Música não tem futuro?

Autor Mensagem
Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10


Gente ontem meu colega me falou uma coisa que me deixou triste, ele disse o seguinte:

"Eu tenho um sonho de ser guitarrista, mas é muito difícil tem que ser bom mesmo, música não tem futuro, é como ganhar na loteria, eu prefiro ser técnico em elétrica mesmo"

Nós dois estamos fazendo um curso técnico de eletrotécnica aqui na cidade, ai eu virei pra ele e falei o seguinte:

"Meu amigo, imagina se todos os artistas pensasse como você, imagina se eles preferissem seguir outras profissões, nós não teríamos quem ouvir, imagina se eles falassem assim: há eu toco bem e canto também, mas eu prefiro ficar cantando e tocando aqui no meu quarto quieto mesmo; e disse mais pra ele a vida meu amigo é feita de tentativas se agente não tentar ai não conseguiremos nada"

Ai eu fiquei pensativo tipo, tá certo que é difícil, que tem muitos obstáculos no caminho da música, mas agente tem que tentar não é mesmo, o que vocês acham sobre esse assunto?

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


o que vocês acham sobre esse assunto?

Acho esse papo um saco! Enquanto a gente tá pensando nisso tem centenas de carinhas pelo mundo botando pra quebrar, indo agora pros estúdios, escrevendo letras e exalando criatividade!

Enquanto a gente pára, o tempo passa.

Pronto, falei! hehe

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jun/10
· votar


cara, eu tento levar duas coisas:
banda (seriamente!) e meu trabalho em marketing

meu trabalho me sustenta e ainda me dá fundos para investir na banda, que é meu "sonho". Caso nao de certo a banda, ok...bosta! mas tenho minha carreira, minha formaçao academica e td mais.
se der certo a banda...ADEUS emprego formal hahaha.

resumindo: levo os dois ao mesmo tempo.

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

O Jack White era estofador e ao mesmo tempo tava lá na onda dele, praticando, compondo, etc.

Ter um trabalho paralelo é normal e muito bom por sinal!!! heheh Pq sem grana não dá pra comprar um equipo legal. Além do mais, andando pelas ruas, vendo gente, é uma boa fonte de inspiração. Experiências inspiram, mesmo as ruins!

Abs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jun/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


MauricioBahia

perfeito cara. é isso ai!
tipo, eu vejo na minha banda mesmo.
O vocalista nao trabalha, nao faz porra nenhuma. Dai o cara quer comprar um violao, uma guitarra..e nao pode. eu tive q dar meu cabo reserva pro pia poder tocar, e por ai vai.
Ja eu trampo e posso comprar minha coisas...com esforço, mas consigo hahahah.
Dai pessoal pode pensar:
"ah, mas ele tem tempo livre pra compor e bla bla"
susse...eu nao trabalho 24 horas por dia, sempre tem aquelas horinhas que da pra pegar a guitar/violao, um vinho..e mandar bala haha. consigo compor tanto qnto ele

trabalho paralelo só ajuda, na minha opiniao. A unica coisa ruim é ter um dia mto cansativo no trabalho e ir ensaiar à noite totalmente acabado. mas é a vida hehe

_JCM_
Veterano
# jun/10
· votar


o que vocês acham sobre esse assunto?

Então... como já foi dito, é bom ter um trabalho e em paralelo, levar a "carreira" de musico.

Eu tenho levado assim. Trabalho com Comercio Exterior, tenho uma banda do pessoal da igreja e estou com um projeto para gravar logo. Isto, fora que tem o som da igreja para cuidar e, sempre que tem eventos aqui (tipo o aniversario da igreja, que é em julho), fico responsavel por toda a parte de som e afins...

As vezes, não é facil. Cansa para caramba, mas sempre fico satisfeito, porque faço o que gosto.

E trabalhando, temos a grana para poder investir em equipamento e tal.

O negócio é não desistir nunca. Se o cara que alguma coisa, tem que correr, se esforçar para conseguir.

