Quer começar uma banda? Ache todas as respostas aqui.

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


a coisa + facil q tem eh olhar o lado do musico q se deu bem e querer seguir os passos dele, mas o correto e ver os passos dos q ñ deram certo e evitar fazer oq fizeram. Sabe pq a cultura no oriente eh tão evoluida? pq eles escutam os mais velhos, aprendem com os erros deles e evitam de repetir eles.

Adrianodevil
Veterano
# mar/06
· votar


Atum Bluesman

Cara de real, não existe esse negócio de manual, cada caso é um caso...

Eu mesmo montei a banda com uns cara que são quase meus irmãos, tamo ae sussegado, tem respeito e talz, agente até já conversou sobre essas hipóteses de briga e etc, mas é como eu falei cada caso é um caso, não existe manual...

Manticore
Veterano
# mar/06
· votar


Atum Bluesman

Repito que cada história é uma história...e existem histórias sérias, com responsabilidade e que envolvem sonhos verdadeiros...e existem histórias de amigos que querem se divertir...o bom é saber dicernir bem a personalidade da banda...se envolver com as pessoas certas... pra no futuro não dar com o burro nagua

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Adrianodevil
cara como eu já disse, ñ montei esse topico apenas com minhas ideias, juntei varios casos de varias pessoas e resumi aky, eh de grande ajuda pra quem nuca teve contato com bandas.

otavio016
Veterano
# mar/06
· votar


Atum Bluesman
tp.. sei la.. pra mim banda eh se juntar faze um som, se divertir alem de tudo(ou seja amigos)... nao fik essa parada chata ai.... essas parada de contrato eu axo tp mt frio sei la.... ego tb eh foda.. mesmo entre amigos isso rola(nao digo da minha parte,mais por parte de de outro(s)integrantes, pq quando vem normalmente eu consigo explusar e so penso em me pirar!)
claro que tem essa parada de ganha uma grana , mais axo q isso nao pode ser tido como principal objetivo....(eu axo, nao q seja o certo, eu so penso assim). eu queria mt viver de musica... so que nao akela parada de fica rico pra caraleo e tal.. so viver de boa...ate com menos coisas q eu tenho hj...
tp, com objetivo mais focado na felicidade.

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


tem q definir quem eh base eh quem eh solo

Discordo
(2)

otavio016
Veterano
# mar/06
· votar


nao q isso seja o certo(devolta auhau!).. eu axo isso pra mim.. para os outros eu kero o que eles mesmos querem para si mesmos.

squee
Veterano
# mar/06
· votar


o negocio eh fikar um tempo sem projetos, aproveita e compõem algumas coisas, ai vai procurando um pessoal pra tocar junto sem ninguem saber, qnd tiver todo mundo junta a banda e fala q te chamaram.

af velho, não viaja, pra que esconder porra? só quem nao sabe separar as coisas que ia ficar putinho pq o outro fez banda com outras pessoas. Vê o exemplo do Blackmore, tirou o Glover da banda, depois de uns anos montou o Rainbow e o Glover produziu alguns albuns dele e até tocou com ele denovo.

squee
Veterano
# mar/06
· votar


Tu tá todo traumatizado aí e fica com essa, acontece que a culpa foi tua pelo que tu mesmo disse, tu que não soube perceber o nível de seriedade da banda, esse mesmo que tu tanto fala, e ainda quer dar liçãozinha pros outros

Richard Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


Nada a ver, esse negócio de definir solo e base.
Na minha banda, eu divido os solos tranquilamente com o outro guitarrista.
As vezes é na hora mesmo que a gente define, ta chegando a hora de um solo, um avisa que vai solar e já era.
Tem que ter flexibilidade também.
Tenho outra banda na qual eu sou o guitarrista base (que dependendo do caso, é beeeem mais dificil do que fazer solo), e mesmo assim eu que tenho que ficar passando alguns solos, algumas terças, dentre outras coisas, pra o guitarrista solo que por sinal só sabe fazer solo.
E outra, por mais que você se considere melhor que alguem na banda, não é legal ficar criticando toda hora. Ninguem gosta de ser chamado a atenção TODA HORA.
Flw ae.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


squee
ñ eh esconder, ele ñ quer perder a amizade com os caras, os caras querem participar do outro projeto dele, melhor deixar um tempo rolar até montar a outra ;-)

