Edu Falaschi desabafa!!

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11
· votar


Ken Himura
Do jeito que ele fala, parece que barítono é um cantor mais limitado tecnicamente que tenor.
Pois é... E ele sempre usa essa desculpa. Porra, eu tenho um aluno que é barítono, que tem graves com uma projeção que eu nunca vou alcançar e usa a passagem da voz de cabeça para o falsete de maneira tão suave que faz a minha extensão parecer brincadeira de criança aehuahehe

Uma professora minha de ópera disse uma vez que a melhor coisa a fazer quando não se tem completa certeza da classificação de alguém é manter a voz na região grave/média, perto da voz natural, e ir descobrindo (ou conquistando? hehe) as notas aos poucos. A alegoria que ela usou pra descrever esta situação é a de que as vozes são formadas por "elásticos" que não se sabem o tamanho e resistência a princípio. Não dá pra sair esticando com força no começo sob o risco do elástico ficar "frouxo" ou até mesmo "arrebentar". (Claro que foi uma metáfora muito simples hehehe, mas ideal pra representar os perigos).

Cara, isso é a forma mais correta e responsável de trabalhar com uma voz inculta! Eu fui trabalhado assim e, apesar de ter sofrido com a impaciência da adolescência, querendo logo atingir níveis mais elevados, hoje eu dou graças a deus. De fato, vozes que foram forçadas à exaustão quando não estavam prontas, perdem grande parte da resistência vocal e isso é difícil de recuperar.

E o Hines era espetacular mesmo! Alias, me lembro de alguém certa vez usando-o como modelo de manutenção da saúde vocal. Não conheço essa matéria, mas vou procurar já! Valeu pela dica! :)

Abraços.

ROo
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
Coincidência, tava vendo o mesmo vídeo... além de tudo o cara não sabe o que é barítono.

Gansinho
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
Timbre bonito tem o Roy Khan, Russel Allen, Geoff Tate.

Nem acho o timbre do Russel Allen bonito assim não (mas, no meu gosto, ele compensa absurdamente de forma técnica e com feeling brutal). Geoff Tate sim, timbre muito bonito.

Depende do que você acha que é voz de cabeça.

Eu não acho nada de voz de cabeça, só achei que às vezes ele fica com uma voz mais leve, diferente de peito. Sei lá, só impressão, não tenho conhecimento técnico.

Minha interpretação está errada? Não entendi.

Eu achei que você interpretou o que ele disse errado, mas não que você está errado. Ele não quis dizer o que você disse, mas o que você disse está certo, hehe.

A voz do Andre é que é leve demais. Alias, tratando-se de classificação vocal, A diferença entre um tenor lírico pra um tenor dramático é gritante. Perto do Plácido Domingos, por exemplo, o Edu parece um adolescente falando.

Saquei.

Abraço!

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Eu achava que barítono era isso:




Sou meio leigo...

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


-Dan
A classificação é mais pelo timbre do que pela tessitura.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Lendo o que o Edu falou, no mínimo a gente fica pensando...porque diabos esse cara se meteu numa coisa que sabia que não ia dar conta?
Não é de hje que o pessoal pega no pé dele, por conta de apresentações ruins. Fato é que embora alguns o idolatrem (não sei com base em que), ele nunca teve capacidade para enfrentar esse repertório agudo. Ponto. Não consegue fazer sem se matar? não faça.
Cansaço não é só ele que tem. Falta material vocal ali e técnica. Não adianta querer ser, tem que ser.
Desculpas não ajudam em nada. tem que ter mais conhecimento para não acabar fazendo bobagem.

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Isso aqui é para se pensar:



shoyoninja
Veterano
# out/11
· votar


Leopold
A cara da Tarja de "que porra é essa?" é impagável.


Isso superou o Miltão esguelando a Love of My Life no quesito vergonha alheia...

Leopold
Veterano
# out/11
· votar


Isso superou o Miltão esguelando a Love of My Life no quesito vergonha alheia...

Putz...tá pau a pau...rs

Ken Himura
Veterano
# out/11 · Editado por: Ken Himura
· votar


Christhian
Ih hahaha, achei mais uma do Edu antes de soltar o pronunciamento, no twitter.

Ambas as mensagens são de domingo, depois do show do Angra com a Tarja.

@Vitorpoke:
@edufalaschi Sem sacanagem, você precisa dar um jeito de por a vóz em dia. Não é normal cantar tão bem em estúdio e tal mal ao vivo.

@edufalaschi:
@Vitorpoke É disso q to falando bro! O leigo ouve a voz seca direto da mesa de som e acha q é falta de tecnica! Ouça os outros shows e fale!

Por que ele não fala que o mesmo leigo ouve o cd cheio de autotune e outros plugins do pro-tools pra corrigir defeitos de voz e diz que ele canta pra caralho? hahahaha

Realmente...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Christhian
Minha interpretação está errada? Não entendi. Segundo você, ele admite, portanto, que é um barítono que domina a voz de peito e não a voz de cabeça, é isso?

Foi isso que eu entendi também, olha o que ele disse:

"Sou um cantor barítono que domina a região dos médios, graves, drives e o canto com voz de peito com conotação mais agressiva, assim como eu fazia no Symbols e faço no Almah atualmente."

Assim eu só consegui interpretar que ele estava se referindo apenas a ele mesmo, às características dele como cantor, e não aos barítonos em geral.

Mas isso é um ponto pouco importante na questão e eu concordo com tudo o que eu posso concordar com o que você disse.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Ken Himura
A classificação é mais pelo timbre do que pela tessitura.

Ken Himura
Christhian

Ai está uma dúvida minha:

Já entendi que cada tessitura possui um timbre particular, acho que isso fica bem claro ouvindo os corais e solistas de música clássica.

Mas não há uma relação com a tessitura, não? Ou alguma tessitura "média" relacionada a cada voz?

Por que tipo, quando o cara vai lá escrever na partitura as vozes, em que ele vai se basear na hora de saber quais notas cada voz vai conseguir cantar? E partamos do princípio que ele não esteja escrevendo uma música pra uma solista em especial, que ele conheça (como o Vivaldi fazia pra uma mulher que ele pegava, adaptando a música para as capacidades dela), e sim uma partitura para que qualquer pessoal da classificação grafada na partitura possa cantar.

shoyoninja
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Há relação sim.

Só que na verdade o mais útil é poder escolher um timbre para usar. Definindo o timbre, você vai tirar melhor proveito dele na região onde ele tem mais brilho e projeção, a tessitura.

É como escolha de instrumentos.

Mas isso não tem absolutamente nada a ver com o caso. E do jeito que ele colocou no site parece que ele era obrigado a cantar agudo. Já vi gravações dele tentando executar as próprias músicas 1 tom ou mais abaixo e ainda assim fazendo pastelada, inclusive perdendo projeção porque ficou grave demais.

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura

A classificação é mais pelo timbre do que pela tessitura.


MAs o cara do video que postei é baritono?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Edu Falaschi desabafa!!