Abraço!

goodhatin
Veterano
# jun/10
· votar


Eu trabalho, ajudo em casa e sustento minha mulher, que não tá trampando no momento. Ainda tenho minha banda, que graças aos nossos esforços e de alguns amigos, está crescendo à cada dia. Para gravar demos, 300 reais cada música, instrumentos que variam desde 300 reais até 1.200. Horas em estúdio, cordas, correias, e tudo mais... Dinheiro é a base de uma banda, sem ele você não consegue sair do lugar, então ter outra profissão é essencial! Essa história de não trabalhar para ter mais tempo disponível para música é coisa de vagabundo que é sustentado pelos pais.

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


vamos ver...
1. Se não tocar fora de casa, talvez ninguém te escute. Na história da música, talvez só o Leonard Cohen, que assinou sem sair do alojamento. Ele era professor de faculdade, tinha livros publicados e tocava no alojamento. Um amigo insistiu em gravar uma 'demo' com algumas composições e a fita foi parar na Columbia Records, iniciando a carreira artística do mesmo.
2. Se acham que tudo vai cair do céu, hum, de outro lado, a Shania Twain foi descoberta cantando em um posto, na beira da estrada, pelo produtor, que se apaixonou por ela, lançou a carreira dela, compõe em conjunto e tudo mais. Mas pelo menos no dia e hora certos ela estava cantando lá no posto, na beira da estrada.
3. Shakira é outro bom exemplo. Ela sempre quis cantar, e desde os 9 anos de idade apareceu na TV naqueles concursos de cantoras juvenis. Não teve o lugarzinho dela, não desistiu. Foi tentando, montou bandas de rock, pop, até que acharam que ela tinha talento. O resto da história dela todo mundo conhece. Ela virou o ícone da Am. Latina.
4. Dizem que os Beatles mesmo, só foram os Beatles, depois que amadureceram candando nos pubs de Hamburgo, todos os dias. E ainda, naquela época, nem compunham tanto... imagine se nunca tivessem saído da garagem deles.

Ou seja, não há uma fórmula certa para ninguém. Há histórias diferentes a serem contadas, mas dificilmente elas são repetidas.

No mínimo: toque e cante sempre, pelo menos para satisfazer seu hobby e ego. Se puder, toque para públicos. Quem sabe um dia um 'raio' não caia em sua cabeça???

Motoboy From Hell-SDMF eu tenho um amigo que faz exatamente isso. Trabalha na E&Y e sempre tocou guitarra. Antes de se formar em publicidade no Mackenzie, estava quase se formando em mecatrônica na POLI. Largou a 'vida chata' para a carreira de publicitário. Teve várias bandas, gravou como músico de estúdio contratado, tocou até sertanejo, mas o negócio dele é metal.
Ele é o guitarrista dessa banda - Ancesttral.
Se quiser conhecer a banda, rs, eles vão tocar em Curitiba no dia 13:
13.junho.2009
RAINING BLOOD 6
Bandas: Slayer Cover Oficial (SP), Ancesttral (SP), Chaofear(SP), Necropsya, True
Aonde: Curitiba/PR
Local: Ópera 1
Endereço: Rua Jaimes Reis, 313 - Largo da Ordem
Mais informações: www.neuralmachine.com

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


T-Rodman: Ou seja, não há uma fórmula certa para ninguém. Há histórias diferentes a serem contadas, mas dificilmente elas são repetidas.

A única coisa em comum nestas histórias é que eles não desistiram.

Abs

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


A única coisa em comum nestas histórias é que eles não desistiram.

É relativo isso. Vide o Leonard Cohen que só tocava no alojamento da faculdade, como passatempo. E anos depois, tocou para 600mil pessoas no Isle of Wight.
O que ele não desistiu e acho que esse é o princípio básico é: nunca desistir da música.

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


T-Rodman: É relativo isso

O que ele não desistiu e acho que esse é o princípio básico é: nunca desistir da música.

É relativo ou não?! Pirei agora na sua resposta. hehe

Abs

T-Rodman
Veterano
# jun/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


Vamos mudar de música para esporte.
Imagine o seguinte. Você hoje, acordou e quis aprender a jogar curling.
Achou um clube, um professor, começou a aprender o esporte e se torna um praticante por 5 anos. Daí descobre que tem gente que vai representar o Brasil nas olimpíadas de inverno, e que você não atingiu seu índice, e não vai ser convocado. E daí? - vai desistir do curling para nunca mais arremessar um martelo? Então por quê começou?

