Não acredito em autodidatismo: Diz Ulisses Rocha

Autor Mensagem
Kamus23
Veterano
# dez/08


É uma estrevista da revista acústico de 2006 (velha até, mas só li ontem) que Ulisses Rocha diz:

Não acredito em autodidatismo. Acho a maior mentira do século. Você pode não estudar com um professor formal, pagando ou frequentando uma escola. Mas você sempre aprende referenciando em coisas que está vendo ou ouvindo. Isso é um truque usado por muitos para de auto-afirmar em cima de outras. (e por ai continua a estrevista)

Então, eu ouço tanto aqui no forum, "Sou autodidata" , será que é mesmo?

Abraços

leobozzo
Veterano
# dez/08
· votar


eu concordo...

hoje me dia com internet, livros etc qualquer um aprende praticamente tudo se tiver muita força de vontade.

eu mesmo nunca tive professor mas o que sei veio da internet, vídeos, revistas etc...

qual o conceito de autodidata? pq se a questão é ter outro ser humano presente ensinando aí sim, sou autodidata :P

DarkMakerX
Veterano
# dez/08
· votar


Se auto-didata eh aquele que, se for jogado numa ilha deserta com um violao, aprende a toca-lo, dai sim

Mas acho que auto-didata eh aquele que nao teve uma pessoa propria (professor) para aprender

Dri_Cursino
Veterano
# dez/08
· votar


leobozzo
Concordo com você... Acho que é possível sim ser autodidata... Um amigo tem uma banda aqui na minha cidade e é super elogiado, dos 5 integrantes, somente 2 tiveram aulas com professor, os demais aprenderam sozinhos...
Estamos na modernidade.Existem muitos meios de se aprender se necessidade de uma outra pessoa para auxiliar...

Kamus23
Veterano
# dez/08 · Editado por: Kamus23
· votar


Mas como disse o DarkMakerX ser autodidata é " aquele que se for jogado numa ilha deserta com um violao, aprende a toca-lo"

Em certo ponto eu concordo com o Ulisses Rocha

Dri_Cursino
Veterano
# dez/08
· votar


Mas o que isso importa???
O importante é fazermos bem feito aquilo que sabemos (tocar, cantar, etc), independente de sermos "autodidatas" ou não...

pacman jp
Veterano
# dez/08
· votar


o lance é: pra ser autodidata, vc estuda sozinho, sem professor, ou vctem que reinventar a forma de aprender algo???

se vc aprende a tocar violão só pelas revistinhas, ainda considero como "autodidatismo"

com professor em cima, jão não, pé claro.

e agora, com vide aulas??? como explicar?

se um cara num tem pra quem perguntar as dúvidas dele, e se vira sozinho, ou acaba procurando os meios dele, ele é auto didata sim, uai?

independente disso...

pra tocar bem precisa ou não, ser auto didata???


é muita fresura, isso tudo...




Abraham Lincoln foi auto didata... mas pra isso ele leu livros, não???
pra finalizar, acho uma discução irrelevante...
tem cara que faz aula a vida toda, e num toca porra nenhuma...

Deji
Veterano
# dez/08 · Editado por: Deji
· votar


AutoDitada = Aquele que ensina a si próprio

Nada impede do cara ser autodidata só porque usa livros, video aula, tirando musica e frases...

A diferença de fazer com o professor é que o professor vai direcionar o que vc deve estudar.

Dizer que é autodidata é dizer que estuda sozinho, acho que o Ulisses não entendeu o siginificado da palavra.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Não acredito em autodidatismo: Diz Ulisses Rocha

é pq ele não me conhece

Thombjork
Veterano
# dez/08
· votar


Eu não acredito é nesse sujeito! :)

Eu sou autodidata na maioria das coisas que estudo e vou muito bem, obrigado.

toty
Veterano
# dez/08
· votar


indiferente de o cara ser autoditada ou não, o importante é ele saber tocar bem o instrumento que ele se propõe a tocar.

Culino
Veterano
# dez/08
· votar


Todos somos ''um pouco '' auto-didata, pq num é qualquer duvida que vc procura outra pessoa. Vc se vira, tenta intender e na maioria das vezes , aprende sozinho!

eutoco_frauta
Veterano
# dez/08
· votar


Não acredito em autodidatismo. Acho a maior mentira do século. Você pode não estudar com um professor formal, pagando ou frequentando uma escola. Mas você sempre aprende referenciando em coisas que está vendo ou ouvindo. Isso é um truque usado por muitos para de auto-afirmar em cima de outras. (e por ai continua a estrevista)

Auto-didatismo existe sim. É aprender sem a educação formal, simples assim. As pessoas auto-didatas aprendem por livros, assistindo vídeos, etc. É um conceito que todo mundo conhece bem.