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


squee
e ñ estou traumatizado, já estou com 2 bandas boas além da que sai, ñ tenho esse problema.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


otavio016
eh meio estranho, eu msm ñ cheguei a fazer contrato com minha nova banda, mas o certo seria fazer. Ten um conhecido meu q fikou + de 5 anos com uma banda de hard Rock do nada os caras quiseram mudar a banda para cover do Perl Jam e tiraram ele e o baixista da banda, ele e o amigo fikaram sem nd do equipamento, nem guitarra, nem baixo, nem amplis e os outros membros da banda dele eram tudo amigos de infancia msm, cara q ele conheceu na primeira série e levou anos e anos, cara q ele nunca ia desconfiar.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


squee
ñ eh dar lição, e mostrar oq pode dar errado. Eu tenho tio que viveu de Jazz durante anos e ñ conseguiu se manter, tenho professor que tocou nos estados unidos e ñ conseguiu se manter, tem esse q tinha a banda de hard Rock, tem um cara conhecido meu q tem uma banda cover do Stray Cats q sofre com a banda dele... eu ñ falo só por mim, eu falo aqui a partir do ponto de vista de um monte de gente boa, gente formada em musica q tinha tudo para dar ccerto e ñ deu, esse texto q eu fiz tu tem q levar para sua realidade, use oq tu acha importante.

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


Minhas opiniões:

4°- Ñ existe amizade dentro de banda: Banda eh a coisa q + acaba com amizade no mundo, pq quando a banda, msm aquela q era só na brincadeira, começa a ter "fãs" começa a merda, ñ eniste espaço para 2 pessoas com o ego inflado na banda, quando acontece de ter + vira merda, começam as brigas indiretas, q seria o baixista fala mal do tecladista para o guitarrista base, o base fla mal do vocalista para o tecladista solo, deu para sacar?

Concordo em partes. Esse lance de um reclamar com o outro as vezes acontece sim e isso estraga amizades e bandas. Mas dá pra não deixar isso acontecer. Se alguém na minha banda faz algo que me incomoda, eu chego e falo. Se vem um falar mal do outro pra mim eu falo que ele tem que falar isso pro cara... pq da mesma forma que tá falando mal do outro pra mim, pode falar mal de mim pro outro. Tem que ter transparência e sinceridade, doa a quem doar. Nego pode ficar magoadinho na hora mas depois pensa com calma e passa. Por isso que eu acho que ensaio não é lugar de discutir. Ensaio é pra ensaiar. Por isso que a gente sempre tem 2 ensaios e 1 reunião por semana. As divergências a gente discute na reunião, pra não estragar o clima do ensaio. Ensaio tem que render... mas não rende se vc estiver puto com alguém.

5°- Ensaio ñ eh show: ensaio da pequenas brigas eh normal, o problema eh quando tem gente de fora da banda vendo essas pequenas brigas, especialmente qnd eh namorada, imagine vc com sua namorada no ensaio e o cara te xinga, se vc tá sozinho blz, mas com ela lá a coisa muda, vc fika nervoso e etc...

Concordo! Quem participa de ensaio é a banda. Ponto final. Gente de fora só se fizer parte da equipe (roadies, técnico de som, etc), se a banda tiver. Namorada, se quiser, vai ver no show... ou a banda pode armar um churrasco e fazer um "show particular" pra essa galera que fica querendo ver os ensaios. É no ensaio que vc tá bolando o show... se nego ficar vendo, além de tudo, corta as expectativas. E nos ensaios é onde vc erra, onde aparecem suas dificuldades e nem sempre é legal o povo conhecer esse lado da banda... pq nego distorce tudo e pode sair falando merda.

cara acredite, banda eh foda nesse sentido, vc pode ser amigo de um cara, a partir do momento q tu ta no estudio, ele eh + um cara q pode te tirar ou + um q vc pode querer tirar da banda, eh estranho mas eh verdade.

Isso não é amigo, na verdade.
Mas como diz o cara que produziu nosso CD (que aliás a gente aprendeu pra kct com ele): "Cuidado quando começar a entrar dinheiro... aí vc vai ver como sempre tem um que vira filha da puta..."
Grana é foda.

** quando for tocar não leve a familia inteira, se for evento fechado (casamento, aniversario) não leve ninguem **

Concordo pra kct!
Acho que tem que ver a banda como um trabalho. Um trabalho gostoso e divertido, mas é um trabalho. Portanto, sou contra levar gente na cola. Vai a banda e equipe, só. Namorada e parentes vão em shows que forem na própria cidade ou em lugares próximos... e vão por conta própria. Esse lance de amigo pegar bebida na conta da banda, queima o filme.

