【FIXO】 Tópico Oficial Sobre Ebay - Poste suas dúvidas/relatos de compras, rastreamento

Autor Mensagem
ROo
Veterano
# nov/12
· votar

Samuel Silvino
Não é todo produto que passa de $50,00, qualquer produto é passível ser taxado, menos de $50,00 não é taxado apenas se for enviado de pessoa física para pessoa física. Se não me engano, livros e CDs não são taxados.

E não é necessariamente o valor que faz o seu produto ficar ou não retido, obviamente algo de valor mais alto pode supostamente chamar a atenção do fiscal, ou um pacote muito grande, mas uma guitarra minha já passou direto, por exemplo. Eles trabalham por "amostragem", mas como eu falei, valores altos, pacotes grandes e até, quem sabe, constância nas compras (se você por apenas pessoa física, já que é proibida prática importação para fins comerciais), pode levar o seu produto ser tributado.
A questão é:
O imposto é calculado de 60% em cima do valor do produto + o frete.
Além disso, há o ICMS, que será:
valor do produto + frete + 60%/0,82 ou 0,83 = BASE DE CÁLCULO DO ICMS
Desse valor tira-se 18%.

Esta é a conta correta.
Se o produto for entre $50 - $500
emissão de NTS: paga o imposto, se tiver, no correios para retirar, dinheiro vivo.
$500 - $3000
DSI: já expliquei isso neste tópico.

O fato é, esteja preparado para pagar o imposto total, se não pegar, que ótimo.

Samuel Silvino
Veterano
# nov/12
· votar

undefinedfconde77

Se vc comprar um escudo de U$52,00 e o frete custar U$13,00 o total da compra será de U$ 65,00

Mas é 52,00 + frete, rsrsrs
Obrigado! Me ajudou muito, hoje o dólar chegou a R$2,05. O.O

Samuel Silvino
Veterano
# nov/12
· votar

undefinedROo
se você por apenas pessoa física, já que é proibida prática importação para fins comerciais), pode levar o seu produto ser tributado.

Eu não entendi muito bem, a questão é, se eu pedir para o vendedor colocar na encomenda o nome de uma pessoa física ao invés de uma empresa há chances deu não pagar imposto?

Obrigado.

ROo
Veterano
# nov/12
· votar

Samuel Silvino
Eu só estava explicando de maneira geral, sem adentrar necessariamente no seu caso. Quis dizer em quais casos ocorre maior probabilidade de ser taxado e até ter que prestar contas na Receita. Se você importa um braço este mês, 2 mês que vem, 2 no outro, eles te chamarão para esclarecimentos, pois a frequência em compras pode levar a Receita a crer que você está importando para venda; sendo pessoa física, isso é proibido.

Ué, você tem empresa? Se você tem empresa o cálculo dos impostos são outros, são outros procedimentos. Se for pro seu nome, vai pro seu nome, oras.
O que eu falei é que menos de $50,00 não paga imposto apenas em uma modalidade: pessoa física para pessoa física, serviço postal. Todos os outros casos são passíveis de tributação.

Fabianomr
Veterano
# nov/12
· votar

Ué, você não pediu ajuda ao vendedor?

Eu contactei-o, mas não obtive resposta.

Fabianomr
Veterano
# nov/12
· votar

Fabianomr
Ué, pelo menos todas as minhas compras tinham esse tipo de código.

O código começa com "C"? Não há nada antes não? O código está completo?

Fisherman
Veterano
# nov/12
· votar

JJJ
Já tentou rastrear no USPS?
Já. No início aparecia como postado. Agora nem aparece mais.

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar

Fisherman

É porque eles arquivam o processo depois de um tempo. Mas tem um jeito de pedir para voltar a aparecer o rastreio no USPS, só não lembro como... Aconteceu o mesmo com o meu pacote que levou 145 dias! Quando chegou em casa eu nem acreditei, já tinha dado por perdido.

sandro1909
Veterano
# nov/12
· votar

ROo

E ae, já chegou sua Jackson ? Cara, estou prestes á acionar o Procon ou o JEC para esclarecer como anda minha guita. Não é possível tanta demora. Está parada desde 30/08, dois meses parada. Semana retrasada ( 30/10 ) paguei as taxas no BB e até agora os FDP nem a DSI emitiram ainda. Já estou desconfiado se sumiram , se trocaram peças na guita ou algo parecido. Será que isso pode realmente acontecer ? Nessa merda de brasil nada funciona mesmo porraaaaaa. Vc que já é experiente em importação, devo procurar meus direitos ?

