinta daquela'' apenas de escutar as notas, sem ter conhecimento previo musical. na maioria dos casos a pessoa forma uma imagem auditiva na mente dela para cada som diferente. se vc pesquisar ''perfect pitch'' no google vc vai achar bastante coisa em relacao a isso.
artistas como yngie malsmteen e ritchie balckmore tem ouvido absoluto sabia? tem um capitulo bem interessante sobre isso no livro ''alucinacoes musicais'' do oliver sacks.

Math14
Veterano
# jan/11
· votar


WinKRoD
nossa cara falow bonito para espertalhão ai Codinome Jones

marculyynoxD
Num teve graça .

fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


talvez a pessoa tenha o local do cérebro digamos "pronto pra ativar" mas como não toca não ativa, não tem parametro já registrado na cabeça da pessoa para usar para distinguir outros sons, é um computador sem S.O.

eu tenho e comecei a aprender música com 11 anos, acho que isso começou aparecer com uns 14
antes dos 11 eu escutava música como qualquer leigo, não ficava com aquela cara de "???" por achar que aquilo que ouvi era igual a outra coisa que ouvi

não tinha nada registrado no cérebro dos 11 aos 14 foi o tempo que eu lia partitura e ouvia a nota, lia dó e escutava um dó... essa freqüência de dó, ré... deve ter ficado associada com o nome de tanto ouvir que lá pelos 14 percebi que ouvia que ouvia qualquer um tocando e já sabia o nome da nota

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


fernando tecladista
Quando você ouve sons que não são música(transito, mulditão, um trem), associa com notas musicais?

WinKRoD
Veterano
# jan/11
· votar


fernando tecladista
Não. quem tem ouvido absoluto ja nasce com isso, e nao desenvolve. sinto em informar mas voce nao tem ouvido absoluto, tem só um bom ouvido (: além do mais o ouvido absoluto funciona como um ouvido normal lol, toda hora esta ''ativado'' a não ser que vc ative seu ouvido só quando vai tocar musica...

Black Fire
Isso é savantismo. savants musicais. nao ouvido absoluto (:

fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Black Fire

não com a mesma perfeição, porque não tem perfeição

nisso entra um pouco o lance de "som musical" e barulho notas músicais tem oscilações (Hz), harmonicos.. são limpos
em barulhos isso é desorganizado, as vezes um barulho tem um ou outro harmonico tão alto quanto o original

onde é mais ciclico como um motor de carro escuto as notas na hora, barulhos curtos, como algo bater algo em objetos também é mais limpo e identifico a nota na hora

barulho de multidão é mais complicado, depende da quantidade, poucas acaba soando cada pessoa individualmente, muitas como um estadio de futebol dificil ter uma frequencia que predomina, as vezes alguma se destaca, mas já começa outro canto de torcida que vira outra coisa misturada no final muitas vezes fica soa como um ruido branco

http://www.youtube.com/watch?v=GRcppUVFoso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_branco

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


WinKRoD
/\ nada a ver, se voce ler e estudar o assunto, vc vai ver que quem tem ouvido absoluto tem facilidade para a identificacao e reproducao de notas, por exemplo, uma pessoa que tem ouvido absoluto distingue as notas facilmente, ela categoriza os sons na mente dela, como ''tal nota é tao mais aguda que a outra, ou tantos tons mais grave'' ou ''essa é uma terca desta nota ou uma quinta daquela'' apenas de escutar as notas, sem ter conhecimento previo musical. na maioria dos casos a pessoa forma uma imagem auditiva na mente dela para cada som diferente. se vc pesquisar ''perfect pitch'' no google vc vai achar bastante coisa em relacao a isso.

Agora foi você que falou merda. Ouvido absoluto não é saber que uma nota é a terça ou a quinta da outra, isso é ouvido relativo. Ouvido absoluto é ouvir uma nota do nada e conseguir dizer: "isso é um C". São 2 habilidades diferentes e não possuem ligação entre si, já que alguém com ouvido relativo pode ter um ouvido relativo melhor do que alguém com ouvido absoluto, e treinar seu ouvido relativo pode nunca te levar a ter ouvido absoluto.

- "Mas como, se o cara com ouvido absoluto consegue identificar as notas de cara??" R: Alguém com ouvido relativo identifica intervalos, ou seja, ele pode encontrar intervalos mais facilmente do que alguém com ouvido absoluto.

É possível fazer uma analogia com cores:
Uma criança aprende a distinguir o vermelho, verde, amarelo, etc, porque tem contato com essas cores o dia inteiro. O contato com notas musicais é bem menos freqüente, mesmo em famílias bem "musicais".
Ao contrário do que muitos pensam, há métodos para desenvolver o ouvido absoluto. Se quiser saber se alguém tem essa habilidade, peça pra a pessoa cantar determinada nota e confira se ela acertou. Ou toque alguma nota e peça para ela identificá-la.