** só entro em banda que tem lugar que dá pra tocar **

Eu concordo com isso pelo simples fato de que se vc fica ensaiando e nunca toca, logo a galera começa a desanimar. É o mesmo que namorar e não fazer sexo, ficar só nos beijos. É quase o mesmo que coito interrompido. hehehhe

** vocal e guitarra solo naturalmente chamam mais atenção do que os outros instrumentos **

Vocal principalmente. Principalmente em banda pop. O cara que toca baixo (por exemplo) e acha que vai aparecer tanto quanto o vocal tem que rever alguns pensamentos dele antes que comece a sair briga.

faltou uma dica primorosa: PACIENCIA, MUITA PACIENCIA!! pq vc estara lidando com outras pessoas, com outros pensamentos e outras opinioes!!

Eu costumo dizer que, se casamento já é complicado e é com uma pessoa só... imagina uma banda que tem, no mínimo, três? É um casamento grupal. hehhehe Se vc tem uma banda que toca com frequência, com certeza vai passar mais tempo com a banda do que com a família, namorada, etc. E músico normalmente é excêntrico, aí já viu... :p

[]s

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


tem q definir quem eh base eh quem eh solo
Discordo. Sou contra esse lance de "guitarra solo" e "guitarra base". Se a banda tem duas guitarras, então tem "guitarra" e "guitarra". O lance de usar "guitarra 1" e "guitarra 2" é só pro cara do som, pra ele não se confundir... pq se falar assim dá briga pq o "guita 2" vai se achar menos importante que o "guita 1", querer mostrar que é tão bom quanto, aí fudeu. Pra mim é guitarra e guitarra.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# mar/06 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


Por mim , os caras podem ser chatos até , mas tem que tocar bem , essa é minha idéia agora hehe
banda de amiguinho que toca mal vai acabar é dando numa banda de hardcore haeuhue




fodeu AIUhUIAhUA


minha banda é ruim, eu tmb não sou bom mais é foda o vocalista só =é vocalista pq não tem quem cate e ele é amigo dos caras, e o unico que não toca quase nada...........

o guitarrista é bom, digamos mediano, tem talento mais se acha bom, toca pouco mais que eu apenas isso estraga e as vezes deixa o resto da banda brava.....

o baixista sempre quis ser baterista. mais viropu baixista, quer tocar a serio, mais nao entra em comflito para não ´perder as amizades, entrou na IB&T esse ano para estudar baixo como se deve, esta envestindo em equipo e treianndo pra cassete a cada ensaio ele ta melhor, sons cada vez mais trabalhados e definidos alem de novas tecnicas.....

e Eu que não sou guitar hero, toco direito oq ue é proposto e adimito meus erros, alias odeio errar sou perfecsionista, gostaria de estudar e treinar como um animal porem não tenho tempo, me aplico a banda e treino as musicas exaustivamente mesmo sem ter tempo quando preciso treino e tiro as musicas de madrugada. gosto de tocar por brincadeira, mais gosto de tocar direito de treinar de fazer tudo sair como deve ( sou chato ) gosto de brincar a sério :(



essa banda nunca vai dar certo

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


e tiraram ele e o baixista da banda, ele e o amigo fikaram sem nd do equipamento, nem guitarra, nem baixo, nem amplis
O que foi conquistado por todos (comprado com grana que entrou de shows feitos) é de todos. Isso tem mesmo que ser bem conversado.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Van Halen e os irmoes.. pq nao pode ta amigo?
viajo legal nessa cara !


E Allman Brothers
Bachman-Turner Overdrive

Queen
The Who

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Esse ñ existe amizade pode ter fikado meio pesado, um dos meus melhores amigos eh ex membro de uma banda minha, hoje estamos de boa mas na epoca q tiramos ele fikamos brigados e tal...

otavio016
Veterano
# mar/06
· votar


amizade concerteza existe... se nao existir se torna tedioso o clima na banda

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


o atual guitarrista da minhaanda eh ex membro de uma outra banda minha, brigamos pra cacete e ele saiu, hoje tá comigo de novo

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


otavio016
cara eh logico q tu acaba tendo amigos dentro da banda, mas tu tem q pensar q brigas são muito frequentes, ñ existe banda q ñ briga, e muitas vezes tu perde a amizade com alguem por causa de banda.

