【FIXO】 Tópico Oficial de iniciação aos membros novatos do FCC

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# ago/07 · Editado por: Pardal


A todos os membros que, recentemente integrados ao Fórum Cifra Club e não desejem fazer feio já no prmeiro dia

Antes de tudo, sejam bem-vindos. Estamos à disposição para ajudar e esperamos de vocês disposição também para que haja sempre uma troca de conhecimento, em prol do bem comum.

Como membro já veterano, teho observado que, principalmente no Fórum de violão, muitos novatos não tem ainda uma boa orientação. Gostaria de deixar claro alguns pontos importantes quanto a isso, então por favor não tenham preguiça de ler, ok?

A primeira dica que devo dar a vocês, eu gostaria de ter recebido quando entrei, agora que olho para trás: Os tópicos mais recentes aparecem na primeira página que abre, quando você escolhe o Fórum, e não na última!!! Lembro-me que, quando começei, em 2005, toda hora clicava no número mais alto e respondia aos tópicos mais antigos. Não façam isso! Os tópicos mais recentes estão na primeira página que aparece (só pra reforçar). Isso evita mal-estar com os já acostumados, visto que atrapalha as discussões mais recentes.

Segundo, ao criarem um novo tópico, verifiquem se o assunto já não foi desenvolvido em outro tópico, mais antigo. Ao criarem um tópico, coloquem palavras-chave, uma por uma, e não apenas o título que vocês queiram dar. Aí sim, se você achar um tópico antigo e ele, no seu desenvolvimento, não lhes responder as dúvidas, postem nele as mesmas.

Terceiro: quando forem se referir a alguém especificamente, cliquem no nick da pessoa, que será reproduzido na sua caixa de diálogo.

Quarto: quando citarem a fala de alguém, basta clicar no botão quote, que já aparecerá na sua caixa de diálogo também.

Quinto: as configurações de fonte (negrito, itálico e sublinhado) são usadas da seguinte forma: você aperta a configuração que deseja dar, e aparecem dois "balões", como a seguir:

Qualquer coisa

Para que o que você deseja escrever obtenha a configuração que você deseja, deve-se escrever entre os balões, e não antes ou depois. Exemplos:

[b-][/b] Qualquer coisa - Errado

[-b][/b] Qualquer coisa [-b][/b] - Errado

Qualquer coisa [-b][/b] - Errado

Qualquer coisa - Certo

Finalmente, Se quiserem desenvolver um assunto não-musical, basta irem ao OFF TOPICS, o último fórum listado. Verdadeiro sinônimo de prática do ócio, o OT (carinhosamente assigladado) é o lugar certo, e não o fórum de violão, para contar piadas, vantagem, etc...

Novamente, sejam bem-vindos. Obrigado por lerem até o final (os que assim fizeram). Se não fizeram, perdeu-se-lhes uma oportunidade de mirarem raro procedimento no FCC: o uso da norma culta.

TG Aoshi
Veterano
# ago/07 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Pardal
Boa iniciativa, cara! Esse fórum tá precisando! =p

Mas "correge" essa primeira dica aí: Dá até pra organizar os tópicos pelos mais recentes, mas acho q o padrão é organizá-los pelos tópicos com as respostas mais recentes! Por isso mesmo é bom que o pessoal verifique a data de criação do tópico para não cometer a gafe de responder um tópico contendo uma dúvida "do século passado", achando que esta é recente.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07 · Editado por: luiz_sjrp
· votar


Pardal
Moderador do Fórum de Violão.
Valeu!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


TG Aoshi

Mas e se algum usuário abriu um tópico mais antigo para responder alguma dúvida? Você vai deixar de lê-la só porque o tópico é da era paleozóica? Não! Devemos entender que, se alguém ressuscitou um tópico antigo, pode ter alguma dúvida a respeito e podemos ser úteis. É por isso que, quando alguém "upa" um tópico antigo, eu sempre olho pra ver se posso ajudar. Não tem a ver com a data de criação do tópico, e sim com a data de resposta, pois ela determina (teoricamente) a contemporaneidade da questão. é por isso que responder tópicos antigos atrapalha, mas se um tópico antigo reapareceu, precisamos verificar porquê!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp

Moderador do Fórum de Violão.

Não, não sou. O que aconteceu foi um corta-cola fora do meu conhecimento. Mas ficou um efeito legal...

