Autodidatismo. Uma apostila que mudará sua forma de pensar

Autor Mensagem
Culino
Veterano
# dez/08


Ae uma apostila que encontrei pela net. Me ajudou em todas as areas da minha vida. Principalmente na musica
http://www.agostinhorosa.com.br/como-tornar-se-autodidata.html

GustavoYCB
Veterano
# dez/08
· votar


Verei.

GustavoYCB
Veterano
# dez/08
· votar


Muito Boa, recomendo.

abçs.

Rmiguez
Veterano
# dez/08 · Editado por: Rmiguez
· votar


Culino

muito legal cara... acho que a maioria das pessoas que participam de fóruns como esse podem se encaixar nessa descrição de autodidata.

o problema que vejo no autodidatismo é a falta de interação 'real' com outras pessoas.. por exemplo.. numa classe você interage (fisicamente inclusive) com diversas pessoas... coisa q vc não consegue só com pesquisas na internet.

abs

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


O autodidatismo traz alguns problemas em si, se há isolamento. Há a possibilidade de uma má ou deficiente auto-perdepção (na música isso é muito sério, pois o cara não se toca que tá tocando mal).

Além de que com o professor você não adquire só informação: você aprende postura, relacionamento, conhecimento inter e intra pessoal, o "geito" da pessoa, expressão, e consegue ter um parâmetro superior acessível a perguntas. Eu não acho que ninguém deveria se orgulhar de não ter ido atrás do conhecimento, e por isso o autodidatismo é uma forma válida. Mas pra quem mora em algum lugar em que há acesso fácil ou mesmo gratuito, só é autodidata o orgulhoso. E o orgulhoso não aprende muita coisa. Melhor que ser autodidata é saber aprender em todas as circunstâncias, e procurar boas oportunidades.

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Começei a ler o artigo. Ele fala da vantagem da individualização. Como bom comunista cristão, sou completamente contra. O saber socializado, nosso e não meu, é um saber próprio também. Não cabe julgar qual saber é melhor. Com toda certeza, o indivíduo que aprende deve se identificar com seu conhecimento e sua aplicação, mas isso não passa necessariamente pela individualização. Existem conhecimentos que só podem ser aplicados em grupo.

Ele fala da vantagem de não receber as influências algumas vezes maléficas dos guias emg eral. Mas isso também quer dizer que você não vai rebecer as influências benéficas. Sou a favor de uma criterização do receber conhecimento, julgar tudo e reter o que é bom. Assim, você aproveita os benefícios do guia sem atracar com os malefícios de que ele fala. Essa postura de distanciamento é patética. Com uma postura diferente diate dos guias, você não fica deficiente na disciplina e ainda compreende o professor "amagurado", aproveitando o que ele tem a oferecer de bom, mesmo qe seja pouco.

Ele coloca que você tem de ter em mente que vai aprender. Mas por que se impedir de ter alguém para ensinar, como ele pede que se esqueça? Porquê desconsiderar a possibilidade? Isso é contraditório. Se o objetivo é aprender, com a postura correta, qualquer fonte é válida. Uma pessoa que já trilhou esses caminhos vai adiantar muito o processo todo de aprendizado, deste o contato com o conhecimento, sua apropriação e até sua aplicação, que pode acontecer durante os processos anteriores.

As características de um autodidata, ou suas ferramentas, como chama o artigo, são Curiosidade ou necessidade, ambição, disciplina e postura. Uma pessoa com tais ferramentas pode muito bem ter excelentes aulas, não depender do professor, ir atrás do conhecimento, e isso é muito importante. Quando vejo meus colegas reclamando dessa ou daquela matéria no meu curso, eu não vejo motivo algum para revolta. Eu sei que o conhecimento não está só na faculdade, às vezes nem está muito lá, e aquele professor nã é a única fonte daquele saber. Por isso vou atrás das coisas. Mas essas ferramentas podem ser aproveitadas em qualquer forma de aprendizado. Não são exclusivas do autodidata. Se uma pessoa não possui essas características, naturalmente terá dificuldade de aprender sob qualquer rocesso, tradicional ou auto-didata.

