Autor |
Mensagem |
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo com certeza
|
Prof. Grosélio Veterano |
# out/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar
Ha uns anos atráz eu tinha um opinião sobre estes orgãos. Ou seja ECAD e OMB. Quando eu ví que era impossível lutar contra e ficar falando era dar "murro em ponta de faca" eu disse: Vou fazer parte deles. O bolo é grande, dá para dividir para mais um. Dito e feito. Para mim as duas organizações funcionam perfeitamente, não tem que mudar em nada. Desculpe a sinceridade. Sería bom se voces tivessem a oportunidade de irem a uma sede do ECAD ou OMB. Aí voces vão ver que as pessoas que lá trabalham, são pessoas comuns e recebem o salário que lhes é justo. Se as leis são falhas ou ultrapassadas já é outra história. Essas instituições funcionam bem sim. E cumpre o papel para que foram criadas. Não é porque o "Fulano" defende ou não o ECAD. O que ele fala, é a realidade, as coisas funcionam assim.
Só uma pergunta.Alguém aí conhece algúm compositor, que tenha todos os seus dados pessoais em dia no ECAD, e que não está recebendo a sua parte (em dinheiro) dos direitos autorais de alguma obra sua? Eu duvído que alguém vai encontrar.
Estão enganados os que estão pensando que a briga dos artistas contra o ECAD é por injustiça do ECAD. Voces sabem o que os artistas querem? Eles querem que o ECAD aumente a taxa de cobrança das emissoras de radio e TV e que os valores pagos por direitos autorais seja aumentado. Eles querem que as escolas que usarem suas músicas para fins didáticos pagem uma taxa (hoje não pagam) e que seja repassada para eles. E aí? Ficar de que lado?
Um abraço
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
e esse lance das carteiras de musico, como ficou? ainda é necessario ou só em SP está isento?
|
# out/08
· votar
fulanno e esse lance das carteiras de musico, como ficou?
Para tocar tem que ter carteira de mùsico e anuidade em dia. Aquí em Minas é assim.
|
Saullito Batera Veterano |
# out/08
· votar
se vc é musico, está reclamando doq? o pagamento do direito autoral é uma pratica prevista em lei. o comerciante deve estar ciente disso.alem do mais o direito autoral é uma forma de retribuição ao artista pela execução de sua musica.
se vc lança uma musica e todo mundo quer ouvir , vc esta recebendo por isso.é seu trabalho e como todo trabalho deve ser retribuido. E quem nun é famoso ? Você acha que as bandas começaram a entregar do nada um CD para uma loja e cobrando ? O cara da loja vai cuspir na sua cara.
E vai te falar... Ninguém te conhece... Agora tocando sim o povo vai ver você tocando...
|
Saullito Batera Veterano |
# out/08 · Editado por: Saullito Batera
· votar
fulanno
Eu ainda nun te vi nada TV... Qual é seu nome. Pelo jeito que você fala, você deve ser um músico muito bom e muito famoso...
Essa joça é horrivel... Deixa o pessoal divulgar o trabalho. Pelo menos os menos favorecidos, começo de carreira, e tal...
|
makumbator Moderador
|
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo Para tocar tem que ter carteira de mùsico e anuidade em dia. Aquí em Minas é assim.
É nada, depende MUITO de cada delegacia em particular(esse é outro defeito da instituição, sua atuação depende demais da orientação e vontade pessoal do dirigente em questão). Também moro em Minas, e por aqui, a OMB é completa e absolutamente inexistente...não ajuda em nada a classe, e também não fiscaliza absolutamente nada. Há músicos por aqui que acham que a OMB é alguma lenda urbana...hehehehe
|
# out/08
· votar
makumbator Também moro em Minas, e por aqui, a OMB é completa e absolutamente inexistente...não ajuda em nada a classe, e também não fiscaliza absolutamente nada. Há músicos por aqui que acham que a OMB é alguma lenda urbana...hehehehe
Já comuniquei o fato em BH. Aguarde que em breve eles estarão em Juiz de Fora. Este mês ainda. Um abraço
|
· votar
Saullito Batera Eu ainda nun te vi nada TV...
O cara é fiscal do ECAD. Não é artista. Um abraço
|
· votar
Você acha que as bandas começaram a entregar do nada um CD para uma loja e cobrando ?
