Iron Maiden, os mais repetitivos. Parte I - Iron Maiden ( 1980 ). . .

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


Jabijirous
Meu caro, estamos a merce de uma explosão de repetição, ou repetitividade na musica!! o ser humano escuta o acorde de dó ja tem MUITOS anos!! alguns dizem que a música tonal/modal ja era, nao tem mais o que inovar! voce só fez a pesquisa de uma banda, pegue umas 10 músicas de cada estilo e voce vai ver que esse C D E tem em todas elas!! Isso é só uma analise harmonica, depois voce pega e faça uma analise melódica! tb esta tudo igual!!!

Não...

E das 4 bandas que eu gosto, lembro apenas de um pedaço que lembre o tal do "C-D-E": "Welcome to the Jungle", no refrão. Mesmo assim não é essa subida descarada com 3 power-chords seguidos. O que seria o "E" já é outra frase, um lick, nem power chord é...

o seu desinteresse foi com o som da banda e nao com os acordes!

Calma, foi com o som da banda pelo modo como eles usam isso exaustivamente...

E não com os acordes, porque disse e repito: Escutar uma ou outra dessas músicas daí até rola. Mas acabei enjoando e percebi isso naturalmente. Tanto é que disse que sentia isso mesmo sem tirar de ouvido nem nada...

agora eu te pergunto, Por que voce ainda escuta música, ja que como eu disse, todo mundo usa essa "movimentação" harmonica?

Quando falo em "movimentação" não me refiro ao movimento harmônico. Mas ao modo como eles constroem as músicas, a mesma sensação de marchinha feliz em boa parte delas...

Jabijirous
Veterano
# fev/08
· votar


me diz qual artista nunca usou a famosa progressão I vi ii V I, ou I iii vi ii V I??

metallica sempre usa o E!! metade dos riffs sao feitos na corda mi!

eu acho que a harmonia ja foi bem explorada, o lance é saber uma boa melodia!! voce pode ficar em 1 acorde, mas se a melodia for boa voce ta feito!!

mas eu tiro o chapeu pra voce, mostra que voce esta estudando mais e tendo um pouco mais de maturidade musical!!

james_the_bronson
Veterano
# fev/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Jabijirous
me diz qual artista nunca usou a famosa progressão I vi ii V I, ou I iii vi ii V I??

Não sei, nem lembro que progressões são essas, assim de cabeça. Nem vou conferir aqui na guitarra...

Eu sei as que o Iron Maiden repete. Se quiser analisar outro artista, quem sou eu para impedir ^^ ?!?!

metallica sempre usa o E!! metade dos riffs sao feitos na corda mi!

O que abre possibilidade para infinitos riffs, como eles fazem. Fazendo uma analogia meio tosca: Um acorde seria um ponto, dá margem à infinitas possibilidades de retas. Mas 3 acordes, na mesma ordem são uma única reta...

Por essa sua "argumentação" eu poderia jurar que você é um típico fã de Iron Maiden. Mas já li outros posts seus e acho que não é o caso...

eu acho que a harmonia ja foi bem explorada, o lance é saber uma boa melodia!! voce pode ficar em 1 acorde, mas se a melodia for boa voce ta feito!!

É, talvez seja isso. Mas uma coisa é usar uma melodia sobre uma harmonia durante uma música, até que seja do início ao fim. Outra coisa é usar a mesma harmonia em várias músicas, e em vários casos do início ao fim da música...

pagode nem morto
Veterano
# fev/08
· votar


o que faz do iron uma otima banda sao os riffs, solos e o bruce cantando!

Falou tudo!

Saitu
Veterano
# fev/08
· votar


o que faz do iron uma otima banda sao os riffs, solos e o bruce cantando!

simples assim

james_the_bronson
Veterano
# fev/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


o que faz do iron uma otima banda sao os riffs, solos e o bruce cantando!