Ele fala da capacidade de as pessoas entenderem o mundo ao seu redor. Interessante, mas falho até certo ponto. Isso porque, se todo o conhecimento necessário ao entendimento do mundo já tivesse sido adquirido pelo homem, já teríamos viajado o universo inteiro ou boa parte dele, e a ciência não mais teria razão de ser. Existem conhecimentos que são muito complexos. A ciência biológica ainda não entende tudo sobre genética, e por isso mesmo que uma pessoa procure bem, não achará coisas muito profundas, mas apenas uma visão superficial. Desse e de outros assuntos, como física quântica.

Quando ele fala da postura, ele literalmente ignora a capacidade de o professor orientar a aquisição do saber. Ele ignora a teoria da Gestalt, em que processos repetitivos realmente trazem novos caminhos de o conhecimento se processar e portanto algo benéfico. Ele ignora o construtivismo e outras teorias que levam em conta todo o processo e vão muito além daquilo que ele descreve como sendo o ensino tradicional. Está claro que esse cara não entende nada de pedagogia.

Ele coloca algumas coisas ditas pelos epistemológicos acerca do saber. Claro, ninguém irá negar que manipular o saber e o próprio proceso de aprender, como ele mesmo diz, é uma forma superior de cognição (de se chegar ao conhecimento). Entender o próprio processo de assimilação é com toda certeza benéfico. É por isso que já há séculos o entendimento pedagógico leva em conta trazer ao aluno essa consciência. Ele não está falando nada de novo. E quanto a questionar, a acreditar num ceticismo, eu acho totalmente contraditório aquele escrito "não acredite em tudo que lês". Obedecendo de imediato a frase, eu não acredito nela. É duplamente contraditório. Claro que você não pode assumir como verdade absoluta o que você aprende, mas pode levar em conta que a pessoa ou material que disponibilizou esse conhecmento tem um ponto, e foi atrás do conhecimento que pode agora passar. É interessante a falta de autocrítica, pois ele dá mais credibilidade à internet, cheia de conhecimentos confiáveis e também não-confiáveis, que a uma pessoa que já filtrou esses conhecmentos.

Se soberania é a capacidade de se guiar a si mesmo, é claro que o auto-didata pode chegar ao conhecmento que deseja. Mas pela sua própria percepção, é possível que ele faça juízos errôneos e parciais acerca do conhecmento que ele encontra pelo seu caminho, preferindo uma teoria conprovadamente errada a uma hipótese mais aceitável. E se ele quer questionar o conhecimento tradicional para permitir essa soberania, vale lembrar que, como diria Górgias, é impossível conhecer algo e, mesmo que fosse possível conhecer, seria impossível ensinar. Se ele critica as fontes para dar soberania ao auto-didata, deve lembrar que o próprio auto-didata se tornará uma fonte igualmente qestionável, senão mais.

As técnicas baseadas em experiência pessoal são ridículas. Como cada um aprende de uma forma própria, ninguém aprenderá exatamente da mesma forma que o escritor do artigo. Às vezes, entender o próprio processo antes de ouvir as sugestões de técnicas de estudos poderiam ser um caminho mais auto-didata e menos tradicional, não é mesmo? Se ele questiona professores tradicionais, eu questiono esse convencido, sem medo algum.

Desculpem pelo post gigante.

Rafa-Ban
Veterano
# dez/08
· votar


Culino
nem li ,mas já gostei,vlw kra
abç

Culino
Veterano
# jan/09
· votar


Pardal
Eu tbm sou cristão, mas acho que vc levou a conversa pra um lado que não era o planejado.
Eu propus essa apostila para incentivar pessoas que não possuem condiçoes financeiras à praticarem seus instrumentos, sem medo de encarar sozinho essa complicada estrada: ser musico.
Creio que desenvolver-se sozinho não resume uma ideia edonista e/ou egoísta.

shoyoninja
Veterano
# jan/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


Culino
Eu propus essa apostila para incentivar pessoas que não possuem condiçoes financeiras à praticarem seus instrumentos, sem medo de encarar sozinho essa complicada estrada: ser musico.