Tem gente que pensa assim da música. Não acha que vai decolar, simplesmente vende o violão, a guitarra, tudo - e nunca mais toca. Isso é o deprimente de quem desiste.

Pô, no esporte em geral não se vê isso. Tem gente que joga futebol em campeonatos da terceira idade. Tem gente que se aposenta e passa o ano viajando em torneios de tennis em clubes, pelo país afora. E por quê não tocar sua música, curtindo sempre, só porque você nem toca como o Steve Vai, nem canta como o Pavarotti, nem rebola igual a Carla Perez... (rs, exagerei - mas lembrei que as chacretes ainda rebolam em DVD até hoje, rs) - mas existe espaço pra todo mundo, nem que for só pra tocar em churrasco entre amigos, depois em barzinhos, depois em pubs, casas de shows... e quem sabe até tocar todos os finais de semana em casas de sua região... Se tiver composições próprias, a banda for boa, você for reconhecido, uma hora ou outra aparece alguém com uma proposta. Fora isso, só porque não apareceu naquele show que você tocou pacas, a casa estava cheia, e todo mundo adorou, uma hora alguma coisa aparece.

amplexos

T.

FeaR-ME
Veterano
# jun/10
· votar


Tópico inspirador, bateu como "sinal do além" em um momento decisivo da minha vida.

To sumido, mas to batalhando demais no trabalho/facul/projeto novo da banda. E com um pouco de sorte o 3° vai dar certo nos próximos 6 meses, se tudo continuar correndo como está.

É isso galera, nunca desistam da música e de nenhum sonho.

Abraços

Alexandre Lavignoso
Veterano
# jun/10
· votar


Hum então pode - se dizer que eu estou certo não é?
Meu colega me falou com tanta certeza aquilo que me deu vontade de desistir, mas eu penso diferente e tipo não é nem muita questão de dinheiro de virar artista e tal, pra mim é mais pra conhecimento do prazer que eu tenho, é por isso que eu gosto de música.

ricardopaulob
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia
Acho esse papo um saco! Enquanto a gente tá pensando nisso tem centenas de carinhas pelo mundo botando pra quebrar, indo agora pros estúdios, escrevendo letras e exalando criatividade!

Falou pouco, mas disse tudo.. Não adianta ficar se lamentando e esperar um milagre.. Nada vem fácil, nem mesmo ser técnico em eletrônica.. Você acha fácil fazer 4 anos de curso, mais uns 2 anos de estágio, mais uns anos de trainee até virar um funcionário ganhando bem??? Eu não.. hehehehe

Música é igual, você tem que se dedicar, estudar e ganhar experiência como qualquer outra profissão. E se você for bom, como qualquer outra profissão você será reconhecido.

Outro ponto que gostaria de tocar (hum....), tanto na música quanto no mundo corporativo existem bons funcionários que não são reconhecidos e outros nem tão bons que são mais reconhecidos, aí conta muita a sorte, seus contatos e sua lábia..

Tudo isso é um conjunto, não adianta você ser bom e viver escondido e com vergonha, você tem que dar sua cara a tapa..


Abarços,

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# jun/10
· votar


isso é preguiça

acessa o caboclo youtube. Lá vc vai ver um monte de gente boa. Do mundo todo.

hj em dia, só ouve porcaria quem quer

LeandroP
Moderador
# jun/10
· votar


Prefiro morrer eletrocutado tocando guitarra do que descascando fios.

qew
Veterano
# jun/10
· votar


A musica tem, com certeza. Já o musico...

makumbator
Moderador
# jun/10
· votar


Além do que já citaram, gosto sempre de lembrar que mesmo grandes gênios tiveram dificuldades nessa parte. Por exemplo:

Mozart, um dos maiores gênios da música, só teve um emprego na vida(e justamente o que não queria). Tentou várias colocações em diversas côrtes, mas sempre falhou(outros músicos sempre ficavam com a vaga). Chegou a levar um pé na bunda(literalmente, não é figura de linguagem) do nobre que era responsável por conferir e avaliar o trabalho dele, pois Mozart faltava com frequência para tocar fora. Ele teve que se desculpar e prometer mais assiduidade para reconseguir a vaga(além de suas viagens terem que ser pré-aprovadas pelo nobre).