Abraço.

ROo
Veterano
# nov/12
· votar

sandro1909
Não sou experiente não, se fosse não teria comprado nessa modalidade. Uma empresa que fizesse todo o desembaraço seria bem melhor. O que a Central de Atendimento do Correios falou? Provavelmente nada, não é?

Bom, você pode tentar o PROCON embora eu não tenha boas experiências com ele, pelo menos aqui em Londrina. O seu caso é absurdo, eu realizei o pagamento no mesmo dia que você, embora tenha pedido a guitarra em outubro.
Manda um email educado para aquele email que veio no telegrama, explicando que já se passou muito tempo e gostaria de saber quando chegará.

sandro1909
Veterano
# nov/12
· votar

ROo

Os rreios dizem que é mesmo assim, que demora e tal. Mas porra cara, já estão extrapolando demais. Eu fico puto, porque não é pouco que o cara paga de imposto, ou seja, estamos engordando afú o caixa do governo com essas importações, e o que recebemos são explicações sem nexo, ninguém sabe de nada, naõ podem dar explicações, não são autorizados a dar contatos e tal. É assim que somos tratados, como contrabandistas e muambeiros.

Acabei de mandar um email pro contato da carta, duvido que respondam, mas valeu a dica.

E sua guita, chegou já ?

Abs

ROo
Veterano
# nov/12
· votar

sandro1909
É o seu caso é foda, o meu não tá muito fora da normalidade.

Eles respondem sim, o que você não pode fazer é aloprar e descascar todo mundo, que aí os caras vão é te ferrar mesmo. Explica a situação direito, fale com gentileza...
Eles devem responder hoje no final da tarde ou amanhã, pelo menos foi assim comigo.

Chegou nada, tá do mesmo jeito "Aguardando emissão de DSI"
e tem 11 dias pra um show.

Duds McCready
Veterano
# nov/12
· votar

Minha novela do pedal que mandei modificar nos EUA vai longe. Hoje liguei na agência dos correios e se fosse pagar o imposto (coisa que não farei), teria que desembolsar "meros" R$244,09!!!!!!

Então, liguei para alguns números para me informar sobre como proceder e até agora o que disseram é: Preencher o documento de revisão, mas... vou tentar adiantar o envio de docmentações que comprovem que o pedal é meu. Assim, mandei mensagem para a ouvidoria da Receita a respeito do meu caso e vou aguardar a resposta antes de proceder com qualquer coisa.

Vou atualizando aqui, para que caso aconteça com mais alguém, uma situação semelhante, a pessoa saiba como proceder ;)

Abraços!

marcelogui
Veterano
# nov/12
· votar

Duds McCready

Cara, sem querer te desanimar.....

"AUDITORES-FISCAIS PARAM PORTOS, AEROPORTOS E FRONTEIRAS, NA SEGUNDA-FEIRA"
http://www.dzai.com.br/blogservidor/blog/blogservidor?tv_pos_id=117041

Cada dia mais eu me decepciono com minha pátria amada, idolatrada....

Abraço

Duds McCready
Veterano
# nov/12
· votar

marcelogui
Cara, sem querer te desanimar.....

Paciência né, mas não vou pagar esse imposto indevido nem morto hehehe.

Valeu pela notícia! Brasil il il!