Mas a apostila é horrível, parece autoajuda. E eu concordo com o Pardal em muitos pontos.

Texto cheio de discurso retórico, não tem nenhum método descrito, se você resumir tudo de concreto que o autor escreveu deve dar uns 2 parágrafos.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jan/09 · Editado por: supermulti
· votar


Culino

Eu acho que, se você é iniciante, nunca teve aulas, ainda não sabe ler partitura e nem tablatura direito, ainda não conhece teoria, postura, técnica, etc. - tenha aulas com um Professor. Se você já toca e teve um bom alicerce, a verdade é que, passando de um certo nível, o professor não vai poder te ensinar mais nada que você não possa aprender sozinho...aí é que eu acho que deve entrar em cena o autodidatismo...

Abs.

Culino
Veterano
# jan/09
· votar


supermulti

cara, concordo contigo.
Eu mesmo parei de ter aula com professor pq ele ja tava me ''atrapalhando''.

Abç.

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

cara.. o que se espera de concreto de um texto que, não parece, é, declaradamente de auto-ajuda?

o autor no final deu algumas dicas do que ele faz, mas isso não se aplica a qualquer pessoa... eu achei o texto legal, apesar de ja concordar com tudo que foi dito antes de ler...

a única resalva é que acho que o autodidatismo é um complemento.. as pessoas não devem se privar de aprender em classes, ou com professores.. influências podem ser ruins ou boas.. e isso que ele diz de "algumas influencias te traumatizam" pode ser encarado até como uma ajuda que, sem querer, você teve pra escolher o que não quer fazer da vida!

agora, besta eu acho que seria um método: "seja autodidata em 10 passos" como se para isso houvesse uma receita.

abs.

snd
Veterano
# jan/09
· votar


O objetivo de toda e qualquer forma de ensino é tornar a pessoa capaz de aprender/desenvolver sozinha ou de forma independente. Ou seja, o objetivo final da educação é ser auto-didata.

A graduação na academia é algo como: "agora você aprendeu a aprender"

O doutorado é algo como: "agora você aprendeu a pesquisar, já pode pesquisar sozinho e/ou liderar um grupo de pesquisa"

Pensei bem, afinal de contas ninguém quer ter aulas pra sempre, quer?

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Rmiguez
Ser autodidata é aprender sem recorrer a ajuda de alguém que tenha o objetivo de te ensinar. O que conta é a capacidade de interpretar informações, principalmente a informação escrita.

E pessoas escrevem bobagens tanto quanto falam. Assim como um professor ruim pode te atrapalhar, um material ruim vai atrapalhar também. A não ser que seja algo desprovido de conteúdo como as 13 páginas dessa apostila. Ler um monte de nada não vai atrapalhar, mas também não ajuda.

Não há como existir dúvidas de que qualquer estudo, principalmente quando o raciocínio é menos exigido e o objetivo é domínio do corpo, sem acompanhamento é muito mais difícil e não há nenhum motivo para não procurar um profissional que possa ajudar (fora o custo disso).

Precisa de uma apostila para dizer que é necessário disciplina? Autodidata ou não, sem disciplina nem o pai-mei será capaz de te ensinar alguma coisa.

Eu também não acredito em métodos para ser autodidata, mas quando vi uma apostila que tem isso no título foi o que esperei no conteúdo. O autor nem coerência com a sua proposta tem. O título deveria ser:
"O significado místico de algumas palavras que relaciono com autodidatas"

Por falar nisso, ele tem um exemplo maravilhoso ali: "para entender como funciona um chip, comece entendendo como funciona um transistor".

Eu realmente gostaria de ver alguém entender sem ajuda de um professor(acredito que professores) o funcionamento e toda a física de um transistor de junção.