Ele viajava para Viena em turnês para tentar se estabelecer na cidade como artista autônomo sem depender de igreja ou nobreza(coisa em que Beethoven foi um dos primeiros a ter sucesso), mas nunca deu muito certo. A sociedade da época não estava pronta para um artista autônomo urbano, apenas nas décadas seguintes o ambiente se tornou favorável a esse modo de vida.

J.S. Bach tinha que dar aula de latim na universidade de Liepzig(aonde também ensinava música e fornecia seus serviços musicias para as ocoasiões oficiais e religiosas). Não aceitaram que ele ensinasse apenas música. No fim das contas ele pagava do próprio bolso outro professor para dar as aulas de latim(para ter tempo de compor), tal procedimento bizarro era aceito na época.

Já li algumas cartas de Bach reclamando pra cacete de problemas de pagamento e salário baixo e implorando aumento(além de outras em que cobra com sutileza alguns nobres que não pagaram obras musicias encomendadas). Em suma, Bach tomou calote também! Hsahashsah!

Na literatura, Franz Kafka, um dos maiores escritores da história, era vendedor de seguros, e terminou a vida muito rico(praticamente milionário), mas devido aos negócios de seguro, e não à literatura.

Em suma, problemas, todos temos!

Caike_bend
Veterano
# jun/10
· votar


E o foda é que tu pode se formar em música e tal, dai vem um cara que aprendeu tudo ''sozinho'' ou na ''marra'' e pega tua vaga. Sim, a a concorrência com os auto-didata é enorme.

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar


E o foda é que tu pode se formar em música e tal, dai vem um cara que aprendeu tudo ''sozinho'' ou na ''marra'' e pega tua vaga. Sim, a a concorrência com os auto-didata é enorme.

Mas não acontece com frequência, principalmente no meio meio( a música clássica). Ser formado e investir em si mesmo por meio de cursos e formações é o melhor que um músico pode fazer. Muita gente já perdeu grandes oportunidades por falta de formação, ou pior, de conhecimento mesmo.

Por exemplo: bandas grandes pra apresentações de artistas internacionais - nego vai dar preferência a quem tem nome e formação (a menos que role muito QI). Em gravações grandes, a mesma coisa. Música pra tv também. E por aí vai.

Córtex Frontal
Veterano
# jun/10
· votar


Alexandre Lavignoso


ahh cara esse assunto ja encheu faz tempo né..

quem diz que musica nao tem futuro é uma pessoa retardada e infantil.. e quem acredita e nao faz o que queria é pq é MUITO mais retardada e infantil..

Todos trabalhos tem suas pros e seus contras e na musica nao é diferente.. mas se tu fazer uma faculdade e interagir com outros musicos, criar amizades no meio musical é 99% q vai dar certo.

e esse 1% vai depender de você que mesmo que acabou a faculdade vai se interessar em continuar aprendendo..

enfim esse negocio de musica nao tem futuro começou com algum desinformado que falou e teve gente que acreditou..


abraç;os

horacio.jo
Veterano
# jun/10 · Editado por: horacio.jo
· votar


na minha humilde opinião, música é a única coisa que está em toda parte, no anúncio feito de motocicleta que passou por aqui agora, nos games, propagandas, feiras, quando político quer juntar gente, etc... aqui neste tópico todo mundo sabe disso.
profissões como programador existe a pouquissimas décadas, porém a música existe desde o inicio da humanidade, enquanto houver um ser humano na terra haverá música, nem que seja assovio.
então é a maior burrice (desculpa a palavra) dizer que música não tem futuro.
Eu iniciei com a música aos 16 anos, era meu sonho ser profissional (viver de música) não consegui, por falta de talento ou dedicação mesmo, tive que encontrar uma profissão, mas nunca deixei de tocar, hoje sou bem sucedido nela( para o meu padrão simples de vida) e montei o meu home studio que é meu playground e até posso oportunizar mais alguem a gravar!
se eu não tivesse minha profissão não teria como ter meu estudio, e faço com muito amor as duas coisas.
e se eu tivesse desistido da música, tenho certeza que seria um infeliz agora.
desculpem aí o texto longo, e talvez ninguem esteja interessado na minha experiencia, mas acredito que muitos músicos passam por coisas assim.
ser músico, conviver com música valerá a pena sempre enquanto habitarmos este planeta tão musical.
abs

subgrave
Veterano
# jun/10
· votar


"na minha humilde opinião, música é a única coisa que está em toda parte, ... quando político quer juntar gente, etc... "

putz, a classe dos músicos, ao menos da música mais popular levou um duro golpe quando proibíram os show-mícios, os partidos políticos custumavam pagar muito bem para garantir bons conjuntos nos eventos de época de eleição...

