Quais são as promessas da musica para o futuro?

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# jul/09


Bom, depois do "showneral" do MJ eu estava assistindo a MTV, e apesar de não curtir muito o estilo deles, fiquei pensando em algo que o Mion disse no Descarga MTV.
Todos os "herois" estão morrendo: Elvis, John Lennon, Jimi Hendrix e agora se foi Michael Jackson. Será que nesses ultimos 10 anos ou até mais, nasceu alguem que "promete" para o futuro? Ultimamente a musica esta tão efemera e comercial, que tudo é criado para ficar 2 meses nas radios e depois desaparecer! Será que um dos Jonas Brother irá se destacar e ser o novo Michael Jackson?
Nenhuma d' "As Meninas" se tornaram Madona, nenhum dos Back Street Boys um Michael, e hoje em dia, ao meu ver nada "promete" para o futuro!
Não estou discutindo estilos de musica, mas sim personalidades! Quando Michael morreu até quem nunca tinha se dado ao trabalho de ouvir sua musica correu pras lojas e compraram seu DVD. Isso acontecerá daqui uns 50 anos com algum artista que esta nascendo agora? Existirá alguem que vai revolucinar o rock como Elvis fez, "mudar" o mundo como John Lennon, reiventar a forma de se tocar guitarra como Hendrix ou ser o novo rei do pop?
Enfim, quais sao as promessas atuais para a musica no futuro? Novos herois sempre nascem ou os ultimos exemplares estao morrendo? No futuro, se um indivíduo passar tempo de mais no banheiro ele perderá o icone do minuto ou ainda existirá algo que ultrapasse gerações e atinga a população em escala global em relação a musica??
Bom, é isso ae! vamos debater!

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Quais são as promessas da musica para o futuro?
Eu sou a promessa!!
[/modsonhador]

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Eu sou bem otimista, acho que essa era de mediocridade dá brecha pra algo bom e novo a vir... o difícil era a divulgação desse "algo", mas graças a Deus a internet existe pra suprir isso. E ainda acredito que uma hora a mídia se toca que o povo não é mais burro e começa a dar espaço pra algo de mais valor artístico do que costumam exibir hoje em dia.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2
E ainda acredito que uma hora a mídia se toca que o povo não é mais burro

Antes isto vai ter que se tornar realidade...

leo2505
Veterano
# jul/09
· votar


Não li tudo, mas Brasil é isso, ontem os emos estavam no auge, hoje pouco se comenta, hoje é o sertanejo universitario, amanhã já não é mais... modismo capitalista é a promessa

Dogs2
Veterano
# jul/09 · Editado por: Dogs2
· votar


The Root Of All Evil
vc faz parte do povo, eu também

TWT ICE
Veterano
# jul/09
· votar


no brasil, victor e léo

acho que no futuro serão tipo de um zezé di camargo e luciano..

guitarclub
Veterano
# jul/09
· votar


Slash_1989
bom, cara. quem faz grande sucesso e talz é quem inova. nao adianta fazer algo que já é feito a muitos anos, mesmo que vc faça estremamente bem, que voce nao virará um imenso sucesso. no máximo, um sucesso passageiro. um exemplo disso sao os "shredders": hoje em dia existem trocentos, muitos deles são muito bons guitarristas, mas me diz o nome de um que está no mainstream...

estamos só no aguardo até vir alguém e der uma bela inovada, do mesmo jeito que Hendrix, Elvis, Eddie Van Halen, Michael Jackson, etc, fez. enquanto isso, vai continuar esses sucessos repentinos de 15 minutos...

mas, mesmo assim, nao boto muita fé que alguem consiga ficar no mainstream por anos e anos. hoje em dia TUDO está mais rapido... inclusive o sucesso. e, creio eu, que provavelmente vai ficar ainda mais rápido com o tempo.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


No Japão o Marty Friedman comanda. Lá tá bem então.

Winning Eleven
Veterano
# jul/09
· votar


Todos os "herois" estão morrendo: Elvis(...)
Mas Elvis não morreu

leo2505
Veterano
# jul/09
· votar


Michael Jackson tá feliz, ele morreu só pra se encontrar com o menino jesus!

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


Vocês esqueceram de Hermeto Pascoal, Nana Vasconcelos, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva, e por ai vai, que tem no nosso Brasil?

O problema da grande maioria é que gostem de coisa importada, esquecem que a nossa música é rica por natureza, e temos grandes músicos, que estão entre os melhores do mundo

Olhem mais para o nosso Brasil, que vocês esquecem das coisas importadas...

guitarclub
Veterano
# jul/09
· votar


Kamus23
infelizmente eles nao estao no mainstream e nem sao promessas para o futuro. sao artistas já com anos e anos de estrada...