Digao
Veterano
# mar/06
· votar


adendo para o manual hehe...

1º - Se vc quer tocar determinado estilo nao adianta chamar aquele amigo q "arranha" um pouco... Vai atras de gente nova, q depois tb acaba virando amigo... O negocio é fazer contatos...

2º - Caso a banda seja de amigos mesmo, já fica subentendido q as pessoas se conhecem e sabem como cada um reage com criticas, mas o mais importante é sempre falar (com respeito claro) na frente e sem querer levar pro pessoal, se o cara erra determinada musica pq nao treinou durante a semana tem q levar mijada mesmo, mas deixando claro q isso não é uma ofensa a "masculinidade" do cara... Tipo, pisou na bola, mas vá e sabe q se continuar errando vai continuar levando mijada...

3º - Qd tem dois guitarras numa banda q sabem solar bem (se for pra fazer mal feito nao faca), o criterio pra escolha dos solos deve ser de quem tirou primeiro ou quem escolheu determinada musica no repertorio... Dai quem for mais dedicado em tirar as musias vai solar mais... simples...

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


eu também discordo da teoria de que banda termina muitas amizades, pois na minha banda já passaram cinco componentes, e todos continuam amigos, sem qualquer problema, mesmo aqueles que sairam meio brigados.

e acho que numa banda as funções têm que ser bem definidas, o guita base não tem que se meter a solar por exemplo, pois pra uma banda dar certo, se um determinado componente tiver que tocar dois acordes a música inteira, sua tarefa deverá ser cumprida com a maior seriedade, pois numa banda não cabe vaidade nem estrelismo.

não importa se a sua parte na música é tosca e não te faz feliz, pois se dentro do contexto da música a sua tarefa é aquela, beleza, faça com carinho, pois banda só dá certo quando todos têm a mesma importância e seriedade, mesmo que para o público pareça que fulano é o destaque.

e o principal é definir o objetivo, se é profissional, não dá pra trabalhar sem horários , frequência, atenção, respeito, etc...

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Claudio Natureza
^^

Douglas Trigo
Veterano
# mar/06
· votar


Já a minha banda é católica desde a formação nunca tivemos brigas nem nada muito pelo contrário cada dia q passa estamos mais amigos, o segredo é a armonia com Deus, e evitar brigas internar por qualquer besteira.
=)

Shalashaska
Veterano
# mar/06
· votar


Concordei com tudo, MENOS o ponto da amizade.

Não me imagino tendo uma banda com caras que mal tenho intimidade pra criticar ou dar uma opinião durante um ensaio..

Na minha banda, todos são amigos, e acho isso fundamental.

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/06
· votar


4°- Ñ existe amizade dentro de banda: Banda eh a coisa q + acaba com amizade no mundo,

Pura verdade, tive um batera que foi o meu melhor amigo por dez anos , o cara ñ tocava muito e naum treinava tb(a batera dele ficava na minha casa pq era lá q agente ensaiava) mas tinha um grande potencial apesar de ter o maior ego do mundo(se achava um DEUS da batera).
Eu e meu irmão (fundadores da banda) fizemos uma caixinha da banda com ajuda do batera pra comprar os pratos pro cara ,o desgraçado naum pagou nada e ainda quando foi expulso da banda,queria levar os pratos
e botou o pai dele PM na minha cola pq ele falou q eu ROUBEI os SEUS pratos,o viado roubou quase 600 contos meu em CD's, isso tudo pq ele tinha inveja de mim pq eu fui chamado pra tocar na banda do prof de guita do meu irmão (q era roadie),o viado quis destruir comigo ,e quis me jogar contra o meu irmão,meus amigos,meus pais,contra essa banda q eu entrei,me expulsou de uma banda q eu tinha com ele pq achava q eu tocava demais e ele naum tinha bala pa tocar as musicas.
Por isso montar banda com amigos é encrenca,comprar equipamentos em banda é uma puta de uma encrenca.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# mar/06
· votar


Lord Derfel Cadarn

essa banda nunca vai dar certo
Meu, é dando essas cagada q a banda acaba dando certo!
Esse é mais um exemploRafael do Baixo,depois vem neguinho dizendo q o topico do cara é inutil...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quer começar uma banda? Ache todas as respostas aqui.