Se voce quer começar uma banda, e quer que esta banda chegue um pouco mais longe. Voce tem que ter (de Preferencia) umas 2 ou 3 músicas (registradas) de autoría da banda ou algúm integrante. ( Se voce canta músicas que não detém os direitos autorais dela, voce vai receber os direitos de intérprete, que é uma "merreca") Porque? Quem te paga os direitos autorais não são as lojas e nem o consumidor. O ECAD recolhe o dinheiro e repassa para a associação de intérpretes ou compositores,(Voce tem que ser associado) e esta associação faz este dinheiro chegar à sua mão. Então se voce está começando ou não, o ECAD não faz diferença se voce vai fazer sucesso ou não, não vai fazer com que seu CD seja mais vendido ou não. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Ons: Se voce quer receber direitos autorais, voce tem que fazer parte de alguma associação. O ECAD não te repassa diretamente. Um abraço
|
# out/08
· votar
Saullito Batera Deixa o pessoal divulgar o trabalho.
Se as músicas que voce for cantar são de sua autoría, não precisa se preocupar, voce não paga ECAD das suas próprias músicas. Então pode divulgar avontade... Um abraço
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Saullito Batera
meu filho se eu pudesse melhorar as coisas, com certeza eu faria. não sou eu quem manda no governo. e oque a lei determina é que se toque a musica e se retenha o dinheiro justo. todos os que estão hoje aonde estão passaram pelo que nos estamos passando. de implorar para alguem aceitar o cd, de implorar para que alguem deixe a gente tocar.as vezes até de graça.vide legião urbana e derivados. até eu mesmo já passei por isso. por isso está correta a lei que prescreve os direitos autorais. não tem nada a ver uma coisa com a outra a respeito de divulgação.
um abraço
Prof. Rosélio Araujo
O cara é fiscal do ECAD. Não é artista hauhauahuahua. não sou fiscal do Ecad.e artista ... mais ou menos. hauhauhuahuaa
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo Você acha que as bandas começaram a entregar do nada um CD para uma loja e cobrando ?
EDIT
Se voce quer começar uma banda, e quer que esta banda chegue um pouco mais longe. Voce tem que ter (de Preferencia) umas 2 ou 3 músicas (registradas)[b]se quiser, e OBRIGATORIAMENTE o ISRC[b], de autoría da banda ou algúm integrante
um abraço
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
makumbator Também moro em Minas, e por aqui, a OMB é completa e absolutamente inexistente...não ajuda em nada a classe, e também não fiscaliza absolutamente nada. Há músicos por aqui que acham que a OMB é alguma lenda urbana...hehehehe
Já comuniquei o fato em BH. Aguarde que em breve eles estarão em Juiz de Fora. Este mês ainda. Um abraço
como vc é mal. huahuhauhaua
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
aqui em sc ninguem pede tbm. pq há essa diferença entre estados?
|
# out/08
· votar
fulanno aqui em sc ninguem pede tbm. pq há essa diferença entre estados?
Se os músicos inscritos pagarem a anuidade em dia, o dinheiro arrecadado já é suficiente. Por isso que já não se fiscaliza tanto. Mas como eu disse em outro tópico, é igual ter carteira de motorista, já fazem mais de 15 anos que não paro em uma blitz de transito. É mais ou menos por aí. Pode ser que eu viva mais 50 anos e ninguém me pedir carteira de músico. Mas pode ser que me peçam na próxima semana... Um abraço
|
johnny_floripa Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
Se os músicos inscritos pagarem a anuidade em dia, o dinheiro arrecadado já é suficiente. Por isso que já não se fiscaliza tanto.
Então fiscalização = ganhar dinheiro?
|
# out/08
· votar
johnny_floripa Então fiscalização = ganhar dinheiro?
É...Porque se mais 10 pessoas tirarem carteira, são mais 10 que irão ter que pagar. Se o fiscal pegar alguém sem carteira, o mais lógico (e inteligente) é que esta pessoa irá tirar carteira. Porque ele pode transformar o valor da multa em inscrição para os exames. Então a multa passa a não ser multa. A multa para o músico é relativamente baixa. O valor alto é para os proprietários das casas que contratam músicos sem carteira. E ninguém fica fazendo ronda toda noite ou fim de semana para ver quem tem carteira ou não. Voce pode não ter carteira e tocar até morrer sem que ninguém te peça a "bendita" da carteira. Sabe quantos músicos eu já multei? nenhum. Mas já multei uma "muntueira" de casas de shows. Um abraço
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
Prof. Rosélio Araujo
mas vc não respondeu a minha pergunta. quero saber porque em alguns estados não se usa carteira,sendo que em outros sinm. pelo que sei em SP foi abolido a obrigatoriedade de carteira.
|
marco (boicatolico) Veterano |
# out/08
· votar
Gostaria de tirar uma dúvida
e como ficam as Igrejas? Acredito que em cultos e missas, onde não existe fins lucrativos ( ....ou quase nunca!!!! ehhehe) não se pague o referido imposto
mas e no caso de casamentos, onde podem ser contratados músicos "profissionais"? A Igreja tem que pagar o ECAD? Os músicos tem que ter a carteira?
um abraço
|
fulanno Veterano |
# out/08
· votar
marco (boicatolico)
em shows abertos onde as pessoas pagam para entrar , assim como num show não evngelico, casas de shows etc, é pago a referida taxa do ecad em pro dos musicos, visto que eles tbm recebem direitos autorais pelas suas musicas. em Igrejas acredito que não haja isso. pois não é uma danceteria. é uma casa de louvor.