O que o Ulisses quer fazer é dar uma de sabido, tentando ele próprio se auto-afirmar tentando mudar o sentido óbvio das palavras.

Se o auto-didatismo é a aquisição de técnica ou conhecimento já existente, é claro que alguém tem que ter desenvolvido e exposto essa técnica antes.

O que ele faz é isso: "não vamos chamar água de água gente, está incorreto, vamos chamar a água de H2O ou water. Sim, pois water é a palavra que todo mundo usa, e isso facilitaria até a subsistência do brasileiro no exterior, ao facilitar a compra deste bem indispensável à vida. H20 também é uma opção boa, quiçá científica, para este elixir da vida. No entanto é bom perceber que ao chamar a água de H20 nós estamos utilizando fonemas da língua portuguesa e blablabla..." Enfim, ele fala fala e não diz nada de relevante, apenas tenta conceituar de forma errada uma palavra bem estabelecida. Ulisses, meu filho, se não tem o que dizer não dê entrevista.

Jg Destroyer
Veterano
# dez/08 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


Cara, ja diziam alguns sociologos que o ser humano é o único animal que, se abandonado quando bebê e criado isolado, nao vai ter nenhuma das caracteristicas de sua especie
Logo, se nem se tornar humano o homem consegue sozinho, quanto mais aprender a tocar um instrmento

Concordo com nosso amigo ulisses


Post true nerd, mas to aprendendo na recuperaçao de sociologia =D

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


quer ser autodidata? comece com uma gaita que não precisa afinar, depois que já tiver manjado algumas coisas, passe pro violão, pronto, me jogue em uma ilha ocm estes dois instrumentos, pode mandar uma bateria e um baixo que me viro também ^^
mas nem precisa disso, hoje com a internet, tudo vai muito mais fácil, e depois, se quise ir mais rápido, pega umas aulas mesmo, aprende logo a afinar, trocar as cordas, posicionar a mão, fazer uns acordes e depois pega o resto sozinho, de uma forma ou de outra o ouvido desenvolve, na música o músico só tem um caminho, que é a evolução, aprender mais, ninguém desaprende, só se parar de tocar e "atrofiar", e olhe lá

shoyoninja
Veterano
# dez/08
· votar


Isso é uma bobagem.

Todo mundo consegue estudar sozinho se quiser. Mas nem tudo pode ser aprendido assim.

E quem estuda sozinho, seja quem for, se tiver auxílio de outra pessoa que já tenha um certo domínio do assunto vai aprender muito mais rápido e com mais facilidade.

É uma questão da$ possibilidade$ de ter o acompanhamento ou não.

eutoco_frauta
Veterano
# dez/08
· votar


Saber outras linguas tambem ajuda pq a maioria da literatura técnica está em ingles e outras linguas

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


Kamus23
Não acredito em autodidatismo

Ninguém é 100% autoditada. Não tem como. No caso do violão. Eu inventei o violão? Eu concluí que aquela era a afinação ideal? Eu formei os acordes? Claro que não. Então eu ví alguém fazendo, eu lí em uma revistinha, ví nos livros, etc...Voce pode não ter tido professor, mas dizer que aprendeu tudo sozinho, já é pretenção demais.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


shoyoninja
E quem estuda sozinho, seja quem for,

É isso. Estudar o que? Voce estuda o que alguém fez, e voce vai pegar o que o outro escreveu, desenhou, desenvolveu etc...

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
Thombjork
Eu sou autodidata na maioria das coisas que estudo e vou muito bem, obrigado.

Voce pode se considerar um autodidata por não ter professor. Mas existem muitos métodos, (a maioria deles) que são alto explicativos. Voce não precisa de professor. O método já é.

Machine Gun Man
Veterano
# dez/08
· votar


Questão de conceitos diferentes. Pra esse cara, qualquer influência é considerada.

Eu uso o termo "autodidata" pra alguém "não estuda com um professor formal, pagando ou frequentando uma escola".

Agora, se, pra ele, um "autodidata" deve ser um ermitão que nunca ouviu uma música, nem leu nada a respeito, esse é o conceito dele.

Pra mim, não há problema nenhum em dizer que é ( de fato, ser) um autodidata.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


eutoco_frauta
Auto-didatismo existe sim. É aprender sem a educação formal, simples assim. As pessoas [i]auto-didatas aprendem por livros, assistindo vídeos, etc.[/i]

É a quase a mesma coisa que ter aulas com um professor. Se não for melhor.

