Autor |
Mensagem |
expedifer Veterano |
# set/08
Absurdo:ECAD quer punir lojas e rádios por tocar música
Na minha opinião é um absurdo o que o ECAD está fazendo nessa cidade. Abuso no direito nessa lei mal feita. Só repudia e rebaixa a moral dos músicos, cantores e artistas. Não é por ai: deve-se apenas cobrar sobre vendas, apresentações e inibir piratarias e cópias. Não malhar por um CD original tocado numa loja ou pelarádio, isso na verdade é publicidade gratuita ao artista, divulgando-o.
Lojas desligam rádios e TVs para evitar cobrança do Ecad
Virou coisa rara escutar música dentro de loja, bar ou restaurante, ou mesmo assistir a uma partida de futebol nos botecos de Jaboticabal, 344 km noroeste de São Paulo.
O motivo para o sumiço dos aparelhos de rádio e de TV dos estabelecimentos é a chegada na cidade de Maria do Carmo Chioda, a representante do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que faz campanha ferrenha na cobrança dos direitos autorais.
De acordo com a lei 9.610/98, que rege os direitos autorais no país, estabelecimentos que executam música para o público, mesmo por meio de aparelhos de rádio ou de TV, precisam pagar a taxa determinada pelo Ecad, cujo valor varia de acordo com a metragem de construção.
Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal, uma loja de 44 metros quadrados, por exemplo, pagaria R$ 58,96 por mês de direitos autorais. O dono de uma loja com 70 metros quadrados teria que desembolsar um pouco mais: R$ 93,80 por mês. Já o proprietário de um estabelecimento com 90 metros quadrados teria que pagar R$ 120,60 para o Ecad.
continua.. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u448815.shtml
O pior é que em cidades pequenas se toca principalmente música regional e de músicos locais, os depreciando perante a população. Estes mal tem divulgação e vem alquem acabar com isso. Se vc tem tua música tocada pelas lojas, rádios e demais locais da tua cidade, vc acharia ruim?
Vão acabar tocando musica estrangeira não "protegida" pelo ECAD e nem essa lei. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm
|
expedifer Veterano |
# set/08
· votar
Daqui a pouco, se algum consumidor cantar enquanto faz compra, poderá levar multa do ECAD!! Poderá só cantar o Hino Nacional e olha lá!!!
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
expedifer "Está tudo na lei 9.610/98, no artigo 68. Lá, está bem claro quem tem que pagar. Estamos fazendo um trabalho de conscientização junto aos comerciantes sobre a importância da música dentro do estabelecimento", disse.
"É feito um cadastro e ele [o comerciante] paga mensalmente. O dinheiro vai para os autores das músicas executadas, já que o Ecad recebe essa lista das rádios e emissoras de TV e, além disso, temos serviço de escuta", afirmou Souza.
O gerente do Ecad disse que quem não pagar e continuar executando música na loja pode ser processado judicialmente. Sobre a possibilidade de negociação dos valores cobrados, ele afirmou: "Não tem como mexer no que está previsto em lei."
Em Jaboticabal, cada estabelecimento comercial onde houver execução pública de música deve pagar R$ 13,39 por mês para cada dez metros quadrados de área de circulação e atendimento ao público. Em São Paulo, esse valor é maior. Segundo Souza, na capital paulista a taxa é de R$ 19,12 por mês para cada dez metros quadrados de área de circulação e atendimento ao público do estabelecimento comercial.
|
fulanno Veterano |
# set/08 · Editado por: fulanno
· votar
se vc é musico, está reclamando doq? o pagamento do direito autoral é uma pratica prevista em lei. o comerciante deve estar ciente disso.alem do mais o direito autoral é uma forma de retribuição ao artista pela execução de sua musica.
se vc lança uma musica e todo mundo quer ouvir , vc esta recebendo por isso.é seu trabalho e como todo trabalho deve ser retribuido.
|
mazza Veterano |
# set/08
· votar
Vão acabar tocando musica estrangeira não "protegida" pelo ECAD e nem essa lei. ????? entendi nada, afinal vc se manifesta contra o ECAD??? e desde quando uma obra estrangeira não recebe direito autoral pela execução no Brasil???? sinceramente não entendo sua colocação Se vc tem tua música tocada pelas lojas, rádios e demais locais da tua cidade, vc acharia ruim? se eu não recebesse pelo ECAD, acharia ruim sim. Recebo direito autoral pelo ECAD a cada três meses e fico muito contente de que exista um órgão que defenda os direitos do autor/compositor. Não sou nem um pouco contra o que essa fiscal tá fazendo, em princípio. Se ocorre excesso de exação por parte dela é outra estória, mas o que ela faz é correto.Não malhar por um CD original tocado numa loja ou pelarádio, isso na verdade é publicidade gratuita ao artista, divulgando-o. se o artista quer ter seu trabalho divulgado de graça, ele que registre sua obra e faça um documento público abrindo mão de seu direito autoral.