Riffs - Boa parte das bases do Iron Maiden são "C-D-E" sem frases de guitarra por cima. De cara lembro de "Running Free", o pedacinho de "Prowler" também, arrisco a dizer que são raras as que possuem alguma frase característica ( aliás de cara lembro de duas que até têm licks por cima dos riffs: "The Trooper" e "Hallowed Be Thy Name", e repare que os licks são bem parecidos ). E também acho muito difícil uma frase solada mudar tanto o clima de uma música com um treco tão batido. Duvido que Iron Maiden seja a excessão. Na realidade eu tenho certeza, mas isso provavelmente implicaria em mais gente pedindo para eu embasar o que digo.

Solos - Aqui é difícil comentar. Acho que o Iron Maiden não apela nos solos. Aliás não lembro de nenhuma banda. Todas têm suas peculiaridades e tal. Não dá para considerar como um diferencial ( em termos de criatividade, não dá para julgar qualidade ).

Vocal - Aí sim. Acho que o grande apelo musical do Iron Maiden é o vocal. O outro grande apelo é o conjunto Eddie/roupas/cenário/performance de palco.

Atomic
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

acho que com riffs eles quiseram dizer o que vc chamou de licks (aquelas partes de guitarra caracteristicas de cada musica): tipo ta-nanananam nanananam nanananam nanam
em the trooper

nisso eu acho o iron uma das melhores bandas.. eles tem varios riffs massas, the trooper, fear of the dark, the number of the beast (esse eh mais uma base... mas como vem no inicinho)

_FrEd_
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

Eu disse C D Em se for pensar em acorde...

Dogs2
Veterano
# fev/08
· votar


Eu entendo você, james
Fica puto porque os fãs de C D E, ops, de Iron Maiden vivem subestimando outras bandas e falando "deixa de ouvir isso, Iron é melhor", mas no fundo o som do Iron é tão simples quanto muita coisa. Eu não tenho nada contra o Iron, ouve quem quer, o problema é menosprezar o gosto alheio sendo que o Iron também nem é lá essas coisas de elaborado, complexo.

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

E das 4 bandas que eu gosto

Que merda, vc só gosta de 4 bandas? Por isso critica tanto Iron, pqp Oo

james_the_bronson
Veterano
# fev/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Atomic
acho que com riffs eles quiseram dizer o que vc chamou de licks (aquelas partes de guitarra caracteristicas de cada musica): tipo ta-nanananam nanananam nanananam nanam
em the trooper

nisso eu acho o iron uma das melhores bandas.. eles tem varios riffs massas, the trooper, fear of the dark, the number of the beast (esse eh mais uma base... mas como vem no inicinho)


Na verdade chamei de lick uma parte solada que repete. Mas acho que lick seria um pedaço de solo. E geralmente uso riff para uma base com power chords, ou power chords e parte solada ao mesmo tempo como a introdução de "Paranoid"...

_FrEd_
Eu disse C D Em se for pensar em acorde...

Não seria Dm então???

Dogs2
Eu entendo você, james
Fica puto porque os fãs de C D E, ops, de Iron Maiden vivem subestimando outras bandas e falando "deixa de ouvir isso, Iron é melhor", mas no fundo o som do Iron é tão simples quanto muita coisa. Eu não tenho nada contra o Iron, ouve quem quer, o problema é menosprezar o gosto alheio sendo que o Iron também nem é lá essas coisas de elaborado, complexo.


Eu não estou menosprezando gosto. Já falei que posso pegar uma música dessas e escutar. E achando boa. Mas daí a ir atrás de mais coisa da banda não dá...

kohler1000

As 4 que eu gosto mais. E mesmo se eu gostasse só dela estaria longe de ser alguma "merda"...

Mas a lista é grande...

E você disse isso como se tivesse tudo a ver como se fosse o motivo de eu criticar o Iron Maiden. Qual a lógica? Por que não outra banda???

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

As 4 que eu gosto mais.

Ah bom...

E mesmo se eu gostasse só dela estaria longe de ser alguma "merda"...