Abraços!

sandro1909
Veterano
# nov/12
· votar

ROo

Cara, como te falei, nada de responderem meu mail. Estou desanimado afú, a ponto de não saber mais nada. Se eu receber minha guita, já estou no lucro agora. É isso que dar importar uma mercadoria em um país de terceiro mundo... brasil, ETERNAMENTE UM LIXO!
Abs

Crossqb
Veterano
# nov/12
· votar

Pessoal

Para os casos como o do Duds McCready, quando vcs mandam produtos para fora, para sofrer alguma modificação apenas, compensa conversar na Receita ou em alguma empresa de COMEX e fazer uma Exportação para Aperfeiçoamento Passivo. Nesta modalidade de exportação o produto é enviado para fora e quando vc envia, vc já informa que é para fazer alguma alteração, informa numero de série do produto e todo resto. O produto pode ficar lá por 90 ou 120 dias, não lembro, prorrogáveis por mais 90 ou 120 se necessário. Quando enviam o produto de volta ele não está sendo importado e nacionalizado, então você não precisa pagar os impostos.

Não sei se para pessoa física teriam que contratar uma empresa de COMEX para fazer este serviço e tbm não sei quando isso custaria, mas as vezes compensa pagar pela comodidade e garantia do que apostar na "agilidade" da receita.

Duds McCready
Veterano
# nov/12
· votar

Crossqb
Olha a resposta que a Ouvidoria da Receita me enviou:

"Não tendo V.Sa enviado seu produto de forma regular - Declaração Simplificada de Exportação - a analise da Fiscalização não foi mal realizada, como escreve V.Sa, por tratar-se de entrada no País de um produto usado, que no Regime de Tributação Simplificada é tolerada, que não trazia provas de sua saída regular do País devendo, conforma a Legislação Aduaneira, ser tratado como Produto Importado."

Então tem que se declarar até a cueca que vc vai viajar para fora, já que tudo que vc leva pra fora está sendo exportado... heheheh

Independente de qquer resposta deles, vou até onde der pra não pagar imposto de novo para o meu pedal. Infelizmente como já fazem 5 anos que comprei, não encontrei a nota fiscal...

Abraços!

davi_t
Veterano
# nov/12
· votar

As encomendas estão paradas hein? tenho 3 vindo da Ásia com 1 mes e uma semana e nada de chegarem, normalmente chegam antes de um mês. Fora os casos de importacao acima de $500, que estão demorando à berça, qual o prazo médio de encomenda vinda dos EUA via priority? To querendo pegar um amp valvulado mas to com receio de demorar mais q 2 meses mesmo sendo abaixo de $500 (importacao via correios, sem DSI).

Del-Rei
Veterano
# nov/12
· votar

Duds McCready
Então tem que se declarar até a cueca que vc vai viajar para fora, já que tudo que vc leva pra fora está sendo exportado... heheheh

Fala, maluco!!!!!
Então, cara, quando vc vai viajar, não tem como declarar.... Antigamente vc preenchia um formulário e declarava estar saindo do país com determinado produto, e na volta era só mostrar essa declaração. Era preenchida no próprio aeroporto, num guichê específico pra isso, da receita federal.

Mas hoje não tem mais isso, então, se for levar alguma coisa, o ideal é levar a nota fiscal pra mostrar na volta. Se não tiver a nota, fudeu.

Essa tal declaração simplificada de exportação seria feita se você fosse mandar via postal....
:/

Recorreu do valor do imposto já...?

Um aceno de longe!!!

Duds McCready
Veterano
# nov/12
· votar

Del-Rei
Ontem eu peguei o formulário de reexame.

Eu vou imprimir tudo quanto é coisa que eu tenho, desde os e-mails, Pagamento do Paypal, site do Keeley onde mostra que modificação de pedal do cliente é mais barato que comprar um novo/modificado e etc...

Procurei que nem um camelo a nota fiscal, mas fazem uns 4 anos q tenho esse pedal. Achei nota de pedais mais antigos q ele, mas justamente a que preciso, nada =/. Murphy rules... hehehe

Então vou juntar tudo o que eu tenho de informação pra mandar junto do formulário. Eu vou tentar até o final pra reverter esse imposto heheh.

Vou atualizar por aqui sobre o andamento disso hehehe

Abraços!