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp

Obrigado por avisar.

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, que viagem!!!!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


Ok, finalmente. Agora, UP!!!! \o/

Pardal
Veterano
# ago/07 · Editado por: Pardal
· votar


Aparentemente, o veterano Pardal desconhecia certo recurso, que usou acidentalmente no primeiro post, pois colocou em seqüência vários
[-b][-/b], o que resultou na configuração mostrada no primeiro post de luiz_sjrp no tópico. OK, errata... Aparentemente, ele ficou com cara de panaca, pois queria dar o exemplo mas se deu foi muito mal... =P

Vivendo e aprendendo!!!

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


Pardal
Boa iniciativa! muito legal.

Terceiro: quando forem se referir a alguém especificamente, cliquem no nick da pessoa, que será reproduzido na sua caixa de diálogo.
levei um ano pra aprender isso...

é bom deixar linkado aqui outro topico relacionado:
Dica aos novatos, cuidado com a data da postagem.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/162104/

o pessoal novo sempre chega respondendo dúvidas jurassicas, como apontou o TG Aoshi. não há mal em ressucitar topicos, desde que haja um motivo. o problema é rsponder pergunta de anos atras, achando que o cara ainda ta esperando a resposta.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


kiki

Pior que responder é PERGUNTAR em tópico de 2003 e achar que o cara vai responder(e ainda dar up para esperar a tal resposta que nunca virá)

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Pardal
Bom, não era bem isso que eu quis dizer...

Não disse pra evitarem de "upar" os "dino-tópicos", nem deixar de lê-los, até mesmo pq deste jeito estaria promovendo a desorganização do fórum. Só to falando aquilo pra tomar cuidado, pq tem mtos tópicos pedindo ajuda, mas que são de anos atrás, tempo mais do que suficiente pro usuário ter sanado sua dúvida, e tem gente (a maioria são novatos) respondendo estas dúvidas como se fossem de hj. Tá certo que dependendo da dúvida, essas respostas novas até podem adicionar conteúdo ao fórum, mas é que o que eu mto tenho visto por aqui (não é regra...! =P) é que são dúvidas mto antigas e de interesse mto pessoal (algo do tipo "P: Alguém aí tem Y partitura?" | R: Eu tenho! te mando por email"), entende?

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


TG Aoshi
exato. de mes em mes aparecesse um desses.
as vezes o cara se empolga e responde mais de dz seguidos, entre duvidas novas e antigas.

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


TG Aoshi

tem gente (a maioria são novatos) respondendo estas dúvidas como se fossem de hj

Eu sei disso, e isso realmente merece atenção. Se perceber bem, a primeira questão que discuti foi essa: evitar responder aos tópicos antigos; citando o meu próprio exemplo!

Novatos

Reforçando que foi dito (vale reforçar, com certeza), não respondam a tópicos com datas de postagem muito antigas. Se forem sanar uma dúvida, que seja uma recente!!!! Se, no entanto, tiverem uma dúvida relacionada ao assunto de um tópico jurássico, podem postá-la no mesmo. Mas não postem respostas a possíveis ex-dúvidas!!!

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


makumbator

Pior que responder é PERGUNTAR em tópico de 2003 e achar que o cara vai responder(e ainda dar up para esperar a tal resposta que nunca virá)

Algumas pessoas já postaram dúvidas em relação a assuntos antigos e obtiveram de mim, pelo menos, atenção. Quando uma pessoa reativa um tópico, não se sabe o que postou. Por isso, sempre leio, pra ver se posso ajudar. Portanto, se quiser tirar alguma dúvida em um tópico "Dercy", pode contar comigo!!!

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Pardal
Desculpas... eu não tinha visto esta idéia quando eu li a dica
=)

Mas, isso ae! \o/
Parabéns pela iniciativa!
Espero que os novatos leiam isso aqui, e postem qualquer dúvida tbm!

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Pardal

hahah...tópico Dercy é foda! esse é o tópico imortal!

Claro que perguntar algo relevante ao assunto e não tratado antes da mesma forma (após consulta na busca) é até normal, mas há muitos ups bobos(apenas para dar uma risadinha, por exemplo), ou o exemplo clássico de "fulano manda também para meu e-mail! que o TG Aoshi citou, além de alguns completamente fora do assunto em questão...

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


TG Aoshi

OBAAAA!!!!