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
MORTE AO MALDITO ECAD!!!!!!!!!!!!!!!!
bando de idiotas, o ECAD e quem fez a legislação!!
|
DrBrodsky Veterano |
# set/08
· votar
Esse órgão é uma tragicomédia (assim como todos os órgãos públicos).
Uma vez eu ouvi a história de uma apresentação de música renascentista. O último compositor envolvido tinha morrido há mais de 300 anos. Mesmo assim, bateu fiscalização, e só autorizaram o evento depois de paga a taxa.
Se duvidar, devem cobrar até de quem toca as próprias músicas.
Tudo pra "repassar o dinheiro pros compositores".
|
DrBrodsky Veterano |
# set/08
· votar
Se eu ligar o som numa festa aqui em casa, tenho que pagar o ECAD?
|
GDias Veterano |
# set/08
· votar
DrBrodsky
Depende. Só dá pra tocar o Hino Nacional, alguns clássicos e Amazing Grace, heh.
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
DrBrodsky
Se eu ligar o som numa festa aqui em casa, tenho que pagar o ECAD?
Não, vc tá na sua casa! Não tem q pagar p0Rr@ nenhuma pra ninguem pra ouvir rádio na sua casa!! hueheuhe
|
expedifer Veterano |
# set/08 · Editado por: expedifer
· votar
O povo acho que não entendeu:
NO BRASIL SE PAGA "JABÁ" PRA SE TER A MÚSICA DIVULGADA NAS RADIOS E DEMAIS VEÍCULOS, ATE LOJAS!!
E vem o ECAD cobrar por essa BELÍSSIMA divulgação??
É claro que entre dois pequenos músicos, bandas ou cantores tocados, entra no meio um Zeze ou Ivete, tudo bem. Mas ACHAR QUE R$20 que o ECAD repassa (isso quando repassa) vale mais que uma P...divulgação na rádio, cara, desculpe mas vc pode entender de música, canto, etc, mas publicidade nada: absolutamente nada e morrerá na praia com tuas músicas não divulgadas. A não ser que pague Jábá, completando mais uns R$ 1mil ou R$ 5mil sobre eses absurdos e "milionários" R$ 20 que o ECAD te enviou!!!
E já ouvi muito que o ECAD quando fez esse projeto pra ser aprovado (especialmente nesse artigo), fez um imenso lobby com os politicos, sem pensar nas consequências. Taí: isso só rende grana aos seus bolsos, destruindo os músicos e suas divulgações. Os pequenos então,,,nunca ví algum ser procurado pelo ECAD.
|
fulanno Veterano |
· votar
mazza se o artista quer ter seu trabalho divulgado de graça, ele que registre sua obra e faça um documento público abrindo mão de seu direito autoral.
com certeza. eu não entendo a opinião das pessoas de serem contra algo que favorece a classe dos musicos.
BaNdAiD MORTE AO MALDITO ECAD!!!!!!!!!!!!!!!!
bando de idiotas, o ECAD e quem fez a legislação!!
cara, realmente to de cara com sua opiniao. se vc não recebeu nada ainda é pq não é filiado a associação e está totamente por fora de leis.
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
expedifer
se essa é sua opinião a gente tem que respeitar. mas vc está equivocado.
como vc quer receber o direito autoral se não é nem filiado a instituiçoes musicais?NO BRASIL SE PAGA "JABÁ" PRA SE TER A MÚSICA DIVULGADA NAS RADIOS E DEMAIS VEÍCULOS, ATE LOJAS!!
se vc paga "jaba´" é problema seu.
agora quanto a não ser procurado pelo ecad e morrer na praia com musicas, se vc não seguir a lei, vc é que irá perder com isso. se vc vai atras vc consegue. se a fiscal abusou da autoridade é tbm problema dela, mas ela cumpriu a lei. e vc não ganhará nada se agir contra a lei.
|
expedifer Veterano |
# set/08
· votar
eu não entendo a opinião das pessoas de serem contra algo que "favorece" a classe dos musicos
Repetindo pros "desatentos"
NO BRASIL SE PAGA "JABÁ" PRA SE TER A MÚSICA DIVULGADA NAS RADIOS E DEMAIS VEÍCULOS, ATE LOJAS!!