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire
Quando você ouve sons que não são música(transito, mulditão, um trem), associa com notas musicais?

Isso é savantismo. savants musicais. nao ouvido absoluto (:

Isso é ouvido absoluto. Ouvir sons e conseguir identificar o tom destes sons.

maspn
Veterano
# jan/11
· votar


que sacanagem, tem gente que estuda ha mais de 15 anos, e sério... é algo normal reconhecer uma nota...

GuiMolusco
Veterano
# jan/11 · Editado por: GuiMolusco
· votar


que sacanagem, tem gente que estuda ha mais de 15 anos, e sério... é algo normal reconhecer uma nota...

pensando por aí, é verdade msm

sei lá, mas eu imagino q quem tem ouvido absoluto deve ter algo a mais... certo?

WinKRoD
Veterano
# jan/11
· votar


guschard
Nao se desenvolve ouvido absoluto, quais sao suas fontes? sao confiaveis? vc é um profissional? ou vc leu tudo na wikipedia? ''ao contrario do que muitos pensam'' e vc é quem pra dizer ao contrario do que profissionais formados pensam? se vc é um profissional com tempo de estudo e fontes confiaveis eu adoraria ouvir algo produtivo. ao inves de dizer que o que eu disse foi merda. JÁ LI E ESTUDEI MUITO esse assunto. concordo que me expressei mal na diferenca entre relative pitch e perfect pitch
mas quem tem ouvido absoluto TEM OUVIDO RELATIVO .
é algo ÓBVIO.

recomendo à vc o livro ''alucinacoes musicas'' do oliver sacks, se vc souber ler e tiver o empenho de pesquisar algo alem da wikipedia, vc vai se impressionar com a quantidade de conteudo util nesse livro (:
abracos.

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


maspn
que sacanagem, tem gente que estuda ha mais de 15 anos, e sério... é algo normal reconhecer uma nota...

Tentar cantar um D e depois um A# sem ter ouvido nada antes. Se você acertar, vai viver de música porque esse é o caminho.

WinKRoD
Veterano
# jan/11
· votar


http://perfectpitchtest.com/
ai galera vejam como vcs se saem nesses testes !
(:
o relative pitch vc identifica as notas a partir do dó.
no perfect pitch vc nao tem referencia nenhuma.
boa sorte

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


uma pergunta um pouco tosca, mas além do ouvido claro, ter um ouvido absoluto ajuda mais no que exatamente? na leitura tbm?

xanderayes
Veterano
# jan/11
· votar


Eu vi um monte de gente aqui falando merda e se achando o grande entendedor do assunto.
A primeira besteira que li foi que o ouvido absoluto é uma habilidade em que o cara consegue distinguir a relação entre duas notas, algo como uma terça maior ou menor. Isso já foi esclarecido por um colega que disse que essa habilidade se chama ouvido relativo. Outra grande merda que ouvi foi que é impossível adquirir ouvido absoluto se você não nasce com ele. Eu sou a prova viva disso, pois nasci sem essa habilidade e agora eu a possuo.
Procure aqui no fórum sobre um cara chamado David Lucas Burge e baixe o seu material. É de extrema utilidade, tanto que foi o que me deu essa habilidade. Além do cara explicar o que é o ouvido absoluto e detonar várias mentiras e besteiras sobre o assunto, ele ainda te mostra o caminho passo a passo para como chegar no nível de um cara que nasceu com essa habilidade, por meio de vários exercícios.

Posso ter lido várias merdas, mas a pior que li foi a da "VÓDEGA" absolut. Pelo amor de Deus, prefiro assistir Zorra Total!

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


pra ser sincero eu naum conheço muito do assunto, mas imagino q c vc se esforçar por muito tempo, pode naum chegar a ter o ouvido absoluto, mas com certeza vai chegar bem perto, na minha humildissima opinião

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


WinKRoD

Nao se desenvolve ouvido absoluto, quais sao suas fontes? sao confiaveis? vc é um profissional? ou vc leu tudo na wikipedia? ''ao contrario do que muitos pensam'' e vc é quem pra dizer ao contrario do que profissionais formados pensam? se vc é um profissional com tempo de estudo e fontes confiaveis eu adoraria ouvir algo produtivo. ao inves de dizer que o que eu disse foi merda. JÁ LI E ESTUDEI MUITO esse assunto. concordo que me expressei mal na diferenca entre relative pitch e perfect pitch
mas quem tem ouvido absoluto TEM OUVIDO RELATIVO .
é algo ÓBVIO.

recomendo à vc o livro ''alucinacoes musicas'' do oliver sacks, se vc souber ler e tiver o empenho de pesquisar algo alem da wikipedia, vc vai se impressionar com a quantidade de conteudo util nesse livro (:
abracos.