Não acho.

E você disse isso como se tivesse tudo a ver como se fosse o motivo de eu criticar o Iron Maiden. Qual a lógica?

A lógica é: Alguém que tem um gosto musical tão limitado a ponto de gostar só de quatro bandas num mundo onde existem mais de 40 mil bandas (to chutando um número), sendo várias do mesmo estilo, pra começar, tem problemas sérios. Segundo, provavelmente é alguém que só sabe criticar tudo que escuta e gosta dessas 4 bandas por algum motivo que não é musical (ex. besta: O guitarrista é gostosão) porque se fosse musical ele gostaria, PELO MENOS, de outras do mesmo estilo, etc.

Por que não outra banda???

Pra falar a verdade nunca vi você criticando outra banda. Mas serviria pra qualquer banda, seja qual fosse. Nunca disse que era só Iron, citei ali porque é sobre o que o tópico tá falando, ou estou enganado?

_FrEd_
Veterano
# fev/08 · Editado por: _FrEd_
· votar


Não seria Dm então???

No caso não, pq essa progressão esta em Mi menor msm..essa progressão eh mt famosa, quem passeou bastante nela foi o Edu na musika "Rising", no disco do tritone...

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


_FrEd_

Ah é verdade, esquece. Estava pensando em outra coisa, era D7...

james_the_bronson
Veterano
# fev/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


kohler1000
Não acho.

Se eu gostasse só de uma banda eu estaria satisfeito. E seu eu estou satisfeito, não é você que vai dizer que é uma merda...

A lógica é: Alguém que tem um gosto musical tão limitado a ponto de gostar só de quatro bandas num mundo onde existem mais de 40 mil bandas (to chutando um número), sendo várias do mesmo estilo, pra começar, tem problemas sérios. Segundo, provavelmente é alguém que só sabe criticar tudo que escuta e gosta dessas 4 bandas por algum motivo que não é musical (ex. besta: O guitarrista é gostosão) porque se fosse musical ele gostaria, PELO MENOS, de outras do mesmo estilo, etc.

Não tenho nenhum problema sério. Se eu gostasse de 4 bandas ou 1 isso estaria apenas acrescentando. Seria 1 coisa a mais que me dá prazer. E isso está longe de ser um problema. Talvez seja um problema para quem é inseguro e acha que só vale a pena gostar de música se for para gostar de várias coisas...

Vou repetir: 4 que eu gosto mais. Ainda deixei claro depois:

Mas a lista é grande...

E falar em coisas não-musicais: Esse é o grande mérito e um dos grandes responsáveis pela fama do Iron Maiden. Como disse antes, Eddie/roupas/cenário/performance de palco falam muito mais do que a música em si...

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


Pra falar a verdade nunca vi você criticando outra banda. Mas serviria pra qualquer banda, seja qual fosse. Nunca disse que era só Iron, citei ali porque é sobre o que o tópico tá falando, ou estou enganado?

Então não deve ter olhado direito. Critico o Metallica por ter marcado shows aqui na América do Sul e não ter tocado. Critico o Dave Mustaine por ter parado de tocar algumas das minhas músicas favoritas do Megadeth...

E um detalhe pequeno: Metallica e Megadeth são 2 das 4 preferidas...

A diferença dos meus comentários para o da galera que curte Iron Maiden ( não falo especificamente da galera daqui ) é que são imparciais ( apesar de eu zuar muitas vezes, mas também brinco e já postei algumas vezes coisas como "up the irons" em outros tópicos )...

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

Incrível, você leu tudo que eu falei menos o que interessava:

As 4 que eu gosto mais.

Ah bom...


=)

Ou talvez leu mas fingiu que não leu.

Você perguntou qual a lógica, eu respondi. Não disse em momento algum que você faz parte desse grupo de pessoas as quais me referi na explicação.

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

Como disse antes, Eddie/roupas/cenário/performance de palco falam muito mais do que a música em si...