Brigado, cara!

moderadores

Obrigado por uparem meu tópico... Sinto-me lisonjeado, mesmo.

Guitar_L
Veterano
# ago/07 · Editado por: Guitar_L
· votar


Pardal
Boa mano pássaro =)
Stick no tópico aew moderação /o/
Edit: Já tá em stick ^^"
Abraços

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


makumbator
Claro que perguntar algo relevante ao assunto e não tratado antes da mesma forma (após consulta na busca) é até normal, mas há muitos ups bobos(apenas para dar uma risadinha, por exemplo), ou o exemplo clássico de "fulano manda também para meu e-mail! que o TG Aoshi citou, além de alguns completamente fora do assunto em questão...

Yup! Nessas horas, o uso do bom senso cai mto bem! XDD

manfrin
Veterano
# set/07
· votar


OLÁ GALERA
ESTOU COMEÇANDO AGORA, DECORANDO CIFRAS E TOCANDO CONFORME O RITMO DA MUSICA
ESTOU COM UM VIOLÃO EMPRESTADO (HORRIVEL) VI UM COM UM PREÇO BEM LEGAL (MEMPHIS TAGIMA AC39) OQUE VCS ME DIZEM?
OBRIGADO

Pardal
Veterano
# set/07
· votar


manfrin

Pega um Ashcole, que tá ótimo pelo preço que vi, ótima relação custo-benefício. Se tiver cokmo pagar mais, pega um Rozini acústico com tensor no braço, ou um Yamaha C-40, que é bem em conta.

Pardal
Veterano
# set/07
· votar


Novatos, leiam o primeiro post, o original!!!

allanaki
Veterano
# out/07
· votar


aki leian essa me ajudem pls sou novo ak

allanaki
Veterano
# out/07
· votar


pessoal,...onde começa a contar o traste no violão,o lutimo traste termina na ponta do instrumento?
qro saber tambem das subdivisões das notas musicais a localização dessas notas no violão para tocar, pois tenho o manual jak!!

ajudem respondem essa pergunta pls!

!pq qro aprender a tocar violão sozinho sem ter q ir em escolinhas.

luiz_sjrp
Veterano
# out/07 · Editado por: luiz_sjrp
· votar


allanaki
Olá, bem vindo.

pessoal,...onde começa a contar o traste no violão,o lutimo traste termina na ponta do instrumento?
Começa depois do Nut (pestana de plástico ou osso), próximo ao headstock do violão, onde estão as tarraxas. O último fica perto do "corpo" do violão.

qro saber tambem das subdivisões das notas musicais a localização dessas notas no violão para tocar, pois tenho o manual jak!!
Isso eu não consegui entender, explica melhor o que você quer. Que manual é esse, não seria um método?

pq qro aprender a tocar violão sozinho sem ter q ir em escolinhas.
Mas é a melhor coisa você ter alguém que te possa ensinar.

Abraço.

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


allanaki

pessoal,...onde começa a contar o traste no violão,o lutimo traste termina na ponta do instrumento?

O último traste é aquele que está quase caindo na boca do violão. Ah, e a primeira corda é a mais aguda. Segue um método prático e rápido de descobrir as duas coisas:

coloque o violão deitado no sofá com a "ponta" apontando pra você: o traste mais próximo a você é o primeiro, e o mais afastado, o último. A corda mais da esquerda é a primeira,e a mais da direita é a sexta. Este tópico é para orientar novatos de como usar o FCC, e não pra dar dicas de violão. Existem tópicos para isso, inclusive rolando altos papos. Mas seja Bem-Vindo!!! Espero que todos possamos enriquecer o conhecimento uns dos outros!!!

strmaker
Veterano
# mar/08 · Editado por: strmaker
· votar


apenas para participar. tem excelentes tutoriais sobre o bbcode na internet...

procurando...

achei!
daria para enumerar de maneira bem clara quais os bbcodes que deixaram e quais que tiraram?

[s]super lagal[/s] mas alguns formatos não foram permitidos

makumbator
Moderador
# mar/08
· votar


strmaker


Olha essa tabela:

http://en.wikipedia.org/wiki/BBCode

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


testando

underlined text

[quote]quoted text[/quote]

[code]monospaced text[/code]

[size=15]Large Text[/size]

[color=red]Red Text[/color]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial de iniciação aos membros novatos do FCC