Machine Gun Man
Veterano
# dez/08
· votar


"Autodidata: Diz-se de ou pessoa que se instruiu ou se instrui por si mesma, sem mestre."

Fonte: Dicionário Larousse

Então.. eu acho que o cara viajou. Um autodidata não precisa ser um ermitão, ou ser "jogado numa ilha deserta com um violao, aprende a toca-lo,". Basta não tomar aulas.

Eu fiz aula, mas até um período, aprendi sozinho, tocando tudo que soasse legal, "criando" acordes e etc... Acho que poderia muito bem evoluir desse jeito, e, talvez, ser um músico mais completo do que aqueles que se enchem de material com professores, mas continuam sem musicalidade alguma.
Eu preferiria ter continuado autodidata, porque, depois que comecei a fazer aulas, já saí querendo tocar escalas e arpejos, e esse monte de coisa de velocista, mas que não soa bem e ninguém (além dos guitarristas) tem saco pra ouvir. Com certeza, se tivesse continuado como autodidata, teria pulado essa fase, porque nem eu mesmo iria suportar essa barulheira toda. Mas tendo aulas, a gente pensa: "meu professor faz isso também, e ainda tá me ensinando. Então, pra ser bom, tem que fazer isso também." Aí isso começa a ter tomado como indicador de qualidade e... Voilà! Mais um guitarrista de quarto!

Resumindo, eu só queria dizer:

Toca e fica quieto, Ulisses!

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


Machine Gun Man
"meu professor faz isso também, e ainda tá me ensinando.

Vou usar a sinceridade. Nós ensinamos isso e aquilo, e muitas vezes nem achamos que é tão importante assim, mas faz parte do cronograma. Explorar a velocidade dos exercícios, quando não há necessidade. Eu já disse à alunos bons: Deixa de fazer aula, o resto voce aprende sozinho. Mas esta é a verdade. Mas quando o dinheiro do aluno é mais importante do que o aprendizado em sí. Se usa todos os métodos para segurar o aluno.Como eu disse 100% altodidáta, eu não acredito. Mas se pode aprender mais de 50% , sozinho.

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/08
· votar


Kamus23
Você pode não estudar com um professor formal, pagando ou frequentando uma escola. Mas você sempre aprende referenciando em coisas que está vendo ou ouvindo.

Também é minha opinião.

Um abraço

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
· votar


Porra, que merda meu! Que comentário sem noção desse cara. Ele está discutindo o "conceito" de auti-didatismo! Pq o significado comum é justamente que o auto-didata não tem aulas formais com professores e mestres e sim "corre atrás" do conhecimento. Que burrice...

ROTTA
Veterano
# dez/08 · Editado por: ROTTA
· votar


Então, eu ouço tanto aqui no forum, "Sou autodidata" , será que é mesmo?

Acho que sim. Não falando apenas de música, se o estudo for associado à experiência, é impossível não crescer. Achar que todo aprendizado depende da lógica forma "professor-aluno" é inocência. As próprias escolas discutem isto fortemente hoje em dia, embora o modelo não mude...

Eu aprendi muita coisa por conta própria, além da educação formal, claro. Aliás, uma das grandes sortes que tenho na vida é aprender muito fácil as coisas, a partir de praticamente qualquer fonte. Mas volto a dizer que o importante é associar teoria e prática (na música isto é mandatório, claro, mas o conceito é mais amplo).

Abraços.

MiguiM
Veterano
# dez/08
· votar


Cara, autodidatismo não existe! Se agente for aprender a tocar qualquer instrumento, seja violão, guitarra, baixo, bateria etc, nós precisamos a menos de uma base para aquilo, seja um professor, um curso na internet(igual o daqui do CifraClub), alguma revista que ensine, etc. Na minha opinião não existe autodidatismo.

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


Ele só alterou o sentido óbvio da palavra pra levar ao pé da letra e criar uma discussão totalmente besta. Esse Ulisses ou é um fanfarrão ou não entendeu o que significa o termo "auto-didata".

Dogs2
Veterano
# dez/08 · Editado por: Dogs2
· votar


E digo mais, levando por termos gerais e bestinhas igual os que ele levou, posso até afirmar o contrário: numa universidade TODOS são auto-didatas, porque para serem ensinados precisam se pre-dispor a si próprios para o aprendizado, e selecionarem o que precisam, queiram ou não aprender.
Enfim, deturpando os conceitos pode-se afirmar qualquer besteira, e criar discussões infinitas, mas pra mim esse assunto já tá enterrado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não acredito em autodidatismo: Diz Ulisses Rocha