Del-Rei
Veterano
# nov/12
· votar

Duds McCready
Putz, que bizarro, cara..... Mas esse imposto foi calculado em cima do valor do pedal novo do keeley?? Pq o Boss novo não daria esse valor todo.... Foi o BD?

Já aconteceu ima bizarrice dessa comigo.... O gravador H1 que custou 99 dólares, me cobraram quase 250 de imposto... Mas veja pelo lado positivo, mesmo pagando caro, ainda saímos no lucro se considerarmos todas as importações que vieram sem tributos, haha. Isso me consola!!

Foda......

Um aceno de longe!!!

Duds McCready
Veterano
# nov/12
· votar

Del-Rei
Não. É uma mod no TS9, lembra que te falei que tinha curtido mais a MOD que o original, né? Mandei pela minha irmã pra ela enviar por lá, já que foi bem mais rápido do que se tivesse mandado por aqui.

Eles estão cobrando o imposto sobre um pedal "novo" modificado. Exatamente 60% heheh. Enfim, eu vou mandar esse formulário e com tudo o que eu tiver pra provar que é uma modificação em um pedal meu, usado, pra evitar pagar os 250 reais.

O ideal mesmo seria ter a nota, mas faz muito tempo e acho que ela já era... enfim, vou atrás... hehe

A propósito, o BD2 já está comigo heheheh. Pedal sensacional!

Abraços!!

Del-Rei
Veterano
# nov/12
· votar

Duds McCready
A propósito, o BD2 já está comigo heheheh. Pedal sensacional!

Hummm!!! É verdade, lembro de vc ter comentado sobre isso já! Hahaha... Memória péssima! Não sabia do TS9... Pô, então curtiu mesmo a mod do cara, né? Cara, que azar... Geralmente esses pedaizinhos pequenos tipo Boss passam direto na alfândega...

Depois diz ae o que achou do pedal!!
\o/

Um aceno de longe!!!

limabean
Veterano
# nov/12
· votar

Gente boa,

Estou muito perto de fechar negócio numa Gretsch 6120 pelo eBay. Ela custa 2.400 dólares e o frete vai sair por 175. Antes de eu perguntar qualquer coisa a não ser o valor do frete, o vendedor logo me disse que sabe que as taxas da alfândega brasileira são absurdas e por isso a loja tem uma flexibilidade notável quanto a preços de declaração. Depois de trocar algumas mensagens de negociação, ele concordou em declarar o instrumento a 300 dólares (!).

Sou completamente leigo no assunto, então aí vai.

Primeiro:
Se o valor declarado for menor que 500 dólares, isso significa que estaria isento de pagar a taxa de 60% sobre o valor total do produto caso fosse "sorteado"?

Segundo:
Caso eu tenha que pagar a taxa. Digamos que o fiscal veja o trambolho, abra, pegue a nota fiscal e não acredite que tal instrumento tenha custado meras centenas de dólares. Ele pode tomar alguma providência a respeito (pra me ferrar, claro)? Tipo confiscar minha guitarra pra sempre ou fazer eu pagar uma taxa mais absurda ainda. Ou se a nota diz que é tanto, é tanto e ponto final?

Agradeço desde já a atenção e cooperação de todos! Estou quase deseperado, visto que faltam poucos dias pro leilão mo site acabar.

Abraços!

davi_t
Veterano
# nov/12
· votar

limabean

Primeiro:
Se o valor declarado for menor que 500 dólares, isso significa que estaria isento de pagar a taxa de 60% sobre o valor total do produto caso fosse "sorteado"?

Não, menos de 500 vc nao terá que preencher uma DSI, mas provavelmente voce será taxado pelo valor declarado pelo vendedor. No meu ver é pequena a probabilidade de o auditor desconfiar e desconsiderar o valor de 300 para aplicar a aliquota em um valor arbitrado por ele. Produto de grandes dimensoes como uma guitarra geralmente é taxado.

Segundo:
Caso eu tenha que pagar a taxa. Digamos que o fiscal veja o trambolho, abra, pegue a nota fiscal e não acredite que tal instrumento tenha custado meras centenas de dólares. Ele pode tomar alguma providência a respeito (pra me ferrar, claro)? Tipo confiscar minha guitarra pra sempre ou fazer eu pagar uma taxa mais absurda ainda. Ou se a nota diz que é tanto, é tanto e ponto final?