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
expedifer
nem vale a pena discutir com quem não quer aprender. se vc paga jabá ou axa isso é problema seu. realmente há muitas pessoas que pagam jabá.
e quanto ao desatentos. procure VC aprender sobre leis, antes de querer opinar erroneamente sobre elas..
entre nesse link e se intere sobre o assunto. www.ecad.org.br
e peço desculpas aos moderadores pelo modo como me expresso, mas são opinioes construtivas.
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
fulanno
Cara, o principal problema nem é o ECAD em si, mas todo o modo como é feita a lei que o reje. Tudo bem cobrar da rádio, que lucra uma grana reproduzindo musica. Mas porra, bar de beira de esquina?
Eu acho q deveria ter uma cota para cobrança. Em evento, cobra acima de um certo nº de pessoas, sei lá...
|
johnny_floripa Veterano |
# set/08
· votar
Ninguém mais pode tocar cover? Tem que pagar?
Porque o princípio é o mesmo...
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
BaNdAiD mas cada caso é um caso. para cada situação é diferente. tem cidades aqui no sul por exemplo que as pessoas nem sabem o que é o ecad. pode ser calculado por m2 de circulação, ou uma media depessoas que frequentam o local. analize o seguinte
vc é o musico que se ferrou paradar certo e conseguiu chegar lá. digamos que em determinado lugar tenha um baile que toca sua musica a noite inteira e fatura cerca de 5 ou 6 mil reias(por cima) durante a noite. a taxa vai dar em torno de 300 pila.
vc não axa justo. receber esse 300 pila em consideração de terem usado sua musica, fruto de anos de trabalho?????
pensem nisso
|
synth_master Veterano |
# set/08
· votar
Porque o princípio é o mesmo...
Concordo! Daqui a pouco temos que pagar pra tocar nossas próprias músicas!!!
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
fulanno
vc não axa justo. receber esse 300 pila em consideração de terem usado sua musica, fruto de anos de trabalho?????
Cara, se a palavra for justo, eu até acho. Mas é por isso q eu acho q devia ter uma cota, um tipo de isenção. Já tentou organizar um show de talentos na escola e teve que pedir autorização do ECAD? é uma facada que inviabiliza muitos eventos!!
Vc disse que algumas cidades no sul não tem a presença do ECAD. Porém elas não são isentas, o ECAD é que não chega nelas...
johnny_floripa
Sempre teve...vai incluso na taxa do ECAD!
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
johnny_floripa Ninguém mais pode tocar cover? Tem que pagar?
Porque o princípio é o mesmo
na verdade, segundo a OMB, vc precisa estar registrado como musico para exercer a profissão ,assim como qualquer outra.
e se vc usa musica em sua profissão , vc não está isento das taxas. depende muito de localidades tbm cara, sendo que a lei não muda, mas tipo aqui onde eu moro ,nunca ouvi falar de caso de fiscalização pelo ecad.
|
BaNdAiD Veterano |
# set/08
· votar
synth_master
Concordo! Daqui a pouco temos que pagar pra tocar nossas próprias músicas!!!
Se eu não me engano, quando um artista faz um show mesmo com musicas próprias, o organizador ainda paga ao ECAD pelo evento, ou seja, o artista ganha direitos autorais para executar sua própria obra. Mas eu não sei se é isso mesmo ou não.
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
Se eu não me engano, quando um artista faz um show mesmo com musicas próprias, o organizador ainda paga ao ECAD pelo evento, ou seja, o artista ganha direitos autorais para executar sua própria obra. Mas eu não sei se é isso mesmo ou não.
mas ai não é vc que paga, são os organizadors que estão te pagando o direito autoral de vc utilizar sua prpria musica.
Já tentou organizar um show de talentos na escola e teve que pedir autorização do ECAD? é uma facada que inviabiliza muitos eventos!!
isso já não posso te dar certeza, mas acredito que se a direção da escola enviar uma declaração afirmando que o evento é sem fins lucrativos, apenas como uso estimulativo de cultura e recreação, deve ser isento de taxas. não tenho certeza, alguem bem informado me corrija se eu estiver errado.
|
Bclamberti Veterano |
# set/08 · Editado por: Bclamberti
· votar
Que o ECAD tem a função a favor dos músicos, compositores, cantores, a gente sabe. O problema é: Os afiliados ao ECAD tem controle de quanto eles tem direito de receber? Será que o ECAD repassa os valores devidamente corretos aos autores? Já vi muito cantor/músico na tv metendo o pau no ecad. Dizendo que não vê a cor do dinheiro referente às obras que fizeram.