Slash_1989
Veterano
# jul/09
· votar


Kamus23
Vocês esqueceram de Hermeto Pascoal, Nana Vasconcelos, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva, e por ai vai, que tem no nosso Brasil?
CERTO!!! desculpe por não cita-los acima, mas esses não se encaixam nas "novas" promessas. sao grandes icones, e "herois" da musica brasileira que nasceram junto com os herois gringos que falei.

A quanto tempo não surge um Chico Buarque?
"Pai, afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue"
Tão belo! tão bem trabalhado! Crítica à ditadura que conseguiu vencer a censura da época!
Isso ja não existe mais! é entristecedor a musica atual! e as esperanças de novas promessas vão cada vez mais diminuindo!


"Dormia a nossa Pátria mãe tão distraida, sem perceber que era subtraida em tenebrosas transações"


Que pena, que pena...

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Kamus23

Você seria amigo dele:


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d0/Cesar_cui.jpg /200px-Cesar_cui.jpg

Só que vc não é russo.

Master Ben Linus
Veterano
# jul/09
· votar


Eu acho, na minha opinião q o André Matos teria potencial para ser essa promessa, sei q ele jah eh mais um dos antigos, mas estudou muito a música clássica, é um excelente cantor, compositor, merecia mais popularidade na mídia

edu ROCK
Veterano
# jul/09
· votar


Slash_1989

Bem interessante esse assunto, cara.
Eu sou da opinião que nunca mais haverá alguém como Elvis, Beatles, Madonna, MJ, etc.
E quando digo isso não estou me referindo apenas a qualidade musical, mas também a extensão da fama desses artistas.

A Internet está mudando radicalmente a música ( e de uma forma geral, toda a indústria do entretenimento.)

Antes da Internet, existia uma maior homogeneidade.
As pessoas assistiam os mesmos programas de TV, viam o mesmo filme no cinema, e ouviam as mesmas músicas no rádio.
Evidentemente, existiam opções de escolha (assistir a um canal ou outro, ouvir essa ou aquela estação de rádio, etc).

No entanto, essa liberdade de escolha era limitada: você podia até trocar de canal, mas se você não gostasse do que estivesse passando em nenhum, o jeito era desligar a TV).

Some-se a isso o fato de que conseguir gravar um disco era caro e trabalhoso, e chegamos a conclusão de que não eram muitos artistas que conseguiam "chegar lá."

Resumindo: havia menos opções do que há hoje.
Então, de certa forma, todo mundo gostava mais ou menos dos mesmos artistas.

Com a Internet, esse cenário foi virado ao contrário.
Graças as facilidades da informática, hoje em dia quase qualquer pessoa consegue gravar músicas com uma qualidade razoável com seu PC em seu quarto, e colocá-las na Web pro mundo todo ouvir, em serviços como Youtube, MySpace, Palco MP3, etc, a um custo bem menor do que gravar um cd num estúdio e tal.

Então, a Internet ampliou assustadoramente as opções de entretenimento.
Usando uma frase que eu li em um livro recentemente, "Somos capazes de satisfazer nosso gosto pesoal como nunca antes, de criar e nos encerrar completamente em nossa cultura particular."

Ou seja, eu posso ser super fã de uma banda de rock progressivo de Belém do Pará que você nunca sequer ouviu falar, e do mesmo modo você pode ser fã de artistas que eu nunca ouvi falar também.

Eu acredito que a Internet, de certo modo, "fragmentou" a indústria da cultura.
Acho que a tendência daqui pra frente é a seguinte: em vez de existir UM mega astro com milhões de fãs, existirão VÁRIOS pequenos astros, cada um com seu pequeno grupo de fãs.

Sugiro a leitura de uma matéria no site da INFO, que é pertinente a esse assunto.Ela discute se MJ faria sucesso na era da Internet.

MJ faria tanto sucesso na era da Internet?

Abraço

Kaytah
Veterano
# jul/09
· votar


Olha.. eu acredito que o mundo da música realmente funcione em ciclos.. e acho que atualmente estamos numa parte ruim do ciclo, mas ainda muito longe do fundo do poço.
Para os próximos poucos anos.. talvez 5 ou algo assim.. eu vejo uma grande merda vindo. Qualidade musical mais baixa do quê já é. Visto que várias bandas "de nome" estão dando um tempo. E apesar de algumas terem voltado, não sei se elas continuarão por aí por muito tempo.
E como não vejo surgirem muitas grandes promessas nesses últimos tempos, acho que as coisas vão continuar nesse patamar medíocre que está. A menos que absolutamente do nada, apareça alguém mudando tudo.

Bom.. é isso o que eu acho do futuro a curto prazo. A longo prazo, acho que pode vir coisa boa.. daqui uns 10 ou 15 anos. Em todo caso, o que vai nos restar fazer, é continuar com as lendas ainda vivas e sustentando vivo o som de um passado mais glorioso. (60's, 70's e 80's)

Scrutinizer
Veterano
# jul/09
· votar


A época atual é sempre ruim, independente da época, né?