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


Pardal
shoyoninja

Concordo que o texto em muitos momentos beira a auto-ajuda... Só ficou faltando dizer: "feche os olhos e diga que você consegue, que você vai superar o desafio, e siga os 7 passos das pessoas de sucesso". =P

Gostei bastante de algumas coisas que o Pardal disse, em especial, ao destacar que o professor é somente uma ferramenta (eu diria que é uma "mídia"). Na verdade, se formos olhar desta forma, não existe uma diferença tão grande entre aprender com um professor, um livro, um tutorial, ou discussões no FCC - em todos os casos, o conhecimento está sendo passado em uma forma codificada. São apenas diferentes meios de se transmitir o conhecimento, todos com vantagens e desvantagens. Professores podem ser ruins, e podem limitar ou viciar o teu aprendizado? Podem. Mas também podem ser bons, e acelerar o teu aprendizado se adaptando e tendo implícito um mecanismo de feedback, coisas que nenhum livro ou artigo da Internet têm. Existem professores ruins. E existem livros ruins. E existem artigos na Internet falando abobrinhas.

Acho que nem preciso falar muito, embora eu possa parecer contraditório: trilho o caminho para ser professor universitário, mas nunca fiz uma aula de violão (a princípio, por falta de tempo/dinheiro, depois, porque sempre fiz por pura diversão), e tenha aprendido zilhões de coisas com livros e afins, além de trabalhar como pesquisador, o que significa que aprender sozinho sobre coisas novas é a minha profissão.

Enfim, defendo que o importante é "aprender a aprender", mas o mais importante a se aprender é como usar as ferramentas disponíveis para chegar aonde você quer chegar da melhor forma possível. Nem ficando preso a "cursinhos" para tudo e nem batendo no peito para dizer por aí que aprendeu tudo "sozinho" - como se o livro/artigo/texto não tivesse sido escrito por um ser humano, aliás. Auto-didata MESMO é o cara que pega um violão e, sem saber nem o que é uma nota musical, descobre sozinho como tocá-lo, na base da tentativa e erro, heheh.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


"Como tornar-se autodidata"
Só pelo título já perdeu a graça.. (visão hipotética do autoditada) ;-)
Abs

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Bog
Pois é, no fundo é mais uma complicação de algo simples.

Se o objetivo é aprender, o que importa se é com professor, livros e/ou internet? A facilidade vai estar na sua capacidade de assimilar novas idéias e de quão bem você utiliza os meios de comunicação:

Professor = saber falar

Livros e internet = saber ler

Qualidades raras nos tempos atuais.

E no fim há uma inversão de mérito. Ao invés de valorizar o conhecimento, valoriza-se a forma pela qual ele foi obtido.

Daqui a pouco inteligente mesmo vai ser o cidadão como esse que você citou, que ao invés de usar a sua cabeça e aprender com os outros, fica se matando para aprender sozinho com o mínimo de recursos possível.

Johnny Favorite
Veterano
# jan/09
· votar


Achei esse texto bastante óbvio! E sim, parece autoajuda!

Johnny Favorite
Veterano
# jan/09
· votar


A única dica (que passa longe de ser uma boa dica) foi usar dois arquivos para se organizar! Realmente...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jan/09
· votar


Culino

Definição do Wikipedia de Autodidata:

"Pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem."

"Para se tornar um bem-sucedido autodidata é necessária uma grande carga de leitura e pesquisa sobre o tema estudado, suprindo assim a ausência de um professor ou mestre."

Autodidatas Famosos:

Bill Gates (Fundador da Microsoft)
Alexander Graham Bell (Cineasta e Inventor)
Stanley Kubrick (Cineasta)
Woody Allen (Cineasta, Músico, Roteirista, Escritor)
Henry Ford (Fundador da Ford)
Charles Dickens (Romancista)
Walt Disney (Cineasta, Produtor e Animador)
Albert Einstein (Físico Renomado)
Jimi Hendrix (Guitarrista, Cantor, Compositor e Produtor)*
John Bonham (Ex-Baterista do Led Zeppelin)*
José Saramago (Escritor)
Machado de Assis (Escritor)
Slash (ex-Guns N' Roses/Velvet Revolver)*
Ana Carolina (Cantora,compositora)*

"Uma das características principais do autodidata é a curiosidade. Pessoas naturalmente curiosas ou de poucos recursos financeiros, mas que possuem interesse em aprender, acabam se tornando autodidatas. Os grandes "aliados" dos autodidatas são os livros, dicionários, internet, jornais, entre outros meios de pesquisa. Podem ser autodidatas pessoas que por si só estudem música, teatro, artesanato entre outras ciências ou artes."