Que a lei deve ser cumprida e a taxa do ECAD deve ser cobrada tudo bem. Mas o ECAD tá cumprindo a parte dela?
É complicado.
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
Bclamberti
realmente é complicado responder essa pergunta.oq eu posso informar é sobre como a lei é prevista e que o orgão controla esses valores.certas coisas a gente não tem conhecimento, tal qual as verbas de prefeitura, estado e outras regiões. a gente sabe que eles recebem de tal modo, mas não pode dizer com certeza como são distribuidas.
no site do ECAD tem o quadro de distribuição. a gente espera que eles sigam corretamente. numa pesquisa sobre fonogramas, o engenheiro de gravação, contratado pelo produtor fonografico do Latino, disse que recebeu quase 20 mil reais pela musica "Festa no AP" pelo serviços prestados como programador de bateria, loops e tecnico de gravação.
|
Bclamberti Veterano |
# set/08
· votar
fulanno
Festa no AP faz sucesso até hj. Já tocou trocentas vezes nas rádios, TVs, etc. Sinceramente, acho que só em caso como esse que o ECAD age corretamente. Claro, só Deus sabe o qto eles arrecadaram com essa música do latino. E com certeza é assim com artistas que estão na midia, e em alta.
Vc acha que eles vão dar tombo em Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Zeca Pagodinho??? Claro que não.
Mas olha algumas denuncias contra o ecad na internet:
http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_cont ent&task=view&id=1274
http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=16099 Esse cara passou 40 anos sem receber um tostão do ECAD.
http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0104/0520.html
Digita no Google DENUNCA ECAD. Vai chover de endereços.
|
fernando tecladista Veterano |
# set/08
· votar
dos artistas que estão na midia eles não vão ter nada do que reclamar a gravadora deles paga o jaba pra divulgar a música, o ECAD cobra os direitos autorais dos botecos e repassa pras gravadoras que geralmente são donas de um percentual dos direitos autorais, fica zero a zero
o problema do ecad (e cade?) é como cobra: metro quadrado é piada, como repassa os direitos autorais, quem ganha o que tabulado a partir do que?
para os donos de boteco, só resta pagar ecad e colocar cover ou não pagar nada e colocar algum músico com trabalho 100% autoral já ouvi muita historia de banda que estava tocando e no meio do baile baixou o ecad por lá então tiveram que terminar o baile somente tocando improviso -------------------------------------
agora tirando o fato música, arte, liberdade de expressão e etcs... que já se comentaram nos tópicos contra a OMB se alguem ganha dinheiro em cima de algo teu, você tem direito de receber, mas fora isso esse papo de ecad X radio em boteco escuto desde que me entendo por gente e nunca mudou, vai, volta eles não tem estrutura pra fiscalizar tudo, ou alguem já ganha uma grana pra deixar quieto e para por ai
|
fulanno Veterano |
# set/08
· votar
Bclamberti
cara , não to defendendo o ecad, nem associações. estou defendendo oque é previsto em lei. quanto ao cara de 40 anos sem receber, é importante notar que ele ficou 40 anos sem se associar á alguma das instituições musicais.tanto que recomendaram a ele se associar, ai a desculpa dele é que no MS não existe Associação de musica. aqui em SC tambem não.para isso existe correio,email etc para vc se associar de outros jeitos.
|
fulanno Veterano |
· votar
fernando tecladista
se alguem ganha dinheiro em cima de algo teu, você tem direito de receber, mas fora isso esse papo de ecad X radio em boteco escuto desde que me entendo por gente e nunca mudou, vai, volta eles não tem estrutura pra fiscalizar tudo, ou alguem já ganha uma grana pra deixar quieto e para por ai
é bem por ai mesmo
|
expedifer Veterano |
# set/08
· votar
O "fulano de tal" só pode estar trabalhando no ECAD!!!
Só ele defende a "unhas e dentes" esse pseudo orgão!!
Cara: vc já recebeu algumas vez algo do ECAD? Se não, porque defende tanto esse falho, omisso e abusivo orgão que só pensa no bolso dele, tal qual muitos aqui deporam, criticaram e o denunciaram (e ainda muitos denunciarão mais coisas dele por aqui)?
|