Quer começar uma banda? Ache todas as respostas aqui.

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# mar/06


Aqui vou criar um pequeno manual com as ideias principais para quem quer montar uma banda séria ou ñ, a partir de minhas esperiencias:

1° Definir o Nivel de Seriedade da banda: Isso eh primordial para o entendimento dentro da banda, ñ adianta vc querer ganhar dinheiro com uma banda q quer brincar, ou querer brincar em uma banda q quer elvar a sério, essa eh a hora em q vc vai separar os que querem fazer parte do projeto e os que ñ querem.

2° passo definir o estilo da banda: Querer tocar de tudo ñ dá certo, ñ adianta. Vc tem q seguir uma linha principal podendo de vez em quando adicionar algo no repertorio, isso evita q queiram tocar queen em uma banda de trash metal(acreditem acontece).

3°- Fazer um crontrato escrito com os membros da banda: Isso parece idiotice, vão até rir de mim mas eh uma das principais coisas, se ñ a principal dentro de qualquer banda. Minha professora de violão a 3 anos atrás me disse: "Quando for fazer uma banda coloque tudo no papel, senão um dia te chutam e vc fika sem nd". Na hora eu ñ levei a sério, até ri da cara dela mas ñ eh q aconteceu isso msm? Acreditei na amizade e ñ fiz contrato algum, ai qnd fui chutado da minha banda fikei quase sem nd de dinheiro, de equipamentoe etc...

4°- Ñ existe amizade dentro de banda: Banda eh a coisa q + acaba com amizade no mundo, pq quando a banda, msm aquela q era só na brincadeira, começa a ter "fãs" começa a merda, ñ eniste espaço para 2 pessoas com o ego inflado na banda, quando acontece de ter + vira merda, começam as brigas indiretas, q seria o baixista fala mal do tecladista para o guitarrista base, o base fla mal do vocalista para o tecladista solo, deu para sacar?

5°- Ensaio ñ eh show: ensaio da pequenas brigas eh normal, o problema eh quando tem gente de fora da banda vendo essas pequenas brigas, especialmente qnd eh namorada, imagine vc com sua namorada no ensaio e o cara te xinga, se vc tá sozinho blz, mas com ela lá a coisa muda, vc fika nervoso e etc...

Possivelmente pensarei em + dicas, por enquanto eh isso, qualquer duvida eh só perguntar. ;-)

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


4°- Ñ existe amizade dentro de banda: Banda eh a coisa q + acaba com amizade no mundo,

Tá errado.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
cara acredite, banda eh foda nesse sentido, vc pode ser amigo de um cara, a partir do momento q tu ta no estudio, ele eh + um cara q pode te tirar ou + um q vc pode querer tirar da banda, eh estranho mas eh verdade.

No começo blz, tem a amizade mas panssando o tempo a banda vira um banda saca, perde um poco disso de banda com meu amigo.

brownstone
Veterano
# mar/06
· votar


4°- Ñ existe amizade dentro de banda: Banda eh a coisa q + acaba com amizade no mundo,
Também discordo plenamente. Tive uma banda há 2 anos e até hoje os membros originais continuam sendo meus amigos, por sinal, os melhores.

aratohendrix
Veterano
# mar/06
· votar


cara, eu nunca tive banda e tava afim esses tempos e tal, mas fiquei meio encanado com a historia da amizade, pq tocar com um "estranho" deve ser chato, sera q num rola mesmo?

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


brownstone
eles são amigos, mas eh uma amizade extra banda, tem q pensar nisso, dentro da banda o papel já eh outro, msm sendo seu amigo na hora q ele tiver q te tirar ele te tira saca?

eh muito complicado falar nisso, pq eu a 1 mes atras discordaria do q estou falando agora, eu msm a um ano e meio tirei um amigo meu da minha banda, fiz errado? ñ perdi a amizade com ele mas virou um negocio extra banda, dentro da banda era briga atrás de briga com ele.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


aratohendrix
depende do q vc quer com sua banda cara. qual o objetivo dela?

aratohendrix
Veterano
# mar/06
· votar


cara se eu for montar é pra tocar cover, ir compondo, enfim, trabalho serio mas divertido ao mesmo tempo, coisa de ter paixão por tocar
é +ou- isso

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


A 5ª regra, é a que eu mais tento manter.
Mãe, pai, irmão, irmã, namorada, noiva (no caso de um era), avó, bisavô por parte de pai, ninguém pode ver o ensaio.
É um momento da banda, dos musicos, onde eles discutem, brigam e fazem tudo.

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
· votar


Renato Dell

Cachorro pode?

Ringo
Veterano
# mar/06
· votar


Atum

Existem dois tipos de formadores de bandas: O profissional ( aquele baita músico que tem muita experiência e sabe de todos os macetes da questão ) e o amador... ( que é o público para quem vc, creio eu, direcionou sua " cartilha pessoal " )... estou certo ?

Nesse caso, acho que vc está tornando esse iniciativa " formação de grupo musical " uma experiência extremamente frustrante que, quem não tiver suporte psicológico suficiente só tende a se F O D E R ?

Véio ! Formar banda é um processo natural da musicalidade humana depois que vc domina alguma técnica instrumental... é como namorar !... quando tu conhece uma garota, tu vai em frente e deixa o relacionamento rolar livre, leve e solto...se tudo ajudar vamos em frente ...pode até dar casamento ( aí é que vem o papel passado e depois o advogado ) e se não der... paciência...cada um pro seu lado e partimos para outra !