Ele nao confiscará sua guita. relaxe. A taxa (aliquota de Imposto de importacao via correios) é unica = 60% . A nota pode ser desconsiderada pelo auditor, se ela nao merece fé.
Não é comum o auditor abrir a encomenda pra verificar o conteudo etc. Pois se o fosse a receita teria que contratar 10x mais funcionarios, nao é viavel. O comum é a mercadoria passar no raio x, o auditor ver que é uma guitarra, verifica o valor declarado pelo remetente e calcula o imposto devido, se vc declara $100 em uma guitarra ele desconfiará. Se vc declara $300 em guitarra cuja a caixa tem o logo da Fender, ele ver no raio x que ela veio com case etc, ele provalvemente desconfiará. Mas isso varia muito de auditor pra auditor, acredito que se ele for das antigas ele nem vai saber o que é aquele logo ou o nome Fender e vai deixar passar de boa. Se vc pegar um auditor que toca guitarra,rsrs, ele conhece e sabe que aquele valor nao merece fé vai na internet e ver qual o valor medio e aplica a aliquota. Simples assim.

makumbator
Moderador
# nov/12 · Editado por: makumbator
· votar

davi_t
Ele nao confiscará sua guita. relaxe. A taxa (aliquota de Imposto de importacao via correios) é unica = 60% . A nota pode ser desconsiderada pelo auditor, se ela nao merece fé.

Mas é importante avisar que o fiscal pode arbitrar o valor que ele considera o correto, e sobre ele aplicar o imposto + possível multa (pela fraude). Caso o comprador se negue a pagar, e perca os recursos administrativos que fizer, o instrumento será confiscado e irá a leilão da união. No caso de entrar com recursos há também taxas de armazenagem da encomenda (pois ela fica guardada até os recursos correrem).

É importante lembrar que muitos estados brasileiros cobram também o ICMS em importações (a alíquota varia em cada estado).

Aqui uma ferramenta para auxiliar nos cálculos:

http://www.fergonez.net/variados/impostos.php

limabean
Veterano
# nov/12
· votar

davi_t
makumbator

Muito obrigado pelas informações! Agora me sinto um pouco mais seguro pra fechar esse negócio. Pelo menos acho menos arriscado do que trazer eu mesmo de lá, tendo que passar pela alfândega no aeroporto e correndo o risco da companhia aérea quebrar mais um instrumento meu (já quebraram meu violão elétrico uma vez).

Mais uma vez, muito obrigado!

Abraços.

Del-Rei
Veterano
# nov/12
· votar

limabean
Fala, cara.... Cota de 500 dólares é só pra quem chega de viagem de avião. Compras via postal, em tese, têm limites de 50 dólares... E mesmo assim, tem umas regrinhas, não é liberado geral não. Mas normalmente compras pequenas acabam passando direto na fiscalização.

Se acharem que sua guitarra custa mais que 500 dólares, vai ser encaminhada pro ImportaFácil, que é um processo mais demorado e mais caro. E pode sair bem caro, serão 60% em cima de todo o valor aduaneiro (produto + frete + seguro) além das taxas extras do ImportaFácil. Prepare o bolso. Tudo à vista.

Boa sorte.

Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# nov/12 · Editado por: makumbator
· votar

limabean

Como o Del-Rei explicou, a cota de 500 paus é para viajantes internacionais via aérea (há cotas diferentes para via terrestre e marítima). Pelo correio (ou empresa de transporte), há o imposto a pagar a partir de 50 dólares entre pessoas físicas, ou a partir de qualquer valor se envolver pessoa jurídica.

Lembre-se que o pagamento para isso é a vista, na hora da retirada, sem parcelamento, cheque, nada disso... E o fiscal pode desconsiderar o valor da nota da loja, e arbitrar qualquer outro que ele achar adequado (com certeza maior).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial Sobre Ebay - Poste suas dúvidas/relatos de compras, rastreamento