Quando eu comecei a ouvir nem sabia da existência dessas coisas. O primeiro DVD do Iron que eu assisti foi BEM depois de me tornar fã da banda, inclusive eu tive que comprá-lo pra assistir, se não fosse fã não compraria jamais. Pode até ter gente que gosta por causa disso mas esses ai são os famosos posers.

E um detalhe pequeno: Metallica e Megadeth são 2 das 4 preferidas...

Gosto das duas tbm, mas pouco sei sobre elas hauha

Não tenho nenhum problema sério.

Ninguém disse que tem =)

Além do fato de não gostar de Maiden \m/ UHAuhauh zueira

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


kohler1000
=)

Ou talvez leu mas fingiu que não leu.

Você perguntou qual a lógica, eu respondi. Não disse em momento algum que você faz parte desse grupo de pessoas as quais me referi na explicação.


Ahhh, você fala justamente de 4 bandas. Logo depois que eu acabo de falar que 4 é o número de bandas preferidas...

Tudo bem, não falou de mim. Eu também não vou falar de você: Fã de Iron Maiden, pelo que eu tenho visto, tanto no Orkut comoem outros fóruns, adora falar uma coisa e depois mudar tudo. Aquele papinho de "não é bem assim". Vivem deformando o argumento para se encher de razão...

O fato é, puro e simples: Iron Maiden é repetitivo. Se isso não significa falta de criatividade eu não sei o que é. A desculpa do "estilo próprio" é malandrinha até, mas não tem muito valor. Há algum tempo que me mandaram um álbum do Dark Avenger, e não são tão apelões assim. E é Metal Tradicional...

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

aeuhAeuhauehah... chega a ser engraçado esse estereótipo que você criou do fã de iron cara

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


james_the_bronson

Velho, veja bem, eu falei "Ah bom" como quem diz "ah sim, ainda bem que não gosta só de 4 bandas então, agora entendi" então é lógico que você não tava incluido naquele meio u.u

Na verdade acredito que ninguém goste só de 4 bandas...

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


iron maden nao eh considerada uma boa banda por causa da sequencia de acordes das musicas.. te garanto q se vc pegar qualqer banda q vc curte a sequencia de acordes e o desenho serao parecidos.. a maioria eh C G A F esse desenho ou algum similar.. infelismente com power chord as sequencias de notas ficam um pouco limitada.. ms o q leva o iron maiden a ser considerado uma grande banda eh o desenvolvimento d suas musicas.. os riffs e solos q eles realizam e a utilizaçao de outros modos alem dos modos gregos.. a maioria das bandas da atualidade soh criam musicas usando o modo jonico dos modos gregos.. o q diferencia uma banda boa dessas eh justamente o conteudo teorico e sua aplicaçao nas musicas.. e isso o iron tem d monte.. por isso eh considerado uma grande banda

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


kohler1000
Quando eu comecei a ouvir nem sabia da existência dessas coisas. O primeiro DVD do Iron que eu assisti foi BEM depois de me tornar fã da banda, inclusive eu tive que comprá-lo pra assistir, se não fosse fã não compraria jamais. Pode até ter gente que gosta por causa disso mas esses ai são os famosos posers.

Cara, é inegável o apelo que a imagem deles tem. E o quanto que o público do Iron Maiden é infestado de "posers", tipo o tiozão daquele vídeo do "hunterd of the beast". Isso já na década de 80 hein. De lá para cá, ainda mais com internet...

Gosto das duas tbm, mas pouco sei sobre elas hauha

É. Nem nunca me viu criticando né? Mas eu critiquei sim...

Fica ligado que volta e meia eu falo...

Ninguém disse que tem =)

Além do fato de não gostar de Maiden \m/ UHAuhauh zueira


Você falou de "alguém que só gosta 4 bandas". Isso justo depois de perguntar se eu só gostava de 4 bandas. Tudo bem, você não falou de mim. Então eu também não falei por nada demais, só falei porque quis. Falei de graça ;) ...