Parem com esse saudosismo idiota, os tempos mudara, veio a internet e não vai existir mais astros multimilionários como michael jackson, a música mudou e não vai existir mais o rock do led zeppelin, mas e daí?
Música boa continua sendo feita, a música continua seguindo sua evolução, a popularidade das coisas ruins sempre foi um problema no mundo, mas não prejudicou a maioria das boas bandas que existiram antigamente.
E aquele que queria que a música de hoje fosse como a de antigamente é aquele que não ama a música, mas sim, a estética da época.

Kaytah
Veterano
# jul/09
· votar


Scrutinizer
Ou talvez você apenas goste de música contemporânea.

Slash_1989
Veterano
# jul/09
· votar


lembrando que o foco não é o estilo da epoca, e sim a transformação da musica em algo muito efemero!
fica praticamente inevitavel citar os antigos compositores que tanto fizeram historia atraves dos anos, e é triste pensar que a musica tende a caminhar para o sucesso momentaneo! quem mais fala de susan boyle? daqui a uns meses ninguem mais lembrará dela!
creio q victor e leo se destaque tanto assim por que o sertanejo universitario esta na moda. algum tempo era funk carioca (glamurosa, rainha do funk)
ja ouvi dizer q arctic monkeys seria a banda q salvaria o rock. oq houve? ja desapareceram tão cedo...
se a tendencia do futuro for musicas de segundos e artistas de minuto, prefiro ser um historiador da verdadeira arte musical, ou o esteticista de epoca!

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jul/09
· votar


Além da internet, parte disso é o o fato dos artistas se acomodarem muito aos estilos atuais. Alguns esquecem que Beatles, Michael Jackson, Hendrx,etc... não foram somente nomes famosos, mas criaram um novo estilo proprio. Há muito tempo não surge alguma banda com um estilo próprio, revolucionando, sempre se acomodam a seguir um estilo ao invés de criar um. Lógico, de longe não é uma tarefa fácil, mas é ai que surgiriam novos astros.

Jorge Fnord
Veterano
# jul/09 · Editado por: Jorge Fnord
· votar


Eu acho Los Hermanos bom, só não fez mais sucesso por ausência de Annas Julias no Início da carreira, mas eu sei que muita gente não gosta também =/

Acho que daqui pra frente o negócio talvez seja esses pops eletrônicos tipo Empire of the Sun, basta alguem lançar uma sequência de Hits pra coisa fluir.

Uma coisa ruim também é que hoje em dia as bandas demoram muito pra lançar albuns.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


Meu filho de 11 anos.

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


Já que todos falaram que só citei gente velha, vou citar a nova geração que conheço:

Cacai Nunes, Fernando Sodre, Marcos Biancardini, e tem mais um pessoal que está na MPB e na Bossa Nova, só tenho que procurar saber os nomes...

Abraços

Ps - Pena só conhecer o pessoal da viola caipira, mas esses 3 que citei, são as maiores promessas

Hard_Guitar
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que não vai mais existir grandes lendas como o Elvis, M.J., Beatles e tantos outros. Não por falta de talento dos atuais, mais sim pelo excesso de tipos e variedade musical que existe hoje.
Só vira lenda aquilo que inova. Hoje em dia parece que tudo já foi criado. O máximo que acontece é alguém aperfeiçoar ou modificar algo que já existe.

Acho que a era das lendas musicais está acabando...

Garth Brooks
Veterano
# jul/09
· votar


Hard_Guitar
Cacete!!! Ainda bem que li seu post antes de enviar o meu.

Eu ia dizer exatamente isso, que não se tem mais o que criar, somente adaptar, ou, em alguns casos, melhorar.

Falou tudo brother!!!

ju_flor
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que não vai mais existir grandes lendas como o Elvis, M.J., Beatles e tantos outros. Não por falta de talento dos atuais, mais sim pelo excesso de tipos e variedade musical que existe hoje. [2]

mas sim, há muitos talentos, e na música brasileira

Rodrigo Maranhão (um dos meus preferidos)
Roberta Sá
Mariana Aydar
Zeca Baleiro...
porém, novos mitos, analisando a situação atual acho difícil...tomara que eu esteja equivocada.

até pq, as músicas mais bem trabalhadas não recebem tanta atenção qto músicas de facil digestão.
é um bom questionamento.

Gansinho
Veterano
# jul/09
· votar


Ah galera, Calypso tá aí, criando algo novo.

Ninguém nunca tinha feito algo tão ruim assim antes.

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


Gansinho
o que tem de ruim no Calypso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais são as promessas da musica para o futuro?