É simples...não tem manual prá isso, meu véio !

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


as minhas teorias

**quanto mais gente mais briga**

já tive banda com 2 guitarras e 2 tecladistas
só dava bate boca, no caso de 2 tecladistas o outro achava que a estrela dele era maior e era combinado eu faço piano e você os strings solos de determinada música, no terceiro ensaido da música o cara estava fazendo um piano por cima do meu :(

** quando for tocar não leve a familia inteira, se for evento fechado (casamento, aniversario) não leve ninguem **
tem sempre um que folga e resolver pegar cerveja, vodka, whisck na conta da banda, em festa fechada se na bada são em 5 ficam 10 no minimo comendo no evento, as vezes o evento tem no maximo 200 convidados

** vocal e guitarra solo naturalmente chamam mais atenção do que os outros instrumentos **
não adianta tecladista, baixista e baterista acharem que seram a atração principal da banda, pode até chamar a atenção dos mais intelectuais, mas do povão não

** só entro em banda que tem lugar que dá pra tocar **
amo muito varios estilos de música, mas se for muito alternativo, não tem barzinho ou o que for que dá pra tocar, a banda fica só no ensaio, no maximo vai entrar em uma fila de espera de 5 meses pra tocar no unico lugar da região que rola determinado som

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
concordo contigo, esse papo de naumt em amizade dentro de uma banda naum eh verdade naum, a naums er q sejam todos musicos contratados, q pensam pura e exclusivamente em ganhar dinheiro com a banda, tocando qq coisa q agrade o publico, ai pode ser, mas acaso contrario, acho amizade e sinceridade entre os integrantes essencial!

faltou uma dica primorosa: PACIENCIA, MUITA PACIENCIA!! pq vc estara lidando com outras pessoas, com outros pensamentos e outras opinioes!!

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


fernando tecladista
hm, eu faço bem diferente de vc, mas entendo seu lado sim! :) hehehe

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


Renato Dell
A 5ª regra, é a que eu mais tento manter.
eh isso ai, NINGUEM fora da banda (a naum ser um integrante da banda pra qual vc vai abrir, ou q quer abrir pra v6, ou o dono de um lugar no qual v6 vaum tocar, ou algo assim) pode asistir ao ensaio... naumd a! MUITO MENOS mulheres (naum eh rpeconceito anum, mas aquela menina q o guitarra ta dando emcima, a namorada do vocalista, o ficante do baixista e etc, da merda! o cara vai querer tocar aquela musica q ela adora e bla bla bla...)

MatheusMX
Veterano
# mar/06
· votar


Eu acho que formar a banda com amigos pode não dar certo , pq um cara pode ser seu melhor amigo , tocar bateria , mas ser ruim na batera , isso não dá certo , mas quando vc conhece os caras , forma a banda , eles tocam bem e tal , ae blz

falo isso pq já aconteceu comigo
coloquei um cara pq era mto amigo , mas era ruim no instrumento que tocava , acabou que isso não deu certo

MatheusMX
Veterano
# mar/06
· votar


Por mim , os caras podem ser chatos até , mas tem que tocar bem , essa é minha idéia agora hehe
banda de amiguinho que toca mal vai acabar é dando numa banda de hardcore haeuhue

Manticore
Veterano
# mar/06 · Editado por: Manticore
· votar


Pra uma banda dar certo todos tem que ter o mesmo objetivo e mais ou menos a mesma linha de pensamento, dessa forma tudo flui mais facil e não gera frustrações....Todos dentro da banda tem que ter o seu valor quanto musico, e não apenas ser só mais um....ou uma peça substituivel...isso faz com que cada um mantenha o interesse em continuar tocando com esses respectivos musicos e é o que faz uma banda ser forte (pq todos são bons e tem o seu valor). O legal de se fazer é selecionar a dedo as pessoas que vc acredita que vão se adequar com vc e com os outros da banda...ou seja...que sejam bons musicos, amigos e tenham afinidade musical

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/06
· votar


Atum Bluesman

vlw ae

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


.:Anonimato:.
Se ele não começar a opinar no som da banda, pode sim

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Luigi LeBeau
Isso aí.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


.:Anonimato:.
Pôe ele no vocal.

GuitarHome
Veterano
# mar/06
· votar


Van Halen e os irmoes.. pq nao pode ta amigo?
viajo legal nessa cara !

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Ae gente aky eh um forum, ninguem precisa concordar com tudo, eu só coloquei minhas ideias apartir da experiencia q eu tenho com bandas.

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


Atum Bluesman
e aí, foi lá falar com os caras com uma camiseta dos Megadeth?

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


4°- Ñ existe amizade dentro de banda: Banda eh a coisa q + acaba com amizade no mundo,
concordo em genero numero e grau

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Gabriel Anjos
nem cara, agora sei msm o pq q me tiraram, eh oq falei no tópico, a minha banda era MINHA saca, ñ q eu fosse o dono eh q o povo de fora sempre lembrava da banda como a banda do atum, ai bateu o ciumes neles. fikei de boa eh até engraçado.

Midgard
Veterano
# mar/06
· votar


quero sair de uma banda q eu to pq nao estou curtindo o som =/ sera q a galera ia fica magoada??

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


GuitarHome
cara ñ pensa em uma q deu certo, pense nas milhares q ñ deram.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Midgard
depende do jeito q tu falar, ñ ta curtindo o estilo ou a banda q ñ eh boa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quer começar uma banda? Ache todas as respostas aqui.