Bom, então somos 2 que já leram muito sobre o assunto, e quando eu comecei a procurar sobre isso nem existia Wikipedia. Procure sobre David Lucas Burge, ele esclarece muito bem o que é ouvido absoluto. Não digo que qualquer um possa desenvolver, mas não é algo que ou você nasce com, ou nunca terá.

E novamente digo, ouvido absoluto é diferente de ouvido relativo. Por exemplo:

É tocada um C e depois um D.

Quem possui ouvido absoluto pensa assim:

"Primeiro foi tocado um C, depois um D. Há 1 tom de diferença entre eles."

Quem tem ouvido relativo:

"Primeiro foi tocado um C e depois uma nota 1 tom mais aguda, portanto a segunda nota é um D."

Entendeu a diferença??? Ter ouvido absoluto significa identificar as notas, não os intervalos. Por consequência, é possível identificar os intervalos, mas não é a mesma coisa. Então não é tão ÓBVIO, como você disse.

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco
uma pergunta um pouco tosca, mas além do ouvido claro, ter um ouvido absoluto ajuda mais no que exatamente? na leitura tbm?


Na leitura não, mas ficaria mais fácil para você olhar para uma partitura e imaginar a melodia dela na sua cabeça, ou até cantá-la, entendeu?? É uma habilidade do car****.

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


xanderayes
Eu vi um monte de gente aqui falando merda e se achando o grande entendedor do assunto.
A primeira besteira que li foi que o ouvido absoluto é uma habilidade em que o cara consegue distinguir a relação entre duas notas, algo como uma terça maior ou menor. Isso já foi esclarecido por um colega que disse que essa habilidade se chama ouvido relativo. Outra grande merda que ouvi foi que é impossível adquirir ouvido absoluto se você não nasce com ele. Eu sou a prova viva disso, pois nasci sem essa habilidade e agora eu a possuo.
Procure aqui no fórum sobre um cara chamado David Lucas Burge e baixe o seu material. É de extrema utilidade, tanto que foi o que me deu essa habilidade. Além do cara explicar o que é o ouvido absoluto e detonar várias mentiras e besteiras sobre o assunto, ele ainda te mostra o caminho passo a passo para como chegar no nível de um cara que nasceu com essa habilidade, por meio de vários exercícios.

Posso ter lido várias merdas, mas a pior que li foi a da "VÓDEGA" absolut. Pelo amor de Deus, prefiro assistir Zorra Total!


Sério??? Que loco. Já vi o método dele mas nunca tive saco pra seguir. Só peguei a informação contida nele mesmo.

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


depois eu vo dar uma procurada nos exercícios desse David Lucas Burge como q é exatamente? é legal msm?

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


http://perfectpitchtest.com/
ai galera vejam como vcs se saem nesses testes !
(:
o relative pitch vc identifica as notas a partir do dó.
no perfect pitch vc nao tem referencia nenhuma.
boa sorte


Nossaaaa, eu mando muitoooo. Fiz 0 pontos!!!
Hhuaahuhuauhahuauhahua

WinKRoD
Veterano
# jan/11
· votar


guschard
haha, cara eu sei a diferenca, concordo que me expressei mal e que seus exemplos foram mais esclarecedores.

xanderayes
HAHAHA cara, desculpa, mas voce tem 17 anos, e postou um cover do god save the queen em que há guitarras desafinadas. vc nao concorda comigo que, SE vc tivesse ouvido absoluto, vc teria corrigido esse pequeno ''inconveniente'' ?
SE vc tivesse ouvido absoluto, vc nao teria nem comecado a gravar com as guitarras desafinadas, dado a agonia que, quem tem ouvido absoluto sabe, sente quando escuta uma nota desafinada.
desculpa mesmo, mas claramente isso é MIGUE

guschard
Veterano
# jan/11
· votar


GuiMolusco
É um método em inglês bem longo, acho que uns 10 CDs. Se você não tiver restrição de tempo (trabalho, escola em período integral, etc), acho que vale a pena dedicar um tempinho nisso. Mesmo que não vá adquirir ouvido absoluto, você aprende bastante coisa e é interessante.

WinKRoD
Veterano
# jan/11
· votar


guschard
eu dei uma olhada no trabalho do cara. é bem interessante. valeu pela dica.

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


guschard
vo ver sim, tempo eu tenho bastante, eu tava seguindo akele método do steve vai "30 hours workout" e lá tem alguns exercícios de ouvido, na verdade são mais dicas do q exercícios, eu tenho feito eles e percebi uma grande melhora

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber que uma pessoa tem ouvido absoluto?