Quanta insistência ^^ ...

guitarg3
Veterano
# fev/08
· votar


ps.. eu nao sou mto fa d iron.. ms reconheço q eh uma grande banda

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


kohler1000
Velho, veja bem, eu falei "Ah bom" como quem diz "ah sim, ainda bem que não gosta só de 4 bandas então, agora entendi" então é lógico que você não tava incluido naquele meio u.u

Na verdade acredito que ninguém goste só de 4 bandas...


Então, eu entendi o "ah bom". Pode ver que eu nem respondi mais ;) ...

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


guitarg3
os riffs e solos q eles realizam e a utilizaçao de outros modos alem dos modos gregos..

Qual música exatamente e qual modo???

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


Você falou de "alguém que só gosta 4 bandas". Isso justo depois de perguntar se eu só gostava de 4 bandas.

Sim, eu perguntei e você falou que não gostava hasuhsa... ai que tá... mas dexa queto

Nem nunca me viu criticando né?

Já vi você criticando esse negócio dos shows do Metallica ai num outro tópico sim, mas criticar as ações do artista é diferente de criticar a música dele. Isso ai eu nunca vi você criticar de nenhuma outra banda aqui no fórum, o que não quer dizer que não tenha.

tipo o tiozão daquele vídeo do "hunterd of the beast".

husadauh... só pq ele falou que era fã de iron não quer dizer que era... e mesmo se for, não é pq um cara que, POR ACASO foi entrevistado, falou merda que quer dizer que todos ou a grande maioria dos fãs de Iron é assim. Eu particurlamente acho esse vídeo uma comédia xD primeiramento por causa da pronúncia errada do cara e também pq o primeiro álbum não foi o The Number of the Beast mas sim o Iron Maiden.

james_the_bronson
Veterano
# fev/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Ah, e uma coisa: Quando eu escrevo sobre os acordes, eu não necessariamente estou fazendo uma análise harmônica. Estou apenas colocando algo que é bem marcante para quem dedica 2 minutos para escutar a base de guitarra das músicas...

Até porque eu não sei como seria para analisar um riff de Thrash Metal que raramente repousa sobre um acorde. Mas mesmo assim dá para sentir que é infinitamente menos repetitivo. Dá para ver que eu não sou o único que sente isso nas músicas do Iron Maiden. Provavelmente eu faça a Parte II daqui a pouco e já vou preparado para escutar mais "C-D-E". Até nas músicas que porventura não tenham, mesmo assim eu estarei ligado preparado para escutar isso...

Quando falo em "C-D-E" estou mais preocupado na sonoridade que essa seqüência tem do que necessariamente na harmonia e/ou nas funções de cada acorde...

Devil Boy
Veterano
# fev/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Se eu gostasse de 4 bandas ou 1 isso estaria apenas acrescentando. Seria 1 coisa a mais que me dá prazer. E isso está longe de ser um problema.

Isso seria gosto musical mui limitado... Daria prazer, mas seria limitado...

Segundo o Aurélio:

limitado
adj.,

que apresenta limites;
restrito;
pouco importante;
diz-se de pessoa com poucas faculdades intelectuais.


Se é problema ou não ter "poucas faculdades intelectuais", aí já é outra questão... ahahahaha.

kohler1000
Veterano
# fev/08 · Editado por: kohler1000
· votar


james_the_bronson

Mas agora ponho em questão uma coisa aqui: pra ser fã, tem que saber toda a discografia, em ordem; tem que saber o nome de todos que são membros ou já passaram pela banda e todas essas outras coisas? Eu acho que não viu velho... eu acho que só precisa gostar de todas ou a maioria das músicas hehe

Mas eu sei bastante coisa do Iron sim... procuro saber coisas sobre as bandas que eu mais ouço, mas ninguém é obrigado a isso!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iron Maiden, os mais repetitivos. Parte I - Iron Maiden ( 1980 ). . .