subgrave
Veterano
# jun/10
· votar


ah, e se alguém aí quer garantir seu futuro e ter uma bela aposentadoria, vá tratar de ser engenheiro, médico, funcionário público...

soh vejo músicos, e muito bons, ralando pra caraio para mal sobreviver, eh foda... não sei o que vai ser dessa gente quando chegar a ora de se aposentar pela miséria que paga o INSS...

e eu que não vivo de música também vou me aposentar pela miséria do INSS, mas pelo menos estou garantido meu pé de meia...

Córtex Frontal
Veterano
# jun/10
· votar


subgrave
soh vejo músicos, e muito bons, ralando pra caraio para mal sobreviver, eh foda... não sei o que vai ser dessa gente quando chegar a ora de se aposentar pela miséria que paga o INSS...


cara entao procura um oculista.. tu mora aonde??

cara musico é um trabalhador como outro qualquer.. dependendo de onde vc "esta" dentro do meio musical tu pode ganhar mais que um medico, assim como você pode ganhar menos que um pedreiro (nao desmerecendo também)

na real, vocês viajam com esse papo que musico é pobre, nao tem futuro e os cambal..

a maioria dos musicos da minha cidade que conheço (os esforçados) tem casa, carro bom, moto, bons equipamentos, viajam.. etc

coisas que gastam bastante..

enfim espero que esse comentario ajude a vcs a abrirem os olhos..

que esse papo é besteira claro que tem muito musico fudid.. mas é pq nao procurou emprego e nao estudou.. ou mora numa fazenda...


é isso ai abraços

fernando tecladista
Veterano
# jun/10
· votar


"Eu tenho um sonho de ser guitarrista, mas é muito difícil tem que ser bom mesmo, música não tem futuro, é como ganhar na loteria, eu prefiro ser técnico em elétrica mesmo"


com esse pensamento não vai pra frente mesmo
vê se roberto carlos, victor e leo, zezé de camargo, madonna, satriani, zeca pagodinho, arthur moreira lima, sting... tem esse pensamento, se no primeiro não que levaram jogaram a toalha

com esse pensamento seu amigo vai ser tecnico de eletrica de gato em barraco, na área dele também existe o tecnico que ganha muito bem e trabalha de consultor/projetista em usina hidroeletrica são poucos, que se compara ao músico de sucesso da nossa area, esse é o cara que levou não e foi a frente
como tem médico que só tem trampo no plantão do SUS e outro com clinica particular, como tem advogado porta de cadeia e advogado dos bons...

pra ir pra frente em qualquer área tem que parar de sonhar, parar de voar, colocar o pé no chão e dançar conforme a música, e se olhar no espelho, se ouvir e ver se você dá certo pra coisa

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar


subgrave
soh vejo músicos, e muito bons, ralando pra caraio para mal sobreviver, eh foda... não sei o que vai ser dessa gente quando chegar a ora de se aposentar pela miséria que paga o INSS...
Simples: aprenda a investir dinheiro que ficará tudo numa nice. Como educação econômica nunca foi o forte do pessoal por aqui no país, por isso você vê nego que ganhou rios de dinheiro parar na miséria de novo.

Mesmo com pouco dinheiro já dá pra fazê-lo render, é só parar de querer tudo pra ontem e ser atencioso.

Cadastro
Veterano
# jun/10
· votar


Alexandre Lavignoso

Você que tem sangue de Avril Lavigne o futuro ja tá garantido

luck rodrigues
Veterano
# jun/10
· votar


Essa história de não trabalhar para ter mais tempo disponível para música é coisa de vagabundo que é sustentado pelos pais.
aff isso não tem nada a haver, na vida cada um tem suas escolhas, isso se chama preconceito.
desse jeito vai ser difícil para vc como músico amigo.
humildade e respeito em primeiro lugar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música não tem futuro?