Abs.

Pardal
Veterano
# jan/09
· votar


Culino

Eu propus essa apostila para incentivar pessoas que não possuem condiçoes financeiras à praticarem seus instrumentos, sem medo de encarar sozinho essa complicada estrada: ser musico.
Creio que desenvolver-se sozinho não resume uma ideia edonista e/ou egoísta.


Com toda certeza. Aprender é um ganho coletivo. E esse é o meu problema com alguns métodos (não todos): mesmo que a pessoa não possua condições, então ela pode vender o computador dela, usar internet em lan e pagar um professor. Sacou? Não ter condições e ter internet e computador é contraditório. Agora, se a pessoa já não tem computador, então realmente fica difícil. Mas limitar-se, evitando ter aulas, não é uma opção. Eu mesmo já dei aulas de graça em vários projetos. Aula de graça não fura o bolso de ninguém.

Mas eu não critiquei você, e a idéia não é demovê-lo de ser útil aos outros. Todas as minhas críticas foram direcionadas ao texto. Eu faço licenciatura e sei como funciona o processo de cognição, e resolvi criticar a apostila. Eu estudei isso, estudei até psicologia pra entender isso (com professor, claro). E quis colocar os erros que encontrei pelo texto. Não sou contra repassar informações na internet, mesmo porque, a maior parte da ciência mundial depende disso. Aquilo do qual sou contra já foi exposto no post anterior.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


supermulti

Não estou te contrariando, até porque sei que não foi você que escreveu isso. Mas só uma coisa, a respeito da lista de nomes da Wikipedia:

Bill Gates

Estudava em Harvard, e na verdade nunca foi tão bom tecnicamente (mas é um gênio do marketing e administração). Então, pelo menos no que diz respeito à informática, nunca tinha ouvido falar que ele seria auto-didata... só se for em outra coisa.

Albert Einstein

TODOS os cientistas são, por profissão, auto-didatas. ;) E Einstein estudou até o doutorado, que é o limite do ensino acadêmico formal (já que posdoc não é grau).

A propósito, esses nomes não aparecem no artigo da Wikipedia em inglês. Ficou parecendo que a lista foi escrita só para tentar mostrar que "gente inteligente é auto-didata", o que acaba voltando para o que o shoyoninja e o Pardal vinham dizendo.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

Hahhah, realmente, o título é meio paradoxal! O cara escreveu um artigo na Internet para ensinar alguém a aprender com artigos na Internet. :)

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jan/09
· votar


Bog

Definição da Wikipedia em inglês de Autodidatismo:

"Autodidacticism (also autodidactism) is self-education or self-directed learning. An autodidact is a mostly self-taught person, as opposed to learning in a school setting or from a tutor."

"A person may become an autodidact at nearly any point in his or her life. While some may have been educated in a conventional manner in a particular field, they may choose to educate themselves in other, often unrelated areas."

"Self-teaching and self-directed learning are not necessarily lonely processes. Some autodidacts spend a great deal of time in libraries or on educative websites. Many, according to their plan for learning, avail themselves of instruction from family members, friends, or other associates (although strictly speaking this might not be considered autodidactic). Indeed, the term "self-taught" is something of a journalistic trope these days, and is often used to signify "non-traditionally educated", which is entirely different."

Notable Autodidacts: <--(Autodidatas Notáveis)

- "Socrates, Avicenna, Benjamin Franklin, George Bernard Shaw, Feodor Chaliapin, Abraham Lincoln, Thomas Alva Edison, and many others were autodidacts. Karl Popper never took courses in philosophy, and he did his initial work in the philosophy of science during the late 1920s and early 1930s while he was teaching science and math in high school."