Prof. Rosélio Araujo mas vc não respondeu a minha pergunta. quero saber porque em alguns estados não se usa carteira,sendo que em outros sinm. pelo que sei em SP foi abolido a obrigatoriedade de carteira.
|
makumbator Moderador
|
# out/08
· votar
fulanno
Porque há lei estadual em SP que isenta os músicos da necessidade da mesma(mas é claro que nada impede quem queira se filiar de fazê-lo, pois a OMB continua funcionando no estado de SP, mas ela apenas não tem mais o poder de exigir que os músicos sejam filiados). Além disso, muita gente tem liminares por todo o Brasil, com o mesmo efeito(mas nesse caso apenas para o requerente da liminar).
|
expedifer Veterano |
# mai/09
· votar
STJ obriga Band a pagar R$ 70 milhões ao Ecad, diz Outro Canal
O ministro Sidnei Beneti, do STJ (Superior Tribunal da Justiça), negou o recurso da Band contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que a condenou a pagar 2,5% de seu faturamento ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), a título de direito autoral por obras musicais.
De acordo com informações da coluna, a emissora irá recorrer outra vez mas, segundo o Ecad, suas chances são mínimas. O órgão afirma que a Band não paga direitos autorais desde 1999 e acumula uma dívida de R$ 70 milhões.
Emissoras de TV de todo o país travam guerra judicial contra o Ecad desde 1999, quando o órgão passou a cobrar 2,5% sobre suas receitas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u571645.shtml
|
# mai/09
· votar
expedifer STJ obriga Band a pagar R$ 70 milhões ao Ecad, diz Outro Canal Emissoras de TV de todo o país travam guerra judicial contra o Ecad desde 1999, quando o órgão passou a cobrar 2,5% sobre suas receitas.
Eu tenho que pagar o ECAD, só porque eu tenho uma escola de música, e todo mês vem um fiscal para ver quais músicas estão sendo tocadas. Como eu pago pela permissão para tocar, eu pago um valor menor do que se eu fosse multado. É a lei, e não tem como escapar dela. Só se for dar aulas la na cozinha de casa.
Um abraço
|
Walter Girao Veterano |
# mai/09
· votar
Uma dúvida:
Se eu simplesmente ignorar uma multa dessas. O que acontece? (comigo e com a casa)
|
expedifer Veterano |
# mai/09
· votar
Ação judicial de cobrança (e ate penhora de bens) além do fechamento do estabelecimento se o existir na fiscalização (tal qual a Band pode sofrer). Mas pra músicos "au voir", livres, leves e soltos, nem perdem tempo pois nem vão achar algum bem pra penhor (pelo menos sabem a situação precária dos pobres músicos).
|
mazza Veterano |
# mai/09
· votar
Só tenho que agradecer ao ECAD e a Ordem dos Músicos, no ano passado recebi mais de dois mil reais de direitos autorais pela execução de minhas músicas pelo ECAD, e graças à fiscalização efetuada no mês de abril desse ano pela Ordem dos Músicos - SP, hoje estou indo assinar CONTRATO DE TRABALHO pelo restaurante em que toco ha mais de SETE ANOS sem contrato, eles receberam a fiscalização da OMB, levaram uma multa, e correram pra regularizar minha situação. Só tenho elogios para esses dois órgãos, uma prova de que se o trabalho deles for levado a sério, nós músicos só temos a ganhar com isso.
|
expedifer Veterano |
# mai/09
· votar
eles receberam a fiscalização da OMB, levaram uma multa,
Cuidado que esse restaurante pode pensar que foi vc que os denunciou e ai...........rua............desemprego.
|
mazza Veterano |
# mai/09
· votar
Cuidado que esse restaurante pode pensar que foi vc que os denunciou e ai...........rua............desemprego. agora é tarde, já assinei o contrato hehehe só pra esclarecer, não fui eu que denunciou, nem sabia que eles faziam essa fiscalização, senão teria denunciado antes hehehe
|
# mai/09
· votar
mazza Só tenho que agradecer ao ECAD e a Ordem dos Músicos
Eu também. Recebo meus direitos autorais, recebo da OMB. Reclamar de que?
Um abraço
|