- "The cognitive scientist Walter Pitts of MIT was an autodidact. He taught himself mathematical logic, psychology, and neuroscience. He was one of the scientists who laid the foundations of cognitive sciences, artificial intelligence, and cybernetics."

- "Mathematical genius Srinivasa Ramanujan and Newton's contemporary Gottfried Wilhelm Leibniz were largely self-taught in mathematics, as was Oliver Heaviside. Ramanujan is notable as an autodidact for having developed thousands of new mathematical theorems despite having no formal education in mathematics."

- "Jean-Paul Sartre's Nausea depicts an autodidact who is a self-deluding dilettante."

- "Physicist and Judo expert Moshe Feldenkrais developed an autodidactic method of self-improvement based on his own experience with self-directed learning in physiology and neurology. He was motivated by his own crippling knee injury."

- "Jonathan Lamdan, a notable professional poker player, is known to be a zealous autodidact, having gained expertise in the fields of metaphysics, biopsychology, finite mathematics, 18th century English literature, astrophysics, and computer science"

- "John Boyd, fighter pilot and military strategist, was an accomplished autodidact who not only revolutionized fighter-aircraft design, but also developed new theories on learning and creativity."

- "The musician Frank Zappa is noted for his exhortation, "Drop out of school before your mind rots from exposure to our mediocre educational system. Forget about the Senior Prom and go to the library and educate yourself if you've got any guts. Some of you like Pep rallies and plastic robots who tell you what to read.""*

- "Arnold Schoenberg called himself an 'autodidact' in an interview."*

- "Many successful filmmakers did not attend college or dropped out. These include Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Paul Thomas Anderson, David Fincher, Stanley Kubrick, John Huston, Woody Allen and Steven Soderbergh."

- "David Bowie, singer, musician, multi-instrumentalist, actor and painter. Has never trained in any of these fields and only received a few singing lessons in the 1960s (as reported by his former manager, Ken Pitt) and as a teenager he took some lessons on saxophone by Ronnie Ross. All other instruments (including piano, keyboards/synths, rhythm/electric/acoustic guitar, harmonica, koto, limited bass and percussion), he taught himself. His paintings and sculptures were created (and exhibited) without any formal art school training. He took a few lessons in movement and dance with the Lindsey Kemps Dance company but trained himself in mime."*

Bill Gates

Estudava em Harvard, e na verdade nunca foi tão bom tecnicamente
?????????????????????????????????

Albert Einstein

estudou até o doutorado, que é o limite do ensino acadêmico formal. \o/-> foi onde ensinaram prá ele a Teoria da Relatividade!!!
huahuahuahuahuahuahuahuahuahua

Abs.

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


supermulti

Eu tinha olhado o texto em inglês. Não vi nada demais. Só disse que alguns dos nomes que aparecem no texto em português não aparecem no texto em inglês.

Quanto ao que eu disse, é verdade. O Bill Gates, a despeito do que acreditam muitos leigos, nunca foi um gênio da informática, e sim dos negócios. Ele não inventou UMA tecnologia ou algoritmo importante que seja.

E o Einstein realmente estudou até o doutorado. Sei que não aprendeu sobre a relatividade lá. Eu mesmo disse que TODOS os cientistas - eu incluso - são auto-didatas por profissão, exatamente porque sei como funciona um doutorado. Eu também não fui ensinado sobre como usar algoritmos inspirados em formigas para descobrir topologias de redes no mestrado, nem sobre como descobrir redundâncias implícitas em uma comunicação no doutorado. Até um cientista pé-de-chinelo como eu é auto-didata nos assuntos que pesquisa (obviamente, já que são coisas novas para qualquer pessoa).

Enfim, não entendi em que ponto você quer discordar do que eu disse.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Os grandes "aliados" dos autodidatas são os livros, dicionários, internet, jornais, entre outros meios de pesquisa.
Acrescento a lista o desmonte de brinquedos, observação por fechaduras e abertura de gavetas/portas trancadas, itens indispensáveis na formação do autodidata. ;-)

Acho que a curiosidade é o elemento chave da evolução humana. Portanto, todos somos autodidatas de alguma forma. Mesmo outros animais "menos dotados" são autodidatas.

Abs

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jan/09 · Editado por: supermulti
· votar


Bog

Eu tinha olhado o texto em inglês. Não vi nada demais.???????????????????????????

O Bill Gates nunca foi um gênio da informática

Wikipédia:

"Com 17 anos, desenvolveu junto com Paul Allen um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de veículos, em um chip Intel 8008."

"Enquanto estudavam em Harvard, os jovens desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançados nos Estados Unidos - o Altair 8800."

a despeito do que acreditam muitos leigos????????????

Só disse que alguns dos nomes que aparecem no texto em português não aparecem no texto em inglês.

Você disse:

A propósito, esses nomes não aparecem no artigo da Wikipedia em inglês.

[i]Ana Carolina (Cantora,compositora)*
(é um pouco óbvio, não?) huahuahuahuahua

Abs.

Bog
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bog
· votar


supermulti

Quanto ao Bill Gates: este é o teu argumento? Sério mesmo? Conheci gente que com 17 anos estava afundada até o pescoço no kernel do Linux, algo beeeeeem mais complexo do que o projeto genial citado. Essas pessoas, apesar de bem inteligentes, não eram consideradas "gênios da informática". Caramba, até eu, que estou longe de ser um gênio, aprendi a programar "sozinho" (i.e. através de livros) aos 15 anos. Fora que ter programado um interpretador BASIC - linguagem que já era manjada na época - durante a faculdade não é nenhum feito genial. É apenas um feito importante para ele (pessoalmente), não muito fácil, mas ainda longe de ser genial.

Se você realmente acha que o Bill Gates é/foi um gênio da informática, podia começar citando algoritmos e tecnologias importantes que ELE criou. Sugiro que, para efeito comparativo, pesquise sobre pessoas como Donald Knuth, Alan Turing, ou mesmo Brian Kernighan. Você talvez note que a genialidade do sr. Gates tem muito mais a ver com fazer negócios (nisso o cara foi avassalador) do que com computação propriamente dita (nisso o cara foi só alguém acima da média).

Quanto à Ana Carolina, estava me referindo aos nomes que eu citei: do Einstein e do Bill Gates. Um é um cientista, sendo que TODO cientista é um auto-didata por profissão. O outro, um cara que estudou numa faculdade, e não costuma ser associado a descobertas geniais ou mesmo importantes fora do mundo dos negócios - outra área onde MUITA gente é auto-didata.

Enfim, continuo com a minha posição anterior: a listinha de nomes da Wikipedia parece ter sido colocada lá só para dar "peso" à hipótese de que "pessoas inteligentes são auto-didatas".

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Até cães são 'auau'todidata. Esse aqui, não deve ser não, mas é um gênio no que faz! ;-) Já este aqui parece ser autodidata mesmo! UAU!

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

Precisa de uma apostila para dizer que é necessário disciplina?

aí que está a questão... como eu disse, já concordava com isso antes de ler.. e pelo visto você também.. mas muitas pessoas não sabem, ou não dão qualquer importância pra essas características do autodidata citadas no texto.

talvez após ler, elas continuem sem dar a devida importância...

você acha que todas as pessoas tem a mesma realidade? tem gente que simplesmente teve tudo de mão baijada e acha que a vida é assim.. e só tomando um baque, ou resolvendo se informar é que conseguem perceber a necessidade de se desenvolver determinadas características.

A não ser que seja algo desprovido de conteúdo como as 13 páginas dessa apostila

pelo visto você criou mesmo uma expectativa muito grande na apostila.. eu já imaginava o que seria antes mesmo de abrir (auto-ajuda)... inútil pra vc.. talvez útil para alguém!

"O significado místico de algumas palavras que relaciono com autodidatas"

a intenção do titulo é chamar o leitor (tendo relação com o texto, obviamente).. com esse titulo aí acho que nem eu nem você teríamos lido o texto.

abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Autodidatismo. Uma apostila que mudará sua forma de pensar